Página 1 de 1

coser os simbolos da capa em casa

Enviado: segunda-feira, 09 junho 2008 17:03
por tanya_diniz
eu keria saber aki em coimbra s existe uma posição concreta para colocar os simbolos para alem de ter de ser em numero impar e no total serem impares, keria coser os simbolos em casa e nao sei por onde começar ajudem-m
obrigado :cry:

Enviado: segunda-feira, 09 junho 2008 17:14
por {mineirinha}
Não precisa ser numero ímpar isso é um mito.
Coser em casa...na toga fazem isso de graça, nem precisas pagar.

Enviado: segunda-feira, 09 junho 2008 22:15
por Miffy
{mineirinha} Escreveu:Não precisa ser numero ímpar isso é um mito.
Coser em casa...na toga fazem isso de graça, nem precisas pagar.
isso é verdade, mas fica muito mais bonito ser a própria pessoa a cosê-los. Alias porque na Toga ou em qualquer sitio que se vá, fica tudo mal cozido e às vezes nem com a linha indicada.
Compreendo que para quem não perceba nada de costura ir à Toga seja bem melhor, mas acho que aqueles que já têm experiência com linhas e agulhas preferem ter o trabalho mas a certeza que fica bem feito e a gosto.

Enviado: segunda-feira, 09 junho 2008 22:53
por Leia
eu nao percebo nada de costura, mas quero ser eu a cose-los... Se calhar é por isso que já vou no meu 4º ano de universidade e ainda nao pus nenhum :D:D

Enviado: segunda-feira, 09 junho 2008 23:28
por {mineirinha}
Sei la...acho q o trabalho n compensa.

Enviado: terça-feira, 10 junho 2008 15:58
por keine Engel
Tanto quanto sei, os emblemas têm uma ordem, têm de ser cosidos com linha preta, e esta não se pode ver... ou seja, a costura tem de ficar entre a capa e o emblema, não se pode ver por cima do emblema.

Enviado: quarta-feira, 11 junho 2008 10:28
por winger
Penso que o único requisito é o de a linha ser preta. Tudo o resto (o número, a ordem, a maneira de "ler" a capa, etc.) são mitos ou tradições que se "importam" de outras universidades. Como já foi dito em bastantes tópicos, a capa de Coimbra é, por tradição negra. Colocando símbolos penso que não se deve cair no exagero, mas a capa é de cada um, cabendo a si mesmo a decisão sobre isso. :)

De facto os meus cosidos pela Toga foram caindo aos poucos, mas como não quis chatear ninguém para os coser, fiquei-me por aí :D

Enviado: sábado, 14 junho 2008 0:19
por Fuzzy
A Capa de Coimbra é negra, e só negra, não é uma caderneta de cromos onde se colam simbolos.

Enviado: sábado, 14 junho 2008 0:20
por Leia
a capa de coimbra é como o seu dono quiser que ela seja. E isso não tem propriamente a ver com o tópico.

Quanto a coser, de facto o ponto deve ser "invisivel" mas não existe ordem para a colocação de emblemas.

obrigado

Enviado: sábado, 14 junho 2008 1:34
por tanya_diniz
obrigado ja sei como devo por os meus cromos como o outro chama
obrigado a todos

Enviado: sábado, 14 junho 2008 19:51
por Fuzzy
O outro é de acordo que as tradições se cumpram. Mas enfim cada vez mais a tradição estudantil está a acabar em Coimbra. Sim e são cromos!!! Já agora cola umas fotos e faz uns bordados que fica lindo. Se o dono quer fazer o que quer a capa, força. Só é pena ninguem ligar ao que é Coimbra, isto porque se calhar nem são de cá. Como os que andam a mudar isto tudo.

Enviado: sábado, 14 junho 2008 21:19
por JulesS
Acho que é possível haver um equilibrio entre a tradição e dar um toque pessoal a um "objecto" pessoal.

Uma das coisas que diziam é que a capa não se podia lavar, mas depois de algumas queimas, lama, greg e outras coisas em cima era impossível usar a capa sem lavar :?

Isto não tem a ver com tópico mas...

Ainda se usa a tradição de o/a namorado/a rasgar a capa quase ao meio? e depois se o namoro terminava coziam com linha da côr do curso (não sei se do próprio se do namorado)
Achava isso ridiculo, mas pronto... é como as alianças de namoro/noivado a marcar território B)

Bem isto foi só um aparte e uma opinião pessoal

Enviado: sábado, 14 junho 2008 21:25
por Pedro
Fuzzy Escreveu:O outro é de acordo que as tradições se cumpram. Mas enfim cada vez mais a tradição estudantil está a acabar em Coimbra. Sim e são cromos!!! Já agora cola umas fotos e faz uns bordados que fica lindo. Se o dono quer fazer o que quer a capa, força. Só é pena ninguem ligar ao que é Coimbra, isto porque se calhar nem são de cá. Como os que andam a mudar isto tudo.
Eu meti 3 emblemas na minha (e sim, sou de cá): Universidade, Faculdade e Coimbra. É uma maneira de dar um aspecto mais pessoal à capa, mantendo no entanto o factor de igualdade entre todos os estudantes. 1 a 4 ficam bem. Mais que isso (ou quando o pessoal começa a meter de marcas comerciais) é que estraga tudo... mas não vejo qual o problema de meter poucos, com os quais o estudante se identifique.

Já agora, reforço a ideia de que terem de ser em número ímpar é mito.

Enviado: domingo, 15 junho 2008 1:37
por mustiness
Fuzzy Escreveu:O outro é de acordo que as tradições se cumpram. Mas enfim cada vez mais a tradição estudantil está a acabar em Coimbra. Sim e são cromos!!! Já agora cola umas fotos e faz uns bordados que fica lindo. Se o dono quer fazer o que quer a capa, força. Só é pena ninguem ligar ao que é Coimbra, isto porque se calhar nem são de cá. Como os que andam a mudar isto tudo.
Tradição seria usar o traje diariamente e não como fato de festa! As tradições vão-se actualizando, e sim, eu também sou de Coimbra. Se não fosse pelas actualizações, ainda andariam a roubar galinhas e a ter aulas às 6h da manhã...

Enviado: domingo, 15 junho 2008 22:08
por sou
Fuzzy Escreveu:isto porque se calhar nem são de cá. Como os que andam a mudar isto tudo.
ai ai ai... os que não são de cá como é o meu caso por vezes sabem mais e dão mais valor à tradição que os de cá! não tem nada a ver com o ser de cá ou não ser de cá! ser de coimbra e ser estudante da universidade de Coimbra é bem diferente...