No Smoke zone

Para anunciar ou comentar os bares, discotecas e restaurantes da cidade

Concordam com a proibição de fumar em locais públicos?

Sim
99
84%
Não
19
16%
 
Total de votos: 118

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

A medida é demasiado facilitadora... lembro-me que na Eugénio de Castro o pessoal não podia fumar e atrás do ginásio era só pessoal a fumar tabaco e ganzas... nem com a proibição de ir lá para trás o pessoal deixou de ir...
É proibir e pronto.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

Pedro Escreveu:
Fumo no restaurante sob condições

A nova Lei do Tabaco, votada ontem na Assembleia da República e que entra em vigor a 1 de Janeiro de 2008, é mais tolerante do que o diploma apresentado pelo Governo e deixa ao critério dos proprietários dos estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares e discotecas com menos de 100 metros quadrados, se querem ser um espaço para não fumadores, para fumadores ou para ambos.

Este recuo na proibição do tabaco leva a Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo a falar na legitimação do tabaco nos espaços comerciais públicos. Luís Rebelo, presidente do organismo, diz ao CM: “Esta lei não vai dar em nada e representa uma vitória para os interesses da Tabaqueira e dos proprietários dos estabelecimentos comerciais porque agora legitima que se fume no seu interior. Isto significa o princípio da acomodação do fumador.”

O médico Luís Rebelo adiantou que o organismo a que preside vai apelar ao Presidente da República para vetar esta lei que, garante, “discrimina os trabalhadores dos estabelecimentos onde se pode e não pode fumar”.

José Manuel Esteves, da Associação de Restaurantes e Similares de Portugal, diz que a maior parte dos estabelecimentos vai proibir o tabaco pois, justifica, “os custos da adaptação da lei, com sistemas de ventilação, são avultados”. O ministro da Saúde, Correia de Campos, reconhece que a versão final da lei é diferente, mas defende os cidadãos da exposição involuntária ao fumo.

A versão final da lei reduz de 1000 para 750 euros valor máximo das multas a fumadores. A mínima é de 50 euros. Os responsáveis pelos locais em que é proibido fumar,ficarão sujeitas a coimas entre 50 e mil euros.

Permitido

Restauração com ventilação

Áreas destinadas a pacientes fumadores em hospitais e serviços psiquiátricos, centros de tratamento e reabilitação de toxicodependentes e de alcoólicos, desde que tenham ventilação

Cadeias, celas ou camaratas, para reclusos fumadores, com ventilação

Proibido

Locais de trabalho

Locais de atendimento directo ao público

Estabelecimentos de ensino, independentemente da idade dos alunos e do grau de escolaridade

Recintos das feiras e exposições

Nos parques de estacionamento cobertos (subterrâneos ou não)

Fonte: Correio da Manhã
Tanta coisa e, quando chega a altura, tomam uma medida inútil, que deixa tudo na mesma. Tanta porcaria com não terem medo de tomar medidas difíceis, mas afinal só têm coragem para tomar medidas difíceis quando elas implicam ir aos nossos bolsos (aumentos de impostos e similares)... quando é para proteger a nossa saúde, cedem logo às tabaqueiras e ficam quietinhos. Citando o Octávio Machado, só não lhes chamo palhaços porque é um insulto a essa classe profissional.
Como diz aí só vai ser permitindo fumar em locais públicos que tenham fumadores e não fumadores ou com exaustores ligados, para não se ficar com o cheiro, pelo menos conheço o Napolitano que tem sempre o exaustor ligado :!:

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Na Noruega os bares lá não têm tabaco, ou seja, é proibido fumar nesses lugares e nem por isso as pessoas deixam de sair à noite.
É incomodativo e nao beneficia ninguem.
Love hurts

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Ainda no outro dia estive no Cartola com o pessoal e fiquei com a camisa a cheirar a tabaco. :?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Como podem dizer q algo dá prazer, se mata?
Devagar, mas mata.
Love hurts

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

E há uma coisa que detesto que é "epá queres fumar?" "não fumo" "epá anda lá meu, não sejas cortes!" "nao fumo!!" "epá cortes e tal..." yuck. :x
E atirar fumo para a cara como uma vez me aconteceu. :evil:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

{mineirinha} Escreveu:Como podem dizer q algo dá prazer, se mata?
Devagar, mas mata.
Bem, é um vicio. Já ouvi muitas desculpas para fumarem, mas a unica que bate certo é mesmo ser um vicio..

Quanto ao argumento de «Ah eu fumo, logo contribuo com mais dinheiro pros impostos, nao acho esta lei bem» bem sem comentarios

Ainda ha uns dias andou ai uma noticia com os milhões de euros que o Sistema de Saude gasta com os fumadores..

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

carlacs Escreveu:Ainda ha uns dias andou ai uma noticia com os milhões de euros que o Sistema de Saude gasta com os fumadores..
E há que acrescentar ainda o que, por causa dos fumadores, ainda se tem de gastar com os não-fumadores que levam com o fumo em cima. Se os fumadores querem matar-se, força, a decisão é deles... mas respeitem quem não quer. Eu nunca fumei e soube resistir sem problemas a entrar nesse vício, não tenho de sofrer as consequências do tabaco apenas porque o gajo da mesa do lado não teve a mesma força de vontade que eu tive.

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

É vicio,mas é possivel sairem dele...
Love hurts

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Pois... aqui vai um site sobre fumo passivo:
http://www.minerva.uevora.pt/publicar/w ... assivo.htm

"Define-se tabagismo passivo como a inalação do fumo de derivados do tabaco (cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo) por não fumadores, que convivem com fumadores em ambientes fechados.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o tabagismo passivo, a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, subsequente ao tabagismo activo e ao consumo excessivo de álcool (IARC, 1987; Surgeon General, 1986; Glantz, 1995)."

:?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

E ainda temos que aturar essa malta que fuma sem respeito nenhum....
Vamos morrer 1º que eles :roll:
Love hurts

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

sempre ouvi dizer e é simples:
"quem está mal,muda-se..."

ja pensava isso quando fumava,e penso o mesmo agora,mesmo ja nao sendo fumador activo.

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Briooosa Escreveu:sempre ouvi dizer e é simples:
"quem está mal,muda-se..."

ja pensava isso quando fumava,e penso o mesmo agora,mesmo ja nao sendo fumador activo.
Sem comentários.. Por acaso, tenho tido sorte, cada vez que peço alguem para parar de fumar, a pessoa é bastante educada e pára

Ainda no outro dia estava numa sala de espera e um senhor a fumar e eu só tive dizer «Olhe, desculpe estar a incomodar, mas estamos num espaço fechado e..» ele pediu-me logo desculpa e apagou o cigarro.

Mas é sempre mau estar a 'repreender' as pessoas, enfim.. essa lei devia ter sido aplicada de maneira diferente.

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

carlacs Escreveu:
Briooosa Escreveu:sempre ouvi dizer e é simples:
"quem está mal,muda-se..."

ja pensava isso quando fumava,e penso o mesmo agora,mesmo ja nao sendo fumador activo.
Sem comentários.. Por acaso, tenho tido sorte, cada vez que peço alguem para parar de fumar, a pessoa é bastante educada e pára

Ainda no outro dia estava numa sala de espera e um senhor a fumar e eu só tive dizer «Olhe, desculpe estar a incomodar, mas estamos num espaço fechado e..» ele pediu-me logo desculpa e apagou o cigarro.

Mas é sempre mau estar a 'repreender' as pessoas, enfim.. essa lei devia ter sido aplicada de maneira diferente.
entao mas isso é logico,uma pessoa por fumar nao quer dizer que seja mal educada,e atenção que quando digo ,quem esta mal muda-se, nao é apenas para os nao fumadores,passo a explicar:

por exemplo pegando neste caso em que estavas incomodado com o fumo e pediste para apagar o cigarro, o homem pediu desculpa e apagou-o,porque é educado. o que nao quer dizer que nao tenha ficado com vontade de acabar o cigarro,entao nesse caso como quem ia ficar mal era ele,se quisesse muito acabar de fumar e continuar a ser educado,ia para outro sitio...quem esta mal,muda-se...

nao faço ideia do numero de vezes em que troquei de sitio para poder fumar,ou por sentir que estava a incomodar e isso fazia-me sentir mal,
ou por alguem me chamar á atençao...

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

{mineirinha} Escreveu:E ainda temos que aturar essa malta que fuma sem respeito nenhum....
Vamos morrer 1º que eles :roll:
Eu tenho os meus pulmões limpos e costumo estar ao pé fumadores, nos locais públicos, apenas digo isto porque é o que os exames que fiz aos pulmões deu :wink:

Responder