Madrinha/Padrinho Curso

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
sphiren
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registado: quarta-feira, 21 agosto 2013 15:42

Madrinha/Padrinho Curso

Mensagem por sphiren »

Saudações a todos :D

Sei que esta duvida poderia ser resolvida noutros topicos (talvez) :?: mas não encontrei nada semelhante...
Vou entrar na Miguel Torga este ano e tenho as seguintes duvidas:

1. para que serve a madrinha ou padrinho de curso?
2. pode-se ter madrinha e padrinho ao mesmo tempo?
3. pode ser alguem de uma faculdade diferente?
4. e se o padrinho estiver no mestrado e ter sido alguem que foi anti-praxe?

Bem, e pra já penso que é só B)
No meu caso... a minha madrinha seria estudante da UC e o padrinho do ISEC. Não se é possivel ter ambos e nem se dá nestas condições.

Obrigado.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Madrinha/Padrinho Curso

Mensagem por Pedro »

Não sei como é na ISMT, mas se for como na UC, caloiros têm padrinhos e calorias têm madrinhas.

Quanto ao seu objectivo, é principalmente para acompanhar o caloiro no seu primeiro ano (ambientar-se à vida universitária, à cidade, etc) e para o apoiar nas questões da praxe (dar a conhecer as regras, esclarecer questões, etc). É (ou deveria ser) uma espécie de mentor.

Penso que não faz sentido o padrinho ser anti-praxe, dado ser uma "tarefa" que vem da praxe. Obviamente, no entanto, nada proíbe que tenhas alguém anti-praxe que te acompanhe no teu percurso... apenas não me parece que faça sentido ser o padrinho de praxe. Do mesmo modo, também não me parece lógico ser alguém de instituições diferentes. De qualquer das maneiras, as regras da ISMT podem ser diferentes das da UC nesta situação (esta seria daquelas questões em que teres um padrinho que conhecesse a praxe da ISMT seria útil :p).

sphiren
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registado: quarta-feira, 21 agosto 2013 15:42

Re: Madrinha/Padrinho Curso

Mensagem por sphiren »

Hmm.. percebi. Porém, já existe um topico aqui no forum sobre o codigo da praxe da ISMT e nada ainda... Não se encontra em lado nenhum. Noutros cód. que li o padrinho ou madrinha não podia ser anti-praxe e em alguns permitia madrinha + padrinho e não só 1. Anyway, obrigado pela ajuda :) Pode ser que entretanto alguem ajude quanto ao codigo da praxe >.<

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Madrinha/Padrinho Curso

Mensagem por LIC »

Padrinho ou madrinha é mais para ajudar no ambiente como diz o Pedro.
Há montes de casos até em que os padrinhos são uns sacanas para os afilhados. Mas em princípio é tudo 5 estrelas.

No meu caso pessoal nunca tive stresses com o meu.
Podes ter padrinho ou madrinha, se bem que por norma é padrinho/afilhado e madrinha/afilhada.

Ou seja. É basicamente um pro forma
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

sphiren
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registado: quarta-feira, 21 agosto 2013 15:42

Re: Madrinha/Padrinho Curso

Mensagem por sphiren »

Recentemente disseram-me que realmente posso ter quantos padrinhos/madrinhas quiser..... mas que o principal tem que ser do ISMT (no meu caso). Parece que cada um tem opinião diferente xD

Avatar do Utilizador
agnes
Experiente
Experiente
Mensagens: 322
Registado: segunda-feira, 16 março 2009 21:46

Re: Madrinha/Padrinho Curso

Mensagem por agnes »

Ninguém te vai proibir de teres padrinhos ou madrinhas. Mas aquela pessoa que te vai acompanhar nas festividades académicas (serenatas, cortejos, etc..) convém que seja uma pessoa da tua instituição de ensino. Agora se pode ser um rapaz ou uma rapariga ou até mesmo ambos, isso já tem a ver com o código de praxe da tua instituição (neste caso ISMT).
Quanto a arranjares um padrinho anti-praxe acho que nao faz qualquer sentido, visto que nao te irá integrar na praxe e na vida académica e por isso ficarias prejudicada, a meu ver. Assim como este não pode/não deve participar em festividades académicas.
Imagem

Responder