Natal/Ano Novo em Coimbra - 2015

Para anunciar ou comentar eventos, encontros e convívios que têm lugar em Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Natal/Ano Novo em Coimbra - 2015

Mensagem por Pedro »

Natal chega à “Baixa” na sexta-feira e fica até 09 de Janeiro

Concertos, exposições, ateliers, visitas guiadas, ateliers, mostra de presépios e muitas outras actividades relacionadas com o Natal e com a passagem de ano vão dar mais vida e luz à “Baixa” de Coimbra entre a próxima sexta-feira (27) e 09 de Janeiro, naquela que é a terceira edição do programa natalício “Luzes sobre a Baixa de Coimbra”.

Vão ser 43 dias de iniciativas que, segundo a Câmara Municipal de Coimbra, prometem “reforçar o encanto e a atractividade de Coimbra nesta época”.

O sucesso dos anos anteriores ditou a repetição do programa que surge, este ano, “mais arrojado, com a ambição de se distinguir dos eventos da região e de se destacar a nível nacional, provando que a cidade tem excelentes condições para este tipo de evento”, afirmou Manuel Machado, presidente da autarquia, durante a apresentação da programação.

A prioridade é, como sempre, dada ao centro histórico da cidade que irá acolher grande parte das iniciativas, numa tentativa de mostrar aos conimbricenses e aos visitantes que se trata de um espaço “activo, convidativo e animado”, esclareceu o edil.

“Reforçar a política de animação e promoção urbanas, de forma a contribuir para uma imagem mais forte e atractiva da cidade, impulsionando a projecção cultural e o aumento da competitividade turística de Coimbra e estimulando a economia local” são os principais objectivos deste grande evento na cidade.

As iniciativas começam já esta sexta-feira (27) com uma exposição de pintura Aposenior, no Atrium Solum, que ficará patente até 04 de Dezembro; um ciclo de cantares natalícios pela Phartuna, no largo da Portagem e na praça de 08 de Maio, pelas 16h30; e a exposição “Os anos D´Ouro do cinema Português”, promovida pelos Caminhos Film Festival, na rua de Visconde da Luz.

No sábado (28), a “Baixa” acolhe a chegada do Pai Natal, às 11h00, e além de outras iniciativas destaca-se a abertura simbólica da iluminação de Natal, que este ano contará com a tecnologia Led, na praça de 08 de Maio, às 18h00.

Em destaque neste programa está, também, um percurso comentado precedido de contextualização histórica “Coimbra Judaica: a evocação do Édito Manuelino”, com inclusão da Judiaria Velha, Banhos Rituais, Judiaria Nova e Edifício da Inquisição, no dia 05 de Dezembro, às 14h00.

Dia 11 de Dezembro abre o tradicional presépio dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, na Casa Municipal de Protecção Civil, que ficará patente até 06 de Janeiro. Já a Orquestra Clássica do Centro dará o seu contributo no dia 12, no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, pelas 21h30, com um concerto de Natal.

Dia 19 haverá um “livecooking”, pelas 10h00, no Mercado Municipal de D. Pedro V, com o chef Diogo Rocha (receitas com bacalhau).

A 38.ª Corrida S. Silvestre de Coimbra (a segunda mais antiga do país) arranca dia 27 de Dezembro, pelas 18h30, na rua de Infanta D. Maria, com grande adesão de atletas amadores e outros de renome como os potenciais corredores olímpico Élio Gomes, Miguel Borges e Hermano Ferreira.

Do programa consta, também, a grande noite de passagem de ano que, na mudança de 2015 para 2016 vai contar com a presença dos Clã e dos conimbricenses Kremlin, na praça do Comércio; da Revival Night, na praça de 08 de Maio; dos DJ´s Francisco Cunha e Diego Miranda, no largo da Portagem e do já tradicional espectáculo piromusical que terá início quando soarem as 12 badaladas.

Manuel Machado reforçou, ainda, que estes eventos são uma preparação para o que Coimbra vai poder albergar depois da conclusão do Centro de Convenções e Espaço Cultural (CCEC) do Convento de S. Francisco, uma obra que o presidente da Câmara assume estar acabada até 31 de Dezembro.

O programa “Luzes sobre a Baixa de Coimbra”, cujo investimento total é de 107 000 euros, e que terá entradas livres em quase todas as suas iniciativas (incluindo a passagem de ano), tem como parceira a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e como apoio conta com a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal.

Fonte: Campeão das Províncias
Não vi nada de especial destaque, mas... fica a informação.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Re: Natal/Ano Novo em Coimbra - 2015

Mensagem por bluestrattos »

O Pai Natal no dia de 28 de Novembro? Espero nao ser o único a achar isso ridiculo.

Mas adiante no programa, o "livecooking" e o Concerto de Natal em Santa Clara pode ser algo muito interessante.

Percebi mal ou vai haver 3 festas de fim-de-ano?
Praca do Comercia, Praca 8 de Maio e Largo da Portagem?

Avatar do Utilizador
Lopes
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: quarta-feira, 12 dezembro 2007 10:11

Re: Natal/Ano Novo em Coimbra - 2015

Mensagem por Lopes »

Já no ano anterior foi nestes três locais...fica ao critério de cada um a escolha do local que mais gostar!! Se o pessoal aderir como no ano anterior é uma aposta ganha!!

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Natal/Ano Novo em Coimbra - 2015

Mensagem por LIC »

Uma coisa a CMC, este ano fez bem.
A árvore de Natal, em frente à Câmara não é uma arranca cortada de um pinheiro :wall: :wall: :wall: . Vá lá que puseram uma estrutura metálica em forma de árvore e com luzes LED.
Que aquela porra que fizeram o ano passado até é crime (mas como foi através da Câmara, foi uma coisa bonita :whistle: ).
Aprenderam com a malta da minha aldeia :D

https://scontent.flis2-1.fna.fbcdn.net/ ... e=56F2663D

E não há cá nada de destruir a floresta. Esta árvore é só com as sobras da mata.
:D :D :D
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Re: Natal/Ano Novo em Coimbra - 2015

Mensagem por DaniFR »

Imagem

PASSAGEM DE ANO 2015-2016

HOTELARIA DE COIMBRA COM NÚMEROS A RONDAR OS 90% DE OCUPAÇÃO


A festa de Fim de Ano na Baixa de Coimbra está já a gerar um forte impacto na hotelaria da cidade, apesar de ainda faltarem três dias para a transição de 2015 para 2016. Conforme dados a que o Município teve acesso, a ocupação para a passagem de ano encontrava-se, na manhã de hoje, muito acima da média habitual, com as reservas para a noite de 31 de dezembro a rondarem os 90% (alguns hotéis chegam mesmo a ultrapassar esta fasquia), na maioria das unidades hoteleiras de Coimbra. De acordo com essa informação, facultada pelos hoteleiros, as perspetivas de crescimento mantêm-se, prevendo-se que, nos próximos dias, os hotéis atinjam números de ocupação ainda mais elevados.

CMC
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Natal/Ano Novo em Coimbra - 2015

Mensagem por Pedro »

Alterações no trânsito e estacionamento gratuito na passagem de ano

A poucas horas do início da grande festa de final de ano, ultimam-se os últimos preparativos para que tudo decorra com segurança durante os festejos. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Coimbra irá encerrar, temporariamente, a ponte de Santa Clara e disponibilizar estacionamentos gratuitos.

Além dos habituais procedimentos levados a cabo em eventos de grande dimensão, a autarquia reforçou, também, o dispositivo logístico, com meios de socorro, de emergência médica e o policiamento, de forma a assegurar que “a população e os visitantes possam viver os festejos em conforto e sem sobressaltos”, esclarece o Município.

O encerramento temporário da ponte de Santa Clara pretende garantir uma “maior e melhor acessibilidade aos espaços onde decorrem os espectáculos, proporcionando-se, ao mesmo tempo, uma plataforma para o público assistir ao fogo-de-artifício com maior comodidade e melhores condições de visibilidade”, informa.

A interrupção da circulação rodoviária na ponte, em ambos os sentidos, vai decorrer entre as 22h00 de hoje e as 03h00 de amanhã (01). Durante este período, o trânsito será, também, cortado nos seguintes locais: rua da Couraça da Estrela; avenida de Emídio Navarro, desde o Largo da Portagem até à rotunda ao fundo do parque de Dr. Manuel Braga; entre a rua da Olivença e o largo da Portagem. Nestas cinco horas, o trânsito continuará a processar-se normalmente nas pontes Rainha Santa Isabel e Açude.

A partir de sábado (02), às 11h00, termina a interdição de estacionar na rua da Sota, na praça do Comércio e no parque do largo da Portagem (à saída da ponte de Santa Clara), que se iniciou já ontem (30).

Nesta noite, a Câmara Municipal disponibiliza vários espaços de estacionamento gratuito, nomeadamente na área da praça da Canção, nos parques do Estádio Universitário, na Ínsua dos Bentos (ao fundo do parque Dr. Manuel Braga) e, ainda, na zona de aparcamento junto à Estação Nova. O estacionamento será, ainda, possível e gratuito nos parques da Ecovia (Casa do Sal), bem como nos parques 01 e 02 do Mercado D. Pedro V (gratuitos a partir das 21h00).

Em relação aos dispositivos de emergência e socorro, estarão acauteladas medidas preventivas que garantem a actuação e coordenação dos meios e agentes de protecção civil que possam, com a máxima celeridade, acorrer e actuar em eventuais cenários de incidentes.

Está ainda previsto, em tempo útil e desde que se justifique, a activação de planos de emergência.

Na Portagem e na praça do Comércio, a Companhia de Bombeiros Sapadores estará presente para dar apoio, enquanto os Bombeiros Voluntários de Coimbra estarão na praça de 08 de Maio.

A contagem decrescente para a meia-noite e o espectáculo de pirotecnia que se lhe seguirá vai ser um dos momentos altos da festa conimbricense, ao qual se associa a música de Diego Miranda, que actua no largo da Portagem, e que vai contar com projecções multimédia e algumas surpresas.

Fonte: Campeão das Províncias
Fica o aviso, para quem estiver a pensar ir para aqueles lados.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Natal/Ano Novo em Coimbra - 2015

Mensagem por Pedro »

Coimbra gasta nove mil euros em pirotecnia

O Município de Coimbra vai gastar cerca de nove mil euros em pirotecnia, na passagem de ano. O número foi confirmado por fonte da Câmara Municipal de Coimbra.

A cidade dos estudantes terá um dos orçamentos mais modestos, abaixo de cidades como a Figueira da Foz (dez mil euros), Beja (9.800 euros), Cascais (12 mil euros), Faro (25 mil) ou Setúbal (35 mil), tal como relata um estudo elaborado pelo Correio da Manhã sobre os custos das festa de norte a sul do país, no que ao fogo-de-artifício diz respeito.

Fonte: As Beiras
Teria sido interessante comparar também com anos anteriores... não faço ideia se é um valor alto ou baixo.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Re: Natal/Ano Novo em Coimbra - 2015

Mensagem por DaniFR »

Réveillon na rua em Coimbra já é aposta ganha

Aposta ganha. O que em 2014 foi uma surpresa agradável transformou-se numa certeza: a organização da festa de passagem de ano em Coimbra tem público garantido e garante animação comparável com os mais relevantes réveillons do país.

A festa nas ruas da Baixa teve, este ano, mais gente, mais animação e mais organização do que a primeira. Destaque, desde logo, para a adesão de mais comerciantes, que abriram as portas, prometendo, no futuro, fazer da última noite do ano uma verdadeira “noite branca”.

O tempo ameno e sem chuva ajudou, e de que maneira, a que os conimbricenses e os turistas saíssem à rua. A perspetiva do espetáculo de fogo-de-artifício levou a que muitos escolhessem os melhores locais, com destaque para as pontes de Santa Clara e pedonal, para a Couraça e para a margem direita do rio.

Diário As Beiras
Foi um sucesso. Finalmente Coimbra tem uma passagem de ano em condições, que consegue fazer concorrência à Figueira da Foz.
As ruas da Baixa estiveram cheias de gente.

Praça do Comércio
https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/hp ... e=56FE63DD

Largo da Portagem
https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/hp ... e=570B05D3

Praça 8 de Maio
https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/hp ... e=571D00B8
Imagem

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Natal/Ano Novo em Coimbra - 2015

Mensagem por banjix »

Eu confirmo. Estive lá e posso assegurar que a Baixa estava apinhada de gente!!! A Praça do Comércio então estava completamente a abarrotar!
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Responder