[Futebol] União de Coimbra

Para comentar e discutir o desporto profissional, amador e de lazer em Coimbra
Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

Ribeiro Escreveu: Tendo em conta que a água e a electricidade usada no Estádio é pago pela Câmara, não se compreende este aumento de preço em 200%

Enquanto todos contribuirmos para estar situações e continuarmos calados, eles vão mamando à nossa custa!!!

Enfim...
A água e a electricidade é paga pela Câmara?? Essa é muito boa...

E em que é que a AAC-OAF vai mamando à CMC? Por ser usufrutuaria de um estádio, e dos enormes encargos que ele acarreta, e que em 2003 o CFUC não quis?

A mamar andou o CFUC enquanto treinou e jogou no Sérgio Conceição. Esse é gerido pela CMC, com as contas pagas pela CMC...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

União de Coimbra “está na bancarrota”

Presidente do clube, Carlos Félix, fala em delicado momento financeiro mas diz ter condições para apresentar alternativas.

Só os números deixam qualquer um de cabeça perdida. São dívidas atrás de dívidas que o União de Coimbra vê chegar diariamente aos serviços administrativos e que deixam o clube à beira do estrangulamento. Face a este cenário, que, diga-se, pode bem caminhar para o encerramento definitivo de um dos históricos de Coimbra, a direcção de Carlos Félix confirmou ontem perante um número bastante reduzido de sócios (10!) a suspensão por tempo indeterminado do futebol sénior. Uma deliberação com efeitos imediatos e que fica a dever-se aos vários processos instaurados - e ganhos – por antigos atletas do clube, todos eles a reclamarem quantias demasiado avultadas para os debilitados cofres unionistas. Mas não só. Ao longo dos últimos anos o União tem vindo a acumular um passivo proveniente de vários quadrantes que, neste momento, ascende ao milhão de euros.

Carlos Félix reconhece que o momento é «dramático», e mesmo tendo sido incapaz de apresentar aos associados uma alternativa credível para que a colectividade saia desta conjuntura, apontou, apenas, às entidades públicas a culpabilidade pela situação actual.

«O atraso na escritura dos terrenos da Arregaça, que rondou os seis meses, levou a que o União de Coimbra perdesse muito dinheiro e não conseguisse cumprir os seus compromissos. O clube está na bancarrota mas sei como dar a volta à situação, agora, vamos ter de esperar por algumas situações para tomar uma decisão. Neste momento o União não tem nada, nem campo, nem pavilhão, já que o terreno é cedido por direito de superfície», explicou Carlos Félix.

A maior parte dos sócios questionou a verba investida na equipa sénior (100 mil euros na temporada de 2008/09, segundo a direcção) em tempo de estrangulamento financeiro da agremiação, algo que o presidente se mostrou arrependido de o ter feito, independentemente do sucesso desportivo alcançado.

Regêncio traça quadro negro

O presidente da Assembleia-geral, Fernando Regêncio, traçou um quadro muito negro para o futuro do clube, deixando no ar a ideia que o fim pode estar mais próximo do que as pessoas pensam: «Ou aparece um benemérito que invista no clube ou contrair empréstimos é adiar o problema. Os culpados somos todos por termos permitido erros das anteriores direcções», analisou.

Não obstante o natural desalento, Carlos Félix recusa-se a atirar a “toalha ao chão” e garante que a sua equipa directiva vai continuar a trabalhar com a mesma determinação para colocar o clube no trilho certo.

«Vamos continuar o nosso caminho. Estão em curso os trabalhos para a colocação do piso sintético na Arregaça, o que constitui o primeiro passo do futuro Complexo Desportivo. Ainda no plano estrutural, estamos a elaborar o plano de reorganização do clube e, naturalmente, vamos continuar a liquidar as dívidas que herdámos. No plano desportivo vamos apresentar equipas em todos os escalões de formação. Temos os juniores e os juvenis nos nacionais, os outros vão disputar o distrital, mas todos eles vão demonstrar o espírito do clube e do emblema da Cruz de S. Tiago», concluiu.

Fonte: Diário de Coimbra
Parece que a situação do clube está mesmo má...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Presidente do União de Coimbra condenado por posse de droga e passagem de moeda falsa

Carlos Félix apresentou ontem recurso da condenação de dois anos e
três meses de cadeia, que ficou suspensa por igual período.

O presidente do União de Coimbra foi condenado a uma pena de dois anos e três meses de cadeia pela prática dos crimes de passagem de moeda falsa e detenção de estupefacientes. Uma pena que ficou suspensa por igual período mas que ainda não transitou em julgado uma vez que, como referiu ontem o Campeão Online, a defesa de Carlos Félix apresentou recurso no Tribunal de Coimbra.

Como se pode ler no acórdão, datado de 13 de Julho e a que o Diário de Coimbra teve ontem acesso, Carlos Félix optou pelo silêncio durante o julgamento pelo que ficaram por apurar alguns factos importantes mas que não impediram a coordenação.

O caso remonta a Janeiro de 2006, altura em que Félix (na altura ainda longe do mundo do futebol) entregou a um arquitecto a quantia de 15 mil euros em notas de 500 euros para pagamento de um serviço prestado. Como o arguido não falou, ficou por apurar como é que teve acesso às notas que foram depositadas em duas instituições bancárias sem que os empregados de balcão que as receberam tenham, naquele momento, percebido que eram notas falsas.

Como se lê no acórdão, apesar da qualidade das notas ser considerada «de boa qualidade» e tendo em conta a experiência do arguido a lidar com dinheiro (trabalhava no ramo imobiliário), os juízes entendem que um olhar atento seria o bastante para perceber que se tratava de dinheiro falso. Além disso, lê-se na sentença, as notas de 500 euros são de circulação bastante restrita pelo que o facto daqueles exemplares apresentarem um ar usado levantaria imediatas suspeitas a Félix. Indícios que sustentam a convicção do tribunal de que Félix sabia que o dinheiro não era verdadeiro. Além disso, as várias referências encontradas no telemóvel de Félix com referências tipo «Zé – Tipografia chega com notas 20 e 50 euros; Hoje com 50-60 mil euros», bem como anotações com numeração de notas fazem ainda com que os juízes entendam que Carlos Félix «tinha contactos com pessoas que forneciam notas falsas».

Quanto à máquina para detecção de moeda falsa que lhe foi apreendida em Março desse mesmo ano, diz o tribunal que poderia ter sido comprada depois de Janeiro pelo que não foi considerada para este caso.

Concluindo, os juízes entendem que o arguido «conhecia a falsidade das notas quando entrou na posse delas» pelo que foi condenado (em dois anos de prisão) pela prática do crime de passagem de moeda falsa.

Quanto à droga apreendida em sua casa – tinha 371 gramas de canabis (haxixe) numa pasta – o tribunal entende que era para consumo condenando-o (seis meses de prisão) na prática de um crime de detenção de estupefacientes para consumo próprio. Em cúmulo jurídico a pena final é de dois anos e três meses de prisão, pena essa que ficou suspensa por igual período tendo em conta que Carlos Félix não tem cadastro e está socialmente inserido.

Carlos Félix sereno

Contactado ontem pelo Diário de Coimbra, o presidente do União de Coimbra demonstrou-se tranquilo quanto a esta matéria. Revelando que a sentença foi proferida no início do mês de Julho, o também empresário do ramo imobiliário sublinhou que «a advogada já entregou o recurso» pelo que resta «aguardar com serenidade» pelo normal desenrolar do processo.

Fonte: Diário de Coimbra
Parece que acontece de tudo ao União... :?

keBas
Experiente
Experiente
Mensagens: 253
Registado: quinta-feira, 13 agosto 2009 19:33
Localização: Coimbra

Mensagem por keBas »

Subbuteiro Escreveu: A água e a electricidade é paga pela Câmara?? Essa é muito boa...

E em que é que a AAC-OAF vai mamando à CMC? Por ser usufrutuaria de um estádio, e dos enormes encargos que ele acarreta, e que em 2003 o CFUC não quis?

A mamar andou o CFUC enquanto treinou e jogou no Sérgio Conceição. Esse é gerido pela CMC, com as contas pagas pela CMC...

o que sabes tu disso?
nem sabes da história do união de coimbra nem da académica.

se soubesses todo o mal que fizeram ao União de Coimbra estarias calado sem nenhum argumento a dizer, pessoas que falam sem saber não dão em nada.

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

Conheço bem a realidade porque acompanhei de perto.

Responde-me só a uma pergunta. É, ou não é verdade, que o CFUC rejeitou ser usufrutuário do ECC porque alegou não poder suportar com os encargos do Estádio?

O CFUC usou e usa o Sérgio Conceição tal como usa as camadas jovens da AAC-OAF, o Taveirense, e o Vigor usou nos tempos do arrelvamento dos Sardões, etc...

E não venha com histórias de que eu não conheço isto ou aquilo, ou a história de um ou outro... Essa "guerra" que os unionistas alegam que a Académica sempre fez mal já é bastante velha, a cheirar a mofo, e muito, mas muito parcial, e sem qualquer fundamento...

keBas
Experiente
Experiente
Mensagens: 253
Registado: quinta-feira, 13 agosto 2009 19:33
Localização: Coimbra

Mensagem por keBas »

Os teus conhecimentos sobre as duas equipas de Coimbra são muito vastas, em primeiro lugar, nem no campeonato da primeira divisão nacional a académica devia andar, uma vez que 74 a 76 passas-te de Academica para Académico, sem começare nos destritais e que logo a seguir passado anos tornas-te a passar de Académico para Academica.
Isto foi o maior fraude que se pode fazer no futebol português, agora falando em estádios, qual é o estadio da academica afinal? é que suponho eu que em Coimbra, nem estádio tem, Santa Cruz é da Universidade de Coimbra, como o Estádio Universitário, o Municipal é da Camara Municipal de Coimbra e o da académica deve ser o do hipismo, no choupal.
Se queres mais fraudes que a academica fez em relação ao União de Coimbra, falamos no bingo, que foi dado ao casino da figueira e ao União de Coimbra, na qual a academica tudo o fez para que conseguisse ficar com ele. depois de tantas lutas que o União a nivel de tribunal lhe deram sempre a razao, por isso deves ser muito pequenino quando falas no União, e quando falares no União, pensa que estas a falar no clube mais antigo da cidade de Coimbra.
Cumps

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

o CAC era o herdeiro legítimo da extinta Secção de Futebol da AAC, e como tal, tinha todo o direito de participar na 1ª divisão. Se assim não fosse, actualmente todos clubes SAD's que conhece, tinham de começar nos distritais... Ou é mentira?

O Estádio Santa Cruz e o Estádio Universitário são da UC. Mas afinal, o que é a Associação Académica de Coimbra? Não é a associação do estudantes da Universidade de Coimbra, e como tal, legítima usufrutuária de dois complexos desportivos que a UC tem para... os estudantes??

Essa do hipismo é muito boa... Dá um exemplo bem claro da sua atitude.

E essa do bingo é muito boa, também. O bingo não é do Casino da Figueira, é apenas gerido por esta. O bingo continua a ser propriedade da AAC. Ela é a verdadeira proprietária do bingo. O CFUC não é chamado para o caso... Vá ao site da Inspecção Geral de Jogos e veja de quem é o bingo...

E o CFUC é o clube mais antigo porquê? Não foi fundado em 1919? Então tenha o prazer de se deslocar à Associação de Futebol de Coimbra, na Rua Ferreira Borges, e observar o cartaz que lá está de 1917 que divulga o primeiro jogo de futebol em Coimbra, entre a "Associação Académica" e o "Sport Conimbricense", disputado na Ínsua dos Bentos...

Mas falando em pequenez, isso sempre foi coisa que o CFUC teve em mente em relação à AAC. Infelizmente, para todos nós, o CFUC definhou paralelamente com a indústria de Coimbra. Agora não deite culpa na AAC e na AAC/OAF por tudo de mal que aconteceu ao CFUC. Ninguém é perfeito, e também a AAC teve os seus maus momentos na história.

Mas só para terminar, tenha em exemplo clube pequenos (mas grandes em vontade) como o Vigor, o Gândara e o Tourizense, que paulatinamente criaram estabilidade, património, e inveja em muitos...

keBas
Experiente
Experiente
Mensagens: 253
Registado: quinta-feira, 13 agosto 2009 19:33
Localização: Coimbra

Mensagem por keBas »

pergunta por curiosidade que idade você tem?
é que deixa muito a desejar seus conhecimentos, mas tambem nao serei eu a criticá-los nem metê-los em causa, no entanto irei lhe dizer uma coisa, não só você é da académica como tambem é do Benfica.

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

keBas Escreveu:no entanto irei lhe dizer uma coisa, não só você é da académica como tambem é do Benfica.
Não diga asneiras, nem me ofenda, se faz favor. Eu não lhe faltei ao respeito, limitei-me a argumentar. Aliás, se houve alguém a fazer alguma acusação, foi você.

Sou Academista puro, sem qualquer sujidade. E você só se devia sentir orgulho por ter alguém que defende com unhas e dentes uma instituição de Coimbra e que luta diariamente contra o bolor clubístico dos conimbricenses...

Mas sendo assim também é tão legítimo dizer-lhe que você é tão unionista, como lagarto ou lampião...

Cumprimentos

keBas
Experiente
Experiente
Mensagens: 253
Registado: quinta-feira, 13 agosto 2009 19:33
Localização: Coimbra

Mensagem por keBas »

Simplesmente União...

e não ofendi ninguem, viste ofenças onde não as há.
Acho que a conversa fica por aqui, gosto de dialogar com pessoas que saibam ter uma boa conversa e que entendem o bom português.

Felecidades

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

Tem toda a razão. Também só me entendo com quem saiba escrever em português. Não vi "ofenças", é verdade...

"Felecidades" para si também!

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

Hoje a notícia de capa do Jornal As Beiras, só comprova mais uma vez que a CMC só beneficiou ao entregar a gestão do ECC à AAC/OAF.

Se a CMC mantivesse o estádio, tal como as CM's de Aveiro e Leiria fizeram, se calhar hoje não estavamos a falar desses estádios, mas sim do nosso:

http://www.asbeiras.pt/?area=destaque&ed=16102009

Cumprimentos

blackcrow
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registado: sexta-feira, 23 outubro 2009 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por blackcrow »

Relativamente ao assunto do tópico, é de facto uma pena o que aconteceu com o clube, aparentemente por um pormenor tão estúpido como uma falta de uma papel da segurança social, no dia das "assinaturas" (contado por quem lá esteve, eu não vi).

Mas, enfim... é normal que os clubes passem por dificuldades nestes tempos de crise e suposta crise.

Acredito que o União ainda vá dar a volta por cima, e que lentamente volte às glórias antigas.

Era um frequentador diário do pavilhão do CFUC e principalmente do seu bar... :D sentia-se a mística... :wink:
"Fecha os olhos para não seres cego." - VF

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: [Futebol] União de Coimbra

Mensagem por Pedro »

Sintético na Arregaça “preso” pelas medidas

Dúvida Empreiteiro aguarda resposta da Câmara de Coimbra para saber se avança com a obra no espaço que tem disponível para colocar o relvado.

Não são “as obras de Santa Engrácia”, porque ainda nem sequer começaram, mas a colocação do relvado sintético no Campo da Arregaça “já dava um filme”. Agora, ficou a saber-se que a empresa a quem foi consignada a obra (Pinto & Braz, Lda, do Barracão, Leiria) perguntou à Câmara de Coimbra o que pretendia fazer, pois as medidas contratualizadas com a autarquia não correspondem às que efectivamente estão disponíveis no Campo da Arregaça. Em resumo, caso a obra avance com o espaço disponível, o novo relvado não ficará habilitado a receber jogos oficiais.

Fonte: diário de Coimbra
Ninguém da Câmara teve o cuidado de verificar esta questão antes de avançar com as obras? :shock: Bem, parece-me que fazem alguma alteração aos planos ou fica-se com um sintéctico para treinos... e logo se vê onde se joga.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: [Futebol] União de Coimbra

Mensagem por Pedro »

Inauguração do sintético do campo da Arregaça

Foi inaugurado neste sábado o relvado sintético do Campo da Arregaça, designado Campo Eng. Arantes de Oliveira. Conhecido como o Estádio do União de Coimbra, passou há poucos anos para a alçada da Câmara Municipal de Coimbra, que levou a cabo as obras recentes. Embora ainda tenha as bancadas pintadas de branco, o vereador da autarquia, Luís Providência prometeu que em breve serão pintadas de azul e encarnado, as cores do clube, mesmo que este ainda não saiba qual é o seu futuro, confrontado que está com a insolvência. Um jogo entre as velhas glórias do União de Coimbra e uma equipa mista de colaboradores do Município de Coimbra fizeram o jogo inaugural.

Fonte: As Beiras
E já tem sintético... embora o clube esteja praticamente falido.

Responder