No Smoke zone

Para anunciar ou comentar os bares, discotecas e restaurantes da cidade

Concordam com a proibição de fumar em locais públicos?

Sim
99
84%
Não
19
16%
 
Total de votos: 118

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Não se devem comparar custos de 2005 com lucros de 2007.
O estudo realizado não tem em conta os problemas dos fumadores passivos.

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

Leia Escreveu:Não se devem comparar custos de 2005 com lucros de 2007.
Não se deve porquê? Tipicamente, os custos com o SNS aumentam alguns pontos percentuais por ano.
Leia Escreveu: O estudo realizado não tem em conta os problemas dos fumadores passivos.
Mesmo que, por absurdo, os custos com fumadores passivos fossem iguais aos custos com fumadores activos, o Estado ainda ficaria com um saldo bem positivo. A ideia de que os fumadores são um peso no erário público é um mito.
Imagem

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

1º não se deve comparar 2005 com 2007 porque, apesar de terem passado apenas dois anos os custos aumentaram e os doentes de 2005 poderão ser inferiores aos de 2007. Assim sendo, quando se faz uma comparação deve-se fazer algo que seja do mesmo ano.

É completamente impossível medir o custo de um fumador passivo, e diria que são mais os fumadores passivos do que os activos, mas esta parte fica para especulação.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Comparar dados do mesmo ano? Acho que comparar 2005 com 2007 é bom para vermos a evolução dos custos para termos dados mais concretos sobre o problema.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Lino Escreveu:Comparar dados do mesmo ano? Acho que comparar 2005 com 2007 é bom para vermos a evolução dos custos para termos dados mais concretos sobre o problema.
Yeah, se estivermos a comparar a mesma coisa. Se estivermos a comparar coisas diferentes, não faz sentido (ainda por cima quando uma delas apenas tem resultados parciais). Para não falar no tal "esquecimento" dos fumadores passivos, que acabam por ser as vítimas disto tudo... se os fumadores se querem matar é com eles, mas não arrastem mais ninguém.

Em todo o caso, isto deveria estar muito longe de ser apenas uma questão financeira e de números. Isto devia ser uma questão sobre respeito pela vida dos outros. Ou vamos começar a atribuir um valor financeiro a quanto vale uma vida? É que parece-me que estamos a caminhar para algo do género "se só morrerem 500 pessoas não há problema, é compensado pelos impostos, mudamos a lei apenas a partir daí"... e isso mete-me nojo.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Concordo contigo. As vidas não têm preço.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

O que quero dizer é que os preços dos exames complementares de diagnostico, de uma cirurgia ou de outros tratamentos vão aumentando com o tempo (inflação power), assim sendo nem que seja apenas uma diferença pequena quando multiplicada pelo numero de vezes que é realizada já dá um resultado bem jeitoso. Ou seja, para comparar lucro com despesas deve-se fazer do mesmo ano e não de 2005 para 2007 (sendo 2007 uma estimativa).

Será que já me consegui fazer entender?

Avatar do Utilizador
MoRtYMer
Novato
Novato
Mensagens: 40
Registado: sexta-feira, 09 junho 2006 18:12

Mensagem por MoRtYMer »

Eu nisto só acho piada ao pessoal que acha que porque está no café e quer fumar um cigarro acha que está no seu direito, e que eu que estou na mesa ao lado já não estou no meu direito de não querer ter fumo...

É nestas alturas que gostava de ter daquelas bombinhas de mau cheiro que se compravam na altura do carnaval... Ora se eles gostam do fumo e acham-se no direito de fumar onde querem, eu "gosto" das bombas e tenho todo o direito de rebentar uma onde quero...

Também acho piada às placas sepadadoras das zonas de fumadores e não fumadores... aquelas placas têm alguma tecnologia nova que impeça o fumo, e pior as toxinas, de chegarem aos meus pulmões?

Era proibir fumar em qualquer espaço fechado público...

Quanto à parte da educação de quem apagou um cigarro depois de alguém lhe pedir pra o apagar, acho que a educação estava se a pessoa perguntasse primeiro às pessoas que lá estavam se podia fumar... Isso é que eu acho que é ter educação...

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

MoRtYMer Escreveu:Eu nisto só acho piada ao pessoal que acha que porque está no café e quer fumar um cigarro acha que está no seu direito, e que eu que estou na mesa ao lado já não estou no meu direito de não querer ter fumo...

É nestas alturas que gostava de ter daquelas bombinhas de mau cheiro que se compravam na altura do carnaval... Ora se eles gostam do fumo e acham-se no direito de fumar onde querem, eu "gosto" das bombas e tenho todo o direito de rebentar uma onde quero...

Também acho piada às placas sepadadoras das zonas de fumadores e não fumadores... aquelas placas têm alguma tecnologia nova que impeça o fumo, e pior as toxinas, de chegarem aos meus pulmões?

Era proibir fumar em qualquer espaço fechado público...

Quanto à parte da educação de quem apagou um cigarro depois de alguém lhe pedir pra o apagar, acho que a educação estava se a pessoa perguntasse primeiro às pessoas que lá estavam se podia fumar... Isso é que eu acho que é ter educação...


No dolce vita ha essa placa e ninguem respeita.
Eu chamo os seguranças e as vezes nem vale a pena.
Love hurts

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

E o pior é que as medidas adoptadas para Portugal no que respeita a esta temática foram as medidas mínimas. Segundo a mim parece, vai ficar tudo praticamente na mesma, ou seja, o pessoal que tem um café ou um bar vai dizer que aquilo é um café ou um bar para fumadores (como tem sido até agora) e quem quer ir vai, quem não quer não vai (como tem sido até agora). É pena que não tivessem sido adoptadas medidas mais rígidas, como em Inglaterra, por exemplo.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

e depois os nao fumadores é q sao foleiros..
Love hurts

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

MoRtYMer Escreveu:Quanto à parte da educação de quem apagou um cigarro depois de alguém lhe pedir pra o apagar, acho que a educação estava se a pessoa perguntasse primeiro às pessoas que lá estavam se podia fumar... Isso é que eu acho que é ter educação...
Exactamente :wink:

Exilada
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

Sinceramente eu concordo a 100% a proibicao total do tabaco em locais publicos fechados.
Não ha coisa que me irrite mais do que ter um fumadorzeco da treta a fumar ao meu lado quando estou a comer! Pá tira-me do sério!!! E eu tenho dois fumadores em casa, portanto, sei o que e o vicio...
Não entendo aquela do "ah e tal mas eu tambem tenho o direito de fumar", ok esperem la, entao se eles têm o direito de fumar, nós deixámos de ter o direito de não respirar o tabaco deles??... Em restaurantes proibia a 100%, querem fumar vão à rua ou esperem até acabarem a refeição e fumem na rua! É incrível... Acaba-se a refeição e normalmente sai-se do restaurante pouco tempo depois de jantar, porque não esperar?? Porquê incomodar as pessoas que estão à volta??
É uma falta de educação incrível! Às vezes fico surpreendida como as pessoas podem ser mal educadas...
E, sinceramente, não quero saber nem um bocadinho dos impostos do tabaco! Se por acaso eu tivesse um cancro nos pulmões e um fumador me viesse dar o dinheiro que pagou em impostos (do tabaco) durante a sua vida toda, eu ficaria feliz?? Ir-me-ia compensar pelo cancro?... NÃO! Portanto não venham prai falar de tretas do dinheiro dos impostos porque isso é irrelevante!
Vamos Mover-nos pela Esclerose Múltipla!

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

Pedro Escreveu:Yeah, se estivermos a comparar a mesma coisa. Se estivermos a comparar coisas diferentes, não faz sentido (ainda por cima quando uma delas apenas tem resultados parciais). Para não falar no tal "esquecimento" dos fumadores passivos, que acabam por ser as vítimas disto tudo... se os fumadores se querem matar é com eles, mas não arrastem mais ninguém.
Resultados parciais? Qual é o conceito que não entendes, que eu explico mais devagarinho? O de subtração de custos a receitas? A estimativa de um custo que não cresce arbitrariamente? Ou realmente acreditas que os custos com fumadores passivos são comparáveis aos custos com fumadores activos?
Pedro Escreveu: Em todo o caso, isto deveria estar muito longe de ser apenas uma questão financeira e de números. Isto devia ser uma questão sobre respeito pela vida dos outros. Ou vamos começar a atribuir um valor financeiro a quanto vale uma vida? É que parece-me que estamos a caminhar para algo do género "se só morrerem 500 pessoas não há problema, é compensado pelos impostos, mudamos a lei apenas a partir daí"... e isso mete-me nojo.
Não metas na minha boca coisas que eu não disse. Essa desonestidade intelectual fica mal, especialmente num administrador. Eu nem cheguei a pronunciar a minha opinião sobre a lei que foi aprovada. Apenas desmenti a ideia de que os fumadores são um peso no erário público. Mas agora também não o farei. Estou a ver que qualquer tentativa de ter uma conversa séria sobre este assunto é inútil, dada a emotividade posta pelos presentes na questão.
Última edição por Ingersoll em sexta-feira, 06 julho 2007 15:59, editado 1 vez no total.
Imagem

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

Lino Escreveu:Concordo contigo. As vidas não têm preço.
Não é necessário afirmares isso, Lino. Só alguem com má fé ou com uma grande desonestidade intelectual poderia pressupor que tu pensasses ao contrário.
Imagem

Responder