War of the Worlds

Para conversar sobre cinema, televisão e música.
usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

SilentNoise Escreveu:
usaralho Escreveu:Já fui ver. Não sei que dizer. Parece-me mau, mas tenho que ouvir a transmissão de rádio da obra original que ainda não ouvi.
A obra original é um livro: "A Guerra dos Mundos" de H.G. Wells.
Eu disse a transmissão de rádio!
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Podes ler o guião aqui.
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Pessoal, essa informação está na primeira página do tópico... juntamente com o link para o mp3 e para o livro original. :P

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Shame on me... :oops: Dêem-me um desconto que tive exame esta tarde... Imagem
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

O programa foi baseado no livro. Mas aquilo arrepia ouvir, e houve bastantes suicídios naquele dia... :shock:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Eu fui vê-lo ontem, e acho que há lá muitas coisas mal explicadas... A referência à Europa foi uma barrigada de riso lá na sala.

Ainda não li e também não vou ler o livro, mas há muitos pormenores no filme que não são explicados :roll:
A destacar o som do filme, a imagem da sala Lusomundo não era grande coisa, mas o som do filme foi de facto excelente, até as cadeiras vibravam tal eram os graves do filme :D

Ver o filme em DVD só com um sistema de som bastante potente

Mas resumindo, gostei bastante do filme :wink:

David
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 70
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 21:29

Mensagem por David »

Falar deste Guerra Dos Mundos teremos forçosamente de referir dois outros filmes de Steven Spielberg que marcaram de forma decisiva a ficção cientifica moderna: Encontros Imediatos Do 3º Grau e E.T. – O Extraterrestre. Apesar da distancia temporal entre estes dois e a Guerra Dos Mundos estão mais próximos do que poderíamos imaginar. Mais uma vez é a questão da família que está aqui em relevo (principalmente nos seus trabalhos de ficção cientifica, o que não é seguramente por acaso). É facilmente visível a similaridade entre a personagem de Richard Dreyfuss de Encontros Imediatos e as de Henry Thomas e Drew Barrymore de E.T. com as personagens deste Guerra Dos Mundos onde a clara diferença é que estes extraterrestre não vem em paz, fruto da alteração do mundo de hoje, onde a tolerância dá lugar ao medo. O pai ausente de E.T regressa a contragosto para tomar conta dos filhos e transforma este Guerra Dos Mundos como o reconhecimento da paternidade. Se no primeiro o pai estava ausente no segundo todo o filme se passa ao redor dele, mas não esquecendo e reforçando o papel da mãe a partir da gravidez.
A Guerra Dos Mundos deixa-nos colados à cadeira durante todo o filme, com grandes momentos de suspense e de terror, com uma ajuda preciosa dos efeitos especiais. Os momentos de histeria e de pânico generalizado são espectaculares onde Spielberg mostra com mestria como se deve gerir o espaço e suspense. Prova disso são a sequência inicial, a da carrinha, a do barco e a que se passa na cave com Tim Robbins fazendo lembrar Os Pássaros de Hitchcock.
Destaque mais uma vez para a banda sonora de John Williams e o bom trabalho de fotografia de Janusz Kaminski.

8/10
Jaime

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Grandes momentos de suspense e terror? Não vi o mesmo filme então. As unicas cenas que realmente estão num nivel acima são as da cave, Ah e quando a maquineta saiu do chão, também acho que foi um bom momento de suspense. Os momentos de histeria fazem-me lembrar o Jurassic Park.
A justiça feita neste filme à obra original é bastante questionavel a meu ver.
Uma pergunta: onde é que o homem gastou tanto dinheiro?
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

David
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 70
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 21:29

Mensagem por David »

a maior parte do dinheiro tem a ver com o facto do filme ter sido feito em apenas 72 dias.
Quanto ao suspense e terror...depende da definição que tenhas, não vou por aí.

Relativamente à parte da adaptação do romance de HG Wells não é nem pretende ser uma adaptação fiel do livro muito pelo contrário serve de pretexto para abordar outras questões. É uma versão do Spielberg.

Assim como foi a de Orson Wells da rádio, que foi transmitida na rádio e que foi uma forma de chamar também a atenção para o que se passava na Europa na 2ª Guerra Mundial e o filme que foi feito durante a Guerra Fria e o medo do comunismo e para finalizar H G Wells pensou no imperialismo britânico e na revolução industrial.
Portanto e para quem conhece a obra de Spielberg não é de estranhar que esta Guerra Dos Mundos aborda-se entre outros temas, principalmente e o mais importante o da família.

Quem gosta, gosta. Quem não, não gosta.
:)
Jaime

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Resposta simples: no cachet do Tom Cruise. :lol:
usaralho Escreveu: Uma pergunta: onde é que o homem gastou tanto dinheiro?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Fui ver o filme esta semana e devo confessar que me desilidiu muito. Esperava algo muito melhor em termos de argumento. Em certa medida é muito semelhante ao "Dia da Independência" mas, para mim, o "Dia da Independência" tem um argumento melhor porque explica as coisas a quem vê.
Certos pormenores do filme não são minimamente desenvolvidos mas não me vou alongar.
Esperava algo muito melhor.
"My body lie, but still I roam..."

TFMUC
Regular
Regular
Mensagens: 115
Registado: sábado, 08 janeiro 2005 20:44
Localização: Coimbra

Mensagem por TFMUC »

Sim, eu também. Muitas coisas ficaram por explicar no filme. E outras eram altamente improváveis!
No final, com Boston aparentemente abandonada, a família dos miudos sai de casa com ar de quem estava a preparar a ceia de Natal... e o miudo que foi para o meio das máquinas que extreminavam tudo à sua passagem... sobreviveu! enfim... mas se fosse a falar em todas as falhas do filme...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Eu estou um bocado dividido em relação ao filme. Há certas coisas em que o achei bom... o ambiente que consegue criar, os efeitos especiais, a sensação de constante perseguição (e o som espectacular dos tripods :P)... mas há outras falhas graves que estragam um bocado o resto. E a maior parte destas falhas estão no final. Tal como foi dito, o mundo inteiro está destruído e aquele bairro de Boston está em perfeitas condições? E o filho sobrevive a uma explosão daquelas e consegue chegar a casa? E eles estão todos óptimos? A própria derrota dos extra-terrestres também me pareceu demasiado forçada... é certo que tinham de acabar assim porque era o que estava no livro, mas podiam ter introduzido o final de um modo muito superior. Sai-se de lá com a sensação de que faltam 20 minutos do filme. :?

P.S. - trivia time: os avós que estão em Boston são os actores principais do filme de 1953. :p

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Sim, acho que agora vou ter que ler o livro para dissipar qualquer dúvida...só me dão trabalho...um homem ainda agora entrou de férias e já tem que fazer...
"My body lie, but still I roam..."

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
Localização: Coimbra

Mensagem por Lion »

Lizzy Escreveu:E VERDADE QUE O FILME E MT SEMELHANTE AO DIA DA INDEPENDENCIA MAS MSM ACHO Q Ñ E ASSIM MT BOM.mUITO TALHO P MEU GOSTO E POUCA HISTORIA.
Valeu companhia! :oops: :lol:

Responder