Novos alunos em Direito,ano lect. 2008/2009

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Pois, mesmo assim os horarios vão ter algumas sobreposições, ainda por cima sendo aulas praticas e teoricas de cada..
Enfim, não há-de ser nada de impossivel :p

Já agora, aos novos alunos de direito posso dar uns conselhos aos da segunda turma:
aulas de constitucional se n estão em avaliação continua é para esquecer, mas mesmo assim é bom assistir por causa dos casos práticos.

em introdução aconselho vivamente as aulas do Reis Marques, a matéria pode ser uma seca, mas vale mesmo a pena ouvi-lo (e quem vai às aulas tem vantagem nas orais)

O mesmo para dto romano, o Vieira Cura é um excelente professor, e dá umas aulas muito boas, se não fosse pelos casos praticos não precisavam de ir às praticas para fazer o exame. Vão às aulas dele que ele também ajuda quem vê nas aulas!

Economia politica.. epah, estudem muuuuito bem as sebentas e vão ás praticas :mrgreen:
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Regular
Regular
Mensagens: 127
Registado: quinta-feira, 27 setembro 2007 18:39
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho »

Segundo me consta não se pode mudar de turma, que vantagens reais na realização dos exames teremos no caso de assistirmos às aulas de outros professores, pois pelo que me disseram o exame para cada turma seria diferente das outras, e as orais feitas pelo professor que dava a aula teórica!

Assim sendo eu da turma 2, ir assistir às aulas da turma 1 não contribuiria antes para uma confusão de matérias (ou "estilos")??

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Exacto, sendo da segunda turma não convém ires assistir a aulas da primeira e vice-versa.
Os professores são diferentes, às vezes têm teorias diferentes, fazem exames diferentes, sobre pontos da matéria que dão nas aulas deles. Não tens qualquer vantagem a este nível em assistir a aulas da 1ª turma, no entanto podes sempre ganhar mais cultura geral e dizer que assististe a uma aula do Pinto Bronze, por exemplo :p
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Regular
Regular
Mensagens: 127
Registado: quinta-feira, 27 setembro 2007 18:39
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho »

Pinto Bronze é um castiço ....(e sim já li as suas lições todinhas!).

Em relação às práticas dizem que podemos escolher o horário (referente há nossa turma)? O que acho estranho! Ai também teremos que só frequentar determindado professor ou dentro das práticas já não faz tanta diferença a escolha em causa?

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Dentro das práticas tanto faz, desde que sejam referentes à 2ª turma.

Eles só dividem a turma nas aulas práticas para criar mais horários e ficar mais equilibrado, mas isto é mesmo só na teoria. Na prática os alunos vão aos profs e ao horário que querem e que dá mais jeito, o que resulta em salas cheias em alguns horarios e salas com 3 ou 4 pessoas noutros..
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Regular
Regular
Mensagens: 127
Registado: quinta-feira, 27 setembro 2007 18:39
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho »

Carol Escreveu:Dentro das práticas tanto faz, desde que sejam referentes à 2ª turma.

Eles só dividem a turma nas aulas práticas para criar mais horários e ficar mais equilibrado, mas isto é mesmo só na teoria. Na prática os alunos vão aos profs e ao horário que querem e que dá mais jeito, o que resulta em salas cheias em alguns horarios e salas com 3 ou 4 pessoas noutros..
Ok, obrigado. :D

Avatar do Utilizador
DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Mensagens: 247
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54
Contacto:

Mensagem por DrUnKFiSh »

mas que grande convivio de direito , quando passou aquela música dos nirvana no final foi brutal :)

NG3
Estreante
Estreante
Mensagens: 9
Registado: quinta-feira, 16 outubro 2008 13:57

Re: Novos alunos em Direito,ano lect. 2008/2009

Mensagem por NG3 »

d.ines Escreveu:Gostaria de saber quem,para além de mim,vai para o primeiro ano da FDUC...

ESTOU NO PRIMEIRO ANO DE DIREITO E ANDO PERDIDO
AINDA NÃO FUI UMA VEZ SEQUER AS AULAS
NECESSITO DE AJUDA

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Novos alunos em Direito,ano lect. 2008/2009

Mensagem por Carol »

NG3 Escreveu:
d.ines Escreveu:Gostaria de saber quem,para além de mim,vai para o primeiro ano da FDUC...

ESTOU NO PRIMEIRO ANO DE DIREITO E ANDO PERDIDO
AINDA NÃO FUI UMA VEZ SEQUER AS AULAS
NECESSITO DE AJUDA
Precisas é de ajuda para encontrar o caps lock no teclado.

e Porque ainda ainda n foste às aulas?
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

NG3
Estreante
Estreante
Mensagens: 9
Registado: quinta-feira, 16 outubro 2008 13:57

Re: Novos alunos em Direito,ano lect. 2008/2009

Mensagem por NG3 »

Carol Escreveu:
NG3 Escreveu:
d.ines Escreveu:Gostaria de saber quem,para além de mim,vai para o primeiro ano da FDUC...

ESTOU NO PRIMEIRO ANO DE DIREITO E ANDO PERDIDO
AINDA NÃO FUI UMA VEZ SEQUER AS AULAS
NECESSITO DE AJUDA
Precisas é de ajuda para encontrar o caps lock no teclado.

e Porque ainda ainda n foste às aulas?
porque sou T. estudante e trabalho a 300 km da uc
e o meu trabalho é muito complicado para ir ás aulas

NG3
Estreante
Estreante
Mensagens: 9
Registado: quinta-feira, 16 outubro 2008 13:57

Re: Novos alunos em Direito,ano lect. 2008/2009

Mensagem por NG3 »

preciso de saber se alguem neste blog entrou para direito e está na 2ª turma

NG3
Estreante
Estreante
Mensagens: 9
Registado: quinta-feira, 16 outubro 2008 13:57

Re: Novos alunos em Direito,ano lect. 2008/2009

Mensagem por NG3 »

NG3 Escreveu:preciso de saber se alguem neste blog entrou para direito e está na 2ª turma
necessito de algumas informações agradecia que alguém me desse uma ajuda

Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Regular
Regular
Mensagens: 127
Registado: quinta-feira, 27 setembro 2007 18:39
Localização: Coimbra

Re: Novos alunos em Direito,ano lect. 2008/2009

Mensagem por ZéPróVinho »

NG3 Escreveu:
NG3 Escreveu:preciso de saber se alguem neste blog entrou para direito e está na 2ª turma
necessito de algumas informações agradecia que alguém me desse uma ajuda
? Situação muito estranha, meu caro nessas condições é muito difícil de fazer o curso, melhor alternativa seria uma privada (meia palavra basta...); mas não impossível, enfim olha eu sou do "1º" ano (+\-)... por isso posso te ajudar e tenho amigos igulamente estudantes trabalhadores e sou sensível a essa situação...mas para isso tens que fazer as perguntas em concreto :roll: ; e isto aqui não é um blog é um forúm! :D

Venha lá essa perguntas, pessoalmente sou da 1ª turma em certas cadeiras e da 2ª em outras... so critérios foram deles, e ainda não existe para todas as cadeiras uma lista nominal concreta!

Avatar do Utilizador
paranoid_android
Novato
Novato
Mensagens: 32
Registado: quinta-feira, 25 setembro 2008 12:40

Mensagem por paranoid_android »

Não, não é muito difícil fazer o curso sem ires à aulas. Informa-te sobre a bibliografia das cadeiras, vê os sumários que os professores pôem no site da faculdade, no plano de estudo de cada disciplina, e estuda em casa pelos livros de acordo com a matéria indicada nos sumários. Obviamente que se pudesses ir às aulas seria mais fácil, mas Direito é um curso que pode ser estudado em casa sem lá aparecer (obviamente que necessitas de muito empenho). Eu sou do 2º ano, o ano passado não ia a muitas aulas e consegui fazer as cadeiras todas. Mas enfim há pessoas que têm menos motivação para estudar se não forem às aulas, o que não sei se é o teu caso. De qualquer forma na minha opinião não é nenhum drama. Além disso, ao seres trabalhador-estudante tens determinadas regalias, como épocas especiais de exames.

Avatar do Utilizador
paranoid_android
Novato
Novato
Mensagens: 32
Registado: quinta-feira, 25 setembro 2008 12:40

Mensagem por paranoid_android »

E se és da 2ª turma, posso te dar algumas informações q ajudem a tranquilizar-te:
Introdução ao Direito - o livro do Reis Marques é muito simples e fácil de estudar, as aulas dele são interessantes e era útil que fosses, mas de qualquer forma ele baseia-se essencialmente no livro por isso não te preocupes
Direito Constitucional - mesmo q pudesses ir às aulas, não valia a pena. O João Loureiro é um palhaço. Estuda pelo livro do Canotilho, vais ver que a sua exposição de matéria é muito coerente e fácil de apreender. Aliás, é a cadeira mais bonita do 1º ano na minha opinião
Direito Romano e História do direito - não te preocupes em faltar a estas tmb, pk ele diz exactamente o q está no livro. E põe-te as páginas exactas nos sumários. De resto, são as cadeiras mais fáceis do 1º ano. Ah, não te esquecas de comprar o código civil. Os contratos romanos sofreram muito poucas alterações relativamente aos contratos actuais :) o que te ajuda no exame
Economia Política - Oh pah a cadeira não é fácil, mas as aulas são uma seca por isso não perdes muito. Estuda muito, é o meu único conselho. O professor tambem so se baseia nos livros do Avelãs Nunes
Direito Internacional Público - sobre esta não te posso dizer muito, porque tendo em conta que era uma cadeira do 2º ano o ano passado, só a estou a ter este ano pela primeira vez. Mas das poucas aulas q já fui tmb me parece q lendo o livro (q é do próprio professor) te safas bem.

E se conheceres alguém que vá as aulas sempre lhe podes pedir os apontamentos emprestados.

Responder