Apresentação do projecto "Viver Coimbra"

Fórum da Revista "Viver Coimbra"
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Apresentação do projecto "Viver Coimbra"

Mensagem por Pedro »

Por altura do terceiro aniversário do fórum, eu e o Yagami começámos a discutir a hipótese de retomar o projecto da e-zine do fórum. Após analisarmos o que falhou anteriormente e como poderíamos resolver esses problemas, decidimos avançar a meio de Dezembro.

O primeiro passo foi estabelecer uma meta mais ambiciosa: pretendíamos criar uma revista com 40 páginas (o dobro da ideia original). Aproveitámos também para remodelar os métodos de trabalho, aproximando-os mais de como uma revista "real" funciona. Finalmente, para demarcar este projecto da iteração anterior, demos-lhe um novo nome: Viver Coimbra.

Optámos por "Viver Coimbra" por dois motivos. Em primeiro lugar, está relacionado com a secção mais popular do fórum e aquela que, inicialmente, me levou a criá-lo: "Viver em Coimbra". Em segundo, optou-se por criar uma contracção deste nome, retirando o "em", que resultou naquilo que nós pensamos ser o espírito do fórum: mais do que apenas morar em Coimbra, "Viver Coimbra".

O objectivo da revista não é competir com os restantes meios de comunicação ou até mesmo com o fórum em termos de noticiar o que se passa na cidade: as notícias rapidamente ficariam desactualizadas. O que pretendemos é algo mais próximo da ideia original do fórum: divulgar, informar, motivar uma discussão saudável e indicar opiniões sobre os variados assuntos. Não se pretende uma revista normal, mas sim uma revista mais ligada às pessoas (afinal, não somos jornalistas, pelo que não faria sentido tentarmos imitar as revistas normais).

Decidimos realizar este primeiro número com uma equipa reduzida, para testar os vários procedimentos. Para este efeito, convidámos alguns elementos do fórum para colaborações (aos quais agradecemos pela disponibilidade demonstrada), mas mantivemos o projecto "secreto" para a grande maioria dos utilizadores - o que também foi útil para não levantar falsas "esperanças" no caso de falhar novamente. Pretendíamos demonstrar que era possível realizar um projecto destes, testar os novos métodos e observar onde iríamos ter maiores dificuldades. Espero que entendam esta decisão e que isso não vos impeça de participar a partir de agora!

Esta primeira edição foi realizada em aproximadamente mês e meio, com uma equipa muito pequena. Por este motivo, com a ajuda dos utilizadores do fórum, pensamos ser possível criar uma publicação mensal. Quem estiver interessado em ajudar, agradeço que dê um salto ao tópico de Colaboradores.

Para terminar, gostaria de acrescentar que esta revista é gratuita e que autorizamos (e encorajamos) a sua distribuição por parte dos seus leitores. Podem disponibilizá-la on-line, enviá-la por e-mail, colocá-la em torrents, passá-la por CD-ROM ou pen drive, imprimi-la as vezes que quiserem para passar aos amigos... este espírito de partilha de informação foi o que me levou a criar o fórum e gostaria de o passar também para a revista.

Avatar do Utilizador
kirsh
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: quinta-feira, 09 agosto 2007 0:29

Mensagem por kirsh »

Como já enviei em mail, não preciso de me alongar.

Dou-te já os meus sinceros parabéns pela óptima iniciativa.
E desejo sinceramente que este projecto continue por vários numeros, que esse teu empenho não encontre os obstaculos dos costume, e que sobretudo saibas ultrapassá-los.

Como te disse em outro lado:
"Coimbra precisa de pessoas como tu".
Obrigado por nos teres convidado e elegido para fazer parte do numero 1.
Para nós foi uma honra.
Obrigado.
Nuno Simoes - KIRSH

Responder