Estudos artisticos

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registado: terça-feira, 16 setembro 2008 22:05

Mensagem por »

luisa.gomes Escreveu:Estudei ate ao secundario em coimbra, sendo que decidi seguir os meus estudos superiores fora de coimbra. Devo dizer que, segundo a minha experiencia pessoal, penso que a cidade de coimbra para além de ter inumeras falhas a nivel cultural (falta de investimento, iniciativa praticamente nula e muito fraco dinamismo cultural), tem um ambiente e uma linha linha de pensamento muitas vezes “quadrada”, isto e, tradicionalismo e convencionalismo. Comportamentos racistas frequentes e atitudes homofóbicas extremamente evidentes, não favorecem em nada o pensamento artistico e cultural que um curso como o de “Estudos Artísticos” requer. Embora seja uma cidade de estudantes, onde supostamente o espirito e mentalidade sao mais abertas, inovadoras e despidas de preconceitos socias, raciais ou sexuais, por vezes, tal nao se verifica (comparativamente a outros centros urbanos como lisboa ou porto, onde as mentalidades, embora nao tao evoluidas como nos restantes paises europeus, sao bastante mais flexiveis).

Contudo, penso que o plano de estudos é capaz de ser um dos melhores do país dentro da área.
Nao estou a desencorajar ninguem, muito menos a tentar insultar, achei apenas importante dar o meu ponto de vista. E provavel que as coisas ja tenham mudado ligeiramente.
Relativamente à cidade de coimbra ser muito pobre a nível cultural apoio-te a 100% e já evidenciaste quase tudo: desde falta de investimentos, apoios, interesse, entre muitos outros. E os estudantes que integram Estudos Artisticos têm a possibilidade de alterar isto, logo até vejo de certo modo este ponto como um desafio para muitos alunos que pretendam seguir programação cultural ou algo do género.

Reparei também que criticas muito o preconceito social seja a nivel de cor ou de sexualidade. Estou em Estudos Artisticos há 4 anos e nunca assisti a nenhuma falta de respeito para com pessoas com opções diferentes, muito pelo contrário. É claro que todos os dias em qualquer lugar há vitimas desses preconceitos mas neste curso é impossivel isso acontecer por factos evidentes.

Quanto ao programa do curso, é interessante para muitos e pouco motivador para outros, são opiniões. É preciso provar para se gostar, mas geralmente a sensação final é boa.

Tudo na boa... :wink:

Morituri te salutant!
Estreante
Estreante
Mensagens: 11
Registado: sexta-feira, 28 setembro 2007 20:53

Mensagem por Morituri te salutant! »

eu acabei o curso este ano...e até agora, as expectatívas não são as melhores...
Vou tirar uma pós graduação agora em gestão Cultural da Universidade de aveiro:

http://www.iscia.edu.pt/paginas/index.php?nIDPagina=169

Shyla
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: sexta-feira, 13 fevereiro 2009 14:00

Resposta à resposta de mineirinha

Mensagem por Shyla »

Obrigado pela informação.(mineirinha) Ando um bocado stressada e ansiosa para que comece. Acho que a nível intelectual vai me satisfazer bastante. até uma proxima. :D
Shyla

Novato
Novato
Mensagens: 23
Registado: terça-feira, 16 setembro 2008 22:05

Mensagem por »

Ouvi dizer que no dia 23 no Twisted vai haver um convivio de Estudos Artísticos...
A noite vai começar com The Cotonettes a limpar os ouvidos ao pessoal e depois os Chewbacas vão andar a largar muito pelo! No fim deve aparecer um Douchebag para terminar em grande.

Para quem está a pensar entrar no curso no próximo ano, nada melhor que esta noite para entrar em contacto directo com quem já lá anda!

Apareçam, senão quando entrarem serão muito praxados! :twisted: not

mairavilha
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: quinta-feira, 07 maio 2009 16:55

Mais uma caloira!

Mensagem por mairavilha »

Bem pessoal, não sabem como me soube bem ler o que li aqui. Só estou mesmo a escrever para agradecer porque as minhas dúvidas foram muito bem esclarecidas (:
Estive este ano até ao final do primeiro semestre na FPCEUC, em Ciencias da Educação. Desisti e cá estou eu, á espera de conseguir entrar em EA e de gostar do curso também.

Até setembro :D

Ally
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registado: segunda-feira, 19 janeiro 2009 18:39
Localização: sintra

Mensagem por Ally »

hey, alguem que tenha entrado pra EA com a PI de Inglês? é que eu quero entrar com InglÊs mas não sei se o exame é o 850 ou o 550... ou se pode ser qualquer um . No site não dizem nada :/
@estudosartisticos :D

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Vou me informar sobre isso e depois digo-te
Love hurts

Ally
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registado: segunda-feira, 19 janeiro 2009 18:39
Localização: sintra

Mensagem por Ally »

Obrigada mineirinha :)
@estudosartisticos :D

Danu
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: terça-feira, 26 maio 2009 23:11

Mensagem por Danu »

Olá a todos.

Eu estou actualmente em Belas artes no Porto no curso de artes plásticas.
Entrei com a prova de ingresso de desenho.
Podem dizer-me com que exames se entra e qual a média deste ano que vem?

hugs

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Olha, acho que podes fazer com Ingles e português...
há mais uma mas podes ir procurar neste site que tem tudo:
www.acessoensinosuperior.pt
quanto à média do ano que vem,isso é impossível de prever,pois quem faz a média são os alunos,mais precisamente os últimos a entrar.
E a média do ano passado na primeira fase foi de 13, mais coisa menos coisa.
Ou seja,o último a entrar teve 13.
Love hurts

duartepedro
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: sábado, 03 janeiro 2009 3:42

Mensagem por duartepedro »

tou em dúvida: não sei se vá para estudos artisticos em coimbra se vá para estudos artisticos variante artes e culturas comparadas em lisboa. que me aconselham?

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Olha,vou dizer-te o que já li neste fórum hoje noutro tópico:
Compara as cadeiras de um e de outro e vê o que te chama mais atenção.
Eu gosto do curso e puxo a brasa à minha sardinha como é natural....
Há defeitos no curso,mas serão sanados com os anos que vêm, o que fará a qualidade subir e o curso ser mais apelativo.
Para mais informações do curso em Coimbra podes ir aqui:
www.uc.pt/artisticos
talvez ajude a tirar algumas dúvidas,mas quem anda aqui,fala daqui.
A não ser que haja alguém que já andou em Lisboa nesse curso e possa dizer qualquer coisas,mas creio que não.
Love hurts

anatm
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 53
Registado: domingo, 13 julho 2008 11:06

Mensagem por anatm »

Não sei se ainda chego a tempo para tirar duvidas, mas eu entrei com PI Inglês. O exame é o 550.

Ally
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registado: segunda-feira, 19 janeiro 2009 18:39
Localização: sintra

Mensagem por Ally »

Obrigadissima!! foi o que eu fiz :D agora só me falta a fisica&quimica.. :(
@estudosartisticos :D

anatm
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 53
Registado: domingo, 13 julho 2008 11:06

Mensagem por anatm »

Ally Escreveu:agora só me falta a fisica&quimica.. :(
Isso desconheço! :wink:
Fiz História, Geografia e Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Para além do Português claro...

Responder