Polícia Municipal

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

“Onde pára a PM?”

«É urgente efectuar o acompanhamento de recursos humanos afectos à PM. Para além do treino de agente de autoridade, devem ter a consciência dos locais, situações e grupos socialmente problemáticos e aprender a lidar com eles», constatou, antes de voltar a “disparar”: «Ignorar situações de insegurança, que estão a olho nu por quem passa nas ruas da cidade, como a marginalidade, criminalidade, tráfico de estupefacientes e indigência, é a mais comum acção da PM e é, também, razão de uma grande preocupação a trazer a debate a esta Câmara».

Na opinião de Pina Prata, «a conduta que se verifica, adoptando uma simples postura de caça à multa sempre nas artérias mais calmas da cidade, não é digna de uma PM». «Assim, tratar-se-ia de uma simples polícia de trânsito. A PM de Coimbra não tem o mesmo estatuto da EMEL [Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa] em Lisboa. Se é isso que se pretende, deve ser mudado o nome para Empresa Municipal de Estacionamento de Coimbra. Mas à PM compete proteger os cidadãos e garantir a tranquilidade», explicou.

Os recentes «assaltos e furtos a lojas, casas e automóveis, todos os dias, em Coimbra, muitos em pleno dia», levaram o vereador independente a perguntar: «Onde pára a PM?». «Será nos locais sinalizados política ou economicamente, será talvez simples ignorância das situações irregulares ou pura incompetência aliada ao medo de intervir onde realmente é preciso?», respondeu Pina Prata, antes de concluir: «Comigo, a intimidação funciona ao contrário e a resposta será terrível».

Fonte: Diário de Coimbra
Esta é a segunda parte de uma notícia sobre a Polícia Municipal ter multado a carrinha da campanha "Pina Prata". A primeira parte foi colocada no tópico das autárquicas, mas parece-me que esta segunda ajusta-se melhor a este tópico. Estou a prever que vai saír mais uma guerra contra a PM do meio disto tudo... pelo que vem na notícia, já começa a ser usada como "arma" nesta campanha.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Inquérito simples vai desvendando casos complexos

O comandante da PM adianta que há novas investigações a decorrer
dentro do serviço. "Isto é um novelo, é como puxar o fio à meada", diz.
O inquérito aos três agentes da Polícia Municipal de Coimbra (PMC) continua sem conclusões, mas foi alargado a um novo âmbito, o que pode prolongar a apresentação de resultados. De acordo com o comandante, António Leão, «com a abertura do processo inicial fomos tendo conhecimento de outras situações, que remontam a 2008, e que não tiveram na altura a atenção devida».

Sem adiantar pormenores sobre a investigação em curso, o responsável explica que «isto é como um novelo, e só agora começámos a pegar o fio à meada». No entanto, garante que «são questões internas», que não estão relacionadas com os alegados perdões de multas, investigados o ano passado pelo Ministério Público, ou com o sistema de nomeação de comandantes da PMC, que a Inspecção-Geral da Administração Local (IGAL) questionou.

O processo, que decorre desde o final de Maio, foi instaurado quando três agentes participaram numa operação na Praça da República, tendo autuado vários veículos e aplicando multas de valor superior ao suposto, alegadamente sob ordens directas do comandante daquela entidade. O comandante, António Leão rejeitou as acusações e abriu, por ordem de Carlos Encarnação, um inquérito para apurar responsabilidades. Inicialmente previsto para estar concluído em dois meses, parece não estar para breve o fim das investigações. «Se os agentes tivessem colaborado teria sido mais rápido e fácil, mas não o quiseram fazer», refere António Leão, que indica tratar-se de uma «situação complexa e com elementos difíceis de apurar». O comandante da PMC justifica ainda a demora com a necessidade de «um processo transparente e em que todas as medidas que daí resultem estejam salvaguardadas».

Por isso, e apesar de identificados os agentes mais problemáticos, a transferência destes elementos não está em causa. Segundo António Leão, «é possível transferir os agentes para outros serviços, mas isso apenas transfere o problema para que outra pessoa tenha que lidar com ele, mas não o resolve».

Fonte: Diário de Coimbra
“Quem infringe a lei sabe que não podemos intervir”

(...)

Quanto a «ignorar situações de insegurança, que estão a olho nu por quem passa nas ruas da cidade, como a marginalidade, criminalidade, tráfico de estupefacientes e indigência», acusação feita pelo vereador na mesma reunião, António Leão esclarece que «a Polícia Municipal não tem qualquer poder da parte criminal». «Os agentes não estão preparados para intervir nessas situações, nem recebem formação para isso», afirma, acrescentando que «a nossa presença pode dissuadir, mas quem está a infringir a lei, também sabe que nós não temos atribuições para intervir e que só podemos levantar autos administrativos e encaminhá-los para a PSP».

Fonte: Diário de Coimbra
Parece que a situação da Praça da República continua a levantar problemas. Parece-me é que o comandante da PM deixa um bocado a ideia que é mesmo a "Polícia das Multas" na segunda parte da notícia... :?

pasa
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 91
Registado: terça-feira, 30 setembro 2008 11:40

Não sejam comodistas

Mensagem por pasa »

Ainda na semana passada eu levei uma multa. Mas o que fazer? Fui eu que transgredi! Sejam responsáveis pelos vossos actos em vez de criticarem a polícia.
Não estou a defender a polícia, pois muitas vezes podiam ser mais tolerante nalgumas situações, e noutras também podiam estar mais atentos.

Agora posso falar noutra situação a PM podía estar mais atenta, mas sei que eles actuam, o problema é que as pessoas são comodistas. Com estacionamento gratuito no pingo doce da Travessa dos Combatentes, os automobilistas preferem estacionar em cima do passeio, tendo no início um sinal de estacionamento proibido.

Impedem os peões de passar, dificultam a entrada na garagem, estragam a calçada...

Custa muito andar meia dúzia de metros?[/img]

António Gaspar
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: terça-feira, 18 agosto 2009 15:37

Mensagem por António Gaspar »

Deixo aqui parte de um texto (que podem ler na totalidade no tópico "Quem ama preocupa-se!"), sobre a PM...

O papel da Policia Municipal é o que me faz mais confusão. Recentemente, vieram-se gabar que tinham bloqueado dezenas de carros na Av. Dr. Elísio de Moura porque os carros estavam em cima do passeio. Bem sei que eles têm a lei do lado deles e até consigo compreender isso. O que eu não consigo compreender é porque é que apareceram na avenida às 7h da manhã? Bem, se calhar até consigo… Se eles tivessem chegado à avenida 1h ou 1:30h depois os carros bloqueados seriam muitos menos, porque as pessoas já teriam saído de casa para trabalhar ou levar os filhos às escolas. Teoria da Conspiração!? Talvez. Mas não é a câmara que manda na Polícia Municipal? As receitas dessas coimas não vão para os cofres da câmara, sendo posteriormente transferidos para os SMTUC? Quando questionado, o Dr. Carlos Encarnação, veio dizer que o problema da referida avenida é conhecido e que está a ser realizado um projecto para existir mais estacionamento, mas que a lei é para cumprir. Ora… Está-se mesmo a ver de quem partiu a ordem para ser feita aquela limpeza às primeiras horas da manhã, não está?

É a minha opinião!

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Agentes da Polícia Municipal apresentam queixa contra comandante

O Sindicato Nacional das Polícias Municipais apoiou hoje uma queixa que 43 agentes da Polícia Municipal de Coimbra fizeram no Ministério Público contra o seu comandante.

Os 43 agentes acusam o comandante António Leão de “perdão de multa a políticos, coacção, abuso de poder, denegação de justiça e prevaricação", uma denúncia que está a ser investigada pelo Ministério Público.

Num comunicado divulgado hoje, o Sindicato Nacional das Polícias Municipais louva a actuação dos agentes afirmando que “estão a dar publicamente uma demonstração de justiça e de verticalidade, não querendo compactuar com alegadas atitudes menos próprias dos seus superiores".

O Sindicato critica ainda a falta de fiscalização do Ministério da Administração Interna relativamente à gestão das polícias municipais, dizendo que situações como esta são o resultado de uma grave omissão legislativa e falta de rigor técnico.

fonte
Imagem

Avatar do Utilizador
Lagante
Estreante
Estreante
Mensagens: 18
Registado: segunda-feira, 17 outubro 2005 12:10

Mensagem por Lagante »

Ontem fui multado lá em cima na Universidade, bem sei que pela lei que não se pode estacionar lá o carro. Mas tb sei que sempre lá vi carros, pelo menos de à 7 anos para cá. Não incomoda ninguém, não atrapalha a circulação de viaturas. Isto é caça à multa e ponto final.
Pior do que isso foi a atitude dos "meninos", pediram-me todos os documentos imagináveis, até contribuinte. Implicaram com a falta de pedaço de papel que rasguei quando tirei o selo pelo picotado. Já fui mandado parar pela verdadeira polícia e não me pediram tanta coisa, nem nada q se parecesse. Andavam à procura de mais qq coisa, isso é certo, Coitados!
Tive com o carro parado 30 min exactos, até podia ser 1 min e ser multado. OK, toda a razão! Mas terem a lata de dizerem que já estava parado à 1 hora. Coitados!

Tinha vergonha de ter uma atitude destas, de ser um pau mandado de um superior com orientações completamente erradas.

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

Lagante Escreveu:Tinha vergonha de ter uma atitude destas, de ser um pau mandado de um superior com orientações completamente erradas.
Se achas que sofreste um tratamento discriminatório ou foste incomodado em excesso (sem necessidade) deves participar. Os superiores hierárquicos nem sempre sabem o que se passa. Mas paga 1º a multa. Uma vez fui multada estando grávida, estacionei em cima do passeio pq era impossivel arranjar outro local (num parque do supermercado k não tinha local p/ deficientes)´e o m/ estado já não permitia grds caminhadas c/ pesos. O polícia até poderia ter razão, mas perdeu-a quando me repreendeu mais severa/ do que o necessário e elevou a voz, assustando o m/ filho k começou a chorar. Participei dele e expliquei a ocorrência - retiraram a multa e pediram desculpas. Não é frequente, mas se nada fizermos, nada obtemos.

SilverBullet
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registado: sexta-feira, 20 março 2009 22:21
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por SilverBullet »

Lagante Escreveu:Ontem fui multado lá em cima na Universidade, bem sei que pela lei que não se pode estacionar lá o carro. Mas tb sei que sempre lá vi carros, pelo menos de à 7 anos para cá. Não incomoda ninguém, não atrapalha a circulação de viaturas. Isto é caça à multa e ponto final.
.
Estacionou num sítio proibido,certo?
Então foi bem multado...

A polícia multa muito muito pouco por estacionamento indevido. Por isso é que acontece situações dessas de já estar habituado a ver carros mal estacionados à 7 anos num sítio proíbido.

As grande parte das pessoas só para não andarem 5minutos a pé, estacionam em qualquer lado(querem é ficar mesmo à porta).. Dou o exemplo da faculdade de economia, onde ando, em que é frequente ver carros mal estacionados, em cima de passeios, nas paragens, logo atras de passadeiras,etc... quando, se deixarem o carro um pouco afastado da porta da faculdade arranjam lugar, como eu, que vou sempre por o carro perto da Qta S.Jeronimo(fica a 2 minutos a pé)...

A policia devia era multar mais, para ver se deixava de ser ver por todo o lado carros em cima ou imediatamente antes de passadeiras, em cima de passeios, nas paragens de autocarro, etc...

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

Eu por acaso sei onde o Lagante estacionou.
Não acho que estivesse mal estacionado.

Estão a ver aquela placa triangular, ao pé da estátua Dom Dinis?
Tem 3 faces. Estacionou junto à face que faz o desvio de trânsito para a direita.
Nem estava em segunda fila nem em cima do passeio e passavam na boa dois carros.

Enfim
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

Pretender Escreveu:Eu por acaso sei onde o Lagante estacionou.
Não acho que estivesse mal estacionado.

Estão a ver aquela placa triangular, ao pé da estátua Dom Dinis?
Tem 3 faces. Estacionou junto à face que faz o desvio de trânsito para a direita.
Nem estava em segunda fila nem em cima do passeio e tinha largura suficiente para passar dois carros (essa porção de estrada é sentido único).

Enfim
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

pastelito
Regular
Regular
Mensagens: 142
Registado: sábado, 28 março 2009 16:35

Mensagem por pastelito »

Pretender Escreveu:Eu por acaso sei onde o Lagante estacionou.
Não acho que estivesse mal estacionado.

Estão a ver aquela placa triangular, ao pé da estátua Dom Dinis?
Tem 3 faces. Estacionou junto à face que faz o desvio de trânsito para a direita.
Nem estava em segunda fila nem em cima do passeio e passavam na boa dois carros.

Enfim
Por acaso ontem ia com um colega meu de manhã e ele ia para estacionar nesse mesmo sítio. Já lá deixou o carro várias vezes e nunca foi multado. Ontem ia a estacionar lá e os mulas da polícia munincipal mandaram-no logo sair de lá.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

SilverBullet Escreveu:
Estacionou num sítio proibido,certo?
Então foi bem multado...

A polícia multa muito muito pouco por estacionamento indevido. Por isso é que acontece situações dessas de já estar habituado a ver carros mal estacionados à 7 anos num sítio proíbido.

As grande parte das pessoas só para não andarem 5minutos a pé, estacionam em qualquer lado(querem é ficar mesmo à porta).. Dou o exemplo da faculdade de economia, onde ando, em que é frequente ver carros mal estacionados, em cima de passeios, nas paragens, logo atras de passadeiras,etc... quando, se deixarem o carro um pouco afastado da porta da faculdade arranjam lugar, como eu, que vou sempre por o carro perto da Qta S.Jeronimo(fica a 2 minutos a pé)...

A policia devia era multar mais, para ver se deixava de ser ver por todo o lado carros em cima ou imediatamente antes de passadeiras, em cima de passeios, nas paragens de autocarro, etc...
Ora nem mais! Eu também acho que a policia até devia era multar muito mais, tais os abusos que por aí se vêm.
Há no entanto um ponto em que concordo com o Lagante. Pode multar-se sem se ser mal-educado ou ter tiques de prepotência como às vezes a policia demonstra.

lontra99
Advertido
Advertido
Mensagens: 203
Registado: quarta-feira, 28 março 2007 16:15

Mensagem por lontra99 »

"Ora nem mais! Eu também acho que a policia até devia era multar muito mais, tais os abusos que por aí se vêm.
Há no entanto um ponto em que concordo com o Lagante. Pode multar-se sem se ser mal-educado ou ter tiques de prepotência como às vezes a policia demonstra."

Concordo plenamente com oq disseste. Perde-se a razao toda se se for abordado de forma pouco profissional.
Quanto ao resto...se é proibido, então não há nada que reclamar da multa, so mm da atitude prepotente.

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

Ruizito Escreveu:[A policia devia era multar mais, ...
Ora nem mais! Eu também acho que a policia até devia era multar muito mais, tais os abusos que por aí se vêm.[/quote]

Caramba, que radicais! A polícia devia multar mais?! :roll: A principal função deles não é essa...e de resto não resolve - as multas de estacionamento serão 60€? Pois eu conheço pessoas (não, não sou eu!)que perante a perspectiva de pagar cento e tal euros/mês por um estacionamento no silo preferem arriscar 1 ou outra multa, sempre sai mais barato...Destaco aqui o papel pedagógico da EMEL (em Lisboa, não sei se o fazem em Coimbra): se excederem o tempo previsto, eles deixam um papel para pagar no MB o que falta - isto para mim é civilidade! :idea: E podem ter a certeza que TODA a gente vai pagar...

lontra99
Advertido
Advertido
Mensagens: 203
Registado: quarta-feira, 28 março 2007 16:15

Mensagem por lontra99 »

sim,assim funciona bem, mas n estamos a falar de ultrapassar limites de tempo em estacionamento mas sim em estacionar em locais proibidos.

Quem quer arriscar...sujeita-se.
Se compensa ou nao levar multas ao invés de pagar estacionamentos..bom..isso vai ao criterio e necessidade de cada um :)

Eu proprio sinceramente ja nem arrisco, prefiro colocar mais adiante ou em estacionamento pago mais perto.

Responder