Latada 2008 - 23 a 29 de Outubro

Para anunciar ou comentar eventos, encontros e convívios que têm lugar em Coimbra
Avatar do Utilizador
D@MP
Experiente
Experiente
Mensagens: 265
Registado: domingo, 07 outubro 2007 22:55
Localização: Condeixa/Condeixa

Mensagem por D@MP »

Carol Escreveu:
isequiano Escreveu:A questão não é de direito (tanto no sentido geral como no sentido em que o estudas). A questão é de identidade. Eu estudo no ISEC e considero-me um estudante de Coimbra. Entendes o que isto quer dizer? Se não entendes não és uma estudante de Coimbra. Ponto final.

Não é o facto de teres aulinhas aí "em cima" que te torna diferente das outras pessoas que vivem, estudam e respiram a cidade. Não é a faculdade de Direito nem as demais que fazem a vida académica. A razão pela qual as faculdades estarem no centro da mesma, é maioritáriamente histórico e de cariz tradicionalista. E acho muito bem, deixa-me dizer-te.
Mais uma vez vou dizer que isto não é nenhuma questão pessoas e agradecia que estes comentários mesquinhos (ou invejosos, será?) deixassem de se fazer.
Estudo em direito, sim, mas não, não me considero estudante de "elite" só porque ando "lá em cima".

E não, realmente a questão não é de direito nem eu assim a identifiquei.
O que eu fiz foi uma comparação, não acho que seja de entendimento dificil, mas passo a explicxar para quem não alcançou. Eu comparei esta novidade a um novo direito que surge, não disse que era um direito. Se ainda não ficar claro n tenho problemas em voltar a explicar de uma outra maneira.

E dou-te toda a razão, és um estudante de Coimbra, sim. E então? Como disse anteriormente a latada é uma festa da UC, organizada pela DG que tem apenas poder sobre a UC, tendo portanto a legitimidade de a favorecer se assim entender.
Quanto ao poder de voto que te permite ditar o que é que as festas académicas representam para os outros estudantes. Achas mesmo que isto deveria funcionar assim? O facto de ser a AAC organizar estes mesmo eventos (pessimamente, diga-se) não quer dizer absolutamente nada para a comunidade que sai às ruas e festeja a cidade. Nada.

Certo?
será que escrevi algumas partes do meu post anterior numa outra lingua?
O meu poder de voto permite-me escolher quem eu quero que esteja à frente da DG.
E sim, já se sabe que a latada e a queima são festas que dinamizam a cidade, mas, volto a repetir, são em primeiro lugar festas da UC, organizadas por esta, e há toda a legitimidade de se favorecer os estudantes da mesma.

Mais uma vez: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

dif88
Lendário
Lendário
Mensagens: 1033
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
Localização: Lisboa

Mensagem por dif88 »

RuiSantos Escreveu:
Carol Escreveu:E sim, já se sabe que a latada e a queima são festas que dinamizam a cidade, mas, volto a repetir, são em primeiro lugar festas da UC, organizadas por esta, e há toda a legitimidade de se favorecer os estudantes da mesma.
Contra factos não há argumentos! :wink:
Refiro apenas que é a única cidade portuguesa, pelo menos do meu conhecimento, onde se fazem distinções RIDICULAS entre Universidade e Politécnico. É vergonhoso que assim seja. Os pioneiros das tradições de Coimbra devem estar às voltas nas campas... Onde está o pressuposto de igualdade, do qual advém o uso do traje?

Toda esta situação é vergonhosa, lamentável e ridicula. Vêem-se festas académicas noutros pontos do país a ganhar mais dinamismo ano após ano (Porto, Évora, etc). E Coimbra, que é a cidade-mãe de tudo isto, só desilude...
Última edição por dif88 em terça-feira, 21 outubro 2008 22:40, editado 1 vez no total.

ikito
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: terça-feira, 21 outubro 2008 18:20

Mensagem por ikito »

A questão nem esta no $ que nao vao deixar de fazer mas sim das diferenças que vao marcar a vida de um estudante em coimbra, se isso ainda significa alguma coisa, temos perdido tradições e competividade que distingiam coimbra em relação a outras universidades e politecnicos do país esta medida so vai dividir o estudante de coimbra ,vai tentar criar uma ideia que em coimbra ha dois tipos de estudantes que deve ser muito bom para a imagem da cidade e para o estudante de coimbra e especial para uma academia que lutou sempre pela liberdade e contra opressao tanto de ideias como sociais e passado quase 40 anos e ela propia que cria uma diferença social entre os estudantes de uma cidade de estudantes em vez de dar o exemplo pela historia de luta que tem, porque ja ha varios anos que ha uma divisao social e de trato entre estudantes de coimbra e de outros lados do país onde so é feita em coimbra a questão dos preços dos bilhetes(estudante de coimbra e estudante de fora) ,acho isto um episodio triste e nada bom para coimbra e para a academia que deveria ser um exemplo onde nao deveria permitir desigualdades desta ordem pela historia que têm e pela imagem que tem de passar a todos os alunos de coimbra, em relação ao protesto tudos os alunos tem direito a fazer esse protesto e nem me passa pela cabeça que os meus colegas de instituto(isec) e nem o meus colegas da uc criem situaçoes mais desagradaveis do que estas durante o cortejo....

Boa Latada a todos

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

dif88 Escreveu:Refiro apenas que é a única cidade portuguesa, pelo menos do meu conhecimento, onde se fazem distinções RIDICULAS entre Universidade e Politécnico. É vergonhoso que assim seja. Os pioneiros das tradições de Coimbra devem estar às voltas nas campas...
E entendes por distinções ridiculas a latada e queima serem organizadas pela DG, ou é mesmo em relação ao último dia de latada?

Qualquer uma delas me parece perfeitamente explicada.
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

danyf
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: terça-feira, 21 outubro 2008 21:39

Mensagem por danyf »

depois deste ultimo comentário só me apetece agracecer à DG da AAC por me deixarem entrar como se fosse estudante da UC...LOL

este blog ñ tem video porque se tivesse iam ver que estou a rebular no chão de tanto rir!

o que se passa é que eles sabem que se todos os outros alunos ñ forem a festa dá prejuizo por isso no fundo aquilo que eles querem fazer é dar um "rebuçado" para nós ficar-mos todos contentes e para ñ levantar-mos ondas!

acordem para a vida se a festa é da UC então tenham TOMAT** e digam que ñ temos direito a comprar bilhete geral nem a comprar bilhete de estudante!

ñ fazem pois ñ...

é que depois tinham de andar de transportes publicos e ñ podiam andar a fazem campanha politica para futuros "tachos" !

Nice
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: terça-feira, 21 outubro 2008 22:25

Mensagem por Nice »

:shock:
Tenho estado a acompanhar com atençao este forum. Tal como eu, muita gente o tem feito. E é com muita pena minha que vejo posts completamente descabidos da realidade que estamos a presenciar.
Só tenho a dizer que cada um puxa a brasa à sua sardinha...mas já era tempo do IPC, AAC e Privadas se unirem para continuarem a fzer da Latada e Queima, festas de COIMBRA. Porque sempre foram festas da Cidade de Coimbra onde, realmente os estudantes têm o papel principal.
Passou-se do 8 ao 80. Agora o prestigio esta todo na UC. Descredibilizaram o ensino politecnico sem necessidade nenhuma.
A tradição academica é para ser matinda. E dela fazem parte os ESTUDANTES DE COIMBRA. Considero que a decisao da DG/AAC nao foi mesmo correcta. Mas sim, estao no direito deles de o fazer...afinal, sao eles qe organizam as actividades estudantis.
Mas verdade seja dita...se qem se candidata à DG/AAC qer protagonismo, é bom que repense a posiçao que vai tomar!!
Se todos trabalharmos para que Coimbra volte a ser a verdadeira cidade dos Estudantes, faremos melhor figura. E acho bem que parem de usar o fórum para dizer mal do politecnico e da uc. Parem de ser mesquinhos!

rafasimoes
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registado: terça-feira, 26 junho 2007 10:53

Mensagem por rafasimoes »

dif88 Escreveu:
RuiSantos Escreveu:
Carol Escreveu:E sim, já se sabe que a latada e a queima são festas que dinamizam a cidade, mas, volto a repetir, são em primeiro lugar festas da UC, organizadas por esta, e há toda a legitimidade de se favorecer os estudantes da mesma.
Contra factos não há argumentos! :wink:
Refiro apenas que é a única cidade portuguesa, pelo menos do meu conhecimento, onde se fazem distinções RIDICULAS entre Universidade e Politécnico. É vergonhoso que assim seja. Os pioneiros das tradições de Coimbra devem estar às voltas nas campas... Onde está o pressuposto de igualdade, do qual advém o uso do traje?

Toda esta situação é vergonhosa, lamentável e ridicula. Vêem-se festas académicas noutros pontos do país a ganhar mais dinamismo ano após ano (Porto, Évora, etc). E Coimbra, que é a cidade-mãe de tudo isto, só desilude...
Nem mais......
.......................................................

simoone
Estreante
Estreante
Mensagens: 9
Registado: terça-feira, 21 outubro 2008 19:22

Mensagem por simoone »

sou a unica pessoa que pertence ao IPC e se considera como parte de um todo espírito académico, uma verdadeira estudante de coimbra?
ser estudante de coimbra será mesmo sinónimo de estudar na UC?
ser estudante de coimbra só se traduz por uma noite de latada grátis?

dif88
Lendário
Lendário
Mensagens: 1033
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
Localização: Lisboa

Mensagem por dif88 »

Carol Escreveu:
dif88 Escreveu:Refiro apenas que é a única cidade portuguesa, pelo menos do meu conhecimento, onde se fazem distinções RIDICULAS entre Universidade e Politécnico. É vergonhoso que assim seja. Os pioneiros das tradições de Coimbra devem estar às voltas nas campas...
E entendes por distinções ridiculas a latada e queima serem organizadas pela DG, ou é mesmo em relação ao último dia de latada?

Qualquer uma delas me parece perfeitamente explicada.
Ambas.
Porque é que, em vez de arranjarem merdinhas estúpidas, não se unem? Porque é que as AE's e a AAC não passam a organizar tudo conjuntamente, tipo Federação Académica de Coimbra? Ah pois, aí acabava o tacho da AAC, não é verdade?

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Andam-se a degladiar por uma noite da Latada? Falam depois em mesquinhez...

Já se perguntaram porque se é vulgarmente conhecida por Latada? Tradição para aqui, tradição para acoloutro, mas se se preocupassem com a tradição, os cortejos da Queima e da Latada não eram a merda que são com cânticos de merda e figurinhas de merda onde o que era tradição (a crítica social e política, assim como cantares inteligentes e harmoniosos) é agora visto como aberração ou estupidez e quando sugerimos algo disto num carro parece que somos extraterrestres.

Ganhem um bocado noção que a vida não é só borga, que as noitadas não fazem nada bem ao corpo e que se Portugal quer apanhar os outros, temos que nos esforçar mais que eles, não festejar mais.

Critiquem aquilo com que discordam, mas não façam destas coisas o vosso Alamo... há causas bem mas importantes e para essas (e não falo de manifestações mês sim, mês não)... se as fizessem à noite com bar aberto se calhar tinham mais gente.
Última edição por Corsario-Negro em terça-feira, 21 outubro 2008 22:45, editado 2 vezes no total.
Imagem

ga2no
Estreante
Estreante
Mensagens: 9
Registado: quarta-feira, 23 agosto 2006 13:51

Mensagem por ga2no »

Pessoal acabei de ver uma opinião interessante sobre o assunto, num site de eventos!

Destaco esta parte:
O mais engraçado é que com tanta distinção, não sei o que dizer nem o que informar aos leitores... custará o bilhete geral para este evento 39€ (31+ 8) mais 12€ que no ano passado? Se sim, acho ridículo e compreendo agora porque disse o Quim Barreiros que com esta direcção nunca mais colocava os pés na latada e na queima, e agradeceu à organização do politécnico pelo convite para a ida ao ISEC na recepção ao caloiro. Agora eu pergunto, será isto uma guerra pessoal, ente UC e IPC, é que se é por isso, quem sai prejudicado são as capas negras que são iguais para toda a comunidade universitária de Coimbra.
Texto completo aqui:
http://www.festivais.org/Noticias/Geral ... id-72.html

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

danyf Escreveu:depois deste ultimo comentário só me apetece agracecer à DG da AAC por me deixarem entrar como se fosse estudante da UC...LOL

acordem para a vida se a festa é da UC então tenham TOMAT** e digam que ñ temos direito a comprar bilhete geral nem a comprar bilhete de estudante!

ñ fazem pois ñ...
Por favor.. foi isso mesmo que quiseste escrever?
Mas que mania do "se não me dão tudo mais valia não me darem nada"
A DG decide oferecer a ultima noite aos estudantes da UC, isto nunca existiu, sempre tiveram de pagar todas as noites, acham mesmo necessário este tipo de comentário do tipo "ainda bem que me deixam entrar como estudante da UC"?
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Nice
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: terça-feira, 21 outubro 2008 22:25

Mensagem por Nice »

Corsario-Negro Escreveu:Andam-se a degladiar por uma noite da Latada? Falam depois em mesquinhez...

Já se perguntaram porque se é vulgarmente conhecida por Latada? Tradição para aqui, tradição para acoloutro, mas se se preocupassem com a tradição, os cortejos da Queima e da Latada não eram a merda que são com cânticos de merda e figurinhas de merda onde o que era tradição (a crítica social e política, assim como cantares inteligentes e harmoniosos) é agora visto como aberração ou estupidez e quando sugerimos algo disto num carro parece que somos extraterrestres.

Ganhem um bocado noção que a vida não é só borga, que as noitadas não fazem nada bem ao corpo e que se Portugal quer apanhar os outros, temos que nos esforçar mais que eles, não festejar mais.

Critiquem aquilo com que discordam, mas não façam destas coisas o vosso Alamo... há causas bem mas importantes e para essas... se as fizessem à noite com bar aberto se calhar tinham mais gente.
Concordo! A Latada e a Queima ja nao sao o que eram! Havia critica...havia espirito...!
Agora ha o que? Pancadaria??? Bebedeiras???
Esta discussao é viavel de se fazer se as pessoas qe se qerem fazer ouvir, se manifestarem de maneira ORGANIZADA!
Ja se sabe qe os do IPC e Privadas se vao fazer ouvir. Vamos la ver se o senhor Andre Oliveira nao se vai fechar sobre si mesmo como disse qe nao iria fazer. Vamos ver se esta receptivo a opinioes divergentes da dele :roll:

Nice
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: terça-feira, 21 outubro 2008 22:25

Mensagem por Nice »

ga2no Escreveu:Pessoal acabei de ver uma opinião interessante sobre o assunto, num site de eventos!

Destaco esta parte:
O mais engraçado é que com tanta distinção, não sei o que dizer nem o que informar aos leitores... custará o bilhete geral para este evento 39€ (31+ 8) mais 12€ que no ano passado? Se sim, acho ridículo e compreendo agora porque disse o Quim Barreiros que com esta direcção nunca mais colocava os pés na latada e na queima, e agradeceu à organização do politécnico pelo convite para a ida ao ISEC na recepção ao caloiro. Agora eu pergunto, será isto uma guerra pessoal, ente UC e IPC, é que se é por isso, quem sai prejudicado são as capas negras que são iguais para toda a comunidade universitária de Coimbra.
Texto completo aqui:
http://www.festivais.org/Noticias/Geral ... id-72.html
Sim o bilhete geral é 31+8!

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

dif88 Escreveu:Ambas.
Porque é que, em vez de arranjarem merdinhas estúpidas, não se unem? Porque é que as AE's e a AAC não passam a organizar tudo conjuntamente, tipo Federação Académica de Coimbra? Ah pois, aí acabava o tacho da AAC, não é verdade?
Ligeiramente utopico, será?
E não é uma questão de tachos, não entremos por aí.
Se é a DG a organizar a latada é porque é uma questão de continuidade da tradição mais recente. Originalmente é uma festa da UC e por isso ainda continua a ser prganizada por ela.
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Bloqueado