Banif vendido ao Santander com perdas "elevadíssimas"

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Banif vendido ao Santander com perdas "elevadíssimas"

Mensagem por Pedro »

Banif vendido ao Santander com perdas "elevadíssimas" para os contribuintes

Santander fica com actividade do Banif por 150 milhões de euros, quando havia 825 milhões de dinheiro público aplicado. Estado responsabiliza-se por mais 1766 milhões, e Fundo de Resolução outros 489 milhões. Banco de Portugal diz que clientes podem realizar todas as operações como habitualmente.

O valor do encaixe é de 150 milhões de euros. A solução, enquadrada numa medida de resolução, implica responsabilidades adicionais para o Estado e elevadas perdas para os contribuintes, de, pelo menos, cerca de 700 milhões de euros. Os activos problemáticos do banco (nomeadamente o imobiliário avaliado em cerca de 2000 milhões de euros) ficaram fora do negócio.

Em comunicado o Banco de Portugal refere que a alienação do Banif, onde o Tesouro possui 61%, "envolve um apoio público estimado de 2255 milhões de euros que visam cobrir contingências futuras, dos quais 489 milhões de euros pelo Fundo de Resolução e 1766 milhões de euros directamente pelo Estado”. Acrescenta que o entendimento resulta “das opções acordadas entre as autoridades portuguesas, as instâncias europeias e o Santander Totta, para a delimitação do perímetro dos activos e passivos a alienar.”

A medida protege as poupanças das famílias e das empresas do Banif, mas também os depósitos e as obrigações séniores, assegura o supervisor. E garante que “os clientes podem realizar todas as operações como habitualmente quer aos balcões quer nos canais electrónicos” e passam a ser clientes do Santander Totta. As agências do Banif passam a integrar a rede comercial do banco e abrirão esta segunda-feira com a chancela do Santander.

Fonte: Público
Bem, parece que 2016 vai começar com mais um salvamento a um banco pago pelos contribuintes...

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Banif vendido ao Santander com perdas "elevadíssimas"

Mensagem por banjix »

Eu diria que a banca pode estar descansada. Acho que já foi dado o mote e criado o precedente de que nenhum banco irá falir. Os portugueses cá estarão para os resgatar. Os acionistas ficam apenas com os lucros...
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Re: Banif vendido ao Santander com perdas "elevadíssimas"

Mensagem por Hal9000 »

banjix Escreveu: Os acionistas ficam apenas com os lucros...
com os lucros não..ficam sem nada :wall:

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Banif vendido ao Santander com perdas "elevadíssimas"

Mensagem por banjix »

Perderam as ações. Mas tirando isso, já ganharam pouco, já! Os dividendos que foram recebendo ao longo dos anos não contam?
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Re: Banif vendido ao Santander com perdas "elevadíssimas"

Mensagem por Hal9000 »

banjix Escreveu:Perderam as ações. Mas tirando isso, já ganharam pouco, já! Os dividendos que foram recebendo ao longo dos anos não contam?
Quais dividendos? Sabes quando foi a ultima vez que o Banif pagou dividendos? Sabes quanto é que a cotação desceu ao longo destes últimos anos? Achas que os dividendos valem alguma coisa, comparados com o valor da acção? :wall:

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Banif vendido ao Santander com perdas "elevadíssimas"

Mensagem por banjix »

Vais-me dizer que os acionistas da banca não têm lucros, queres ver? Por que raio hei-de ser eu a pagar?!
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Re: Banif vendido ao Santander com perdas "elevadíssimas"

Mensagem por Hal9000 »

banjix Escreveu:Vais-me dizer que os acionistas da banca não têm lucros, queres ver? Por que raio hei-de ser eu a pagar?!
Não estou a dizer que tenhas de ser tu a pagar. Estou a dizer-te é que estás muito enganado, se pensas que a banca tem pago dividendos nos últimos anos ou que tem dado lucro ser accionista da banca. No máximo dos máximos, tem tido lucro quem tem entrado curto na generalidade da banca, isto é se souberes o que é estar curto :wink:

Responder