Nintendo DS

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Nintendo DS

Mensagem por Pedro »

Este tópico vai ser dedicado à Nintendo DS, podendo ser discutidos vários assuntos relacionados com esta consola: jogos, acessórios, novidades, software homebrew, etc.


Homebrew testado e recomendado:

Moonshell - leitor de ficheiros multimédia. Suporta vários formatos de som (mp3, ogg, etc), assim como a leitura de vídeo (apenas no formato DPG, mas o programa vem com software para converter ficheiros para esse formato). Como referência, um episódio do Friends fica em cerca de 50 mb.
LMP-ng - leitor de mp3 com uma adaptação do interface do ipod.
SNEmulDS - emulador de Super Nintendo. Ainda não tem um suporte muito bom, mas já possui alguns jogos que corre na perfeição (Aero Fighters, por exemplo).
Quake DS - port do Quake para DS (requer ficheiros da versão original)
Doom DS - port do Doom para DS (requer ficheiros do original)
Colors! - programa de desenho (usa o stylus)
Neo DS - emulador de Neo Geo (ler ficheiro readme para instruções de utilização)
BeUp - cliente de MSN Messenger
DS FTP - servidor de FTP



Jogos testados e recomendados:

42 All-Time Classics (aka Clubhouse Games)
Advance Wars DS
Anno 1701
Elite Beat Agents
Harvest Moon
Mario Kart DS
New Super Mario
Super Mario 64 DS
Trauma Center
Última edição por Pedro em quinta-feira, 22 maio 2008 18:47, editado 8 vezes no total.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

E começamos com uma espécie de "crítica" da consola.

Como vou ter de viajar bastante, decidi comprar uma Nintendo DS no mês passado. Foi uma escolha complicada, porque inicialmente estava mais inclinado para a PSP, mas a melhor autonomia da DS, em conjunto com o menor preço e jogos originais, fizeram a diferença.

Após o primeiro mês com a consola, posso afirmar que fiquei positivamente surpreendido. Embora tenha sofrido uma desilusão grandinha ao ver quão mau é o Pro Evolution Soccer 6, houve vários outros jogos que compensaram essa desilusão.

Do que tenho jogado até agora, aqueles onde tenho passado mais tempo são o Elite Beat Agents, New Super Mario e Trauma Center. Destes, apenas contava gostar do New Super Mario: plataformas 2D "old school", como poderia não gostar?

O Elite Beat Agents foi uma surpresa total, sendo extremamente viciante... embora tenha ficado a odiar algumas músicas por causa deste jogo (em especial a "Jumping Jack Flash"), é daqueles títulos onde estamos sempre a voltar para jogar mais um pouco. Também é dos jogos que mais impressiona as pessoas a quem mostrei a consola: ficam sempre espantados com a rapidez com que jogamos.

O Trauma Center foi outra surpresa. Remover tumores segundo o método de Powell acaba por se revelar divertido. :p A parte da história é chata, mas as operações são realizadas de maneira bastante original e divertida.

Na lista das surpresas negativas, para além do PES6, surgem o Sim City e o Theme Park... estava à espera de bem melhor. São dois jogos que, em teoria, adaptam-se bem ao sistema de controlo da DS... mas as conversões foram mal realizadas. Ambos os jogos são estragados por um sistema de controlo fraco.

No meu caso, comprei também um R4DS, que é um cartucho que permite correr software "homebrew". E, apesar de ser software amador, há alguns programas que são bastante bons. O destaque principal vai para o Moonshell, um media player que permite ver vídeos e ouvir música na DS. Embora apenas suporte o formato DPG para os vídeos, juntamente com o player vem um conversor que nos permite passar qualquer vídeo para este formato. A qualidade do vídeo é bastante boa (tendo em conta as limitações do sistema) e é suficiente para ver algumas séries em viagem. Em relação à leitura de ficheiros de som, suporta vários formatos (mp3, ogg, etc) e a qualidade também é boa.

Para além do Moonshell, recomenda-se também o BeUp (cliente de MSN Messenger), DSOrganize (organizer) e LMP-ng (leitor de mp3 com o formato do ipod). Existe ainda uma distribuição do Linux que corre na DS (DSLinux), um cliente de IRC e mais umas quantas coisas... à medida que os for utilizando, vou colocando links no primeiro post e escrevendo algumas reviews.

Para terminar, em relação à consola em si... a autonomia é muito boa (com a luminosidade no mínimo - que é mais do que suficiente para jogar - obtenho umas 12 a 15 horas de jogo), o touch screen funciona bastante bem e a consola é confortável de usar. As únicas queixas vão para o som (muito baixo) e para o d-pad (que está longe de ser perfeito).

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Não tens jogado daqueles joguitos para treinar diferentes capacidades nossas (memória, álgebra, etc)?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Não... para isso já basta o trabalho. :p

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Corsario-Negro Escreveu:Não tens jogado daqueles joguitos para treinar diferentes capacidades nossas (memória, álgebra, etc)?
Esses joguitos chamam-se "Mulheres" :D :P

Avatar do Utilizador
freejoin
Experiente
Experiente
Mensagens: 281
Registado: sábado, 15 outubro 2005 12:44
Localização: Granja do Ulmeiro | Coimbra
Contacto:

Mensagem por freejoin »

Já joguei numa, e comparada com a PSP é uma "menina" de fraldinhas :)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

freejoin Escreveu:Já joguei numa, e comparada com a PSP é uma "menina" de fraldinhas :)
A única coisa que têm em comum é serem ambas portáteis. :p São consolas totalmente diferentes, para utilizadores completamente diferentes... a PSP possui jogos ao estilo "normal" (praticamente o mesmo que se vê na PS2) e funciona como uma consola transportável, a DS aposta em jogos originais e é efectivamente uma consola portátil (em termos de tamanho, autonomia, etc). É impossível comparar as duas. Pessoalmente, após experimentar alguns jogos nas PSP de colegas de trabalho, fiquei contente por ter escolhido a DS... mas é uma questão de gosto pessoal. Quem dá mais valor a gráficos deve ir para a PSP, quem prefere maior originalidade e diversão deve ir para a DS.

Avatar do Utilizador
freejoin
Experiente
Experiente
Mensagens: 281
Registado: sábado, 15 outubro 2005 12:44
Localização: Granja do Ulmeiro | Coimbra
Contacto:

Mensagem por freejoin »

Eu divirto-me à brava com a minha PSP :) esqueceste-te aí do parâmetro "beleza/estética" :D
mas pronto, gostos nao se discutem!
um abraço ;)

Exilada
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

duffy Escreveu:
Corsario-Negro Escreveu:Não tens jogado daqueles joguitos para treinar diferentes capacidades nossas (memória, álgebra, etc)?
Esses joguitos chamam-se "Mulheres" :D :P
:roll:
Vamos Mover-nos pela Esclerose Múltipla!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

À lista de jogos recomendados, acrescento o Anno 1701. Está bastante bom, tendo sido uma óptima adaptação às capacidades da DS (foi pena não ter saído antes, podia ser que o pessoal que fez o Sim City e Theme Park o tivessem jogado e visto como se faz um bom interface).

Quem já jogou algum dos seus antecessores ou jogos do estilo Settlers ou Conquest of the New World deve adaptar-se rapidamente ao jogo. A única queixa é que as missões tendem a ficar repetitivas ao fim de algum tempo, pois seguem sempre o mesmo padrão de jogo... no entanto, dá para umas boas horas de jogo.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Post inicial actualizado com recomendações de jogos (com links para reviews) e de software homebrew.

Exilada
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

Um emulador de super nintendo?? Isso e demais! Ainda ha dias arranjei o SNES pra jogar Super Mario World... Era super viciada nesse jogo quando era miuda mas como nao tinha a consola tinha de ir jogar pra casa de uma amiga minha... Quem diria que com todos os jogos com graficos espectaculares que ha hoje em dia eu me ia lembrar de jogar Super Mario? :p
E isso ainda pra mais numa consola que ande sempre comigo... Que sonho :p
Vamos Mover-nos pela Esclerose Múltipla!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Então recomendo-te a DS... eis os jogos de Super Mario que podes jogar:
- New Super Mario (2D, igual ao da SNES mas com gráficos actualizados)
- Mario 64 (igual ao da Nintendo 64)
- Mario Kart
- Super Mario Advance (a DS tem um slot para jogos de GBA)
- os Mario de Super Nintendo (com o emulador)
- os Mario de Gameboy e Gameboy Color (com o emulador)
- os Mario de SNES (com o emulador)

Deve ser suficiente. Se não for, há ainda os Mario de desporto, RPGs, etc. :p

Quanto aos jogos de hoje com gráficos espectaculares... o problema é que, muitas vezes, os jogos actuais de espectacular apenas têm os gráficos - o resto do jogo é fraco. É por isso que dou prioridade à diversão e jogabilidade do que aos gráficos.

E mais um jogo para juntar à lista: Harvest Moon. É praticamente igual à versão de SNES em termos gráficos e de jogabilidade... o que significa horas de jogo. Daqui a bocado vou ver se jogo mais um bocado... tenho de recolher os morangos, regar as plantas e ir levar umas flores à miúda gira do bar. :D

Avatar do Utilizador
freejoin
Experiente
Experiente
Mensagens: 281
Registado: sábado, 15 outubro 2005 12:44
Localização: Granja do Ulmeiro | Coimbra
Contacto:

Mensagem por freejoin »

Pedro Escreveu:Daqui a bocado vou ver se jogo mais um bocado... tenho de recolher os morangos, regar as plantas e ir levar umas flores à miúda gira do bar. :D
Isto é, de facto, o sonho :D
Abração

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Zelda Phantom Hourglass is out! :D

Ainda só joguei uns minutos, pelo que é difícil formar uma opinião. O sistema de controlo recai totalmente no stylus, pelo que ainda me estou a habituar a isso. No entanto, embora alguns dos comandos sejam mais complicados do que deviam, parece funcionar bem. Graficamente está a um bom nível. Em termos de jogabilidade, ainda é cedo para comentar... passei por uma primeira mini-dungeon e foi fácil, mas como é a primeira, é normal. Daqui a mais umas horas de jogo volto a dizer qualquer coisa. :p

Responder