Coimbra gasta água a mais

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Coimbra gasta água a mais

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

CAMPANHA – Gasta-se mais água do que no Verão

Imagem

Em Fevereiro, gastou–se mais água do que no “pico” do Verão.
A Águas de Coimbra apela ao uso racional, mas já se preveniu com duas novas máquinas de bombagem.

Ontem, Dia Muncial da Água, a empresa municipal Águas de Coimbra lançou uma campanha pública para o uso racional do precioso líquido. Em causa os excessos de consumo que se vêm verificando, quer pela seca prolongada quer pelo temperaturas anormalmente altas. Consumos que já ultrapassam os registados nos meses mais quentes do último Verão.
Em conferência de imprensa, na “baixa”, o administrador da empresa e vereador, Horácio Pina Prata, frisou que, em Julho de 2004, um mês de seca em que se atingiu o máximo de consumo do ano, o caudal mensal de água foi de 1,324 milhões de metros cúbicos. Mas, em Fevereiro passado, já subira para 1,449 milhões de metros cúbicos.
Associando–se à evocação do Dia Mundial da Água, a empresa distribuiu informação a sensibilizar os cidadãos para o uso racional da água, apelando ao fim do desperdício, porque está em causa um bem que “é fonte de vida”, tal como refere o lema das Nações Unidas para a década 2005-2005.
Recorrendo ao “Plim”, um boneco em forma de gota azul, fez dele “mascote” para a difusão de conselhos úteis aos cidadãos. Era o próprio “Plim”, propositadamente concebido para a campanha, que na “baixa” da cidade abordava hoje os cidadãos para lhes entregar a informação, deixando um ou outro desconfiado pela surpresa da “investida” do simpático boneco.
“Num ano que se tem revelado estranha e dramaticamente seco no nosso país, as Águas de Coimbra não podiam alhear–se desta situação, e deixar passar o Dia Mundial da Água sem uma acção de sensibilização dos nossos munícipes para a gravidade do que está a passar–se, e para a necessidade de adoptar com convicção comportamentos de racionalização”, afirmou Horácio Pina Prata. Ciente de que também os “serviços públicos são fonte de desperdício”, a empresa endereçou também uma mensagem de boas práticas aos vários sectores da Câmara Municipal.
Horácio Pina Prata aproveitou a conferência de imprensa para elogiar a decisão do novo governo socialista de avançar com a aplicação da directiva comunitária da água. O responsável adiantou que, inserido nesta estratégia para a poupança de água e energia, a Águas de Coimbra já conseguiu fazer diminuir as perdas por rupturas, de 32 por cento para 25 por cento. O objectivo é alcançar a média europeia, de 20 por cento.
Para evitar estrangulamentos no fornecimento aos consumidores, se o cenário de seca se prolongar, a Águas de Coimbra decidiu a semana passada investir 100 mil euros em duas novas centrais de bombagem, para se juntarem às quatro em funcionamento. “Esta é uma consequência da seca”, sublinhou Horácio Pina Prata, acrescentando não ser previsível que Coimbra venha a ter problemas de abastecimento à rede pública porque recorre a um curso de água, ao rio Mondego. A terminar o encontro com jornalistas para o lançamento da campanha, a autarca fez votos para que se confirme o adágio popular que diz que em “Abril águas mil”.

FESTA A 16 DE MARÇO no parque verde do mondego

A mascote “Plim” é um “piscar de olho” às crianças, que serão alvo de iniciativas especiais nos próximos dias, e que culminarão com uma acção festiva no dia 16 de Abril, com a denominada “Festa da Água”, no Parque Verde do Mondego. Nesse dia a empresa Águas de Coimbra vai realizar uma conferência sobre o tema, para a qual convidou o Presidente da República. Nos diversos painéis serão abordados temas com a preservação dos reservatórios subterrâneos, a gestão da qualidade e a política racional e social de tarifários. O programa definitivo está ainda em preparação. Por isso, carece de confirmação o programa ontem dado à estampa no caderno especial, dedicado à água e à floresta, do DIÁRIO AS BEIRAS, que é apenas provisório. Pela sua publicação extemporânea apresentamos as nossas desculpas.

in As Beiras
Coimbra gasta água a mais

Imagem

Coimbra atingiu o mês passado o índice de consumo registado em Julho do ano passado, um mês marcado por temperaturas elevadas e em que o gasto dos recursos hídricos atingiu o pico máximo. No concelho é pouco provável que se venha a registar falta de água, no entanto estão a ser tomadas medidas preventivas. Ontem, o “Plim” saiu à rua e chamou a atenção das pessoas para a importância de poupar

Em Fevereiro deste ano, Coimbra atingiu os mesmos níveis de consumo de água registado em Julho de 2004, a altura do ano com maiores índices de consumo. «É dramático», afirmou Horácio Pina Prata, na apresentação da nova mascote das Águas de Coimbra, o “Plim”, mas garantindo que no concelho estão a ser tomadas medidas preventivas para eventuais problemas de falta de água, considerados pouco prováveis.
Segundo dados divulgados pela empresa municipal, em Julho do ano máximo, o caudal mensal foi de 1,324 milhões de metros cúbicos. No mês passado, os valores de consumo atingiram os 1,449 milhões de metros cúbicos.
«Se existisse falta em Coimbra, então todos os outros locais estariam em situação dramática», sublinhou o presidente do Conselho de Administração das Águas de Coimbra. Mesmo assim, no final da passada semana, foi aprovada a compra de mais dois sistemas de bombagem, a acrescentar aos quatro já existentes. As máquinas, que serão instaladas no Rio Mondego, vão custar 100 mil euros à empresa municipal.
Com o país a atravessar um período de seca, questiona-se se o preço da água poderá sofrer aumentos para os consumidores. Pina Prata coloca de parte essa possibilidade, a não ser que haja uma directiva nacional nesse sentido, acrescentou, aplaudindo a Lei da Água que o Governo de José Sócrates pretende implementar para melhorar a gestão e utilização dos recursos hídricos. «É uma boa medida», reconheceu, porque, continuou, «precisamos de poupança efectiva».
Nas Águas de Coimbra tem sido prioritárias as reposições das condutas das redes de abastecimento para que as roturas não continuem a ser responsáveis por elevados níveis de desperdício de água. Quando chegou à empresa, Pina Prata encontrou um cenário em que, por cada 100 metros cúbicos de água se perdiam entre 32 e 35% pela via pública. Actualmente, os desperdícios rondam os 25%, mas a intenção é chegar aos 15%, um nível considerado satisfatório, tendo em conta a média europeia (20%). As zonas mais problemáticas são actualmente a Alta e Celas, mas a Solum também tem vindo a sofrer algumas roturas.

Mascote “Plim”
consciencializa cidadãos

Em pleno Dia Mundial da Água, o “Plim” andou pelas principais artérias da Baixa de Coimbra na tentativa de consciencializar a população para a importância de evitar gastos desnecessários. “Ao lavar a loiça, evita deixar a água correr. Encha o lava-loiças e utilize apenas a quantidade de água necessária”. Este foi apenas um dos conselhos deixados ontem pela mascote, em forma de gota.
«Num ano que se tem revelado estranha e dramaticamente seco no nosso país, as Águas de Coimbra não podiam alhear-se desta situação e deixar passar o Dia Mundial da Água sem uma acção de sensibilização dos nossos munícipes para a gravidade do que está a passar-se e para a necessidade de adoptar com convicção comportamentos de racionalização da utilização da água», frisou Pina Prata.
Em 2005, a Organização das Nações Unidas decidiu iniciar uma década internacional de acção com o tema “A água, fonte de vida”, atenta às alterações climáticas que se têm vindo a registar um pouco por todo o mundo. Na mesma lógica, as Águas de Coimbra organiza a Conferência da Água, que se realiza no próximo dia 16 de Abril, no Pavilhão Centro de Portugal. Nessa altura, o “Plim” volta a sair à rua.
Em debate e análise, estará o valor e qualidade dos recursos hídricos em Coimbra, em Portugal e no mundo.

in Diário de Coimbra
Imagem
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Imagem

in Câmara Municipal de Coimbra
Esta seca realmente não foi nada boa. A água em si já é pouca... o dinheiro ainda menor; e havia a necessidade de consumo de água para combater este mal.

O mundo anda mesmo assim: quanto menos se tem parece que tudo se estraga.

Mesmo assim, os conimbricenses podiam fazer um esforço que não custa assim tanto.
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
tofas
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 12:19

Mensagem por tofas »

deve ter sido a regar os canteiros, no meio da estrada... ou o novo jardim de s. jeronimo...

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
Localização: Coimbra

Mensagem por Lion »

Falam falam falam em poupar água mas n vejo essa atitude por parte dos serviços da camara...n se admite então q na semana em q a chuva voltou, e até choveu razoávelmente, uma pessoa durante a noite, passava pelas rotundas da cidade e o que via...rega automática!!!! E a chover!!!!É um espectáculo...com exemplos destes vamos longe... :(

Avatar do Utilizador
tofas
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 12:19

Mensagem por tofas »

pois mas é mesmo falam falam falam...e ligam a rega as 14h da tarda, na encosta de são jerónimo!!!(ao pe da escola eugenio de castro) :dis:

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Pois... o consumidor é k é sempre o culpado... ora... a realidade é bem diferente. Os exemplos dados acima retratam iso mesmo. O grosso do consumo de água NAO é feito em casa das pessoas. Mas sim em regas quer de culturas agricolas quer de espacos verdes.

Acabei de me vestir outra vez sem tomar banho... nao há água! Impressionante.

na minha opiniao nao me parece que as pessoas esbanjem água. Mas mesmo assim acho k devia haver mais rigor por exemplo no tipo de autoclismos disponiveis no mercado (deviam ter todos um 'STOP'), nos chuveiros (deviam ser de baixo consumo), e por aí fora.
Espacos relvados deviam ser sujeitos a pedido de licenca por metro quadrado, etc etc etc.

Já agora... em países do norte da europa, como por exemplo inglaterra, a relva nasce e mantem-se verde naturalmente, é por isso que os jardins deles sao tao verdinhos. Os nossos jardins tradicionalmente nao tinham tanta relva, era mais do tipo cebes, arvores, paseios,etc (basta olharmos para a seriea, botanico, parque manuel braga, penedo da saudade, etc etc) ora com a massiva introducao de superficies relvadas em portugal, o consumo de água toma valores exagerados. Por exemplo o algarve está coberto de relva para ingles ver.... e depois a culpa é do consumidor que coze o feijao c a pnela cheia de água até cima.... por favor... haja decencia e respeito pelos portugueses.

Basicamente as coisas estao assim: Quem tem dinheiro está-se a cagar se a água é preciosa ou nao... n lhe custa assim tto dinheiro mesmo e de qq modo a culpa é sempre das pessoas k nao desligam a torneira qdo lavam os dentes ou a loica... ridiculo.

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

A Inglaterra está cheia de relvados, porque eles só têm chuva... :roll:
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Por isso mesmo é k nao faz sentido tentar fazer o mesmo em portugal. Porque nao temos chuva como eles.... agora os bifes só querem campos relvados no algarve... nos portugueses é k pagamos a factura do elevado consumo de água....

Responder