Mudança de curso do ISCAC para a FEUC

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Tomas12
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: sexta-feira, 26 setembro 2014 2:05

Mudança de curso do ISCAC para a FEUC

Mensagem por Tomas12 »

Olá a todos, este ano acabei o 12º ano em Ciências e Tecnologias, e infelizmente não consegui ir para onde queria (gestão na FEUC), entrei no ISCAC em gestão de empresas. Liguei para a UC e ao fim de alguns telefonemas lá me disseram que é provável eu conseguir a mudança de curso se me esforçar bastante e conseguir muito boas notas no ISCAC, o problema é que a senhora não me parecia muito segura de si, e não me deu certezas de nada.
Gostava de saber opiniões relativamente a estas mudanças de curso, principalmente por quem já tenha passado por este processo. Ir para um curso que não quero, esforçar-me a sério para ter boas notas, e depois não me aceitarem a mudança, vai ser um grande balde de água fria... Já para não falar no dinheiro gasto em propinas e alojamento.

Obrigado a todos!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Mudança de curso do ISCAC para a FEUC

Mensagem por Pedro »

A mudança de curso está dependente das vagas, que geralmente são poucas. Tens informações sobre os critérios que a FEUC usa neste link.

Uma outra alternativa que também podes ponderar, se não estiveres mesmo minimamente motivado para o ISCAC (e a questão financeira for importante) ou se não quiseres arriscar pelo método de mudança de curso, passa por fazer novamente os exames do secundário. Com um ano de preparação, provavelmente conseguirás melhores resultados.

Tomas12
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: sexta-feira, 26 setembro 2014 2:05

Re: Mudança de curso do ISCAC para a FEUC

Mensagem por Tomas12 »

Pedro Escreveu:A mudança de curso está dependente das vagas, que geralmente são poucas. Tens informações sobre os critérios que a FEUC usa neste link.

Uma outra alternativa que também podes ponderar, se não estiveres mesmo minimamente motivado para o ISCAC (e a questão financeira for importante) ou se não quiseres arriscar pelo método de mudança de curso, passa por fazer novamente os exames do secundário. Com um ano de preparação, provavelmente conseguirás melhores resultados.
Eu já fui ver os critérios, que são 2 : 1º- Notas que tiver no ISCAC 2º- Média de secundário. O que me está a preocupar é a média de secundário, como fiz o curso de Ciências e Tecnologias, curso que não gostei nada a minha média foi muito baixa 12,7. Ou seja tenho de ter pelo menos 160 pontos no exame de Matemática A para entrar, o que me parece um esforço um pouco inglório, visto que 90% dos alunos que estão na FEUC não tiveram essa nota a Matemática A. Eu em príncipio vou fazer as duas coisas, pedir mudança de curso e inscrever-me para o exame. O problema é que vai ser bem díficil conseguir ter 160 pontos no exame devido á dificuldade dele nos últimos anos. Se conseguisse resolver o assunto na mudança de curso era bem melhor...

Tomas12
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: sexta-feira, 26 setembro 2014 2:05

Re: Mudança de curso do ISCAC para a FEUC

Mensagem por Tomas12 »

Se alguém me pudesse dar uma ajuda, agradecia imenso. Vi aqui no forum que um tal de yelow pediu mudança de curso para economia na feuc. Se ele me pudesse explicar qual era a média de secundário dele e como é que foi o processo agradecia imenso... A ele, ou a qualquer outra pessoa que me possa ajudar ;)

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Re: Mudança de curso do ISCAC para a FEUC

Mensagem por yELLOW »

Boas. Cá estou eu :P

Sim eu estava em Eng. Informática na FCTUC, mas mudei para a FEUC no ano lectivo passado (foi a melhor coisa que fiz).

Relativamente a médias etc, n sei se te posso ajudar muito pq tb já não me lembro bem, mas o que sei (e o que diz aqui no inforestudante) é que eu tinha média de conclusão do Secundário 12,6 com prova específica, e a média de candidatura a mudança de curso foi de 12,3.

A média final foi de 12,45 e entrei na primeira fase das mudanças de curso.

Relativamente à média da candidatura, "eles" avaliam o teu percurso académico no curso onde eu estava inscrito, ou seja avaliam quantas cadeiras fiz, as notas de cada um, a razão pela qual pretendo mudar, etc,etc, etc...

Relativamente a equivalências, n sei como será uma vez que estás no ISCAC, mas se for como eu será algo do tipo: pedi as equivalências a todas as cadeiras que fiz, pedi um documento do programa detalhado de cada cadeira. "Eles" depois quando forem a ver a minha candidatura, viram o programa detalhado de cada cadeira e logo decidiram a que cadeiras eu poderia ter equivalência e fico com a nota que fiz essa cadeira.

N sei se ajudei nalguma coisa, mas alguma dúvida em que possa ajudar, cá estarei ;)

Cumprimentos

Tomas12
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: sexta-feira, 26 setembro 2014 2:05

Re: Mudança de curso do ISCAC para a FEUC

Mensagem por Tomas12 »

yELLOW Escreveu:Boas. Cá estou eu :P

Sim eu estava em Eng. Informática na FCTUC, mas mudei para a FEUC no ano lectivo passado (foi a melhor coisa que fiz).

Relativamente a médias etc, n sei se te posso ajudar muito pq tb já não me lembro bem, mas o que sei (e o que diz aqui no inforestudante) é que eu tinha média de conclusão do Secundário 12,6 com prova específica, e a média de candidatura a mudança de curso foi de 12,3.

A média final foi de 12,45 e entrei na primeira fase das mudanças de curso.

Relativamente à média da candidatura, "eles" avaliam o teu percurso académico no curso onde eu estava inscrito, ou seja avaliam quantas cadeiras fiz, as notas de cada um, a razão pela qual pretendo mudar, etc,etc, etc...

Relativamente a equivalências, n sei como será uma vez que estás no ISCAC, mas se for como eu será algo do tipo: pedi as equivalências a todas as cadeiras que fiz, pedi um documento do programa detalhado de cada cadeira. "Eles" depois quando forem a ver a minha candidatura, viram o programa detalhado de cada cadeira e logo decidiram a que cadeiras eu poderia ter equivalência e fico com a nota que fiz essa cadeira.

N sei se ajudei nalguma coisa, mas alguma dúvida em que possa ajudar, cá estarei ;)

Cumprimentos
Yelow não tenho palavras para te agradecer, muito obrigado mesmo. Nem imaginas o quanto me esforcei para tentar conseguir encontrar alguém que tenha passado pela mesma situação e me possa ajudar. Liguei várias vezes para a UC e eles nunca me conseguiram ajudar da forma que tu me ajudaste. A verdade é que eu não fazia a mínima ideia das notas dos alunos que eram aceites nestas condições, agora sei. Mais uma vez obrigado. Tenho apenas umas dúvidas que gostava que me esclarecesses, se não te importares claro :) :

1º- A média de candidatura 12,3 que falas, foi a tua média em Engenharia Informática no 1º ano, correto? Deixaste alguma cadeira por fazer em Eng Informática?
2º- Fizeste a candidatura quando? É que uma senhora da UC disse-me que podia fazer um requerimento em Fevereiro, mas eu apercebi-me que ela percebia pouco do assunto..
3º- Sei que foste para economia, mas sabes se é possível pedir-mos mudança de curso para dois cursos diferentes? Por exemplo, eu queria gestão, mas sei que a média é mais alta do que em economia. Pedia mudança para gestão e economia, se não me aceitassem em gestão, possivelmente aceitavam-me em economia que também é um excelente curso :)

Faço questão de te pagar um copo em Coimbra, nem imaginas o quão útil foste. Estava quase quase para perder um ano, porque pensava que essas mudanças de curso eram para quem tinha notas de 14 para cima. E como a minha média de secundário com provas de ingresso é 12,7 pensava que tinha de ter no mínimo média da faculdade 16/17. Mais uma vez obrigado :D :clap:

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Re: Mudança de curso do ISCAC para a FEUC

Mensagem por yELLOW »

Boas.

Fico contente por ter ajudado. Talvez esta página te ajude bastante: http://www.uc.pt/candidatos/escola_1/rmt
Tem lá tudo desde prazos para mudanças de curso, esclarecimento de dúvidas etc.

Quanto ao 1º ponto, a média de candidatura depende de várias coisas que estão nesse site e é baseada na Qualidade do percurso académico prévio e a sua relevância para o curso a que o estudante se candidata avaliada pelo número de créditos realizados e respetiva classificação, expressa em classificação de 0 a 20 valores.

2º - basta veres nesse site que tens aí as datas tudo direitinha desde a publicação das vagas até ao final dos prazos para a 2º fase de candidatura

3º - Sim podes-te candidatar para dois cursos diferentes, no entanto tens de pagar cada candidatura (que já n me recorde bem mas acho que é 40-50€).

Espero ter ajudado. Eu sinceramente quando tiveres assim várias dúvidas, é ires de manhãzinha aos serviços académicos pessoalmente (e especialmente os do Pólo 1 que ainda são os melhorzitos) e pedires para te explicarem as coisas tim tim por tim tim e (cheguei ao cúmulo de) ir apontando as coisa num bloco de notas à medida que me iam explicando para n me esquecer de nada, e se n perceberes bem uma coisa perguntas para que te expliquem de novo.

Isso de ligar pra lá nunca dá bom resultado por várias questões: 1º-demoram uma eternidade a atender (passar a chamada daqui prali bla bla bla), 2-querem-te despachar o mais rapidamente possível pq querem ir fazer outras coisas, 3º- como não estão a "ver" a pessoa estão-se a cagar de como as tratam, e então muitas das vezes tratam abaixo de cão.

Anyway, ajudei nalguma coisa?

PS: aceito o copo que falaste :P

Cumps ;)

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Re: Mudança de curso do ISCAC para a FEUC

Mensagem por yELLOW »

Mas agora estou cá a pensar, se tiveres média para entrar nos dois como é que ficará essa situação? Ou seja "em papel" ficas em gestão ou economia?

Porque se entrares em Gestão é porque tb entras em Economia, e nesse caso ficas colocado nos dois lados? Ficas a ocupar outra vaga para outra pessoa que quereria ir para lá...? Convinha tirares essa dúvida ;)

Tomas12
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: sexta-feira, 26 setembro 2014 2:05

Re: Mudança de curso do ISCAC para a FEUC

Mensagem por Tomas12 »

yELLOW Escreveu:Mas agora estou cá a pensar, se tiveres média para entrar nos dois como é que ficará essa situação? Ou seja "em papel" ficas em gestão ou economia?

Porque se entrares em Gestão é porque tb entras em Economia, e nesse caso ficas colocado nos dois lados? Ficas a ocupar outra vaga para outra pessoa que quereria ir para lá...? Convinha tirares essa dúvida ;)
Mais uma vez obrigado yelow, já tinha lido as informações todas dessa página, mas obrigado :) A minha grande dúvida era as médias dos alunos aos quais lhe aceitam a mudança, isso não está no site e eu não fazia a mínima ideia em que valores rondava.
Relativamente a esse assunto também não sei ;) mas suponho que seja por preferência como nas candidaturas normais!
Queria só perguntar-te outra vez se a tua média em Eng Informática foi 12,3 e se fizeste as cadeiras todas? :)
Em relação ao telefone tens razão, esperei meia hora sempre que ligava, com música de fundo. O pólo II não sei onde é, mas tenho de tratar de saber isso tudo na segunda feira quando for para Coimbra.
O copo é mesmo para ir para a frente, vou manda-te uma mensagem privada com o meu número e já na próxima semana se puderes combinamos isso. Até é melhor para mim, porque assim podes esclarecer-me outras dúvidas que tenha e tu saibas claro, pessoalmente é sempre diferente.

Cumps ;)

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Re: Mudança de curso do ISCAC para a FEUC

Mensagem por yELLOW »

Cheira-me que ainda n entendeste muito bem a coisa das médias. Eu entrei para informática c 12,6 que foi a média do final de secundário com a especifica etc. Passado alguns anos pedi a mudança, (não, não acabei e curso e não não fiz todas as cadeiras, embora este aspecto seja irrelevante). Aquele tal 12,3 foi a nota que me atribuíram, depois de terem avaliado o meu percurso em informática, quantas cadeiras fiz, as notas das cadeiras, o porquê de querer mudar, etc....e então atribuíram-me esse 12,3.

Qual seria a minha média real de informática, antes de pedir mudança, não faço ideia, mas não era esse tal 12,3. Deu pra perceber?

Secalhar o café/copo n é mesmo mal pensado :P

cristovao
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: segunda-feira, 03 novembro 2014 19:20

Re: Mudança de curso do ISCAC para a FEUC

Mensagem por cristovao »

Boas pessoal,

Estou também a ponderar mudar de curso/estabelecimento. O curso para que quero ir (na UC), costuma disponibilizar poucas vagas, pelo que vi em anos anteriores, para a mudança de curso.
Vou candidatar-me a mudança de curso e vou fazer o exame nacional outra vez.

As minhas dúvidas são:
-caso entre pelo regime geral, posso pedir equivalências?
-caso entre pelo regime da mudança de curso (1ª fase), as inscrições são de 23 a 29 de maio. Essas inscrições são para ingressar ainda no 2ºsemestre ou só começarei as aulas no inicio do próximo semestre? Caso só comecem em Setembro, posso continuar no curso onde estou a acabar as unidades curriculares?

Responder