Praxe Académica - Ask Jarod - Emblemas na Capa

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Praxe Académica - Ask Jarod - Emblemas na Capa

Mensagem por Jarod »

A Capa é a componente da Capa e Batina que mais se manteve igual ao longo dos mais de 500 anos da sua história.

A colocação de emblemas é uma tradição relativamente recente, começando porventura pelas Tunas Académicas que na Capa punham emblemas relacionados com os locais visitados. Ou então, como forma primitiva de identificar de quem era cada Capa. Começou-se a colocar os emblemas de Portugal, do Curso e / ou então da Académica.

Hoje em dia a tradição de colocar emblemas na Capa já sofreu com a "importação" da ideia de "quantos mais melhor". Isto é contrário à ideia original da Capa... que serve para cobrir o estudante quando chove ou está frio, que serve para colocar aos ombros nas mais diversas sitações, etc.

Quem escolhe colocar emblemas na Capa não tem que os colocar em número ímpar. Devem ser cosidos com linha preta do lado de dentro da Capa (a linha preta serve para que não seja visível do lado de fora), e de modo a que, com a Capa aos ombros ou traçada, os emblemas NÃO POSSAM ESTAR VISÍVEIS. Isto é muito importante, para manter a mesma côr (o negro) visível entre TODOS OS ESTUDANTES.

São proibidos os seguintes tipos de emblemas:
- marcas comerciais
- clubes sem ser a Académica

Para mais informações, consultar o Código da Praxe.
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Por acaso só tenho 3 emblemas: FCTUC, Eng. Informática e Coimbra


Já agora por "capa aos ombros" não é quando se tem num dos ombros dobrada certo?
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Eu tenho de Coimbra, Académica, Portugal e Alemanha (porque vivi lá) e o curso.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

questão respondida noutro tópico "A Capa: como usar"
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Mensagens: 247
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54
Contacto:

Mensagem por DrUnKFiSh »

pois eu tinha um emblema do fcp e da super bock..e tive de arrancalos...dasssss

Eloisa
Regular
Regular
Mensagens: 164
Registado: domingo, 12 dezembro 2004 0:27

Mensagem por Eloisa »

nao se pode por emblemas de clubes sem ser a académica, mas isso é futebol!
mas então e de natação sincronizada? conheço duas caloiras que me perguntaram se podiam por os emblemas da federação delas e do clube de natação sincronizada delas e eu nao soube responder... porque uma coisa é pores um emblema do clube k apoias k nao podes, outra é do clube do qual fazes parte activa, como atleta!

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Já à muito tempo que ando para arrancar os emblemas que tenho... a capa não é uma arvore de natal.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
knight
Regular
Regular
Mensagens: 123
Registado: quinta-feira, 16 março 2006 0:21
Localização: Coimbra

Mensagem por knight »

Eloisa Escreveu:nao se pode por emblemas de clubes sem ser a académica, mas isso é futebol!
mas então e de natação sincronizada? conheço duas caloiras que me perguntaram se podiam por os emblemas da federação delas e do clube de natação sincronizada delas e eu nao soube responder... porque uma coisa é pores um emblema do clube k apoias k nao podes, outra é do clube do qual fazes parte activa, como atleta!
Desculpa lá mas académica não é só futebol... E o símbolo não está lá para dizer que torces pela académica, está lá para representar a academia. Isto no meu ponto de vista. Agora se ha gente que o usa com os dois propósitos, isso é outra história, mas quanto a mim não tem nada a ver.

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

Há que manter a capa simples.

Quanto aos emblemas de natação... acho mais importante que alguém coloque esses emblemas, porque lhe dizem muito, do que aqueles emblemas parvos que se vendem nas lojas, nomeadamente:
- "praxe"
- "sou caloiro"
- copos
- "sobrevivi à queima"
etc.
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

usaralho Escreveu:Já à muito tempo que ando para arrancar os emblemas que tenho... a capa não é uma arvore de natal.
ehehehe... eu percebi isso quando era caloiro. Os emblemas ficam mal.
Pessoalmente acho que são uma parolice ao nível do terço perdurado no retrovisor, ou dos bonecos de peluche na chapeleira do porta bagagens.

A capa negra simples é muito mais bonita, os rasgos são uma tradição muito mais verdadeira simples e pessoal, digo isto apesar de ter optado por nao ter dado a capa a rasgar a ninguem.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

A minha é pretinha e continuará a ser assim (na queima fica um bocado castanha eheh), onde estudei antes usava-se a regra do "quanto mais melhor" e como já foi dito, aquilo parecia mesmo uma árvore de natal!

Avatar do Utilizador
knight
Regular
Regular
Mensagens: 123
Registado: quinta-feira, 16 março 2006 0:21
Localização: Coimbra

Mensagem por knight »

Pior pior é quando para além dos quinhentos mil emblemas que conseguem coser na capa, decidem complementar com verdadeiros OBJECTOS PENDENTES pregados nos poucos espacinhos pretos que restam, qual espanta espíritos ou quem sabe pra fazer mais mossa quando a capa é usada como arma de arremesso... :shock:
Isso sim, meus amigos, é o climax hehehe

L!
Estreante
Estreante
Mensagens: 18
Registado: domingo, 02 abril 2006 13:27

Mensagem por L! »

knight Escreveu:Pior pior é quando para além dos quinhentos mil emblemas que conseguem coser na capa, decidem complementar com verdadeiros OBJECTOS PENDENTES pregados nos poucos espacinhos pretos que restam, qual espanta espíritos ou quem sabe pra fazer mais mossa quando a capa é usada como arma de arremesso... :shock:
Isso sim, meus amigos, é o climax hehehe
:o ainda não vi disso
que estupidez :lol:


eu tenho alguns, mas já estou farta deles e estou a pensar em tirar todos

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Já vi chupetas da cor das faculdades lá penduradas. :shock:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Ohnemoros
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: sábado, 01 abril 2006 1:04

Mensagem por Ohnemoros »

Capas muito práticas... Aposto que a usam todos os dias.

Responder