bwinLiga - 2007/2008

O lugar para quem gosta de desporto!
Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Campeão verdadeiro

O FC Porto sagrou-se, neste último fim-de-semana, campeão nacional 2007/2008, feito alcançado com inequívoco mérito e inteira justiça, apesar de todas as nuvens de suspeição que pairam sobre o clube. Não queria deixar de tecer umas quantas considerações sobre as ditas suspeitas.

Ponto prévio: condeno, obviamente, qualquer acto de corrupção, tentada ou consumada, que tenha como objectivo desvirtuar a verdade desportiva. E condeno-o por muito irrisórios que sejam os montantes ou ofertas em espécie envolvidos no acto e independentemente de esse acto produzir ou não efeitos práticos.

Tendo dito isto, não deixa de ser curioso que os factos sob investigação se reportem a uma época (2003/2004) em que o FC Porto foi claramente melhor que os seus pares, sobretudo a nível interno, mas não só. Independentemente de ter ou não tirado proveito desses actos, não considero que tenha sido por aí que o FC Porto se sagrou nesse ano campeão nacional. Acho até que o FC Porto terá legítimas razões de queixa dos árbitros na época em questão: viu escapar-se-lhe a dobradinha na sequência de (mais) uma exibição vergonhosa de uma equipa de arbitragem liderada por Lucílio Batista que teve influência determinante na atribuição do único título nacional que escapou à equipa de José Mourinho durante o consulado deste último.

Dados os factos conhecidos do público em geral, penso que serão absolutamente legítimas as suspeitas que recaem sobre os dirigentes do FC Porto e, repito, inteiramente condenáveis essas práticas, caso venham a ser comprovadas. Mas penso que a verdade desportiva vai muito para além disso.

Nem sempre isto foi verdade mas, nos últimos 15 anos, com uma única, desonrosa e “gloriosa” excepção, não me lembro de um único campeonato que tenha sido vencido por uma equipa que, não sendo inequivocamente melhor que as outras, não fosse pelo menos tão boa como a melhor.

E, tanto ou mais do que os alegados (e verosímeis) actos de corrupção, penso que será a verdade desportiva que nos deverá preocupar. Pelo menos a mim, é isso que me preocupa. Condeno qualquer acto ilícito que vise desvirtuá-la, mas condeno muito mais veementemente qualquer acto, lícito ou ilícito, que a desvirtue mesmo.

E verdade desportiva só existe uma. Por muito que nos queiram fazer acreditar no contrário. Não é por uma mentira ser repetida muitas vezes que passa a ser verdade. Ou, como ainda ontem pudemos ver, não é por uma estação de televisão passar, em pouco mais de 10 minutos, 28 – vinte e oito (!!) – repetições de uma bola a bater no peito de um jogador que essa bola passa a bater-lhe no braço.

Tal como, se recuarmos uns anos, não foi por se fazer um grande alarido em torno de um lance de uma bola que terá sido defendida sobre a linha de golo (ou talvez não) que alguém no seu perfeito juízo (e aqui reitero a questão do perfeito juízo) poderá alguma vez afirmar, “beyond any reasonable doubt”, que aquela bola entrou. E muito menos que o árbitro que ajuizou o lance o fez de forma condicionada e/ou enviesada.

Podem querer vender-nos as verdades que melhor vendem, mas isso não altera em nada a verdade. E essa é só uma: com ou sem corrupção tentada ou consumada, com ou sem escutas, com ou sem provas, só um clube alcançou, nos últimos 15 anos, a glória suprema de se sagrar campeão nacional alicerçado única e exclusivamente em factos que escapam totalmente ao foro meramente desportivo. E esse clube não foi o FC Porto, por muito que essa “verdade” esteja enraizada junto da opinião pública.

Por tudo isso, mas não só, dou aqui os meus sinceros parabéns ao FC Porto.

Visconde de Alvalade
Espero que o Miguel não me leve a mal e me dê a devida permissão para postar este artigo de um adepto do Sporting. As minhas humildes desculpas se lhe estou a causar algum incómodo.

Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

Chong Li Escreveu:
Campeão verdadeiro

O FC Porto sagrou-se, neste último fim-de-semana, campeão nacional 2007/2008, feito alcançado com inequívoco mérito e inteira justiça, apesar de todas as nuvens de suspeição que pairam sobre o clube. Não queria deixar de tecer umas quantas considerações sobre as ditas suspeitas.

Ponto prévio: condeno, obviamente, qualquer acto de corrupção, tentada ou consumada, que tenha como objectivo desvirtuar a verdade desportiva. E condeno-o por muito irrisórios que sejam os montantes ou ofertas em espécie envolvidos no acto e independentemente de esse acto produzir ou não efeitos práticos.

Tendo dito isto, não deixa de ser curioso que os factos sob investigação se reportem a uma época (2003/2004) em que o FC Porto foi claramente melhor que os seus pares, sobretudo a nível interno, mas não só. Independentemente de ter ou não tirado proveito desses actos, não considero que tenha sido por aí que o FC Porto se sagrou nesse ano campeão nacional. Acho até que o FC Porto terá legítimas razões de queixa dos árbitros na época em questão: viu escapar-se-lhe a dobradinha na sequência de (mais) uma exibição vergonhosa de uma equipa de arbitragem liderada por Lucílio Batista que teve influência determinante na atribuição do único título nacional que escapou à equipa de José Mourinho durante o consulado deste último.

Dados os factos conhecidos do público em geral, penso que serão absolutamente legítimas as suspeitas que recaem sobre os dirigentes do FC Porto e, repito, inteiramente condenáveis essas práticas, caso venham a ser comprovadas. Mas penso que a verdade desportiva vai muito para além disso.

Nem sempre isto foi verdade mas, nos últimos 15 anos, com uma única, desonrosa e “gloriosa” excepção, não me lembro de um único campeonato que tenha sido vencido por uma equipa que, não sendo inequivocamente melhor que as outras, não fosse pelo menos tão boa como a melhor.

E, tanto ou mais do que os alegados (e verosímeis) actos de corrupção, penso que será a verdade desportiva que nos deverá preocupar. Pelo menos a mim, é isso que me preocupa. Condeno qualquer acto ilícito que vise desvirtuá-la, mas condeno muito mais veementemente qualquer acto, lícito ou ilícito, que a desvirtue mesmo.

E verdade desportiva só existe uma. Por muito que nos queiram fazer acreditar no contrário. Não é por uma mentira ser repetida muitas vezes que passa a ser verdade. Ou, como ainda ontem pudemos ver, não é por uma estação de televisão passar, em pouco mais de 10 minutos, 28 – vinte e oito (!!) – repetições de uma bola a bater no peito de um jogador que essa bola passa a bater-lhe no braço.

Tal como, se recuarmos uns anos, não foi por se fazer um grande alarido em torno de um lance de uma bola que terá sido defendida sobre a linha de golo (ou talvez não) que alguém no seu perfeito juízo (e aqui reitero a questão do perfeito juízo) poderá alguma vez afirmar, “beyond any reasonable doubt”, que aquela bola entrou. E muito menos que o árbitro que ajuizou o lance o fez de forma condicionada e/ou enviesada.

Podem querer vender-nos as verdades que melhor vendem, mas isso não altera em nada a verdade. E essa é só uma: com ou sem corrupção tentada ou consumada, com ou sem escutas, com ou sem provas, só um clube alcançou, nos últimos 15 anos, a glória suprema de se sagrar campeão nacional alicerçado única e exclusivamente em factos que escapam totalmente ao foro meramente desportivo. E esse clube não foi o FC Porto, por muito que essa “verdade” esteja enraizada junto da opinião pública.

Por tudo isso, mas não só, dou aqui os meus sinceros parabéns ao FC Porto.

Visconde de Alvalade
Espero que o Miguel não me leve a mal e me dê a devida permissão para postar este artigo de um adepto do Sporting. As minhas humildes desculpas se lhe estou a causar algum incómodo.
alguma vez me viste escrever a tirar mérito ao FCP sobre o campeonato desta época??

rigor
Veterano
Veterano
Registado: segunda-feira, 19 fevereiro 2007 12:44

Mensagem por rigor »

Boloni no Sp. Braga

Laszlo Bölöni está comprometido com o Sp.Braga para se tornar treinador dos arsenalistas nas próximas duas épocas, substituindo Manuel Machado no cargo.

António Salvador apresentou uma proposta muito tentadora ao romeno que conquistou a dobradinha no Sporting em 2001/2002, actualmente a trabalhar nos Emirados Árabes Unidos.

Rolão Preto será o adjunto, reeditando a dupla com Bölöni.

A Bola

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Óptima decisão do Braga, foi dos melhores treinadores que passou pelo Sporting nos últimos anos.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Vão-se os anéis e os dedos também… mas entram 14,5 milhões

Joaquim Teixeira, presidente do Boavista, chegou a acordo com diversos investidores para resolver a situação financeira do clube e da SAD “axadrezada” por forma a garantir uma injecção de capital imediata nos cofres do Boavista. Joaquim Teixeira vendeu tudo o que podia dar dinheiro…: “Hoje o dinheiro entra nos cofres do clube. Em troca, cedemos os direitos televisivos, o 'naming' do Estádio do Bessa, a publicidade nas camisolas e alguns passes de jogadores e, quanto à Lusoarenas, ficará com os direitos de rentabilização do estádio, por meio século…” O acordo alcançado na noite de ontem em casa de Joaquim Teixeira, bem assim, como o nome do principal accionista serão dados a conhecer em conferência de imprensa marcada para o próximo dia 15, data em que se saberão também os resultados da auditoria às contas do clube e da SAD pedidas aquando do tomada de posse deste elenco directivo. Para já o encaixe previsto para hoje é de 14,5 milhões de euros.

Fonte: O Jogo
Será o princípio do fim do Boavista...? Conseguem uma injecção de capital agora, mas perderam muitas receitas para médio e longo prazo, sem as quais vai ser complicado sobreviver.

alvarovaz
Regular
Regular
Registado: domingo, 20 janeiro 2008 12:01

Mensagem por alvarovaz »

Pedro Escreveu:Óptima decisão do Braga, foi dos melhores treinadores que passou pelo Sporting nos últimos anos.
também concordo. penso que vai trazer mais ânimo a esta liga. Muito boa escolha.

rigor
Veterano
Veterano

Mensagem por rigor »

O V. Guimarães ganhou 1-0 ao Boavista e está outra vez isolado no 2º lugar. Só já faltam 4 jornadas para o final do campeonato.

rigor
Veterano
Veterano

Mensagem por rigor »

Carlos Freitas apresentado em Braga

Carlos Freitas foi hoje apresentado como director desportivo do Sp. Braga, assumindo a ambição de ver os «arsenalistas» garantir um lugar na próxima edição da Taça UEFA.

«O principal objectivo passa pela conquista dos 12 pontos em disputa, que em princípio permitirão alcançar a UEFA, o objectivo mínimo para esta época, mas com a intenção clara de prepararmos os próximos anos», afirmou Carlos Freitas.

O presidente do Sp. Braga, António Salvador, enalteceu «as qualidades» do antigo director desportivo do Sporting, sublinhando que vai ser uma «mais-valia» no clube, «não só pelo seu passado, mas também pelas suas qualidades humanas».

A Bola

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

LÍDER PORTISTA COMENTA COM IRONIA NOTÍCIA DO EXPRESSO

A ironia continua a imperar nas últimas declarações de Pinto da Costa. Desta vez o líder dos dragões comentou com humor negro a notícia avançada pelo "Expresso Online", segundo a qual teria sido assistido nas urgências do Hospital da Luz, em Lisboa, cerca das 13 horas, por suspeita de ataque cardíaco.

"Na verdade, estava a caminho das urgências, quando passei pela morgue e vi que lá estava grande parte do Benfica. Aí, melhorei e vim embora", disse Pinto da Costa ao site do semanário "Sol".

Mais a sério, o presidente do FC Porto esclareceu ao "Sol" que, à hora referida na notícia do "Expresso Online", almoçava com elementos do clube na Mealhada a caminho de Setúbal, onde hoje os tricampeões defrontam o Vitória numa meia-final da Taça.

Reco

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Estive a ver a conferência de imprensa dada pelo novo investidor... e fiquei mesmo com a sensação que o Boavista vai acabar daqui a uns anitos. :?

O estilo dele na entrevista não deixou confiança nenhuma... chegou lá, disse que nada se pode apontar a alguém que vai dar 38 milhões ao clube "sem pedir nada em troca, só mesmo os direitos televisivos e os passes de 10 jogadores, alguns dos quais que enfim...". Não fico com uma sensação muito boa, em especial pelo comentário desagradável e desnecessário dos passes dos jogadores. Mas vamos lá ver o que acontece ao clube... para já prometeu-se dinheiro, mas a verdade é que os salários continuam atrasados e os jogadores mantêm a ideia de fazer greve contra o Nacional.

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

Pedro Escreveu:Estive a ver a conferência de imprensa dada pelo novo investidor... e fiquei mesmo com a sensação que o Boavista vai acabar daqui a uns anitos. :?
Anitos? Segundo o presidente pode já acabar sexta-feira.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

PJ no Bessa
Investidor do Boavista detido

O empresário Sérgio Silva, que surgiu esta semana como novo investidor do Boavista, foi hoje detido no estádio do Bessa pela Polícia Judiciária.
Sérgio Silva, que representa a Castle Shore, empresa de investimento financeiro sediada em Londres, prometia investir 38,5 milhões de euros no clube axadrezado, numa altura em que paira uma ameaça de greve da parte dos jogadores para a jornada deste fim-de-semana, por ordenados em atraso. O plantel do Boavista está neste momento reunido com o presidente do Sindicato dos Jogadores.

SOL

Acho que acaba mesmo hoje... :(

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Bem me pareceu que aquele investidor não inspirava grande confiança. :? Vamos lá ver o que sucede agora...

rigor
Veterano
Veterano

Mensagem por rigor »

E segundo ouvi na rádio, ele foi detido por ter passado cheques carecas. Esta história já cheirava a esturro desde o início.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Não estava mesmo a ver um tipo desconhecido a despejar aquele dinheiro todo no Boavista, por mais dinheiro que tivesse... que coisa absurda...
E os verdadeiros culpados ainda vão ficar soltos, estou a ver... :evil:

O maior problema é que o Beira-Mar pôs em tribunal um processo de insolvência do BFC por não lhes terem pago o Fary...