Inquerito

Para conversar sobre cinema, televisão e música.
Responder

A televisao portuguesa

Votação encerrada em quarta-feira, 12 dezembro 2007 8:53

Gosto
4
18%
Nao gosto
9
41%
Acho horrivel
7
32%
Adoro
2
9%
 
Total de votos: 22

Los Rabanetes
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: terça-feira, 23 outubro 2007 9:46

Inquerito

Mensagem por Los Rabanetes »

Ola :D Gostariamos de saber a vossa opiniao sobre a televisao portuguesa, e se veem muita televisao, e se sim quais sao os vossos programas favoritos. obrigado pela tua colaboração=)

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Epá a tv está cada vez pior. Gosto cada vez menos.
"Conta-me como foi", o documentário "A Guerra", algumas reportagens como a de ontem sobre as crianças do Lago Volta no Gana, um ou outro programa.
Depois há demasiada publicidade, filtragem de informação, o Prós e Contras é mais "Prós e Prós", os programas culturais são sempre a mesma coisa, é programas com pessoal pago para bater palmas às avós e aos humoristas baratos, além de chorar. E o que é engraçado é que quando há publicidade ou filme é ao mesmo tempo. Já para não falar dos que dão dinheiro como aquela histérica das madrugadas da tvi, a Júlia Pinheiro ou a das manhãs. :lol:
E as novelas que são vira o disco e toca o mesmo...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Durante estas últimas semanas tive a oportunidade de ver televisão todos os dias, todo o dia, o que me permitiu desvendar o que era a televisão em Portugal durante o dia. Devo dizer que o panorama é absolutamente decadente!

À excepção da RTP2, não há nada que se aproveite! Nem RTP1, nem SIC, nem TVI oferecem uma programação da qual se possa dizer "Sim senhor!". Os programas da treta (em especial na SIC e na TVI) são a palavra de ordem e não consigo perceber como é que pode haver gente capaz de assistir uma tarde inteira àquela estupidez!

Assim, e porque é capaz de ser complicado para as pessoas que trabalham durante o dia, vou fazer um destaque aos seguintes canais/programas que vale a pena ver até às 20h:
RTP1
Bom dia, Portugal (das 6h30 às 10h) - Apenas tenho a apontar um aspecto negativo, que é repetirem as mesmas notícias durante umas 3 horas;
Jornal da Tarde (às 13h);
Portugal em Directo (às 18h);

RTP2
Zig Zag (das 7h às 13h10) - A única alternativa que existe para os mais novos aos programas da treta dos outros canais;
Hora Discovery (às 13h10) - Com alguns documentários bastante interessantes;
Sociedade Civil (às 14h) - Programa de debates, alguns sobre temas interessantes;
National Geographic (às 16h) - Com alguns documentários bastante interessantes. A apontar, apenas o facto deste ser uma repetição do programa do dia anterior (que geralmente passa às 21h), mas que até pode dar jeito no caso de se ter perdido o programa.

SIC
Deserto televisivo... Nada que seja digno de ver!

TVI
Morangos com Açúcar (às 18h20) - Série juvenil que, apesar de ser muito criticada por grande parte das pessoas, eu até gosto de ver!
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Tenho uma cadeira na faculdade que se chama Arte e Televisão.
Meu professor falou ao inicio que pode parecer algo paradoxal, associar arte à televisão ou mesmo encontrar arte na televisão,mas há um mês que tenho aulas, sem duvida que a visão se abre um pouco.
Todas as terças feiras temos uma aula de observatorio, ou seja, dizemos os programas que vimos e analisamos.
É interessante como o tabu de má televisão aos poucos tem desaparecido.
No meu caso, nem ligo a TVI por exemplo. Não vejo novelas,filmes,programas,telejornal, nada. E vejo muito raramente futebol e ainda esses, prefiro ver o resultado depois.
No caso da SIC,vejo durante a semana o telejornal e a novela da noite e mais nada também.
No canal 2, passam bons documentários e também não é hábito ver RTP. Vejo RTP para filmes, por causa dos intervalos. São bem menores que os intervalos dos outros canais.
Como usufruo da tvcabo, costumo ver o canal People&arts,Odisseia,história,sic mulher, etc.

O que eu acho em geral é que as pessoas queixam-se muito,mas todas acabam por ver a tal dita porcaria que acontece na TV.
Quem faz a programação televisiva, sabe muito bem o que é que o publico generalista gosta de ver.
"Fofocas", escandalos, etc.
Cabe a quem não gosta disso, desligar a TV quando não está a dar algo que interesse ou mudar de canal.
Não acho que a televisão portuguesa esteja assim tão mal, o que acho é que a qualidade de quem vê a televisão, é menor.
Nota-se isso na forma como são as noticias, as novelas, os filmes e até alguns documentários. Todos adaptados ao nivel de instrução existente.
Cada vez mais os jovens deixam de estudar, existem muitos idosos, o desemprego é bastante ainda e isso faz com que as pessoas procurem na televisão uma companhia e aquilo que lá passa tem que estar acessivel à condição dos mesmos.
Pelo menos esse é o meu ponto de vista, pois sabemos bem que o sensacionalismo, vende.
Agora espero é que não caiam em cima de mim a dizer que não tenho razão,pois expressei opinião e merece ser respeitada.
Love hurts

Avatar do Utilizador
lily!
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 80
Registado: quarta-feira, 04 maio 2005 16:21

Mensagem por lily! »

{mineirinha} Escreveu:
Agora espero é que não caiam em cima de mim a dizer que não tenho razão,pois expressei opinião e merece ser respeitada.

Eu cá acho que tens toda a razão do mundo!

A televisão é 1 bem de consumo como outro qualquer, logo quem o produz tem interesse em que ele se venda bem! Tanto quanto sei a Televisão vende-se muitissimo bem no nosso país portanto é porque tudo deve estar bem...

Sempre ouvi dizer que "em equipa que ganha, não se mexe"!!
Bibaaaaaaaaaaa a liiiilyyyyyy!

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Ou é porque as pessoas consomem tudo e não se queixam, como foi habituado o país desde sempre. O sentido crítico é reduzido.
Ainda bem que tenho tv por cabo.
A RTP filtra a informação, a SIC estupidifica e a TVI é líder nesse caminho.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Eu acho que a televisão aparentemente é horrivel e medíocre, mas na realidade pode melhorar um pouco se soubermos filtrar o que nos querem impôr a todo o custo! Porque a estratégia dos directores de programas parece ser publicitar e fazer grande algazarra a volta das coisas de menos qualidade.

Também acho que é um pau de dois bicos: por um lado a televisão responde aos gostos do público (em termos gerais) mas por outro lado a televisão também tem um papel educativo e formativo muito forte e acaba por influenciar o que as pessoas são e gostam.

Tenho visto canais estrangeiros por satelite, sobretudo da Alemanha (porque ando a tirar um curso de alemão) e o que equivale à nossa RTP1 e 2... (ARD e ZDF, NDR, WDR, BR, etc) é um nível cultural completamente diferente, o que traduz e influencia a sociedade.
são programas em que se aprende sempre algo novo. Cá fazem-se programas pseudo-intelectuais: normalmente são debates entre politicos e jornalistas, duas classes onde reina a ignorancia e incompetência e não há o minimo rigor técnico nos assuntos que se fala, é xô doutor praqui e pracolá e cada um manda o seu bitaite..
Depois também temos os programas em que assistimos a circo, em que tentam convencer-nos das suas habilidades artisticas...

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Gosto de ver:
Gato fedorento, programas de comédia em geral e que valorizem sobretudo a critica social;
Conta-me como foi, tambem gosto
Telejornais e programas de informaçao, mas acho que cada vez mais noticias parecem estar desordenadas, podiam apresentar as noticias por temas, começando pela noticias de ultima hora, sociedade, politica, mundo e desporto (nao só futebol);
Talk-Shows tipo Voce na Tv e Tardes da Julia, acho que sao programas interassantes, apesarem de terem muita fofoquice, fazem muita conpanhia a certas pessoas que estao sós;
Docomentários, programas sobre tecnologia e do genero.


A RTP1 por ser um canal estatal deveria ser completamente diferente dos outros, deveria ter muito mais cultura e programas de informaçao de jeito. Nao tem jeito de ser o bom dia portugal ter 3h e repetir as noticias 3 vezes.
A dois até tem uns docomenários bons e a hora discovery tambem é fixolas.
Já estou a ficar fartos dos Reality-Shows da TVI, que tal como as novelas aquilo é vira ao disco e toca ao mesmo, sao cada vez piores.
Intervalos de 15mint nao é admicivel. Gostos é daqueles intervalas de 2 minutos.
As vezes parece que os canais têm a programaçao conbinada uns com os outros, pois reparo muitas vezes em intervalos ao mesmo tempo e quando por exemplo a SIC está a dar um gala a TVI arranja um episodio especial de uma novela.
Deveriam haver mais programas do tipo Nos por Cá, aparece lá com cada coisa.

Conclusao: ainda á muita coisa para fazer!

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

DaniFR Escreveu:Intervalos de 15mint nao é admicivel. Gostos é daqueles intervalas de 2 minutos.
15 minutos??
Ver um filme à noite, começa à meia noite, uma, se fosse o filme seguido ou com 10 minutos tudo bem, mas acho que as vezes fazem >=3 intervalos de 20 minutos.. (é 1h a mais) o que é q se faz as 2h da manhã num intervalo tão grande?! Muitas vezes meto o temporizador na TV, se não adormecer vejo o filme, se adormecer a TV desliga-se...

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Pois...
E em vez de colocarem a menagem: "Intervalo", ponham o seguinte: "Voltamos dentro de 20 minutos" e colocavam o temporizador no canto superior do ecrã. :wink:
É que estamos a ver um filme ou um programa que até nos está a interessar e lá vem a porcaria do intervalo sempre com as mesmas publicidades que se repetem dezenas de vezes por dia, e depois nunca sabemos quanto tempo vai durar o dito intervalo.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

se fizessem isso as pessoas simplesmente mudavam de canal.. e isso não interessa ao canal de televisão.

as emissoras agora até fazem os intervalos ao mesmo tempo que é para a pessoa não mudar de canal e entusiasmar-se com outro programa da concorrencia..

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Quando estive na Alemanha os canais eram interessantes.
A das Erstes, ZDF, a SDR (Süddeutschlands Rundfunk)...
Telejornais como o da RTP2, de meia hora ou menos com as últimas notícias, notícias mais importantes, uma entrevista com alguém, meteorologia e pronto. Depois vinha um programa cultural, com um documentário, na tv regional davam programas culturais (via um com as terriolas do estado com pessoas de lá a apresentar, fartava-me) e eram interessantes.

Intervalos de 20 minutos são insuportáveis. Ontem no GF deu um de meio minuto. Isso é um intervalo!
Hoje à espera para ver e gravar o documentário "A Guerra" que louvo pelo seu valor histórico tive aguentar uns minutos de intervalo.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder