Foi uma sarrafada e pêras... só não percebo porque não se fala, nem mostram as sarrafadas do Tonel no início do jogo que nem amarelo valeram!Maia Escreveu: fico-me apenas com um lance na retina, Quaresma era vermelho,
bwinLiga - 2007/2008
-
- Lendário
- Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32
-
- Lendário
- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Fez uma interpretação correcta, até porque se calhar ele não se está só a fundamentar em si mas nas mais variadas autoridades mundiais que deram esclarecimentos quando a regra foi implementada. Agora quando o árbitro do jogo que até podia dizer que tinha pensado que o Tonel tinha tocado na bola diz isto:Chong Li Escreveu:O Aziado fez uma interpretação má da lei e mais triste é passá-la para a opinião pública.
http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ve ... 797&tema=1As leis de jogo são muito claras e objectivas nestas questões: sempre que um jogador joga uma bola para o seu guarda-redes com o pé, seja através de um corte ou de um passe, este fica impedido de agarrá-la. Se o fizer será punido com pontapé livre indirecto, no local onde agarrou a bola com a mão. Limitei-me a cumprir a lei
Meus amigos, temos uma pessoa que não conhece as leis do jogo a arbitrar e isso é grave, muito grave, a não ser que ele esteja correcto e então QUALQUER corte que depois o guarda-redes use as mãos seria considerado livre, tinhamos portanto alguns por jogo... se calhar era melhor assim, mas a verdade é que não é essa a regra.
-
- Lendário
- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
-
- Lendário
- Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
de facto a arbitragem portuguesa ao seu melhor nivelCorsario-Negro Escreveu:Fez uma interpretação correcta, até porque se calhar ele não se está só a fundamentar em si mas nas mais variadas autoridades mundiais que deram esclarecimentos quando a regra foi implementada. Agora quando o árbitro do jogo que até podia dizer que tinha pensado que o Tonel tinha tocado na bola diz isto:Chong Li Escreveu:O Aziado fez uma interpretação má da lei e mais triste é passá-la para a opinião pública.
http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ve ... 797&tema=1As leis de jogo são muito claras e objectivas nestas questões: sempre que um jogador joga uma bola para o seu guarda-redes com o pé, seja através de um corte ou de um passe, este fica impedido de agarrá-la. Se o fizer será punido com pontapé livre indirecto, no local onde agarrou a bola com a mão. Limitei-me a cumprir a lei
Meus amigos, temos uma pessoa que não conhece as leis do jogo a arbitrar e isso é grave, muito grave, a não ser que ele esteja correcto e então QUALQUER corte que depois o guarda-redes use as mãos seria considerado livre, tinhamos portanto alguns por jogo... se calhar era melhor assim, mas a verdade é que não é essa a regra.

-
- Lendário
Pois não, mas também não é como o Aziado quis fazer crer.Corsario-Negro Escreveu: Meus amigos, temos uma pessoa que não conhece as leis do jogo a arbitrar e isso é grave, muito grave, a não ser que ele esteja correcto e então QUALQUER corte que depois o guarda-redes use as mãos seria considerado livre, tinhamos portanto alguns por jogo... se calhar era melhor assim, mas a verdade é que não é essa a regra.
Aliás, o Aziado tem a mania que só ele é que sabe as leis do jogo.
Por exemplo, o Garrido, que foi durante muitos anos conselheiro ou lá como se diz da Uefa, diz que o lance foi bem ajuizado...
O Rosa Santos, que me parece um tipo bem mais isento e com menos azia que o Aziado, também afirma que o lance foi bem ajuizado.
No entanto gostei de ver, ontem, o Manha pegado com o Aziado, na TVI.
O Manha a dizer que tinha sido bem marcado (o que muito me espantou, diga-se de passagem) e o Aziado, com o seu ar de cátedra a contrariá-lo.
Já agora, o Proença foi o número 1º o ano passado na classificação dos árbitros. O melhor é meteram os árbitros todos numa fila, virarem-nos contra uma parede e cilindrá-los a rajadas de G3. Isto claro, sempre que prejudiquem o nosso clube.
-
- Administrador
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
-
- Lendário
http://www.thefa.com/TheFA/RulesAndRegu ... /12117.htm
Entende o que quiseres Chong Li, mas digo-te que quando escrevem as regras não estão a ser irónicos nem sarcásticos e que se a regra se aplicar como o Sr. Proença a aplicou, andam muitos árbitros, aliás maioria, a aplicá-la mal.An indirect free kick is awarded to the opposing team if a goalkeeper, inside his own penalty area, commits any of the following offences:
touches the ball with his hands after it has been deliberately kicked to him by a team-mate
-
- Lendário
-
- Administrador
-
- Lendário
- Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
-
- Lendário
- Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
-
- Administrador
-
- Lendário
- Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
-
- Lendário
Bem, agora com mais tempo vou tentar explicar os falsos argumentos do Coroado, que, do alto do seu pedestal, foi para a TVI com falsos argumentos. Como a lei, felizmente, está acessível a todos, e como o Coroado, ao contrário do que tenta fazer passar, não é o único que sabe (pelos vistos, não sabe) interpretar leis, vejamos:
- Na época 91-92, a Fifa decretou que seria proibido um jogador passar a bola deliberadamente ao seu guarda-redes para este a agarrar com as mãos.
A Lei (Regra 12 – Faltas e incorrecções), sobre o tema, diz só o seguinte sobre os livres indirectos:
“Será concedido um pontapé livre indirecto à equipa adversária se um guarda-redes comete uma das seguintes quatro infracções dentro da sua área de penálti:
(...)
(3) [o g.r.] tocar a bola com as mãos vindo de um passe atirado deliberadamente com o pé por um seu colega de equipa;"
_______
As leis do jogo não referem que passe ao guarda-redes é entendido quando aquele que o efectua está de posse da bola, que é ele quem a domina nem que tem bem melhores condições para a endossar certeiramente. Nem parecido, sendo objectivamente implícito que basta um passe intencional efectuado com o pé na direcção do guarda-redes.
Ora, o Polga cortou a bola e fez um passe. Sabemos que há muitos cortes que são passes para um colega. Basta pensar no caso seguinte:
uma bola perdida a rondar a área e dois jogadores, um de cada equipa,
correm para ela e o defesa em esforço com uma margem mínima sobre o atacante chuta a bola para o guarda-redes.
Não estava de posse da bola e a mesma não estava dominada, deve-se então, no entender do Aziado não marcar nada. Só pode ser para rir.
O Aziado quis, neste caso, forçar a distinção entre corte e passe. Do alto do seu pedestal, aludiu a uma Lei que não existe: "só em caso de manifesta intenção de fazer o passe…", "estar na posse da bola" "ter a mesma dominada". Só se for na cabeça dele... a lei não diz nada disto.
Quem quiser entender isto, muito bem. Quem não quiser, muito bem na mesma.
Quanto a agressões e faltas para vermelho digo que no início do jogo, o Tonel espetou uma lambada no Quaresma e nem amarelo viu. A partir daí, os jogadores devem ter entendido que tudo era permitido. É a diferença entre os que aplicam as leis desde o 1º segundo e os que só decidem aplicá-la depois do caldo entornado.
Não tenho por hábito fazer posts deste comprimento. Embora não seja dono da verdade absoluta, este caso mereceu-me maior dedicação e como evito ao máximo (embora não pareça pois admito que, por vezes, é mais forte que eu) "pegar-me" com elementos deste forum (ainda por cima por causa do futebol, assunto que é completamente alheio ao assunto principal do forum - excepto quando de fala da AAC), fico-me por aqui.
- Na época 91-92, a Fifa decretou que seria proibido um jogador passar a bola deliberadamente ao seu guarda-redes para este a agarrar com as mãos.
A Lei (Regra 12 – Faltas e incorrecções), sobre o tema, diz só o seguinte sobre os livres indirectos:
“Será concedido um pontapé livre indirecto à equipa adversária se um guarda-redes comete uma das seguintes quatro infracções dentro da sua área de penálti:
(...)
(3) [o g.r.] tocar a bola com as mãos vindo de um passe atirado deliberadamente com o pé por um seu colega de equipa;"
_______
As leis do jogo não referem que passe ao guarda-redes é entendido quando aquele que o efectua está de posse da bola, que é ele quem a domina nem que tem bem melhores condições para a endossar certeiramente. Nem parecido, sendo objectivamente implícito que basta um passe intencional efectuado com o pé na direcção do guarda-redes.
Ora, o Polga cortou a bola e fez um passe. Sabemos que há muitos cortes que são passes para um colega. Basta pensar no caso seguinte:
uma bola perdida a rondar a área e dois jogadores, um de cada equipa,
correm para ela e o defesa em esforço com uma margem mínima sobre o atacante chuta a bola para o guarda-redes.
Não estava de posse da bola e a mesma não estava dominada, deve-se então, no entender do Aziado não marcar nada. Só pode ser para rir.
O Aziado quis, neste caso, forçar a distinção entre corte e passe. Do alto do seu pedestal, aludiu a uma Lei que não existe: "só em caso de manifesta intenção de fazer o passe…", "estar na posse da bola" "ter a mesma dominada". Só se for na cabeça dele... a lei não diz nada disto.
Quem quiser entender isto, muito bem. Quem não quiser, muito bem na mesma.
Quanto a agressões e faltas para vermelho digo que no início do jogo, o Tonel espetou uma lambada no Quaresma e nem amarelo viu. A partir daí, os jogadores devem ter entendido que tudo era permitido. É a diferença entre os que aplicam as leis desde o 1º segundo e os que só decidem aplicá-la depois do caldo entornado.
Não tenho por hábito fazer posts deste comprimento. Embora não seja dono da verdade absoluta, este caso mereceu-me maior dedicação e como evito ao máximo (embora não pareça pois admito que, por vezes, é mais forte que eu) "pegar-me" com elementos deste forum (ainda por cima por causa do futebol, assunto que é completamente alheio ao assunto principal do forum - excepto quando de fala da AAC), fico-me por aqui.
-
- Lendário
O Polga cortou a bola. Se passe fez (as imagens mostram que ele quer é cortar a bola... foi para onde havia um colega como podia ter ido para canto) foi para o Tonel, não para o GR, portanto não deu um pontapé deliberado para o guarda-redes, portanto não há lugar para marcar livre indirecto.Ora, o Polga cortou a bola e fez um passe.
É este o raciocínio que eu e muita gente faz... tens direito ao teu.