Fados de Coimbra

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Fados de Coimbra

Mensagem por yELLOW »

bem fiz uma pequena pesquisa no fórum e n encontrei nada em específico....

decidi fazer aki uma pequena alusão ao fado de coimbra e coloquem aí vídeos sites, mp3 klkr coisa de fados...pk o Fado de coimbra acho k é único principalmente por ser tão cm dizer sentimental e tão ligado á vida estudantil...todos sabemos k o fado de coimbra é inconfundível e só cada um sabe o k se sente dentro de si pois axo k é algo tão forte e profundo que não dá para transmitir nem explicar por palavras...

ora aki vai...

conheço pessoalmente um grande fadista Nuno João Farinha do Grupo de fados de Coimbra de nome Aeminium (http://www.aeminium.cc/main.htm)

neste site http://palcoprincipal.clix.pt/fadodecoimbra podem ouvir e fazer downloads de várias música desse grupo

deicho aki tb o site de outro grupo já mais antigo mas tb de bastante qualidade ALMA MATER http://www.almamater.online.pt/

tem bastantes músicas para ouvir e fazer download....

deicho aki a minha escolha pessoal (do primeiro grupo referido claro :D)

Fado Hilário cantado por Nuno João Farinha cantado por ele até dá arrepios :cry: (encontra-se naquela playlist é o último fado)

cumpZ

SusanaP
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 80
Registado: quarta-feira, 03 setembro 2008 15:32
Localização: Porto

Mensagem por SusanaP »

Bom, eu também gostaria de conhecer pessoalmente muitos deles, de muitos grupos.

Sou completamente apaixonada pelo Fado de Coimbra. Prefiro chamar de Canção de Coimbra. Exploro e tento informar-me tanto quanto possível sobre esta Canção, as suas raízes culturais e a sua expressão popular e académica.

Penso que a sua raíz e história deveria ser alvo de um maior interesse de todos. Contextualizá-lo na "fusão" entre Universidade e Cidade de Coimbra. Foi esta relação secular tão envolvente que permitiu a emergência deste género musical único a partir da música tradicional e cultura Coimbrã.

Aconselho a visita ao "guitarradecoimbra.blogspot.com".

De todos os grupos, mais recentes, tenho um afecto especial pela "Toada Coimbrã".

Dos velhos intérpretes da Canção de Coimbra, adoro Luís Goes...
Saudades

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Mensagem por yELLOW »

SusanaP Escreveu: Dos velhos intérpretes da Canção de Coimbra, adoro Luís Goes...
devo dizer k tb sou um (e peço desculpa por me ter enganado) amante da Canção de Coimbra...adoro mesmo desde de míudo e de ouvir as histórias do meu pai quando andava numa tuna de coimbra (já n me lembro qual) e no orfeão académico de coimbra nos seus tempos de estudante (para mais no tempo do luto académico entre 69 até 74....sobre todas as músicas que tocavam e cantavam em coimbra e em digressão etc....sempre gostei....e hoj adoro...

Luis Goes é MT conhecido em coimbra....isto já para n falar de grandes pessoas cm Carlos Paredes, Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, entre muitos outros....que devo dizer que o meu pai teve o privilégio de conhecer e tocar ao lado destes grandes artistas...

Conheço tb o Grupo de fados Lacrima tem fados mt bonitos cm "O Meu Desejo" e ainda "Fado dos Beijos" procurem no youtube k encontrarão...

cumpS

SusanaP
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 80
Registado: quarta-feira, 03 setembro 2008 15:32
Localização: Porto

Mensagem por SusanaP »

Bom, os vídeos do youtube já conheço de cor e salteado. Acho que não me escapa um único.

Gosto muito da interpretação de "Coimbra Menina e Moça", pelo solista da estudantina na casa de fados Acapella...

"Balada de Coimbra", "Coimbra do Mondego", "É preciso Acreditar"...,
"Cantiga para os que partem", "Trova do Vento que passa"..."Verdes Anos"... são todas lindíssimas...

É bom que se multiplicassem as escolas do Canto e Guitarra de Coimbra. Que surjam constantemente pessoas a escrever e a compor...

Ah, eu insisto sempre em chamar Canção de Coimbra para que se sensibilizem as pessoas de que este não é filiado no Fado de Lisboa, tem existência própria enraizado historicamente nas canções populares de Coimbra.

Depois não gosto igualmente da designação de Fado Académico, porque esta designação pode-se tornar um perigoso atropelo à identidade Coimbrã da Canção de Coimbra, sujeita a tentativas de desterritorialização e aculturação de um género musical património cultural da cidade, por outras terras. São cuidados que temos que ter com a globalização, eheh.

Vamos ver se a Unesco ajuda na preservação destas expressões culturais regionais.
Saudades

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Mensagem por yELLOW »

tenho vindo a ver e tenho pena de haver por aki poucos "adeptos" da canção de coimbra....

mas pronto eu adoro e ponto final...

"Vejam Bem", "Do Choupal até à Lapa" de Zeca Afonso

"Cantar de Emigração" (uma das minhas favoritas), "Exílio", "Menina dos olhos tristes" e "Trova do Vento que passa" de Adriano Correia de Oliveira

esta última canção teve mt polémica no luto de 69 pois no refrão diz "Há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz Não!"


deicho aki a letra do Fado Hilário que tb é bastante tocante...

A minha capa velhinha
É da cor da noite escura,
Nela quero amortalhar-me,
Quando for p'ra sepultura.

A minha capa ondulante
Feita de negro tecido,
Não é capa de estudante
É mortalha de vencido.

Ai!... Eu quero que o meu caixão
Tenha uma forma bizarra,
A forma de um coração,
Ai!... A forma de uma guitarra.

cumpS ;)

Nebur
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registado: sexta-feira, 03 agosto 2007 22:09

Mensagem por Nebur »

encontrei um site que também tem vários fados, pode ser que interesse
http://fadosguitarradas.com.sapo.pt/index.html

SusanaP
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 80
Registado: quarta-feira, 03 setembro 2008 15:32
Localização: Porto

Mensagem por SusanaP »

Esse site é muito interessante. Reúne,a meu ver, os fados mais emblemáticos :P
Saudades

Avatar do Utilizador
DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Mensagens: 247
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54
Contacto:

Mensagem por DrUnKFiSh »

por acaso ontem vinha a ouvir uma rádio que passou muitos destes fados de coimbra ...a minha favorita é sem dúvida a Balada de Despedida do 5 ano jurídico ..

Capa negra de saudade....no momento da partida..segredos desta cidade...levo comigo para a vida. :lol:

ja toda gente conhece, mas a letra está brutal.

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Grupo: Verdes anos
Caminhada


Sem medo vou sozinho
Andando eu queimo mais um dia
Triste e cansado me vejo
Nas finas teias do amor cativo

Por crer nos deuses da terra
Eis-me desta angústia atingido
Ouvem-se as cordas chorando
Nas doces baladas do meu fim

Esta noite eu vi morrer meu sol

(Music:Gonçalo Mendes / Luís Barroso; Lyrics: António Dinis)


http://www.youtube.com/watch?v=AGbGB6gGsOI

Acho bastante piada à musica, e à letra também tirando alguns versos mais deprimentes..

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Mensagem por yELLOW »

n conhecia esse fado mas tá porreiro....

postem mais :D lol

Avatar do Utilizador
D@MP
Experiente
Experiente
Mensagens: 265
Registado: domingo, 07 outubro 2007 22:55
Localização: Condeixa/Condeixa

Mensagem por D@MP »

Boas, alguém me sabe dizer a quem pertence o fado chamado Canto a Coimbra, que é qualquer coisa do género: "eu te canto Coimbra sem idade, nas horas nos dias de saudade"

Já procurei e não encontrei nada!
"Do You Know Where You Are? You're In The Jungle, Baby! Wake Up! It's Time To Die!

Raquel*
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08

Mensagem por Raquel* »

tambem sou adepta do fado de coimbra...sem duvida a balada da despedida do 5º ano juridico e sem duvida dosfados mais bonitos e tocantes....

Raquel*
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08

Re: Fados de Coimbra

Mensagem por Raquel* »

neste site http://palcoprincipal.clix.pt/fadodecoimbra podem ouvir e fazer downloads de várias música desse grupo

Nao abre esta pagina

eau13356
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 56
Registado: quarta-feira, 04 fevereiro 2009 18:00
Contacto:

Mensagem por eau13356 »

Aproveitando este tópico :D

Eu sou novo em coimbra, alguém me podia dizer quais as casa de fados aqui em coimbra? Ou se há daquelas tasquinhas onde se juntam grupos de fados/tunas...

Obrigado

Avatar do Utilizador
Yagami
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41
Contacto:

Mensagem por Yagami »

eau13356 Escreveu:Aproveitando este tópico :D

Eu sou novo em coimbra, alguém me podia dizer quais as casa de fados aqui em coimbra? Ou se há daquelas tasquinhas onde se juntam grupos de fados/tunas...

Obrigado
Tens aqui um tópico sobre isso.

Responder