No Smoke zone

Para anunciar ou comentar os bares, discotecas e restaurantes da cidade

Concordam com a proibição de fumar em locais públicos?

Sim
99
84%
Não
19
16%
 
Total de votos: 118

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

silviamafalda Escreveu:Acho que realmente sou a única fumadora que se encontra neste fórum de discussão. Ao olhar para as vossas respostas acho-vos realmente muito engraçados.
Então porquê? Porque finalmente posso ir a um café/bar/discoteca e respirar um ar minimamente puro???
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

silviamafalda Escreveu:A miúda pode até ter 17 anos e neste momento já nem tão pouco pode fumar porque a lei proibe a venda de tabaco a menores de 18, mas entendo o que ela diz porque nas discotecas é muito habitual o pessoal beber um copo e fumar um cigarro, até porque a própria bebida puxa para isso e tenho muitos amigos que não são fumadores mas fumam na noite...
Eu acrescento "infelizmente" antes do habitual. Espero que a nova lei contribua para parar com a imagem do "é habitual fumar quando se sai" que é transmitida aos jovens. A saúde futura deles agradece.

silviamafalda Escreveu:Agora em resposta ao que o moderador diz acho realmente que está a ser um bocado dramático ao dizer que não vai a locais onde haja espaço para fumadores! Antes não tomava café? É que hoje para tomar café no mesmo espaço que um fumador esse café tem que oferecer as devidas condições e um sistema de extracção não é nada barato, como tal resulta ao contrário do que os mais cépticos possam pensar!!!
Mas a questão é que agora, finalmente, posso escolher entre tomar café livre de fumo. E, dada a escolha, obviamente que irei optar por um espaço onde possa usufruir desse direito. Quanto à questão dos dispositivos de extracção, não me interessa se são caros ou baratos... simplesmente não são tão bons quanto um espaço onde não há fumadores. E, para mim, isso é que interessa.

Uma coisa é o fumador querer matar-se lentamente sozinho em casa (e não estou a ser dramático, é o que o tabaco faz - tal como diz nas embalagens, "fumar mata")... outra coisa é eu também ter de sofrer com isso. Eu sempre resisti a fumar e tomei essa decisão de forma consciente, sabendo que se tratava de um vício extremamente prejudicial à minha saúde... não vejo porque tenho de "sofrer" os malefícios na mesma apenas porque quem está ao meu lado não tomou a mesma decisão. Os fumadores deviam era ver isto como um bom incentivo para pararem de fumar...

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Engraçados são aqueles argumentos como o que ouvi noutro dia numa entrevista na SIC: "Só espero que o governo também não nos obrigue a fazer jogging todos os dias pela manhã".

É com cada argumento mais ridículo que só dá vontade de rir.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
silviamafalda
Novato
Novato
Mensagens: 28
Registado: segunda-feira, 17 dezembro 2007 16:01
Localização: coimbra

Mensagem por silviamafalda »

Bem, acho que não vale a pena falar mais ou tentar expressar a minha opinião pois vós fumadores são demasiado persistentes, obstinados e cépticos. Antes sempre coexistiram pacificamente mas agora só porque a lei está a beneficiar os não fumadores já se acham mais do que os fumadores.

Acho engraçado dizerem que agora já não vão estar a tomar café no mesmo sítio que um fumador coisa que fizeram durante anos a fio. E um sistema de extracção é realmente bom e não se sente o fumo, por isso acho-vos muito dramáticos quando dizem que não vão a um sítio onde haja fumadores, pois vocês não fumadores estão a discriminar os fumadores coisa que nós nunca fizemos.

Acho que os não fumadores sempre foram respeitados mas e nós agora?!!

Ah, e já agora no bingo continua tudo igual.... Será que também vão deixar de lá ir vocês?
Bar muito porreiro em S. Martinho do Bispo:"Chafariz_Bar". Sem consumo mínimo, preços convidativos e sempre animação aos fins de semana (karoke, música ao vivo, promoções...)

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Eu não vou ao Bingo.

Adiante, eu vivo em Espanha, onde esta lei já está em vigor há 2 anos. São menos civilizados do que nós? Não. São mais infelizes porque têm de sair para fumar? Pelo contrário. Os cafés foram à falência? Estão sempre cheios, é o que é! Aumentou a taxa de pneumonias devido à necessidade de vir à rua fumar? Não me parece.

Em França arrancou pacificamente, em Espanha encontra-se em vigor e estão todos felizes - fumadores e não fumadores. É pelo melhor, toda a gente razoável vê isso.
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

silviamafalda Escreveu:Acho que realmente sou a única fumadora que se encontra neste fórum de discussão. Ao olhar para as vossas respostas acho-vos realmente muito engraçados. A miúda pode até ter 17 anos e neste momento já nem tão pouco pode fumar porque a lei proibe a venda de tabaco a menores de 18, mas entendo o que ela diz porque nas discotecas é muito habitual o pessoal beber um copo e fumar um cigarro, até porque a própria bebida puxa para isso e tenho muitos amigos que não são fumadores mas fumam na noite...

Agora em resposta ao que o moderador diz acho realmente que está a ser um bocado dramático ao dizer que não vai a locais onde haja espaço para fumadores! Antes não tomava café? É que hoje para tomar café no mesmo espaço que um fumador esse café tem que oferecer as devidas condições e um sistema de extracção não é nada barato, como tal resulta ao contrário do que os mais cépticos possam pensar!!!
Não sei quem é que está aqui a dramatizar mais... Falando por mim já saio desde os 15 ou 16 anos, sempre saí com amigos que fumam, sempre bebi e apanhei algumas bebedeiras e nunca me deu para fumar, não percebo onde é que a bebida puxa para o cigarro, isso são argumentos de pessoas que têm uma personalidade fraca e deixam-se levar por verem os outros a fumar.

Depois, nós não estamos a discriminar ninguém, apenas agora temos a possibilidade de tomar um café e voltar para casa sem tresandar a tabaco, e é engraçado, porque falando assim, quem era discriminado eram os não fumadores, porque eu nunca vi ninguém num balcão ou numa mesa de um café a tomar o seu café e a perguntar à pessoa do lado se se importa de gramar com o fumo dele, em vez disso toca a puxar do belo do cigarro e os outros que se lixem.

Isto é quase como se uma pessoa chegasse ao pé de ti e cagasse um peidito mal cheiroso, se calhar não ias achar muita piada e reclamavas e dirias que não tinhas que levar com os gases dessa pessoa, mas engraçado, essa pessoa não te tirou anos de vida, e voçês fumadores matam-se a voçês e aos outros.

Avatar do Utilizador
silviamafalda
Novato
Novato
Mensagens: 28
Registado: segunda-feira, 17 dezembro 2007 16:01
Localização: coimbra

Mensagem por silviamafalda »

Realmente quem fala assim... Esquece! Está provado que o alcool puxa para fumar e não tem nada a ver com o facto de ser fraco ou forte! É algo que acontece e que vários estudos já provaram e se não acreditas informa-te antes de apelidares as pessoas de fracas.

Em relação a puxar ou não de um cigarro sempre tentei ver quem etava à minha volta antes de fumar e se fossem crianças, mulheres grávidas ou idosos não o fazia porque acho que é bom senso. Nem todos pensam assim mas também há muitas cenas que se calhar tu fazes e eu não porque vai contra a minha ética, como apanhar bebedeiras...
Se tivessem não fumadores na mesa ao lado também era de bom tom perguntar se incomodava mas nunca ninguem me disse que não porque os não fumadores sempre se habituaram ao fumo e nunca reclamaram e agora que têm uma lei para eles sentem-se mais que os outros.

Acho injusto e não concordo com a proibição em bares, discotecas e centros comerciais!
Bar muito porreiro em S. Martinho do Bispo:"Chafariz_Bar". Sem consumo mínimo, preços convidativos e sempre animação aos fins de semana (karoke, música ao vivo, promoções...)

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

silviamafalda, então.. porque não mandas uma carta ao primeiro-ministro?

Nós aqui acho que não podemos mudar nada :]
silviamafalda Escreveu:Se tivessem não fumadores na mesa ao lado também era de bom tom perguntar se incomodava mas nunca ninguem me disse que não porque os não fumadores sempre se habituaram ao fumo e nunca reclamaram e agora que têm uma lei para eles sentem-se mais que os outros.
Lol curti.
Sim, talvez devessemos acabar com a lei porque agora os não-fumadores se sentem superiores e os fumadores inferiorizados. Acho que sim.
Última edição por carlacs em quinta-feira, 03 janeiro 2008 16:04, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

silviamafalda Escreveu:Realmente quem fala assim... Esquece! Está provado que o alcool puxa para fumar e não tem nada a ver com o facto de ser fraco ou forte! É algo que acontece e que vários estudos já provaram e se não acreditas informa-te antes de apelidares as pessoas de fracas.

Em relação a puxar ou não de um cigarro sempre tentei ver quem etava à minha volta antes de fumar e se fossem crianças, mulheres grávidas ou idosos não o fazia porque acho que é bom senso. Nem todos pensam assim mas também há muitas cenas que se calhar tu fazes e eu não porque vai contra a minha ética, como apanhar bebedeiras...
Se tivessem não fumadores na mesa ao lado também era de bom tom perguntar se incomodava mas nunca ninguem me disse que não porque os não fumadores sempre se habituaram ao fumo e nunca reclamaram e agora que têm uma lei para eles sentem-se mais que os outros.

Acho injusto e não concordo com a proibição em bares, discotecas e centros comerciais!
Eu disse "apanhei", é passado :wink:

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Que engraçado eu já tenho 21 anos e nunca ninguem me perguntou se me incomodava que fumassem, a nao ser os meus amigos... Se calhar é porque ando nos sitios errados, nao é? Enfim...

Os não fumadores habituaram-se desde sempre a ter de gramar com a porcaria dos outros e não podiam sequer refilar porque tinham direito de ter tal atitude.

Se eu cuido da minha saude, nao tenho que ser obrigada a levar com fumos de quem se importa menos.

Acho piada ao argumento "os não fumadores já estavam habituados". Lá porque estavam habituados quer dizer que se pode deixar fazer? Esta medida é uma medida de SAUDE PUBLICA! E só não percebe isso quem quer.

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

silviamafalda Escreveu:Bem, acho que não vale a pena falar mais ou tentar expressar a minha opinião pois vós fumadores são demasiado persistentes, obstinados e cépticos.
Esta foi o argumento mais certo que escreveste. Concordo plenamente contigo. Enganaste-te foi no "vós", querias dizer "nós". De resto está tudo certo.
silviamafalda Escreveu: Antes sempre coexistiram pacificamente mas agora só porque a lei está a beneficiar os não fumadores já se acham mais do que os fumadores.
Pois era tudo muito pacífico. Era só puxar do cigarrinho e os outros que se lixem. Realmente nunca me deu para chegar a um café e pedir a toda a gente para parar de fumar porque me estavam a incomodar. Era muito pacífico. Mas agora aposto que irá continuar ainda mais pacífico.
silviamafalda Escreveu: Acho engraçado dizerem que agora já não vão estar a tomar café no mesmo sítio que um fumador coisa que fizeram durante anos a fio.
Pois!! Também temos direito a ir ao café ou não?? E como era assim anos a fio, estava tudo bem! Não havia nenhum problema!

silviamafalda Escreveu: pois vocês não fumadores estão a discriminar os fumadores coisa que nós nunca fizemos.
Porquê? Tinham razões para isso? O facto de não fumarmos incomodava--vos muito? Olha, em meu nome, pedimos desculpa pelo facto.
silviamafalda Escreveu: Acho que os não fumadores sempre foram respeitados mas e nós agora?!!
Também são. Querem fumar, podem fazê-lo, desde que não incomodem os outros.
silviamafalda Escreveu: Ah, e já agora no bingo continua tudo igual.... Será que também vão deixar de lá ir vocês?
Ó caraças, isso agora é que deu cabo completamente da minha vida. O bingo! Cum catano.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
MoRtYMer
Novato
Novato
Mensagens: 40
Registado: sexta-feira, 09 junho 2006 18:12

Mensagem por MoRtYMer »

Bom acho que o essencial já os não fumadores disseram, agora gostava de fazer uma pergunta aos fumadores, será que os não fumadores não tinham direito em ir para um bar ou discoteca? Antes da lei qualquer bar ou discoteca tresandava a fumo e a única maneira de um não fumador não levar com esse fumo era simplesmente não sair.

Eu acho piada em como apenas não acendem um cigarro junto da uma grávida, idoso ou criança, mas que eu saiba também sou gente e também mereço estar num local público sem ter que levar com fumos!

Quanto à questão de não ir a cafés que permitam fumadores, depende muito das condições, pois se eu tento não andar muito em zonas poluidas, é natural que também tente fugir de cafés onde se fume, visto haverem agora muitos cafés onde não se pode fumar.

Sinceramente continuo sem perceber como é que os fumadores se acham no direito de fumar ao pé de não fumadores, mas não acham que os não fumadores têm direito de estar num sitio sem levar com o fumo...

Avatar do Utilizador
kirsh
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: quinta-feira, 09 agosto 2007 0:29

Mensagem por kirsh »

(Não tinha visto ainda este tópico ;) )

Como facilmente imaginam sou um dos proprietários do KIRSH - Restaurante de Fondues em Coimbra.

Para quem não conhece o nosso espaço, o restaurante está instalado num antigo apartamento num edifício na Praça da República.
São várias salas distintas, separadas fisicamente com uma comunicação feita só atraves de uma porta ( que optámos por retirar ).

Fisicamente é um espaço com TODAS as condições para adoptarmos por colocar uma sala para fumadores.

E optámos por não o fazer. Por vários motivos, mas sobretudo por questões de ordem prática que passo a colocar:

1 - Num jantar de 12 pessoas, com 6 fumadores e 6 não fumadores, eles teriam que obrigatoriamente ir para a sala de fumadores.
Coloco a questão: para os 6 não fumadores, seria justo estarem OBRIGATORIAMENTE a levar com fumo de uma sala de fumadores? Porque se lá jantariam, levariam com o fumo de certeza ( o que no caso da lei antiga, não era assim, visto que as salas tanto se podiam fumar..como não..mas no caso destas, obviamente que as pessoas VAO exercer o seu direito, quanto mais não seja, para esclarecer o motivo pelo qual ali ficam ).

2 - Num jantar de 12 pessoas, com 6 fumadores e 6 não fumadores, eles teriam que obrigatoriamente ir para a sala de fumadores.
Coloco a questão: As minhas salas dão para um máximo de 20 pessoas por sala...SE eu tivesse um grupo depois de 9 pessoas com fumadores, teria de prescindir desse grupo, tendo o resto do restaurante vazio?

3 - Num jantar de 12 pessoas, com 1 FUMADOR, em que é o aniversariante, e faz questão obstinadamente de ir para uma sala de fumadores. Será justo colocar 11 pessoas numa sala de fumadores que não fumam?

4 - Será viável estar a investir antecipadamente uma quantidade elevada de dinheiro em exaustão que não está ainda homolgada, por algo que ainda está tão pouco consolidado?

5 - Será que custa assim tanto, da mesma forma que uma pessoa se levanta para ir à casa de banho, se levantar para ir fumar um cigarro?
Será que o cigarro tem OBRIGATORIAMENTE de ser uma coisa social?


Toda a minha família fuma.
Eu não fumo porque nunca me deu para isso.

Mas acho sinceramente que todo este problema vai passar da mesma forma como foi levado em prática.
AS pessoas vão acabar TODAS por achar que os locais estão TODOS mais agradáveis. Menos poluídos. Mais saudáveis.

A única coisa que vai mudar, é as pessoas começarem a fumar mais em casa e no exterior...vermos mais piriscas de cigarros no chão...e sobretudo o cigarro deixar de ser uma coisa social, para ser uma coisa individual...o que de facto SEMPRE deveria ter sido.

P.s. - É uma opinião minha pessoal, e não do meu restaurante. A decisão foi obviamente conjunta, mas os motivos que aqui dou, são os meus.

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Os fumadores agora acham que agora lhes estão a privar do prazer de fumar após o cafezinho, ou fumar enquanto bebiam um copo....

Ohhh meu Deuzzzz há tanta coisa que também me dá prazer e também não o posso fazer em cafés ou discotecas.... isto é um escândalo. Estão a desrespeitar-me.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

mustiness Escreveu:Eu não vou ao Bingo.

Adiante, eu vivo em Espanha, onde esta lei já está em vigor há 2 anos. São menos civilizados do que nós? Não. São mais infelizes porque têm de sair para fumar? Pelo contrário. Os cafés foram à falência? Estão sempre cheios, é o que é! Aumentou a taxa de pneumonias devido à necessidade de vir à rua fumar? Não me parece.

Em França arrancou pacificamente, em Espanha encontra-se em vigor e estão todos felizes - fumadores e não fumadores. É pelo melhor, toda a gente razoável vê isso.
yap, eu sou fumador
concordo com a lei, embora também ache que não devia ser preciso nehuma lei, tudo deveria partir do bom-senso e do respeito das pessoas :!: :!:
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Responder