D. Maria bisa como melhor escola pública

Para professores, alunos e funcionários do ensino secundário
ladeira
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 84
Registado: quinta-feira, 11 outubro 2007 20:36
Localização: Coimbra

Mensagem por ladeira »

Isso deve-se é muito ao facto de agora passar tambem a ser 3º ciclo! Não sei como é lá, se já tem todos os anos ou nao, mas no jose falcao no proximo ano lectivo ja terá 7º 8º e 9º ano. É claro que o jose falcao é muito maior que o dona maria, daí a diferença ser mais sentida. Não penso que seja por causa das notas, pois boas notas no dona maria há todos os anos, assim como no jose falcao.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

A José Falcão já teve 7º, 8º e 9º quando eu andei lá (estive lá do 7º ao 12º), suporta todos os ciclos sem grandes dificuldades. Vai ser um "escape" dos alunos rejeitados do D. Maria, muito provavelmente.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

RuiSantos Escreveu:Okok então!

Pensei que as obras demorassem mais tempo e que afectassem o próximo ano lectivo, sendo assim, deverá ser mesmo por esse motivo!

Mas também não pode ser qualquer aluno a ir para lá, pelo menos se não vestir determinadas marcas e não tiver dinheiro pra gastar é meio caminho andado para se sentir rejeitado... Não sei se concordam se não, mas digamos que é uma escola elitista...
Só se for agora, porque quando lá estudei não era, embora já tivesse a fama. A maioria dos meus colegas de turma e eu próprio tinhamos origens bastante humildes.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Ruizito Escreveu:
RuiSantos Escreveu:Okok então!

Pensei que as obras demorassem mais tempo e que afectassem o próximo ano lectivo, sendo assim, deverá ser mesmo por esse motivo!

Mas também não pode ser qualquer aluno a ir para lá, pelo menos se não vestir determinadas marcas e não tiver dinheiro pra gastar é meio caminho andado para se sentir rejeitado... Não sei se concordam se não, mas digamos que é uma escola elitista...
Só se for agora, porque quando lá estudei não era, embora já tivesse a fama. A maioria dos meus colegas de turma e eu próprio tínhamos origens bastante humildes.
Pois, mas o cenário agora não é o mesmo. :o
Com os sucessivos excelentes lugares nos rankings nacionais é natural que as famílias com mais posses queiram colocar os filhos lá, tornando-se na actual escola, elitista!

Sergey Rjabtzev
Regular
Regular
Mensagens: 124
Registado: quarta-feira, 10 setembro 2008 2:43

Mensagem por Sergey Rjabtzev »

Eu estava para fazer uma enorme dissertação sobre as ramificações das relações sociais do dona maria...mas como já é tarde nao o vou fazer...digo apenas que o dona maria não é elitista...pelo menos nao foi nestes ultimos 3 anos...antes pelo contrario...vocês rir-se-iam com muitas situações a que eu assisti e em que essas pseudo-elites ficaram expostas e humilhadas pela escola sendo dismitificado esse poserianismo de "superiores"...por isso acho que ja chega de rotular uma escola e as pessoas que a constituiram e constituem... :roll:
"Alchooooooooooool"

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Agora fiquei curioso! Ora conta lá só um pouco! :P

Sergey Rjabtzev
Regular
Regular
Mensagens: 124
Registado: quarta-feira, 10 setembro 2008 2:43

Mensagem por Sergey Rjabtzev »

talvez amanha...seu eu escrevesse agora nao ias perceber nada...a serio :lol:
"Alchooooooooooool"

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Sergey Rjabtzev Escreveu:talvez amanha...seu eu escrevesse agora nao ias perceber nada...a serio :lol:
Ok, é na boa! :wink:

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Por acaso também acho que essa coisa do elitismo é mais boato que outra coisa. Quando eu lá estudei, desde o 7.º ao 12.º, existia uma enorme rivalidade entre a D. Maria e a Brotero. A Brotero tinha a fama de ser a escola do "povo" e a D. Maria tinha fama de ser dos "betinhos". A verdade é que eu ía muitas vezes à Brotero, conhecia montes de pessoas lá e garanto que o ambiente era práticamente igual nas duas.
No D. Maria havia de tudo como em todas as escolas, mas a maioria das pessoas até eram dos arredores da cidade, muitas vezes de meios humildes, pois na altura a maioria das escolas dos arredores que hoje existem não existiam. Tinha colegas do concelho todo e até de fora (Penacova, Miranda, Montemor etc.) e não se notava nada desse tão apregoado elitismo.
É verdade que isso já foi há 20 anos... mas já a fama era a mesma de agora.

rasgatton
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 67
Registado: terça-feira, 14 outubro 2008 22:12

Mensagem por rasgatton »

Antes do 25 de Abril sem dúvida que a escola era extremamente elitista , em tudo até metia impressão , contudo após a queda do regime os anos seguintes melhoraram imenso nesse aspecto .
Porém estando eu a frequentar o 12º ano dessa mesma escola , denoto que o tempo de "Salazar" está um pouco a voltar , eu sei do que falo toda a minha familia ja frequentou essa escola e eu agora também estou a frequentar . Mas uma coisa também vos digo meus caros o Colégio Rainha Santa Isabel é o topo do elitismo em Coimbra !
melhor que pizza so sopa de grelos !

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

A escola secundaria D. Maria conrinua a ser a melhor escolha publica, mas este ano caiu da 5ª posição, que obteve no ano passado, para a possição 14ª.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

DaniFR Escreveu:A escola secundaria D. Maria conrinua a ser a melhor escolha publica, mas este ano caiu da 5ª posição, que obteve no ano passado, para a possição 14ª.
O que significa que as melhores 13 escolas nacionais são privadas...!

EDIT
Aquidiz que ficaram em 19º lugar!

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

RuiSantos Escreveu:
DaniFR Escreveu:A escola secundaria D. Maria conrinua a ser a melhor escolha publica, mas este ano caiu da 5ª posição, que obteve no ano passado, para a possição 14ª.
O que significa que as melhores 13 escolas nacionais são privadas...!
Exactamente.
RuiSantos Escreveu: EDIT
Aquidiz que ficaram em 19º lugar!
Tambem ainda não entendi bem, em que lugar ficou. Na sic falaram no 14º, a rtp e diario de coimbra já diz que foi no 18º.
De qualquer das maneiras, continua a ser a melhor escola publica.

dif88
Lendário
Lendário
Mensagens: 1033
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
Localização: Lisboa

Mensagem por dif88 »

Isso tem a ver com o número de provas realizadas, segundo ouvi.

Sergey Rjabtzev
Regular
Regular
Mensagens: 124
Registado: quarta-feira, 10 setembro 2008 2:43

Mensagem por Sergey Rjabtzev »

lol e com o facto de em algumas terem turmas de 6 alunos,pressionarem os que não têm resultados a abadonarem a escola e ainda ajudarem os alunos nos exames como ja aconteceu em certa escola(pelo menos) de cá :lol:
"Alchooooooooooool"

Responder