2 - a diferença

Para conversar sobre cinema, televisão e música.
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Pois... e foram logo os maiores sucessos deles. Isso é que achei estranho. Sempre pensei que eles tivessem mais orgulho nessas músicas, porque foram completamente revolucionárias para o que se fazia cá (finalmente havia uma banda portuguesa a igualar o que se fazia no género no estrangeiro).

Quanto ao provincianismo de só ouvir música estrangeira... também há que ver que, na altura, pouco havia decente em música moderna criada em Portugal. Eles é que iniciaram esse movimento.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Bem, havia algum rock com o início do Rui Veloso, António Variações, os Xutos, UHF e mais alguns... depois preferia-se a música ligeira do Festival da Canção à música rock, que era considerada algo subversiva. Por exemplo, quando saiu o Patchouly do Grupo de Baile, o facto de a música ter a palavra "pintelhos" gerou um escândalo. E a Avé Maria e a Sémen dos Xutos foram censuradas.
Os jovens ansiavam por algo novo, o que se pode ver pelas imagens da Febre de Sábado de Manhã.
E o álbum 10.000 anos depois entre Vénus e Marte do José Cid, editado em 77, tinha sido ignorado, tendo sido inserido num top 100 de álbuns de rock progressivo do séc. XX por uma revista inglesa.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Para os fãs de Joy Division, fica o aviso de que hoje vai dar na 2 o filme "Control", pelas 22h45.

T3.coimbra
Regular
Regular
Mensagens: 120
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 1:12

Mensagem por T3.coimbra »

E para os fãs de documentários, este fim de semana vai ser sempre a abrir

"Dia D"... de Documentário
O “Dia D” é uma iniciativa absolutamente inédita na televisão portuguesa em que a RTP2 apresenta uma operação que leva ao extremo a sua máxima de ser “a estação dos documentários”.


A partir das 22h30 de sexta-feira, dia 24 de Abril, até às 22h00 do dia seguinte; vinte e quatro horas de documentários portugueses. 27 documentários, produzidos em Portugal entre 2005 e 2009

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Mensagem por winger »

Pedro Escreveu:Para os fãs de Joy Division, fica o aviso de que hoje vai dar na 2 o filme "Control", pelas 22h45.
Já estava na minha lista há bastante tempo mas ainda não tinha tido oportunidade de ver. Bom biopic, em geral, embora por vezes achasse alguns cortes e passagens muito bruscos. Talvez para quem tenha lido o livro fosse um pouco mais claro. Agora, a interpretação do Sam Riley no papel de Ian... aplaudo de pé. Não apenas relacionado com as parecenças físicas, mas ele conseguiu apanhar toda a presença em palco deste vocalista e a sua dança esquizofrénica (ou, melhor dizendo, epiléptica). Vi depois alguns vídeos das performances reais e daí esta minha opinião.

Penso que antes deste também passou o Last Days. Mais um grande filme, que espero rever em breve. Viva a RTP2 :D
Última edição por winger em quarta-feira, 22 abril 2009 12:49, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O Last Days passou a seguir ao Control, mas só vi o início.

Avatar do Utilizador
Alexrd
Regular
Regular
Mensagens: 118
Registado: sábado, 21 março 2009 10:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Alexrd »

A RTP2 é definitivamente o melhor canal de sinal aberto de sempre. :)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: 2 - a diferença

Mensagem por Pedro »

Reparei agora que a rtp2 está a transmitir com flag de 16:9, apesar de o conteúdo ser em 4:3 (ou seja, a imagem aparece esticada). Já tinha reparado que tinham andado a fazer o oposto (transmitir programas 16:9 com flag 4:3). Será que está a ser planeada alguma mudança de formato definitiva (finalmente, diga-se de passagem) e isto são os testes ou contrataram um novato para tratar do envio das flags e ele está a confundir tudo? :p

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: 2 - a diferença

Mensagem por banjix »

Também já me apercebi disso! Nas televisões com formato 4:3 fica um bocado mal. E mesmo nas televisões com ecrã panorâmico, a imagem não ocupa o ecrã inteiro, fica sempre com faixas pretas em cima e em baixo.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Re: 2 - a diferença

Mensagem por Ricky147 »

banjix Escreveu:Também já me apercebi disso! Nas televisões com formato 4:3 fica um bocado mal. E mesmo nas televisões com ecrã panorâmico, a imagem não ocupa o ecrã inteiro, fica sempre com faixas pretas em cima e em baixo.
Se tiveres box HD, basta ires às definições de imagem e colocar aquilo na máxima resolução. Comigo surtiu efeito.
Ricardo Nuno

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: 2 - a diferença

Mensagem por Pedro »

Parece-me que o problema reside na falta de coerência da escolha de formato. Já vi programas 16:9 a ser correctamente emitidos em 16:9, outras vezes em 4:3, outras vezes com barras em cima e baixo.... também já vi programas 4:3 a ser emitidos em 4:3, em 16:9, etc etc etc. A mudança para o 16:9 é positiva, mas têm de acertar no formato... se o programa é 16:9 emitem com flag 16:9, se é 4:3 emitem com flag 4:3. O que tem estado a acontecer na 2 não tem explicação... é como se ninguém da parte técnica estivesse a ver televisão para se aperceber dos erros.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: 2 - a diferença

Mensagem por banjix »

Ricky147 eu não tenho box nenhuma. Estou mais com a opinião do Pedro. Há para ali qualquer configuração por parte da RTP2 que não está correcta, daí a imagem sair esquisita.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: 2 - a diferença

Mensagem por Pedro »

Já voltou ao 4:3. Tem andado a circular uma informação dada por alguém na RTP a indicar que se trataram de testes com vista à passagem da emissão de forma permanente para 16:9, mas ocorreram alguns problemas que causaram os problemas a que assistimos. A confirmar-se esta informação, parece que vamos (finalmente) ter a mudança para 16:9 na 2, enquanto os restantes canais ficam parados.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: 2 - a diferença

Mensagem por Pedro »

A RTP2 emite em 16:9

A partir de dia 14 de maio
A RTP2 é o primeiro canal de televisão em sinal aberto a difundir a sua emissão, na íntegra, no formato 16:9 já a partir do próximo dia 14 de maio.

A emissão em 16:9 apresenta uma maior amplitude de imagem, mais informação disponível, uma imagem mais adaptada à visão humana. Com este novo formato pode disfrutar de imagens num ecrã panorâmico, com mais 1/3 da imagem.

É um passo decisivo na difusão de conteúdos utilizando as mais recentes tecnologias.

Notas técnicas:

Dia 14 terão início as emissões da RTP2 em formato 16:9, sendo enviada a respetiva sinalização para os aparelhos recetores. Este novo formato de imagem abrange quase toda a emissão à exceção dos programas originalmente produzidos em 4:3, sendo que o número destes programas será progressivamente cada vez mais residual.

Os telespetadores que tenham televisores com ecrã 16:9 podem procurar nas configurações de ecrã, ou de imagem, dos seus equipamentos o modo automático. Desta forma o televisor adaptar-se-á sempre à imagem que estiver a ser transmitida.

Fonte: rtp.pt
Confirma-se a mudança e já há data marcada.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: 2 - a diferença

Mensagem por banjix »

Cada vez mais, a RTP2 a marcar a diferença e, como quase sempre, pela positiva.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Responder