Site interessante - EuroBillTracker

Para discussões sobre temas relacionados com Internet (sites, chats, etc)
Responder
bocky
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: sábado, 11 dezembro 2004 23:08

Site interessante - EuroBillTracker

Mensagem por bocky »

Boas!

Queria dar-vos a conhecer o EBT:

O EBT (EuroBillTracker) é um site que se dedica a seguir a rotas das notas de euro pela Europa. Os utilizadores (neste momento cerca de 40.000) registam os números de série das notas que lhes vão passando pelas mãos, adicionando-os à base de dados.

Quando se regista uma nota, sabem logo o país onde foi impressa, o país onde ela começou a circular e, se tiverem a sorte de a nota ser uma das 4.700.000 já registadas, sabem também por onde ela passou antes de vos chegar às mãos. ;)

Portugal está em 7º lugar na lista dos países com mais utilizadores, logo atrás da França... Um pequeno esforço e conseguimos passá-los :P

Se estiverem interessados... EuroBillTracker

Fiquem bem, e registem muitas notas! :P

Avatar do Utilizador
Robick
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 57
Registado: sábado, 02 fevereiro 2008 19:35
Localização: Cantanhede/Coimbra
Contacto:

Mensagem por Robick »

Esta é uma actualização da mensagem do Bocky

BOAS A TODOS.

Espero que não levem a mal a divulgação que faço aqui de um dos meus passatempos, sim, por que apesar de envolver notas, não envolve dinheiro.

O EUROBILLTRACKER É APENAS UMA PASSATEMPO.

EXPLICAÇÃO QUE APARECE LOGO NA ENTRADA DO SITE

O EuroBillTracker (EBT) é uma equipa internacional de voluntários sem fins lucrativos dedicada a seguir o rasto das notas de Euro à volta do mundo. Cada utilizador regista no EuroBillTracker o número de série e informação geográfica para cada nota que obtém. Desta informação, o site gera:

Informação de difusão: Cada país com o Euro tem o seu intervalo de números de série e com esta informação pudemos gerar gráficos de difusão que nos indicam como as notas viajam para outros países. Veja a secção Difusão para mais informação.
Informação de 'tracking': Quando uma nota é registada novamente, os utilizadores que já a haviam registado são notificados via email. Estes 'hits' podem ser vistos na secção de estatísticas.
Estatísticas e rankings: Quem regista mais notas, quais são os melhores países? Onde estão as notas neste momento?
As notas e moedas de euro foram postas em circulação a 1 de Janeiro de 2002 e desde então que as seguimos. O site foi inicialmente criado por Philippe Girolami (giro). Anssi Johansson (avij) tem ajudado com a gestão do site desde a segunda metade de 2003. A tradução do site e várias outras tarefas são geridas por um grupo de utilizadores activos do EBT, sem eles não seríamos tão fantásticos como somos agora Obrigado!

O EuroBillTracker não está afiliado de nenhuma maneira com a União Europeia, Banco Central Europeu, bancos centrais nacionais nem nenhuma outra instituição financeira. O uso do EBT é completamente grátis. Consulte as nossas Perguntas Frequentes ou as secções de Estatísticas e Difusões para mais informação.

Um dos Endereços do Site do Ebt é: www.eurobilltracker.com ou www.eurobilltracker.eu

A minha página pessoal: http://pt.eurobilltracker.eu/profile/?user=81403

Eu e o Castanhola por vezes sentimo-nos muito sozinhos em Coimbra.
Robick

Encontra as minhas notas de € no Eurobilltracker Trata-se um passatempo

Avatar do Utilizador
Robick
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 57
Registado: sábado, 02 fevereiro 2008 19:35
Localização: Cantanhede/Coimbra
Contacto:

Utilizadores de Coimbra

Mensagem por Robick »

Páginas de Utilizadores de Coimbra ou que inserem notas em Coimbra

Aviso, não há ganho nenhum destes utilizadores, nas vossas visitas às suas páginas. Como poderão ver, só eu e o Castanhola é que nos damos ao trabalho de ter páginas com muita informação. Outros dispensam no seu tempo nos assuntos do passatempo.

1º - O primeiro de Coimbra e grande animador do site: :) Castanhola

2º - Não é de Coimbra, mas estudou e trabalha por cá, insere imensas notas na cidade: Diogo Canilho, também é um grande animador do site. :)

3º - Também não é de Coimbra, mas também estudou e estagia por cá e foi o meu primeiro angariado. :) Um dia destes, até me ultrapassa: :)
Xano e Carla

4º - E U :)

5º - Uma utilizadora que se licenciou recentemente e que vai inserindo notas por cá: Vsilva

6º Pequenos utilizadores em que tive pena que tivessem parado:
Saore
Ciganao
Bizunga 1980
Sergioppg, com quem já tive um hit e é também frequentador do Fórum Coimbra.

Deu um bocado de trabalho, mas também descobri o perfil do Duffy, 5 notitas. :wink:
Última edição por Robick em sábado, 27 setembro 2008 12:14, editado 1 vez no total.
Robick

Encontra as minhas notas de € no Eurobilltracker Trata-se um passatempo

Avatar do Utilizador
Robick
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 57
Registado: sábado, 02 fevereiro 2008 19:35
Localização: Cantanhede/Coimbra
Contacto:

Hits que envolvem Coimbra

Mensagem por Robick »

Robick

Encontra as minhas notas de € no Eurobilltracker Trata-se um passatempo

Avatar do Utilizador
Robick
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 57
Registado: sábado, 02 fevereiro 2008 19:35
Localização: Cantanhede/Coimbra
Contacto:

Press Release de 25/09/2009

Mensagem por Robick »

Press Release que o voluntários de Portugal do EBT, distribuiram hoje pela comunicação social, vamos ver o que dá: :roll:

NO ENCALÇO DE 50 MILHÕES DE NOTAS
Paris, França – 22 de Setembro de 2008
No site eurobilltracker.eu, 130.000 utilizadores da comunidade EBT registaram 50 milhões de notas e mil milhões de euros
Já se questionou sobre a origem da nota que recebeu como troco de um café? O EuroBillTracker (EBT) pode responder a essa pergunta!
O site do EBT, eurobilltracker.eu, está online desde 1 de Janeiro de 2002, o que coincidiu com a introdução do euro. E a ideia deste site é muito simples: ver como as notas viajam à volta do mundo e dar aos utilizadores a possibilidade de descobrirem onde as suas notas já estiveram e para onde vão.
Os utilizadores registam no site o número de série que torna cada nota de euro única. Assim, sempre que o número corresponda a uma nota previamente registada por um outro utilizador, o site informa ambos os utilizadores, revelando o trajecto efectuado pela nota.
No dia 14 de Agosto, um utilizador belga, que utiliza o pseudónimo «KBC Eernegem», registou uma nota de 50 euros, que permitiu ultrapassar a barreira colectiva dos 1.000 milhões de euros registados no site.
A 18 de Setembro foi atingida outra marca memorável: 50 milhões de notas registadas no site. O cinquentésimo milionésimo registo foi uma nota de 5 € impressa na Alemanha e registada em Leeuwarden, nos Países Baixos, pelo utilizador que utiliza o pseudónimo «de*lerger».
No que diz respeito a Portugal, o EBT tem cerca de 8.500 utilizadores, o que se traduz em cerca 3 milhões de notas registadas em todo o território nacional. De referir ainda que o utilizador que mais notas registou no nosso país é da cidade da Amadora e conta já com cerca de 250.000 notas!
O EUROBILLTRACKER E AS NOTAS FALSAS
O EBT dispõe de uma base de dados que valida as notas de euro inseridas. Tipicamente, as notas de euro falsas dispõem de números falsos e incorrectos que são fácil e rapidamente detectados pelo sistema existente no site.
Os utilizadores do eurobilltracker.eu, com o decorrer do tempo e a experiência, ficam mais conscientes das medidas de segurança das notas de euro.
Mas as vantagens para quem usa o EBT não se ficam por aqui. De cada vez que um utilizador regista uma nota, é assinalado no seu mapa pessoal um ponto com as coordenadas geográficas da localidade onde a nota foi registada. Assim, cada utilizador cria um mapa das suas viagens, que pode tornar público se quiser.
No fórum do site, muito participado, o passatempo é prolongado, graças a uma série de jogos relacionados, por exemplo, com o número de países, distritos, concelhos ou localidades onde cada utilizador registou notas ou encontrou notas já registadas.
Com tantas notas registadas, a probabilidade de se ter um hit, isto é, de encontrar uma nota já registada, é actualmente de um para cada 250 notas, aproximadamente.
ACERCA DO EUROBILLTRACKER.EU
O EBT é um exemplo de estreita cooperação europeia. Hoje em dia o site é gerido por uma associação sem fins lucrativos. E mais de 80 voluntários, oriundos de vários países europeus, contribuem para que este site sem fins lucrativos funcione.
Uma das funções que estes membros têm é a de assegurar a tradução simultânea do site em 17 idiomas presentes na Europa.
O site eurobilltracker.eu e a comunidade EBT não têm nenhuma vocação comercial ou política.
O registo é gratuito e aberto a qualquer pessoa. Quem sabe se ao registar essa mesma nota não verá que a mesma já viajou por vários países ao longo dos anos!
MAIS INFORMAÇÕES:
Informações em português sobre o projecto EuroBillTracker, incluindo uma visita guiada (tutorial), estão disponíveis em http://pt.eurobilltracker.eu/about/.
A difusão das notas de euro está disponível em http://pt.eurobilltracker.eu/diffusion/.
O EuroBillTracker foi criado em Janeiro de 2002 por um informático francês, tendo como ideia de base o site americano de bill tracking (seguimento de notas) wheresgeorge.com, que segue as notas de dólar.
Robick

Encontra as minhas notas de € no Eurobilltracker Trata-se um passatempo

Responder