Queima das Fitas 2009 - 1 a 8 de Maio

Para anunciar ou comentar eventos, encontros e convívios que têm lugar em Coimbra
SusanaP
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 80
Registado: quarta-feira, 03 setembro 2008 15:32
Localização: Porto

Mensagem por SusanaP »

Claro que eles podem frequentar parques, festas, cortejos, e devem ser acolhidos em festa.

Que não esqueçam contudo que isso está implícito nas "tradições" e na "praxe", sobre o qual tecem comentários tão genaralistas e maioritariamente arrogantes.

Aceito que comentem que se fazem coisas parvas e exageradas. No entanto, ridicularizar determinados conteúdos e práticas em nome de uma atitude civilizada, já não aceito.

Nunca me senti ridicularizada, ultrajada, abusada, e nunca perto de mim colocaram fosse quem fosse de parte só porque não concordavam com a praxe. Simplesmente recusavam participar e pronto.

Gente parva (que manifestam na praxe características pessoais de intolerância, desrespeito, agressividade...partes já de si) há em todos os sectores da sociedade, instituições, profissões, fases de desenvolvimento.... Seria estranho que o mundo académico não tivesse os seus exemplares.

A "Praxe", na forma como deve ser praticada, não contempla o Abuso. Parte do que conhecemos como referências praxísticas, tiveram e têm na sua história, como objectivo último, a igualdade, a solidariede, a cooperação e a exclusão das diferenças sociais. Para se certificarem deste ponto, basta consultar muito da História da Universidade e da Associação Académica de Coimbra, movimentos académicos.....

Claro que há sempre erros, as coisas não são perfeitas. A tolerância deve imperar, assim como o respeito pelas opções de cada um.

A minha opção foi participar em tudo. Porque deveria então alguém colocar-se contra uma opção pessoal, tomada em consciência????
Saudades

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Eu tolero os anti-praxe, só detesto quando apresentam argumentos que não correspondem à verdade. Podem ser bem-vindos, mas é um bocado de hipocrisia criticar algo e depois estar ali a curtir...
Acho que se deve esclarecer as praxes e tradições a sério em Coimbra, por tudo em pratos limpos. Esclarecer boatos, como os do traje e símbolos, etc. E fazer com que se pare de usar símbolos estranhos, sapatilhas e outras coisas estranhas ao traje.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Mas isso que disseste é para quem traja mal e não os anti-praxe.
Quem traja mal merece esclarecimentos,quem é anti-praxe nem traja sequer,mas é estudante à mesma e a academia é dos estudantes,quer eles sejam anti-praxe ou não,logo eles optam por se divertir ou não.
Love hurts

SusanaP
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 80
Registado: quarta-feira, 03 setembro 2008 15:32
Localização: Porto

Mensagem por SusanaP »

Meus senhores,

a Praxe não diz respeito unicamente à existência e uso de um traje, segundo determinadas normas, e à prática dos comportamentos que todos conhecem.

A Praxe contempla um conjunto de procedimentos, eventos, organizados sequêncialmente e anualmente, e que reactualizam objectivos variados.

A Queima é um evento da Praxe Académica, não é uma festa neutra, despida de sentido.

A Queima não é um simples festival de diversão. A Queima é, exactamente, uma comemoração de rituais e vivências praxísticas. A Queima existe exactamente porque é uma Praxe, um conjunto de acontecimentos enraizados e reproduzidos segundo um sentido.

Por isso, toda a gente é bem-vinda e pode-se divertir, mas estão a participar num evento de Praxe, integrado na Praxe Coimbrã, isso é certo.

Normalmente as apreciações de quem contesta a praxe dizem respeito aos rituais em que existe alguém que orienta, e alguém que tem que obedecer. Sinceramente não sei que argumento utilizam contra o traje.

Concluindo, Traje, Queimas, Latadas, rituais, Serenatas, são tudo conceitos originarios de Coimbra, são procedimentos que integram as tradições e Praxe Coimbrã.

Queima (queima de quê?)- Queima do grelo. Quem usa o grelo? Quem integra os procedimentos da praxe. A Queima é um ritual que atingiu tamanha envergadura, que hoje inclui festejos desse mesmo ritual e que simbolizam passagens.

Queima=Festejo de procedimentos de Praxe

Encarado isto com humildade e sem arrogância, toda a gente pode e deve participar, pois festa e alegria, a todos contagia.
Saudades

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Estou a ouvir a Serenata na Ruc... excelente, têm tocado os clássicos do Fado de Coimbra... :) Artur e Carlos Paredes, Luís Goes, Menano...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

SusanaP
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 80
Registado: quarta-feira, 03 setembro 2008 15:32
Localização: Porto

Mensagem por SusanaP »

Bom,

Eu acabei de ver a transmissão via net "TVAAC". Como a net é lenta, estou cheia de dores de cabeça, uma vez que só apanhava trechos de segundos da Serenata. Mal dava para perceber. Contudo, estive uma hora em frente ao computador. Melhor ou pior, sempre estava em contacto com o ambiente...

Muito bonita, bela como sempre........

Como é vespera de feriado, estava igualmente muita gente não estudante. Regressou a Serenata à clássica noite de Quinta-feira, mas por coincidência, constituiu-se o mesmo "problema", ou não, do ano passado.

Amanhã já estarei lá :D
Saudades

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

A transmissão da RUC teve umas falhas, vamos lá ver como será nas próximas noites... mas ouvia-se bem... tentei aceder ao site da tv aac e não deu... devia estar muita gente... :?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Libélula
Estreante
Estreante
Mensagens: 15
Registado: segunda-feira, 22 dezembro 2008 0:21

Mensagem por Libélula »

alguém sabe dizer se há aquele palco secundário que havia o ano passado, da super interessante?

Avatar do Utilizador
D@MP
Experiente
Experiente
Mensagens: 265
Registado: domingo, 07 outubro 2007 22:55
Localização: Condeixa/Condeixa

Mensagem por D@MP »

Estive na serenata ontem, e estava de facto muita gente de fora! Ainda tentei entrar para o largo da Sé Velha, mas fui completamente esmagado pelo caminho. Tive de voltar para tras!
"Do You Know Where You Are? You're In The Jungle, Baby! Wake Up! It's Time To Die!

Avatar do Utilizador
D@MP
Experiente
Experiente
Mensagens: 265
Registado: domingo, 07 outubro 2007 22:55
Localização: Condeixa/Condeixa

Mensagem por D@MP »

Já agora, a Queima do Porto confirma a presença de Pete Doherty no dia 8 (dia de CSS em Coimbra!)... Fico com a sensação que a organização de Coimbra andou com os olhos fechados!
"Do You Know Where You Are? You're In The Jungle, Baby! Wake Up! It's Time To Die!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

D@MP Escreveu:Já agora, a Queima do Porto confirma a presença de Pete Doherty no dia 8 (dia de CSS em Coimbra!)... Fico com a sensação que a organização de Coimbra andou com os olhos fechados!
Tendo em conta que Braga conseguiu Guano Apes (e logo o primeiro concerto desde a separação da banda, se não me engano), não és o único.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Libélula Escreveu:alguém sabe dizer se há aquele palco secundário que havia o ano passado, da super interessante?
Está sim senhor!
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Libélula
Estreante
Estreante
Mensagens: 15
Registado: segunda-feira, 22 dezembro 2008 0:21

Mensagem por Libélula »

ha, é que eu não encontrei em lado nenhum referência a ele. Obrigada ;)

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

"Bilhetes:
- Bilhete Geral Parque: €47
- Bilhete Geral Parque + Garraida + Chá Dançante: €55
- Bilhete Geral Parque + Garraida + Chá Dançante + Baile de Gala: €67"

não sei se já foi referido, mas as duas opções de 55eur e 67eur respectivamente só podem ser adquiridos por alunos da U.C. , mais uma vez sem comentários.

DJGaVVA
Regular
Regular
Mensagens: 143
Registado: quinta-feira, 22 fevereiro 2007 20:11
Localização: Kapital

Mensagem por DJGaVVA »

Tentei ontem ver as noites do Parque em directo atraves da TV AAC, e não deram...Dizem o seguinte:

"Aqui poderás ver os concertos das Noites do Parque.

Logo que possível colocamos a informação dos concertos que transmitimos hoje.
Não percas a nossa emissão!

Ainda não nos é possível iniciar as transmissões em directo do Parque, uma vez que a organização da Queima ainda não nos disponibilizou todas as condições técnicas necessárias.
Iniciaremos a emissão assim que essas condições estejam satisfeitas."


Será que eles vão transmitir ou é publicidade enganosa???
---DJ GaVVA,dj irreverente---

Bloqueado