Praxe Académica - Ask Jarod - Emblemas na Capa

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

compramos a capa,pomos os emblemas.
quando é que realmente podemos mostra-los?
so na altura da latada do ano seguinte?
Love hurts

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

{mineirinha} Escreveu:compramos a capa,pomos os emblemas.
quando é que realmente podemos mostra-los?
so na altura da latada do ano seguinte?
As regras de uso da Capa e Batina são iguais para todos.

Não existe uma "altura" para mostrar emblemas nem traçar a Capa. Isso são invenções ou das lojas, ou de outras universidades.

Compras a Capa, pões emblemas SE QUISERES (não és obrigada a colocar). Não têm que ser em número ímpar, têm é que seguir as regras da Praxe (descritas no início deste tópico). E podes "mostrar" os emblemas quando e onde quiseres.

Agora desabitua-te a andar com a Capa dobradinha e vincada, pendurada no braço. Quem anda com ela assim parece que a vai lavar ao Rio Mondego!

:)
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

B)
tipo como? no antebraço?
é que eu pretendo usa-la no ombro,so que a capa tb é pesada,natural que uma pessoa queira mudar as vezes as posiçoes
Love hurts

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

{mineirinha} Escreveu:B)
tipo como? no antebraço?
é que eu pretendo usa-la no ombro,so que a capa tb é pesada,natural que uma pessoa queira mudar as vezes as posiçoes
mineirinha Podes andar com a Capa como quiseres. Pendurado no braço é normal, tanto quanto andar com ela num ombro. Eu refiro-me àquela situação onde as pessoas andam com a Capa tão dobradinha e vincada e com os emblemas para fora qual manto de retalhos... mas pronto não é proibido andar assim! Isto é apenas uma opinião pessoal de que "parece foleiro".

Cumprimentos
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Lembro-me que na altura da praxe me diziam para não mostrar os emblemas e etc. mas acho estranho, nunca tinha ouvido falar de tal regra...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Al Capone
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

Atenção à diferença entre os simbolos, 1 coisa é o simbolo da AAC, representativo da nossa Academia e de todos os nucleos, secções, conselhos, etc., não representa só o futebol mas todas as mais de 20 modalidades que a AAC tem!
Outra coisa é o OAF que so tem futebol e futsal e que nada tem a ver com a nossa academia...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

O meu da AAC é de quando andei na Ginástica da AAC há uns anos atrás...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

uma colega de curso (na qual esta é a terceira matricula) disse-me que está no codigo da praxe que tinham que ser em numero impar.
falei de ti (jarod) e ela disse-me que me trazia o codigo.
vou esperar... (sentada)
agora tipo gostaria de saber. mesmo.
esclarece-me.
pq fico muito irritada quando me dizem uma coisa, depois outra e nunca tenho a certeza.
se houver site do codigo da praxe,optimo,vou la ver.
obrigado
Love hurts

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Vê a página do conselho de Veteranos da AAC.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

qual é :oops: :oops: :oops:
Love hurts

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Ohnemoros Escreveu:Capas muito práticas... Aposto que a usam todos os dias.

Bastante práticas, e dão bastante jeito na altura da queima, naquelas noites no parque..... para nos abrigar do frio e chuva claro :wink:

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

{mineirinha} Escreveu:uma colega de curso (na qual esta é a terceira matricula) disse-me que está no codigo da praxe que tinham que ser em numero impar.
falei de ti (jarod) e ela disse-me que me trazia o codigo.
vou esperar... (sentada)
agora tipo gostaria de saber. mesmo.
esclarece-me.
pq fico muito irritada quando me dizem uma coisa, depois outra e nunca tenho a certeza.
se houver site do codigo da praxe,optimo,vou la ver.
obrigado
Olá mineirinha. O site do Conselho de Veteranos é http://www.aac.uc.pt/mcv/.

Do lado esquerdo tens várias categorias. Clicas em "Capa e Batina". Aí verás que não há qualquer regra que imponha que os emblemas tenham que ser ímpar!

Na Praxe Académica da Universidade de Coimbra as coisas baseiam-se em factos históricos passados ou elementos da vida simples. Não existe nenhuma razão para os emblemas na Capa serem ímpares, do mesmo modo que não existe nenhuma razão para os furos dos sapatos serem ímpares.

Caso se opte por colocar emblemas na Capa, estes podem ser em número par ou ímpar.

Por favor não vão naquilo que as lojas ditam... parte da lição que a Praxe nos dá é a procura da informação correcta que depende de nós próprios. Ou aceitamos o "ouvi dizer" sem discussão, ou procuramos a verdade destas coisas de Praxe, como eu fiz. A busca pode custar mas vale a pena quando alguém pergunta coisas destas e tu sabes responder de forma fundamentada.

A tua amiga das três matrículas bem pode procurar no Código da Praxe a "regra dos emblemas ímpares" mas verá que não existe.

Excelente questão! Espero ter ajudado.
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

obrigado!
é que não imaginas como não suporto pessoas que se armam que sabem muito quando eu tenho a certeza das coisas.
é das piores coisas q me podem fazer!
Love hurts

Avatar do Utilizador
universitaria_carioca
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: terça-feira, 23 outubro 2007 0:16
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Mensagem por universitaria_carioca »

Olá a todos! Eu gostava de saber se sabem a ordem de colocação dos emblemas na capa. É que já ouvi umas 3 pessoas a falarem sobre isso e cada uma diz uma coisa.. Ja tou baralhada lol :?

Eu comprei o meu traje numa loja chamada: A Toga e eles lá deram-me um papel a dizer a ordem, mas logo a seguir uma amiga comprou o traje em outro sitio e mostrou-me o papel de lá...e a ordem era diferente...

Enfim..se alguém puder ajudar, eu agradeço! :D

A ordem que eu tenho é:

1ª linha: País de onde é natural
2ª linha: Comunidade Européia
3ª linha: Terra Natal... (essa não percebi...Terra natal não é o mesmo que o País onde é natural? Ou é a cidade? :roll:
3ª linha: Região Natal (percebi menos ainda =/ )
4ª linha: Terra Natal da mãe
4ª linha: Terra Natal do pai
5ª linha: Localidade onde estuda
6ª linha: Unv. a que o estabelecimento de ensino onde estuda pertence
6ª linha: Estabelecimento de ensino onde estuda
6ª linha: Curso que frequenta
6ª linha: Variante do curso que frequenta (opcional)
6ª linha: Da tuna a que pertence
6ª linha: Emblema de finalista - sempre em último lugar
7ª linha: Emblemas de localidades ou países onde esteve trajado
7ª linha: Localidade de amigos com relações académicas
7ª linha: Outros que ache importantes e com conotações académicas.


As minhas dúvidas são: Só se pode ter 7 linhas de emblemas? A ordem que eu escrevi está correcta?

E por último: Supostamente, nesta última linha é onde se coze os emblemas mais pessoais (namorado, mãe, amiga, etc...) e já ofereceram-me prai uns 20...acho que fica feio ter as outras linhas com 2 ou 3 emblemas...e a última linha com 20 :?

Há outra maneira de colocar os emblemas? Outra disposição? Obrigada
"Orgasmo, orgia...é tudo agronomia! Na cama, no chão, o ISA dá tesão! E ao fim e ao cabo quem não é do ISA é rabo.."

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

O típico é ter nenhum, mas os emblemas depende de cada pessoa. Tenho de Coimbra, AAC, curso, Portugal e Alemanha pois fiz lá Erasmus.
Ordem... tenho Coimbra em cima, AAC e Coimbra em baixo e ao lado tenho as dos países.
Terra Natal é a localidade de onde vens.

E depois não é permitido clubes a não ser a AAC, signos, publicidade... o pior é que o pessoal coloca e ninguém fala.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder