Queima das Fitas 2009 - 1 a 8 de Maio

Para anunciar ou comentar eventos, encontros e convívios que têm lugar em Coimbra
pastelito
Regular
Regular
Mensagens: 142
Registado: sábado, 28 março 2009 16:35

Mensagem por pastelito »

Quando era garoto de secundário, sempre paguei bilhete de estudante de Coimbra, ou seja, o mais barato de todos.

Avatar do Utilizador
elraton
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registado: domingo, 06 abril 2008 16:12

Serenata

Mensagem por elraton »

http://img179.imageshack.us/img179/2590/fotot.gif

Bem, é chegada mais uma Queima das Fitas.
Os caloiros aprontam-se para vestirem pela primeira vez capa e batina (embora não saibam que já o podiam fazer no resto do ano), os finalistas começam já a transparecer a ansiedade de quem vai acabar esta vida, que dizem, "é o melhor da vida".

Vai chegar mais uma serenata, e, ao contrário das serenatas de abertura da Queima das Fitas há 50 anos atrás, hoje em dia é quase impossível ouvir uma serenata descansado, porque há sempre aqueles que vão para lá falar da vida alheia, coscuvilhar as outras pessoas, faltando ao respeito, por um lado, aos que estão nas escadas, aos finalistas, aos caloiros, e aos que estão ali para ouvir a serenata.

Uma serenata é um momento único que deve ser aproveitado, e o meu conselho é:

-Falem com os vossos colegas. Quem não quiser lá estar, que vá para outro lado, que a cidade tem muito sítio onde se pode conversar. Respeitem quem quer ouvir e apreciar.
Se não se encontram na tradição das serenatas, do fado académico, meus amigos, podem perfeitamente ir às vossas vidas supra-alcoólicas, e deixar quem quer ouvir descansado a serenata em paz.

Digo isto porque já o ano passado, na Queima, e na Latada deste ano me chateei a sério com raparigas e rapazes que vão para a Sé Velha e Sé Nova conversar sobre a sua vida, não deixando os outros apreciar.
É uma vergonha ver os jornais no dia a seguir fazerem referência ao barulho, e aos estudantes que não deixavam os outros ouvir e apreciar.
Sejam adultos, vão à vossa vida.
Nós lá estamos para ouvir, para escutar. Se também quiserem participar, estejam à vontade. Nós acolhemo-vos, há sempre espaço para mais.
Façam juz ao "Silêncio, que se vai cantar o Fado".

Depois, se quiserem lá ficar, lembrem-se de uma coisa:
A serenata académica é uma tradição já muito antiga, secular. Na altura em que era feita às senhoras, não se batiam palmas. Acendia-se a luz do candeeiro, se se gostava. Façam o mesmo. Não batam palmas. Podem expressar toda a vossa alegria gritando no final um grande "É-FÉ-RRE-Á".

Pensem nisto, agora que faltam poucos dias.

Aconselho-vos a ver um filme, que está completo no Youtube, que se chama "Capas Negras", é de 1947, e visa a vida académica da nossa cidade.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

:clap: :clap: :clap: Realmente é idiota como alguns vão para lá gozar, beber cerveja e aplaudir, ou cantar como se estivessem em casa... não se canta, não se bate palmas... silêncio é sagrado ali para viver o momento... e é horrível chegar ali e nem sentir os pés no chão (e eu tenho 1.84m)... é um aperto daqueles nalgumas alturas. À meia noite quase nem se ouvem as badaladas por causa das caloiras e pseudo-doutoras com as hormonas aos saltos, os gajos bêbedos a cantarolar (é impressionante, uma x estava lá e veio uma ambulância buscar algum alcoolizado ainda antes da Serenata, raio de início).
Volte o silêncio e a calma na Serenata... imagino o que pense um estrangeiro que há-de ter lido coisas e se depare com a confusão... nem vou lá para não me meter na confusão... imagino no ano passado com a ida para o parque... não ter havido ninguém espezinhado é uma sorte... e por vezes ainda o FRA se está a fazer, já se sente o som das raves, ou convívios, ou lá o que lhes querem chamar...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
elraton
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registado: domingo, 06 abril 2008 16:12

Mensagem por elraton »

Bem, sorte a minha que vivo na Sé Velha. Infelizmente, tenho uma casa mesmo em frente, que me tapa a vista para as escadas (é aquela onde viveu o José Afonso).

Se estiver muito barulho, volto para trás e oiço em casa, pronto. Sempre é melhor que nada.

A RTP costumava transmitir a Serenata em directo, o que é feito disso? Perdeu o interesse?

Mas sabes qual é o problema? É que essas "doutoras" e "doutores" pouco ou nada conhecem da tradição coimbrã. É-lhes dito no início do ano que há uma latada e uma queima das fitas, onde se emborracham e fazem figuras tristes. E no resto do ano também se emborracham.
Para a esmagadora maioria, e com infelicidade, a Queima das Fitas é um local vamos a concertos, emborrachamo-nos e vamos para as tendas até ser dia. Depois voltamos para casa, dormimos umas horas, voltamos à carga, e pronto.
Depois é tentar lembrar as borracheiras (ou parte delas) e contar aos colegas e caloiros no ano seguinte.
E pronto, está feita a moderna vida de estudante em Coimbra.

Esquecem as serenatas, esquecem a verdadeira Praxe, esquecem as lutas académicas de outrora, esquecem a camaradagem entre estudantes, esquecem a razão de ser de algo secular nesta cidade, que meteu Coimbra nas bocas do mundo durante o século passado.

Esquecem a acústica fantástica que tem a Sé Velha. Há coisa de duas, três semanas, fui tomar café com uns amigos, e quando volto estava uma serenata a decorrer na Sé Velha. Fiquei a ouvir. Deviam estar entre 100 a 150 pessoas. Entre desgarradas de Artur Paredes e Carlos Paredes, de Fados outrora tão conhecidos, de Luís Góis a Eduardo Bettencourt, passando pelo Armando e pelo Zeca, fiquei espantado com a acústica de qualidade que existe naquele local. Um acorde ressoa fantasticamente ali. A guitarra é ampliada, e arrepia para quem gosta. É pena que já não se dê valor a isto.

A culpa é nossa, dos estudantes de Coimbra. Nós é que temos que ser responsáveis e saber o que queremos. E temos que reavivar este ritual estudantil, porque estamos a largos passos a desvirtuar algo que é realmente fantástico, poderoso, bonito. Temos que ensinar aos novos estudantes a tradição de Coimbra, a canção do estudante, aquilo que é nosso, verdadeiramente.

O meu vizinho vai cantar no dia da Serenata. Falei com ele, e pedi-lhe para pedir silêncio antes da Serenata começar. Não cheguei a saber a resposta, porque entretanto alguém tocou à porta e fui atender, mas espero que tenha sido ouvido.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

SusanaP Escreveu:No entanto devem-se acautelar nas considerações que fazem relativamente à malta do secundário. Aquilo que consideram muitas vezes como sujeitos demasiadamente infantis em Maio, são caloiros três meses depois. E não será este facto que lhes dará uma postura mais adulta não é????
Não me parece que as pessoas se importem com a presença do pessoal do 12º. O que eu acho mal é a presença de miúdos de 12, 13 ou 14 anos... muitos deles já a beber nas tendas. Não entendo como é que os pais autorizam isso.

Avatar do Utilizador
elraton
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registado: domingo, 06 abril 2008 16:12

Mensagem por elraton »

Pedro Escreveu:
SusanaP Escreveu:No entanto devem-se acautelar nas considerações que fazem relativamente à malta do secundário. Aquilo que consideram muitas vezes como sujeitos demasiadamente infantis em Maio, são caloiros três meses depois. E não será este facto que lhes dará uma postura mais adulta não é????
Não me parece que as pessoas se importem com a presença do pessoal do 12º. O que eu acho mal é a presença de miúdos de 12, 13 ou 14 anos... muitos deles já a beber nas tendas. Não entendo como é que os pais autorizam isso.
Os pais, e as tendas, Pedro.
Ao venderem bebidas a menores de 18 anos (acho que agora é 18), estão a incorrer num crime.
A venda de bilhetes pontuais devia ser limitada a maiores de idade.
Porque é da responsabilidade da organização da Queima das Fitas quando algum menor de idade vai parar à Cruz Vermelha, aos HUC, etc, etc.

A brincar, a brincar, estão a cometer ilegalidades em prole do lucro.
Podem contra-argumentar com a "responsabilidade das pessoas que entram no recinto", mas a verdade é que não há responsabilidade em muita gente que lá entra. Nem vale a pena enunciar factos, que todos já vimos de tudo um pouco. Tem que se fazer algo relativamente a isso.

SusanaP
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 80
Registado: quarta-feira, 03 setembro 2008 15:32
Localização: Porto

Mensagem por SusanaP »

No ano passado não assisti infelizmente à Serenata.

Há 2 anos atrás, na zona do moelas, espaço até onde consegui chegar, tamanha era a confusão, não se ouvia nada.

No meu tempo de estudante, nessa rua conseguir-se-ia ouvir bastante bem, até porque, se não estou em erro, colocavam colunas ao longo de umas boas dezenas de metros

Mediante tamanha afluência, e no confronto com o espaço da Sé velha, será importante que coloquem um sistema de som que se faça ouvir nas ruelas, pois se assim não for, maior tendência terão as pessoas em falar, comentando que não ouvem nada e que se querem chegar mais à frente, atropelando-se uns aos outros e aumentando o ruído em escala.

Isso constituiria uma primeira medida. Depois é apelar ao bom senso.
Porque não relembrar através de circulares, panfletos, avisos na Associação, que o silêncio deve imperar na Serenata......
Saudades

SusanaP
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 80
Registado: quarta-feira, 03 setembro 2008 15:32
Localização: Porto

Mensagem por SusanaP »

Pedro Escreveu:
SusanaP Escreveu:No entanto devem-se acautelar nas considerações que fazem relativamente à malta do secundário. Aquilo que consideram muitas vezes como sujeitos demasiadamente infantis em Maio, são caloiros três meses depois. E não será este facto que lhes dará uma postura mais adulta não é????
Não me parece que as pessoas se importem com a presença do pessoal do 12º. O que eu acho mal é a presença de miúdos de 12, 13 ou 14 anos... muitos deles já a beber nas tendas. Não entendo como é que os pais autorizam isso.
Como eu disse, devem-se acautelar nas considerações. Postei no meu comentário que, quanto a miúdos mais novos, concordo perfeitamente.

Estava a pensar que a solução talvez fosse definir uma idade e exigir o bilhete de identidade à entrada no parque. Avisavam antecipadamente que não era permitido o acesso ao parque a menores de 16 anos, por exemplo, e ficava sob a responsabilidade das pessoas se mesmo assim compravam ou não o bilhete. Sem essa informação, era injusto os jovens comprarem um bilhete e depois debaterem-se com restrições, sem qualquer aviso.
Saudades

Skylla
Estreante
Estreante
Mensagens: 9
Registado: quinta-feira, 11 setembro 2008 18:29

Mensagem por Skylla »

o bilhete de estudante de fora... é para estudantes de fora de coimbra ou estudantes de fora da UC (secundario e etc..)
(provavelmente já foi respondido algures no tópico, mas n encontro :S)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Estudantes universitários de fora de Coimbra.

DJGaVVA
Regular
Regular
Mensagens: 143
Registado: quinta-feira, 22 fevereiro 2007 20:11
Localização: Kapital

Mensagem por DJGaVVA »

Este ano os bilhetes são bastantes caros nunca vi puxarem tanto pelo o preço dos bilhetes, nos outros anos, tinham nomes mais sonantes e eram muito mais barato.
Enfim com a crise a estes preços?
---DJ GaVVA,dj irreverente---

pastelito
Regular
Regular
Mensagens: 142
Registado: sábado, 28 março 2009 16:35

Mensagem por pastelito »

É que não é mesmo. Os preços continuam a ser iguais. Sextas e Sábados sempre foram os mais caros e no dia do cortejos os mais baratos, como podes ver.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Miúdos mais novos... a primeira vez que fui a uma Latada tinha 17 anos, penso, mas porque tinha companhia (irmãos) para ver os Suede... de resto foi tudo só depois de entrar na faculdade... tinha tentado ir aos Silence na latada em 98, mas era caro para mim... agora vejo pessoal com 14 anos a apanhar bebedeiras nos shots e em cenas para esquecer...
Na Serenata é pena ouvir sempre pessoal a falar, telemóveis a tocar (eu metia o meu no silêncio, não custa nada)... só sacava da máquina fotográfica para uma recordação dos momentos...
O que me irrita é que isto é só a ponta do iceberg, pois nem com o traje há respeito, ou da praxe... quando vejo pessoal trajado a passar a Porta Férrea só com a capa dobrada ao ombro, cagando-se para a tradição de mete-la aos ombros como sinal de respeito, sinto que o pessoal está a cagar... uma vez avisei umas tipas e elas olharam para mim como "olha agora este gajo..."... as sapatilhas, brincos, óculos de sol, as gravatas na cabeça é outra história... depois querem fazer cortejos alternativos... sei que o Dux deve fazer mais que colar anúncios em latim macarrónico na porta da associação e proibir o colete para as estudantes (idiotice, prefico vê-las de colete)... e os emblemas do avô, avô, terras de toda a gente da família e namorados, bjeca, trevo de 4 folhas, clube, enfim... :roll:
Tive pena de na ESEC, onde estudei, eles pintarem a cara do pessoal e etc., fica-se com uma visão distorcida da Praxe Coimbrã, parece Lisboa ou Porto ou etc...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Eu simplesmente proibia a entrada no recinto a menores de 16 anos. E não ser 17 é uma sorte, mas a lei do álcool acho que está nos 16 anos...
Hakuna Matata

Skylla
Estreante
Estreante
Mensagens: 9
Registado: quinta-feira, 11 setembro 2008 18:29

Mensagem por Skylla »

a organização da queima quer é fazer dinheiro.. pagas logo entras, independentemente da idd..

Bloqueado