No Smoke zone

Para anunciar ou comentar os bares, discotecas e restaurantes da cidade

Concordam com a proibição de fumar em locais públicos?

Sim
99
84%
Não
19
16%
 
Total de votos: 118

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Na mão ainda é naquela... agora no pé... será que o descalçou primeiro??

lol...

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Vendas de medicamento de desabituação dispararam!

http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1315875

Penso que isto poderá ser considerado um efeito positivo da medida.

Avatar do Utilizador
Big_Little
Experiente
Experiente
Mensagens: 294
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 22:29
Localização: Portugal

Mensagem por Big_Little »

Cheguei a casa e não fiz o percurso habitual antes de entrar no quarto.. não passei pela marquise a deixar o casaco a arejar!! Finalmente vou acordar sem os lençois, almofada e o restante roupa a tresandar a tabaco, depois de um café com os amigos.

Ja gostava do Tuareg e agora devo frequentar mais assiduamente.

Bem.. o dia daqui a umas horas vai ser longo!

P.S. Lá por não ser permitido fumar na maioria do bar, não foi com maior facilidade que arranjei mesa, por poder estar menos gente...
Olhar em frente, porque atrás vem gente

guida2006
Novato
Novato
Mensagens: 39
Registado: quinta-feira, 02 março 2006 20:37
Localização: Coimbra

Mensagem por guida2006 »

Não poderia estar mais de acordo com esta nova lei do Governo. Até que enfim que se vai conseguir ir a restaurantes, cafés, bares, pastelarias, entre outros sem estar sempre a ser incomodado pelo cheiro horrível do tabaco e a inalar aquele ambiente impuro.
No entanto, acho que a lei está a ser branda demais; para mim, a lei deveria pura e simplesmente proibir o tabaco em todos os espaços públicos (tenham eles 30, 40, 60 ou 200 m2)...
E quem não aceita a nova lei, que vá fumar para casa.

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Conheça o paraíso dos fumadores

O Café Brito tornou-se, por estes dias, numa espécie de «paraíso dos fumadores» de Viana do Castelo, ao permitir que os clientes acendam o cigarro em cerca de três quartos dos seus 80 metros quadrados, conta a agência Lusa.

Para os não fumadores, o estabelecimento apenas reserva um pequeno recanto de 20 metros quadrados, com sete mesas, que «está praticamente sempre às moscas».

«A área dos não fumadores só enche em dias em que dá futebol na televisão e não há lugares na zona em que é permitido fumar. Porque os meus clientes são quase todos fumadores», disse, à Lusa, o proprietário do estabelecimento.

António Brito disse mesmo que, após a entrada em vigor da nova lei do tabaco, a 1 de Janeiro, já começaram a aparecer «caras novas» no seu estabelecimento.

«Na cidade, que eu saiba, o meu é o único café onde se pode fumar. Há um senhor que passou a vir aqui praticamente todos os dias, desde a Avenida dos Combatentes [a mais de um quilómetro de distância], para beber a sua taça de vinho ou tomar o seu café», referiu António Brito.

PSP ¿visitou` «paraíso»

No próprio dia em que entrou em vigor a lei do tabaco, o Café Brito foi ¿visitado` por dois agentes da PSP, que «fizeram tenção» de o autuar por os seus clientes estarem a fumar.

«Mostrei-lhes os extractores de fumo de que o meu estabelecimento dispõe, li-lhes a lei e eles acabaram por ir embora, sem me autuar. Antes de permitir o fumo, aconselhei-me com a Associação Empresarial [de Viana do Castelo] e com outros especialistas, que me garantiram que a minha casa tem todas as condições para o efeito», acrescentou.

«Parece-me é que a lei é muito confusa e que ninguém sabe ainda muito bem o tipo de extractores de fumo indicados», sustentou.

António Brito equipou, há cerca de cinco anos, o seu café com um sistema de exaustores, que integra igualmente o aquecimento, pelo qual pagou cerca de 8.000 euros.

É com esse mesmo sistema que António Brito está a «contornar» a nova lei do tabaco.

«O que eu garanto é que, com este sistema, o fumo não chega à zona que defini para os não fumadores», sublinhou.


PortugalDiário

Agora a desculpa é que a lei é confusa. 3/4 da sala para fumadores?! Ou começam actuar (ASAE) ou isto começa a cheirar a bandalheira.
Última edição por Chong Li em quarta-feira, 09 janeiro 2008 20:38, editado 1 vez no total.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Locais de fumadores: os primeiros inspeccionados

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) anunciou esta quarta-feira que vai solicitar à ASAE que inicie, «prioritariamente», inspecções nos estabelecimentos de restauração e bebidas que tenham afixado o dístico azul de «fumadores», relata a agência Lusa.

«A Direcção-Geral da Saúde, para promover o cumprimento da Lei, irá solicitar à ASAE que desencadeie, prioritariamente, inspecções nos estabelecimentos de restauração e bebidas que tenham afixado o dístico azul», indica uma nota da DGS divulgada esta quarta-feira.

Esta medida prende-se com o facto de diversos estabelecimentos com menos de 100 metros quadrados, que no dia 1 optaram por estabelecer a proibição de fumar, afixando o dístico vermelho, alteraram posteriormente aquela opção, sem, no entanto, «observarem as condições exigidas por Lei para tal».

A DGS lembra ainda que os equipamentos de ventilação e extracção de ar para o exterior só estarão legais «se forem autónomos em relação ao sistema geral» e «se garantirem a qualidade do ar interior» de forma a protegerem dos efeitos do fumo os trabalhadores e os clientes não fumadores.

Portugal Diário
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

wazdriak
Regular
Regular
Mensagens: 169
Registado: segunda-feira, 27 agosto 2007 15:02

Mensagem por wazdriak »

Esta nova lei que proíbe de fumar em locais fechados é das coisas mais ridículas que já vi! Mas desde quando é necessário fazer uma lei que proíbe alguém de incomodar terceiros? Este mundo anda mesmo de pernas para o ar. Não iriam achar patético uma lei que proibisse alguém de cuspir na cara dos outros? Ou de estar a gritar aos ouvidos? Como estas, há milhares de situações às quais vocês devem estar a pensar ser impensáveis… e são! Mas porque o tabaco tem de ser diferente? Porque é um hábito tolerado pela sociedade?! Então é a sociedade que está mal, e assim voltamos ao inicio: ridículo ter de impor uma lei desta a uma sociedade destas!! Cada vez mais me identifico menos com o meio que me rodeia… e isso alegra-me!

z00p
Regular
Regular
Mensagens: 146
Registado: quinta-feira, 10 janeiro 2008 3:55

Mensagem por z00p »

wazdriak Escreveu:Esta nova lei que proíbe de fumar em locais fechados é das coisas mais ridículas que já vi! Mas desde quando é necessário fazer uma lei que proíbe alguém de incomodar terceiros? Este mundo anda mesmo de pernas para o ar. Não iriam achar patético uma lei que proibisse alguém de cuspir na cara dos outros? Ou de estar a gritar aos ouvidos? Como estas, há milhares de situações às quais vocês devem estar a pensar ser impensáveis… e são! Mas porque o tabaco tem de ser diferente? Porque é um hábito tolerado pela sociedade?! Então é a sociedade que está mal, e assim voltamos ao inicio: ridículo ter de impor uma lei desta a uma sociedade destas!! Cada vez mais me identifico menos com o meio que me rodeia… e isso alegra-me!
Uma lei que defende a saúde das pessoas é ridícula ? Até agora os não fumadores eram completamente desprezados. Andei muitos aninhos a levar com fumo nojento do pessoal que se curte matar lentamente com alcatrão e nicotina. Que se matem, mas eu deveria ter tido sempre o direito de não levar com esse lixo em cima. Finalmente as pessoas abriram um bocado os olhos e fizeram uma lei para proteger a população de inalar porcaria.

wazdriak
Regular
Regular
Mensagens: 169
Registado: segunda-feira, 27 agosto 2007 15:02

Mensagem por wazdriak »

Aconselho-te a leres o que eu escrevi com atenção e não em Z! Se depois de leres de novo mantiveres a mesma opinião, não chegaste lá...

z00p
Regular
Regular
Mensagens: 146
Registado: quinta-feira, 10 janeiro 2008 3:55

Mensagem por z00p »

wazdriak Escreveu:Aconselho-te a leres o que eu escrevi com atenção e não em Z! Se depois de leres de novo mantiveres a mesma opinião, não chegaste lá...
Eu cheguei lá. Pegando nos teus exemplos, toda a gente se apercebe que a malta não se anda a cuspir mutuamente, por exemplo. E porquê ? Porque sabe que é um atentado à integridade física da outra pessoa. Então, por muito desejo que se possa ter de mandar uma valente cuspidela para cima de alguém, a grande maioria das vezes ninguém faz isso. O tabaco tem o mesmo efeito na pessoa que está a inalar o fumo. É um atentado à integridade física. E bem pior que uma cuspidela, por exemplo. Mas os fumadores estão bem nas tintas para isso, e continuam a fumar e a incomodar os outros. A Lei não é mais do que uma maneira de ensinar boas maneiras às pessoas, visto que de boa vontade não vão lá. Eu acho um bocado triste, mas é francamente necessário. E pelos relatos que oiço de amigos meus a viver no estrangeiro, é tudo encarado com a maior das naturalidades.

Mesmo cá em Portugal, a reacção dos meus amigos fumadores é em 90 % dos casos muito favorável.

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

O que ele/ela estava a querer dizer é que é pena que seja preciso uma lei para isto. Devia partir das próprias pessoas não fumar em espaços fechados.
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Só existe um culpado para a existência desta lei: o Fumador porque, ao longo de todos estes anos, não teve a consciência moral de que, ao fumar em recintos públicos, estava a prejudicar as pessoas em redor. É lamentável ter que se recorrer à força para fazer prevalecer, neste caso, o direito a um ambiente mais saudável. Mas, se assim não fosse, o que é que se podia fazer?

Além disso, esta lei não proíbe que se fume. Ela apenas diz que não se pode fumar onde se quer fumar, mas apenas onde se deve fumar.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

wazdriak
Regular
Regular
Mensagens: 169
Registado: segunda-feira, 27 agosto 2007 15:02

Mensagem por wazdriak »

mustiness Escreveu:O que ele/ela estava a querer dizer é que é pena que seja preciso uma lei para isto. Devia partir das próprias pessoas não fumar em espaços fechados.
Obrigado, alguém que me entenda...

z00p
Regular
Regular
Mensagens: 146
Registado: quinta-feira, 10 janeiro 2008 3:55

Mensagem por z00p »

O meu segundo post faz transparecer isso. Parece-me também bastante claro.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Ouvi agora que a certificação dos aparelhos será efectuada pelas empresas instaladoras, não havendo lugar à definição de um conjunto de aparelhos certificados. Ou seja, basta o instalador vender uma porcaria qualquer e dizer que está certificada, que passa a ser permitido fumar.

Sinceramente, retiro o que disse de bom sobre esta lei. Com esta constante mudança, a situação já está praticamente igual ao que estava antes. Tivemos uma cedência total aos lobbies, um autêntico "baixar de calças" por quem faz a legislação. Simplesmente ridículo. Serve para confirmar a minha ideia de que deviam ter avançado para a proibição total, em vez de todas estas excepçõezinhas de treta que servem apenas para fazer com que a lei seja completamente inútil.

Responder