Ciganos em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Al Capone
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Ciganos em Coimbra

Mensagem por Al Capone »

Não quero q este tópico pareça xenófobo ou racista, mas quero com voces manifestar a minha indignacao com aquilo q se passa na zona do vale das flores onde moro.
os ciganos q abarracavam ali ao em frente ao ISEC, ao lado do teatro foram convidados a sair pela camara e pela junta de freguesia para la poderem montar o bailarico, mas n foram capazes d os mandar pa outro sitio longe! entretanto eles resolveram espalhar-se aqui pelas redondezas e parece que chamaram reforcos! nestas noites dormem no sitio onde fazem o NortonShopping, so ontem tavam la mais de 15 carrinhas! posso vos dizer tb que os comerciantes da zona tb n andam mt contentes, pq as suas casas de banho servem para td o q os ciganos precisam!ja pa n falar q estao constantemente a pedir dentro dos cafes e a imcomodarem as pessoas! sao principalmente miudos a cravar cigarros e mulheres com putos tb a cravar, mas estes sao daqueles romenos!
posso tb vos dizer q têm aumentado significativamente os assaltos aqui na zona, tanto a carros cm ate em casas! ja ninguem anda mt descansado qnd sai d cs, mt menos a noite!
Agora queria fazer apenas algumas perguntas e saber da vossa opiniao:
O parque nomada que foi feito com os dinheiros dos contribuintes não era pa albergar ciganos?Ou foi apenas pa compensar os ciganos da esção velha?!
E pq é q a camara n faz nd em relacao a isto?nem a junta?
E os policias o q andam a fazer tendo em conta q a maioria destes ciganos não sao portugueses e por isso devem estar ilegais?tem medo deles é?
Esclarecam-me se mendigar não é crime? e tb se o uso das criancas para esse efeito n da direito a estas lhes serem retiradas?

Espero pela vossa opiniao

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Bem, a criminalidade aumenta mas não têm a certeza se os criminosos são ciganos ou não, além de que muitos não ciganos fazem muita porcaria nesta cidade.
E o Parque Nómada foi feito para acolher as famílias ciganas e depois integrá-las na cidade sem ser em bairros sociais que, na minha opinião e de outros, poderão ainda ajudar a discriminar mais as pessoas que lá vivem...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

Não simpatizo com os ciganos, é mais forte do que eu. Se calhar é devido a algumas esporáricas situações de conflitualidade física que tive com alguns elementos dessa etnia, admito. Se me parece incorrecto julgar a floresta pela árvore (leia-se "julgar uma étnia inteira pelo comportamento de alguns indivíduos"), não direi o mesmo do acto de arrancar algumas ervas daninhas do meio da sociedade. Não importa a cor, etnia ou nacionalidade. As regras existem para ser cumpridas e quem não as cumprir deve sofrer represálias da sociedade, sejam elas com recurso à via judicial ou recorrendo ao treino do swing do taco nessas cabecinhas ocas.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Epá tenham calma. Represálias da sociedade? Parte das duas conhecerem-se uma à outra. Pod eparecer utopia, mas todos falam dos ciganos como se de uma peste fossem mas ninguém os conhece. Eu falo por mim que já os estudei, mas que foi ainda muito superficialmente. ELes têm hábitos diferentes, cultura diferente, costumes diferentes. Parte deles adaptarem-se à sociedade, mas não abandonarem hábitos. E há bons ciganos e maus ciganos como em todo o lado. Todos fazem crimes, as pessoas é que generalizem. Aconselho uma visita à Associação Cigana do Bairro do Ingote.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

Lino Escreveu:Epá tenham calma. Represálias da sociedade? Parte das duas conhecerem-se uma à outra. Pod eparecer utopia, mas todos falam dos ciganos como se de uma peste fossem mas ninguém os conhece. Eu falo por mim que já os estudei, mas que foi ainda muito superficialmente. ELes têm hábitos diferentes, cultura diferente, costumes diferentes. Parte deles adaptarem-se à sociedade, mas não abandonarem hábitos. E há bons ciganos e maus ciganos como em todo o lado. Todos fazem crimes, as pessoas é que generalizem. Aconselho uma visita à Associação Cigana do Bairro do Ingote.
Não leste bem o que escrevi.
CoolSpot Escreveu:Se me parece incorrecto julgar a floresta pela árvore (leia-se "julgar uma étnia inteira pelo comportamento de alguns indivíduos"), não direi o mesmo do acto de arrancar algumas ervas daninhas do meio da sociedade. Não importa a cor, etnia ou nacionalidade.
Quem não se sabe comportar, seja quem for, merece castigo. Por algum motivo se ensina isso às criancinhas.
É óbvio que não se pode generalizar, tal como já tinha dito.
Não é correcto uma familia cigana (ou outra qualquer família) se apropriar de um terreno alheio, ainda que temporariamente.
Num estado de direito, 2/3 da Lei é a propriedade. Nem eu, nem tu, nem ninguém tem o direito de se servir do que é dos outros sem a sua autorização.

Conheço alguns ciganos respeitadores da sua tradição e perfeitamente inseridos na sociedade. "Ervas daninhas" existem em todas as franjas da sociedade e há que lidar com elas.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

O que se passa no Bairro do Ingote é um possivel exemplo de integração social, mesmo num bairro social. Foi há uns anos criada uma associação que agora é gerida inteiramente por ciganos e julgo que o ambiente por lá (Bairro do ingote) tem ficado melhor (não quer dizer que esteja bom).

Só para demonstrar que é possível integrar... se eles não querem ser integrados e preferirem vadiar é escoltá-los até ao limite da cidade, ou jogam com as regras da nossa sociedade ou então não há lugar para eles cá.


No entanto já dizia a minha mãe, que o governo ia dar uma verba ao INATEL para os ciganos e outras pessoas desfavorecidas fazerem turismo... ora e os que trabalham o ano inteiro, suam as estopinhas no trabalho e têm que ficar em casa ou irem para a terrinha passar férias pois o dinheiro não dá para tudo? Pois, esses é que são burros...



De qualquer das formas há sempre uma boa maneira de actuar quando a policia é informada e não actua: milicia popular... disciplinada, nada de violência gratuita... se atacados, atacam.
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Os ciganos funcionam com espírito de comunidade, protegem o seu clã dos outros e de ameaças exteriores. Milícias populares só iriam arranjar populares, dado o pouco civismo das pessoas, por vezes. Tem é que haver educação (informar quem vem para a comunidade dos seus direitos e deveres) e melhor vigilância de toda a cidade.
E essa Associação é a Associação Social Recreativa e Cultural Cigana de Coimbra. E eles denominam-se de Romani, tendo a língua o mesmo nome. Terão surgido na Pérsia ou na Índia e vieram para a Europa há mais de mil anos atrás, tendo entrado pela Hungria e Roménia, espalhando-se depois pela Europa.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Chetas
Regular
Regular
Mensagens: 141
Registado: segunda-feira, 24 abril 2006 3:38
Localização: Antes, POR

Mensagem por Chetas »

O Ricardo Quaresma estava lá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Chetas Escreveu:O Ricardo Quaresma estava lá?
O Ricardo Quaresma é cigano bem como aquela cantora algarvia de fados e outras personalidades conhecidas. Olhem só os Gipsy Kings!
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Chetas
Regular
Regular
Mensagens: 141
Registado: segunda-feira, 24 abril 2006 3:38
Localização: Antes, POR

Mensagem por Chetas »

Lino Escreveu:
Chetas Escreveu:O Ricardo Quaresma estava lá?
O Ricardo Quaresma é cigano bem como aquela cantora algarvia de fados e outras personalidades conhecidas. Olhem só os Gipsy Kings!
Obrigado, Prof. José Hermano Saraiva. :wink:
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

A pedido do Al Capone, foram removidos os posts que infringiam as regras e desbloqueado o tópico, de modo a ser possível retomar a discussão original. Relembro, no entanto, o que tinha dito anteriormente: lembrem-se que o fórum é composto por utilizadores de vários grupos religiosos, étnicos, etc, e generalizações como as que estavam a ser feitas podem ser consideradas insultuosas e criar mau ambiente. Mantenham a discussão dentro das regras do fórum. Mensagens que infrinjam as regras e possam desestabilizar novamente a discussão serão apagadas ou moderadas.

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

Fico feliz pela reabertura do tópico. Jáme estava a parecer ver o lápis azul da Censura por aí mas afinal era só o tom da cor do Forum :D

Boa opção Pedro. E concordo contigo: não confundam a árvore com a floresta: só revela falta de inteligência.

A ideia das milícias populares é um pau de dois bicos.
Se por um lado estivermos à espera da polícia para nos resolver os problemas estamos bem arranjados. Para mim são uns herois porque são muito mal apoiados pelo Estado: é indecente terem que pagar a própria farda, muitas vezes andarem com o próprio carro e se baterem com o carro de serviço têm de pagar o arranjo do próprio bolso. Não era eu que me lançava em perseguição de nenhum suspeito... Para não falar de se verem obrigados a sacar do revólver. Vejam o que aconteceu com o agente "Eléctrico" à uns anos atrás numa final da Taça em Coimbra. Por esse motivo é que a população civil tem de ser mais activa na sua auto-defesa.
Por outro lado concordo com o Lino. Não é fácil controlar aquilo que os americanos chamam de "Neighborhood Watch". Muito facilmente se poderá tornar num instrumento de justiça popular.

Quero dizer ainda que o projecto da Associação Cigana do Bairro do Ingote é uma boa iniciativa. Não sei se já existe mas seria boa ideia promoverem cursos de Romani para não-ciganos ou workshops de história cigana de modo a trazer a sociedade em geral para o seio da cultura cigana.
Não menos importante: fazer daqueles jovens e crianças cidadãos portugueses. Não basta serem Portugueses no papel: há que aprender a ser Português, não é algo que nasce connosco é um sentimento que se adquire. Bolas, se até o Scolari canta o Hino Nacional...
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

CoolSpot Escreveu:Fico feliz pela reabertura do tópico. Jáme estava a parecer ver o lápis azul da Censura por aí mas afinal era só o tom da cor do Forum :D

Boa opção Pedro. E concordo contigo: não confundam a árvore com a floresta: só revela falta de inteligência.
Foram removidos - e continuarão a ser, caso surjam novamente - apenas os posts que infringiam as regras (ou seja, aqueles que eram insultuosos para todo um grupo étnico, quebrando assim as regras do fórum). Caso volte a ser desestabilizado e a caír no que estava antes (e tanto eu como o Yagami já eliminámos hoje algumas tentativas de o fazer), será novamente bloqueado para evitar situações de mau-ambiente entre todos - tal como disse antes, lembrem-se que há uma grande variedade de utilizadores no fórum, pelo que é provável que, ao criarem um post ofensivo para todo um grupo étnico/religioso, haja pelo menos um utilizador que pertença a esse grupo e se sinta ofendido. Por isso, se têm algo para acrescentar à discussão, deixem uma mensagem... se apenas vão adicionar algo ao nível das mensagens já apagadas, não o façam (insistência em fazê-lo poderá ser repreendida).

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

uma pergunta off-topic: aquele norton shopping que se falava logo no 1o post vai ficar onde?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

É a famosérrima Feira do Bairro Norton de Matos. :lol:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Bloqueado