menino da lágrima

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
mariaravasco
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registado: sábado, 26 junho 2010 19:55
Contacto:

menino da lágrima

Mensagem por mariaravasco »

alguém me sabe dizer onde posso comprar o menino da lagrima em coimbra?

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Mensagem por winger »

Nas fotos do site da Companhia Portugueza (http://www.companhiaportugueza.com/) têm um na parede.

Hei-de ir lá comprar umas coisas mas até lá não consigo dizer se está à venda. De qualquer forma, talvez lá te saberão dizer.

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Re: menino da lágrima

Mensagem por athena »

mariaravasco Escreveu:alguém me sabe dizer onde posso comprar o menino da lagrima em coimbra?
Satisfaz-me a curiosidade: porque queres comprar isso?
Isto também vai passar, mas agora, por favor FICA EM CASA!

Avatar do Utilizador
Tide
Experiente
Experiente
Mensagens: 358
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Re: menino da lágrima

Mensagem por Tide »

athena Escreveu:
mariaravasco Escreveu:alguém me sabe dizer onde posso comprar o menino da lagrima em coimbra?
Satisfaz-me a curiosidade: porque queres comprar isso?
É uma peça da cultura portuguesa que com o decorrer dos anos se tornou Kitsch.
Feedback, blood & destruction.

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Re: menino da lágrima

Mensagem por athena »

Tide Escreveu: É uma peça da cultura portuguesa que com o decorrer dos anos se tornou Kitsch.
O mais kitsch possível! Quanto a integrar a cultura portuguesa já não sei, espero que não...
Sempre abominei esse quadro e até acredito na lenda de que traz azar... :oops: Por via das dúvidas não o coloques em casa, é deprimente... :?
Em Coimbra não sei, mas nos leilões da net de certeza que arranjas...
Isto também vai passar, mas agora, por favor FICA EM CASA!

Avatar do Utilizador
Tide
Experiente
Experiente
Mensagens: 358
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Re: menino da lágrima

Mensagem por Tide »

athena Escreveu:
Tide Escreveu: É uma peça da cultura portuguesa que com o decorrer dos anos se tornou Kitsch.
O mais kitsch possível! Quanto a integrar a cultura portuguesa já não sei, espero que não...
Sempre abominei esse quadro e até acredito na lenda de que traz azar... :oops: Por via das dúvidas não o coloques em casa, é deprimente... :?
Em Coimbra não sei, mas nos leilões da net de certeza que arranjas...
Azar? Primeira vez que oiço tal coisa....há mais pormenores dessa lenda?
Feedback, blood & destruction.

Avatar do Utilizador
deputado zero
Novato
Novato
Mensagens: 45
Registado: domingo, 18 março 2007 23:48
Localização: montemor-o-velho

Mensagem por deputado zero »

Antigamente lembro-me de ver esses quadros em casa de muita gente mas, eram sempre dois junto, o quadro do menino e o da menina.


AC

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Re: menino da lágrima

Mensagem por athena »

Tide Escreveu: Azar? Primeira vez que oiço tal coisa....há mais pormenores dessa lenda?
Sim.Diz-se que o miúdo era orfão, filho de um Mineiro e no orfanato o Padre permitiu que um Pintor o retratasse (a identidade do Pintor tb varia, já ouvi dizer que era Espanhol, c/ pseudónimo Italiano, que era Sul- americano...).Conta-se tb que a criança chorava por uma alergia ao pólen e que o artista, desistindo de esperar por um sorriso, o retratou assim mesmo, nem imaginando o sucesso que seria.São fábulas urbanas...Não se sabe do original, mas há inúmeras cópias e versões, tb com meninas...Numa coisa coincidem - o miúdo era um desgraçado, um pobre orfão e nada lucrou com o sucesso do quadro. Talvez por isso, algumas pessoas acham que dá azar, mas aí já não sei pormenores...
Na parte que me toca, acho um quadro triste, uma coisa infeliz para pendurar na parede. Acresce que um familiar tinha esse quadro e o filho morreu aos 15 anos, com leucemia - é uma patetice, mas associo a desgraça...Até ao anúncio da Coca-Cola nunca mais tinha pensado nisso, mas parece que est+a nova/ na moda...
Isto também vai passar, mas agora, por favor FICA EM CASA!

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Falam sobre o Menino da Lágrima, é inevitável não ouvir um dos cromos da Caderneta de Cromos" de Nuno Markl: clicar para ouvir

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Também nunca engracei por aí além com esse quadro, mas não sabia de nada da sua história, e muito menos que estava na moda.

Avatar do Utilizador
Infernalord
Veterano
Veterano
Mensagens: 589
Registado: terça-feira, 31 janeiro 2006 3:29
Localização: Æminivm
Contacto:

Mensagem por Infernalord »

"A série de obras conhecida como Os Quadros das Crianças Chorando ou Quadro das Crianças que Choram (em Portugal, apenas conhecidos como Menino da Lágrima) fazem parte de uma coleção de 27 obras pintadas pelo italiano conhecido como Giovanni Bragolin, entre as décadas de 70 e 80."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadros_da ... s_Chorando
"The Crying Boy is a mass-produced print of a painting by Spanish painter Bruno Amadio, also known as Giovanni Bragolin. It was widely distributed from the 1950s onwards. There are numerous alternative versions, all portraits of tearful young boys or girls."
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Crying_Boy
Imagem

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Mensagens: 383
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Podem encontrar aí algumas explicações: http://www.ceticismoaberto.com/fortiani ... que-choram

Depois de ver o vídeo e de saber das pupilas dilatadas, quem não quer ter um em casa sou eu!

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

CriCri_BlaBla Escreveu:Podem encontrar aí algumas explicações: http://www.ceticismoaberto.com/fortiani ... que-choram

Depois de ver o vídeo e de saber das pupilas dilatadas, quem não quer ter um em casa sou eu!
Epá, eu não gosto do quadro mas isto nem superstições são, são coisas que alguém decidiu inventar e meter na Internet...


Ah a Internet... Onde toda a gente pode dizer o que lhe apetece e com sorte alguém os usa como referência para uma qualquer discussão...


CriCri, sabias que o MSN vai ser pago?
E sabias que o Bill gates vai pagar um balúrdio pelos mails que enviares?

CriCri tens de mostrar este post a 10 amigos ou algo terrível vai acontecer...
A última pessoa que não acreditou e não mostrou este post a 10 pessoas, morreu-lhe a filha recém-nascida e como tinha conta no BPP ficou sem as poupanças de uma vida inteira. A mulher divorciou-se dele e levou-lhe o carro e a casa e ele ficou sem nada na rua só com o relógio de família que lhe foi dado pelo pai mas uns dias depois foi assaltado para lhe levarem esse relógio e com uma facada deixaram-no paralisado.
Por isso já sabes, se nao queres ficar sem nada, na rua e paralisado tens de mostrar este post a 10 pessoas.

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

A pupila dilata quando se chora por estimulação do parassimpático e produção de acetilcolina. Nada tem a ver com estar morto ou não. O que acontece, é que quando está morto, existe de facto uma dilatação fixa da pupila... mas ter pupila dilatada não é = a estar morto.

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

A pupila dilata quando se chora por estimulação do parassimpático e produção de acetilcolina. Nada tem a ver com estar morto ou não. O que acontece, é que quando está morto, existe de facto uma dilatação fixa da pupila... mas ter pupila dilatada não é = a estar morto.

Responder