Escola do futuro!!

Para professores, alunos e funcionários do ensino secundário
[^spoon^]
Regular
Regular
Mensagens: 152
Registado: quinta-feira, 09 dezembro 2004 21:57

Escola do futuro!!

Mensagem por [^spoon^] »

Acabei agora de ver agora na RTP uma escola de Leiria que está parcialmente(futuramente completamente), equipada com portáteis para todos os alunos e as aulas serão dadas através de computadores substituindo os quadros convencionais, os cadernos entre outras coisas... :x
Servidores tipo o departamento de informática entre outras coisas.

Dizem eles que é a escola mais avançada tecnologicamente na Europa.
Sinceramente eu se estivesse naquela escola estava aos pulos de alegria, ter aulas com um computador á frente é do melhor que há, acho que as aulas serão muito mais apelativas e muito mais animadas...

Espero que esta escola tenha óptimos resultados para mostrar ao ministério da educação e do ensino superior que o investimento na educação só traz benefícios...

Que acham? Deixem ai os vossos posts...

P.S.--» Não sabia em que sitio havia de pôr o post escolhi universidade para ser mais visível :P
Eu sou eu...tu és tu!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Depende de como são usados. Se forem usados puramente para substituír os cadernos, sem recorrer às potencialidades desses sistemas, trata-se de puro desperdício de dinheiro. Se, por outro lado, trouxer inovações pedagógicas, é um bom investimento.

É uma escola secundária ou uma universidade?

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Re: Escola do futuro!!

Mensagem por JulesS »

[^spoon^] Escreveu:parcialmente(futuramente completamente)
conseguiste baralhar-me, tive q ler 3 x :wink:
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
kortese
Experiente
Experiente
Mensagens: 478
Registado: sexta-feira, 22 abril 2005 17:20

Mensagem por kortese »

Do que vi, a única ideia que me agradou verdadeiramente foi o Quadro electrónico, de resto, acho que este tipo de escola, vai, além de aumentar em muito os encargos dos pais, desvirtuar o uso do tradicional papel e caneta.
Acho que antes de andar de mota, se deve aprender a andar de bicicleta devagarinho!
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Pedro Escreveu:Depende de como são usados. Se forem usados puramente para substituír os cadernos, sem recorrer às potencialidades desses sistemas, trata-se de puro desperdício de dinheiro. Se, por outro lado, trouxer inovações pedagógicas, é um bom investimento.

É uma escola secundária ou uma universidade?
Também vi a reportagem... para te responder era uma turma do 8º ano :? , o pessoal na univ com pc's a menos e os putos com um portatil por secretaria... viva ao luxo!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Ok... então vou mover isto para o Secundário, é o mais próximo. :P

Avatar do Utilizador
kortese
Experiente
Experiente
Mensagens: 478
Registado: sexta-feira, 22 abril 2005 17:20

Mensagem por kortese »

duffy Escreveu:
Pedro Escreveu:Depende de como são usados. Se forem usados puramente para substituír os cadernos, sem recorrer às potencialidades desses sistemas, trata-se de puro desperdício de dinheiro. Se, por outro lado, trouxer inovações pedagógicas, é um bom investimento.

É uma escola secundária ou uma universidade?
Também vi a reportagem... para te responder era uma turma do 8º ano :? , o pessoal na univ com pc's a menos e os putos com um portatil por secretaria... viva ao luxo!
Tudo isto no país onde há escolas do interior (que o poder nunca recorda) que não têm sequer aquecimento!
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Gold
Experiente
Experiente
Mensagens: 207
Registado: segunda-feira, 31 janeiro 2005 13:34
Localização: 3rd Rock From The Sun

Mensagem por Gold »

Mas a escola é pública?
Deixa para amanhã, o que não te apetece fazer hoje.

mario
Experiente
Experiente
Mensagens: 239
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

kortese Escreveu:Do que vi, a única ideia que me agradou verdadeiramente foi o Quadro electrónico, de resto, acho que este tipo de escola, vai, além de aumentar em muito os encargos dos pais, desvirtuar o uso do tradicional papel e caneta.
Acho que antes de andar de mota, se deve aprender a andar de bicicleta devagarinho!
Acho que há alguns milhares de anos atrás se escrevia na pedra. Por que é que já não nos ensinam a andar nessa bicicleta?

[^spoon^]
Regular
Regular
Mensagens: 152
Registado: quinta-feira, 09 dezembro 2004 21:57

Mensagem por [^spoon^] »

Atenção que a escola foi equipada pela PT. A empresa pagou tudo devido a 5 membros da escola ganharem um concurso da RTP1. Não tem nada haver com dinheiros públicos...

Pedro a ideia é utilizar para melhorar pedagogicamente...
Antigamente para vermos um esqueleto tinhamos aqueles velhos pendurados na escola, eles com o computador veem animações e outras coisas...

Abraço

P.s--» Julles desculpa aí, foi muito entusiasmo :P
Eu sou eu...tu és tu!

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Também vi essa escola ontem na Telejornal da Noite! O melhor daquilo foi mesmo o quadro electrónico! Pena é não se poder levar aquela tecnologia a todas as escolas :roll:

E espero que aquilo não venha a ser um caso de "dar pérolas a porcos" porque aqueles alunos são um caso muito raro no Mundo.

Já agora fica o link com a notícia completa

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Também acho que deviam era dar ferramentas para os alunos adquirirem uma caligrafia com algum jeito, o que se tem vindo a vereficar ao longo dos anos são pessoas a chegar ao ensino superior com cacografia! E não estou a falar de erros, estou a falar daqueles riscos tortos a que o pessoal chama escrita. Infelizmente para mim nem a esmagadora maioria dos professores se apercebe deste problema, por causa disso lixei-me no exame do 12º de portugues porque não conseguiram ler o que escrevi :lol:. Novas tecnologias sim, mas acrescentar uma disciplica de caligrafia por exemplo, que só trata de construção de frases e aperfeiçoamento da letra.

O quadro electrónico é uma coisa mais velha que o cagar mas é preciso um espectaculo destes para as pessoas se aperceberem que aquilo existe, ou melhor o que não dá no telejornal não existe. O estádio de Leiria custa 1 milhão de euros por ano de manutenção, para as moscas irem la fazer sprints, dava para comprar muito quadro, muito computador.

Quanto aos porcos, estou 99% certo que é isso que se irá passar.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
kortese
Experiente
Experiente
Mensagens: 478
Registado: sexta-feira, 22 abril 2005 17:20

Mensagem por kortese »

Na minha opinião poderiam existir duas disciplinas que seriam estruturantes no futuro de qualquer pessoa. Poderia existir essa da caligrafia e uma de Gramática pura. Porque, hoje em dia, a maior parte do Português que se dá consiste mais numa via literária.
Imagem
Imagem

[^spoon^]
Regular
Regular
Mensagens: 152
Registado: quinta-feira, 09 dezembro 2004 21:57

Mensagem por [^spoon^] »

Não me parece que vão estragar aquilo repentinamente...
Acho que vão estimar bem os computadores pois sabem que tem muita sorte...
Eu imagino-me a mim com um portátil numa aula do 2º ou 3º ciclo...
Chegava as 8:00 ia ver a bola, o record, e o jogo...la ia uma hora de aula...
Mais tarde ia ver quem estava no msn na escola e dizia ao colega do lado, por msn que a prof era uma seca :D

Kiding :P

Abraço
Eu sou eu...tu és tu!

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

usaralho Escreveu: O quadro electrónico é uma coisa mais velha que o cagar mas é preciso um espectaculo destes para as pessoas se aperceberem que aquilo existe, ou melhor o que não dá no telejornal não existe.

Confesso a minha ignorância acerca do quadro electrónico! :oops:
kortese Escreveu:Na minha opinião poderiam existir duas disciplinas que seriam estruturantes no futuro de qualquer pessoa. Poderia existir essa da caligrafia e uma de Gramática pura. Porque, hoje em dia, a maior parte do Português que se dá consiste mais numa via literária.
Embora saiba de antemão que vou fazer off-topic, tenho de concordar que hoje em dia o Português é mais maltratado do que eu se eu fosse vestido com uma t-shirt a dizer "sim sou racista, não gosto de pretos! Há azar??" para a Cova da Moura!!!

O Português a partir de um certo ano, acho que 6º :? já não me lembro bem, passa a ser mais de análise de obras literárias e pouco mais que isso! É claro que depois é ver a criançada a dar erros de palmatória (literalmente)! E quando um gajo chama a atenção vem logo o insulto fácil, obviamente cheio de erros!!! Raios partam os psicólogos e os pediatras com a mania dos traumas nas criancinhas se lhe mandarmos uns açoites no sítio certo e no momento oportuno!!!!

Responder