Dúvida Na Praxe!!!

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
D@MP
Experiente
Experiente
Mensagens: 265
Registado: domingo, 07 outubro 2007 22:55
Localização: Condeixa/Condeixa

Dúvida Na Praxe!!!

Mensagem por D@MP »

Boas pessoal!!!

Disseram-me que os caloiros, com o novo código da praxe, podem ser praxados no tempo que vai desde o cortejo da queima até à benção das pastas!!! (praxados depois da queima???)

Gostava de saber mais pormenores sobre o assunto e se isto é mesmo verdade!!!

É que eu já li o código e não me lembro de ler tal coisa!!!

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Duvido que isso seja verdade.
1º Como leste o código, não está lá.
2º Não faz sentido, pois a bênção das pastas e dia 25 de Maio. Sendo nesse dia os caloiros nem poderiam usar traje até lá para continuarem a serem praxados.
Isto sou eu a pensar... para mim não faz sentido...
Até porque a queima é a ocasião em que não existem mais caloiros.
Love hurts

Avatar do Utilizador
D@MP
Experiente
Experiente
Mensagens: 265
Registado: domingo, 07 outubro 2007 22:55
Localização: Condeixa/Condeixa

Mensagem por D@MP »

{mineirinha} Escreveu:Duvido que isso seja verdade.
1º Como leste o código, não está lá.
2º Não faz sentido, pois a bênção das pastas e dia 25 de Maio. Sendo nesse dia os caloiros nem poderiam usar traje até lá para continuarem a serem praxados.
Isto sou eu a pensar... para mim não faz sentido...
Até porque a queima é a ocasião em que não existem mais caloiros.

Eu acho que já me esclareci!!! Repara neste artigo: "O quarto período da PRAXE medeia entre o dia do cortejo da Queima das Fitas e o dia da bênção das pastas."

Mas pensando bem, acho que neste artigo o conceito de Praxe é o acto de trajar!!!

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

{mineirinha} Escreveu:Duvido que isso seja verdade.
1º Como leste o código, não está lá.
2º Não faz sentido, pois a bênção das pastas e dia 25 de Maio. Sendo nesse dia os caloiros nem poderiam usar traje até lá para continuarem a serem praxados.
Isto sou eu a pensar... para mim não faz sentido...
Até porque a queima é a ocasião em que não existem mais caloiros.
Caloiro pode trajar :) Por exemplo, no dia da serenata o caloiro traja e passa a pastrano no dia do cortejo, logo era possivel. No entanto, como o periodo de praxe acaba com o dia do cortejo, é impossivel o caloiro permanecer caloiro até à bençao das fitas.

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Sim,foi o q quis dizer
Love hurts

sou
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 77
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

D@MP Escreveu: Eu acho que já me esclareci!!! Repara neste artigo: "O quarto período da PRAXE medeia entre o dia do cortejo da Queima das Fitas e o dia da bênção das pastas."

Mas pensando bem, acho que neste artigo o conceito de Praxe é o acto de trajar!!!
acho que estes artigos são mais esclarecedores:

Artigo 1º
PRAXE ACADÉMICA é o conjunto de usos e costumes tradicionalmente existentes entre os estudantes da Universidade de
Coimbra e os que forem decretados pelo Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra. portanto o conceito de praxe é SEMPRE muito mais que o acto de trajar ou gozar um caloiro.

Artigo 80º
a) Só os caloiros nacionais, os caloiros estrangeiros e os novatos podem ser mobilizados e gozados e só os doutores
os podem mobilizar e gozar. todos os caloiros passam a caloiros Pastranos no dia do cortejo logo não poderão mais ser mobilizados ou gozados.

de resto o traje não é qualquer protecção ao gozo do caloiro! o que interessa é o grau hierarquico e não a vestimenta, um caloiro trajado pode ser mobilizado da mesma forma que um caloiro não trajado já que um caloiro pode trajar a partir do dia em que se matricula na Universidade de Coimbra.


tinha era a ideia de que durante a queima estava interrompido o gozo dos caloiros interrupção que até começava não sei quanto tempo antes do primeiro dia de queima mas já corri o codigo de fio a pavio e não encontrei nada... devia estar enganada...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Um pastrano pode ser praxado por uma pessoa mais graduada, como por exemplos os veteranos...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
D@MP
Experiente
Experiente
Mensagens: 265
Registado: domingo, 07 outubro 2007 22:55
Localização: Condeixa/Condeixa

Mensagem por D@MP »

Deve ter a ver é com o uso ou não da pasta de praxe!

sou
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 77
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

se não pode ser mobilizado como pode ser gozado?

Avatar do Utilizador
catarina_sofia
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 65
Registado: quinta-feira, 20 março 2008 18:37
Localização: algures por coimbra

Mensagem por catarina_sofia »

alguem me sabe dizer a partir de quando os caloiros estrangeiros podem trajar "segundo a tradição oral" (s e k m faço entender... :? ) sei que podem trajar porque qualquer caloiro pode trajar segundo o codigo da praxe... mas no k s diz boca a boca como é?! alguem sabe?!?!

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

penso que podem na mesma altura que os caloiros "nacionais"
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

catarina_sofia Escreveu:alguem me sabe dizer a partir de quando os caloiros estrangeiros podem trajar "segundo a tradição oral" (s e k m faço entender... :? ) sei que podem trajar porque qualquer caloiro pode trajar segundo o codigo da praxe... mas no k s diz boca a boca como é?! alguem sabe?!?!

o estrangeiro pode trajar* a partir da serenata da latada ... pelo menos é a minha ideia.


*queria dizer traçar a capa. todo o aluno da uc pode vestir capa e batina.
Última edição por dawn_to_dusk_ em terça-feira, 06 maio 2008 17:57, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

A partir do dia da matricula, acho que podem usar Capa e Batina. Aliás, os bichos do secundário também a podem vestir.
Ricardo Nuno

SusanaP
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 80
Registado: quarta-feira, 03 setembro 2008 15:32
Localização: Porto

Mensagem por SusanaP »

Se formos revisitar a história, deparámo-nos com a utilização de uniforme, de utilização obrigatória, pelos alunos dos antigos Liceus de Coimbra e pelos estudantes da Universidade de Coimbra.

O que inicialmente era uma obrigatoriedade (o uso da capa e batina em Coimbra), a partir de um dado momento da história deixou de o ser, por acontecimentos políticos inerentes à época.

Contudo, os estudantes optaram por manter o seu uso.....

Depois disto já sabem, outras academias acharam fixe, porreiro e adoptaram a Capa e Batina nos seus meios......

Portanto, os caloiros usavam Capa e Batina. Haviam depois um conjunto de regras que norteavam o seu uso (penso que a diferença está na pasta...)...

Hoje deve ser seguido o código de praxe, que foi sofrendo algumas evoluções.

Mas uma coisa é certa...Caloiros podem usar capa e batina, pois isso faz parte da história de Coimbra, no qual assenta tudo o que emergiu posteriormente e se expandiu para outros territórios.

No meu código de praxe, que é anterior ao actual, qualquer acto praxístico era suspenso durante as comemorações da Queima das fitas....
Saudades

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

entao deve ser muito antigo, Queima das Fitas é praxe e é o seu expoente máximo!

Responder