Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
TaniaVargas
Experiente
Experiente
Mensagens: 252
Registado: quarta-feira, 30 julho 2008 19:11
Localização: Coimbra

Re: A minha alma está parva

Mensagem por TaniaVargas »

tururu Escreveu:Ontem vi uma foto de uma rapariga trajada que mais parecia uma árvore de Natal:
- brincos e uma pulseira com missangas tipo pérolas
- anel enooooorme, mesmo muito largo
- relógio
- lápis no contorno dos olhos, preto, com uma sombrinha cinza escuro
- blush cor de rosa nas bochechas.

Comentei que ela estava mal trajada, e que se houvesse um concurso de mal trajadas, ela quase poderia ganhar. Não foi simpático.
Mas depois tive vontade de bater com a cabeça nas paredes quando ela me responde que ninguém me pediu opinião (está certo) , e que caso eu não saiba, só não se pode andar assim na praxe, porque de resto ninguém embirra.
Chamem-me antiquada ou o que quiserem, mas não acham isto estúpido? Será que não a ensinaram a trajar??
O problema é mesmo esse, é que quem já vem antes (tirando excepções, claro) tbm n sabe trajar (ou não quer saber) e deixa andar :S
A música é capaz de reproduzir, em sua forma real, a dor que dilacera a alma e o sorriso que inebria - Beethoven

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Mensagem por Byssa »

Tanta gente que se desculpa com essa do "só para praxar é que não sei quê", que já me enjoa. :roll:

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

trajar = estar de capa e batina certo ?
Imagem

Avatar do Utilizador
Minnie
Regular
Regular
Mensagens: 151
Registado: sábado, 16 janeiro 2010 20:05

Mensagem por Minnie »

essa merda de estarem sempre a corrigir "não é trajar, é capa e batina..." mete-me mesmo impressão... -.-
sinceramente... -.- isso já está mais do que batido -.- Se não gostam de ouvir/ler trajar, quando lêm passem à frente -.-
QUE MANIA !

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

trajar - Conjugar
v. tr.
1. Usar como vestuário; vestir.
2. Adornar-se com.
v. intr.
3. Vestir-se, usar, trazer posto.
v. pron.
4. Vestir-se.
s. m.
5. O traje.
Qual traje? O fato académico ? Então porque não usar a designação certa que é ou estar de capa e batina ou usar o fato académico ?
Imagem

Avatar do Utilizador
Minnie
Regular
Regular
Mensagens: 151
Registado: sábado, 16 janeiro 2010 20:05

Mensagem por Minnie »

Vi um rapaz de psicologia que em vez da cartola laranja tinha uma cartola totalmente preta. falei com conhecidas dele e disseram-me que tal deve-se ao facto de ele ter alguns anos de curso, passo a redundância.
Alguém me pode falar mais disto ?

Obrigada

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Mas deveria ter sempre uma fita da cor do curso.

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Mensagem por yELLOW »

já à dois anos tb vi uns gajos c uma cartola toda preta tb......mas n me recordo se tinham fita da cor do curso....

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Acho que toda preta toda preta podem ir os do conselho de veteranos... Mas já nao tenho a certeza, absoluta.

Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
Localização: Paradise City

Mensagem por Jimmy »

Leia Escreveu:Acho que toda preta toda preta podem ir os do conselho de veteranos... Mas já nao tenho a certeza, absoluta.
Duvido um pouco Leia porque repara, a ser assim seria algo que só alguns poderiam usar, seria algo 'exclusivo' e que por consequência iria contra o principio da igualdade que a Capa e Batina significam.

Do que me consegui informar um cartolado que não acabe o curso nesse ano, no ano seguinte pode optar entre cartolar de novo normalmente, aumentar a cartola ou usar uma cartola toda negra.

No entanto não tenho a certeza absoluta se alguém pudesse confirmar era que nem mel.
Minnie Escreveu:essa merda de estarem sempre a corrigir "não é trajar, é capa e batina..." mete-me mesmo impressão... -.-
sinceramente... -.- isso já está mais do que batido -.- Se não gostam de ouvir/ler trajar, quando lêm passem à frente -.-
QUE MANIA !
Há dois nomes que se podem dar ao nosso fato académico:
-Traje Académico da Universidade de Coimbra
-Capa e Batina

Agora escolhe qual o que achas que dá mais jeito.

Dizer 'O Traje' é simplesmente uma falta de respeito para com um dos símbolos máximos da nossa Praxe. Um Traje é o vestuário típico de algo, e a nossa Capa e Batina não é 'algo'. Se querem dizer traje digam á vontade, mas depois é para colocar o 'Académico da Universidade de Coimbra'. Dizer 'Ah eu vou trajar etc etc etc' simplesmente não faz o menor sentido. Do mesmo modo que se ganhou o hábito de dizer isso também se perderá. A sério, não custa nada dizer 'Usar a Capa e Batina' e dá aquele arrepio na espinha quando se-lo diz.

"Coimbra pra ser Coimbra
Três coisas há-de contar
Guitarras, tricanas lindas,
Capas negras a adejar "
Imagem
"O Tekken"

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

sim senhore. alguem com a mesma opinião que eu :)
Imagem

mjohnny14
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: sexta-feira, 23 setembro 2011 1:11

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por mjohnny14 »

Tenho uma questão.
As trupes andam 'à solta' na altura da Latada e da Queima das Fitas?
Caloira de Medicina, FMUC 2011/2012

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por yELLOW »

mjohnny14 Escreveu:Tenho uma questão.
As trupes andam 'à solta' na altura da Latada e da Queima das Fitas?
Não.

Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
Localização: Paradise City

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por Jimmy »

yELLOW Escreveu:
mjohnny14 Escreveu:Tenho uma questão.
As trupes andam 'à solta' na altura da Latada e da Queima das Fitas?
Não.
Sim podem andar. Em boa verdade no Código julgo não estar escrito em lado nenhum que as trupes estão proibidas.
Nem tão pouco a Latada/Queima se encontram fora de periodos de Praxe (nem tal faria sentido). Geralmente o CV até pode publicar um documento que suspenda a Praxe de trupe durante esses periodos (o qual é colocado na porta da Sala do Conselho).

De resto, apesar de poderem andar dificilmente verás uma, há gente que é cachorra mas trupar em Latadas e Queimas também seria cachorrar demais. Isto para não falar de que muito boa gente não iria achar piada á graçola e a malta da trupe poderia ver-se sujeita a levar uns sopapos.
Imagem
"O Tekken"

Avatar do Utilizador
little.Jane
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: domingo, 08 janeiro 2012 0:01

Re: Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Mensagem por little.Jane »

Adorava que alguém me respondesse a isto por favor :oops:

Sei que isto vai parecer a pergunta mais estúpida e inocente de sempre, mas tenho de perguntar. O que posso fazer para "corrigir" os erros graves que estão a ser feitos na praxe da minha faculdade? Falar não adianta de muito, f***-me muito (peço desculpa pela expressão) na praxe por me recusar a ser praxada por doutores com óculos de sol, semi-putos não trajados e coisas por aí.. Agora é um abuso, doutorazecas da treta com maquilhagem para elas e mais cinco pessoas, cheias de brincos, unhas pintadas e relógios, até doutores cheios de piercings e argolas.. Apesar de ser caloira, a vida académica não é novidade, muito menos a tradição. E, pelo que reparei, respeito e tento proteger a tradição muito mais do que os meus próprios doutores! Como já referi, falar pouco adiantou.. Os responsáveis pela praxe na minha faculdade são os primeiros a errarem! (incluindo o chefe da comissao de praxe do 2º ano, que usa uma argola na orelha)

Não há ninguém que corrija isto?? Muitas vezes têm a HORRÍVEL mania de dizerem que a FCDEF é o Japão, 'como estamos em Santa Clara fazemos o que queremos'.. Felizmente a maior parte dos caloiros são todos contra estes ideiais, o problema é que o nosso suposto "maravilhoso" ano de caloiros está completamente perdido! (E acabam por nem nos ensinarem nada! Quase tudo o que sei da tradição de Coimbra aprendi à minha custa..)

E já agora, como funciona o tribunal de praxe?


Peço desculpa pelo mega post.. :oops:
Desde já obrigada!
Sarcasm - Because beating the crap out of people is illegal.

Responder