Dúvida Na Praxe!!!

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Megane
Veterano
Veterano
Mensagens: 618
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22
Localização: Quem vem de la para cá, fica do lado direito

Mensagem por Megane »

sou Escreveu:se não pode ser mobilizado como pode ser gozado?
gozado?????tenham dó...
Nunca acuses ninguém, sem antes o ouvir...
Nunca sabes se a verdade dele é a tua ou não...
Em todas as histórias há no mínimo duas versões....sempre....

SusanaP
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 80
Registado: quarta-feira, 03 setembro 2008 15:32
Localização: Porto

Mensagem por SusanaP »

dawn_to_dusk_ Escreveu:entao deve ser muito antigo, Queima das Fitas é praxe e é o seu expoente máximo!
Desculpa,eu queria dizer praxar caloiros! Bem sei que a Queima é o expoente máximo da Praxe!!

Conheço toda a história que subjaz à Queima das Fitas, Latada, Serenatas.....Interesso-me muito pelos séculos de História da cidade e Universidade de Coimbra, ou seja, interesso-me pelas rotinas, comportamentos, pessoas....que antecederam aquilo que se tornou um conjunto de comportamentos/rituais/celebrações reproduzidas a cada ano por Coimbrinhas e Coimbrões!!!

Era bom, aliás, que todos os estudantes de Coimbra fossem incentivados a sabê-lo, já que se está a trabalhar na oficialização de tudo isso (Praxes, Canção de Coimbra, Serenatas, Universidade, Capa e Batina, antigos colégios de Coimbra), como Património da Humanidade, reconhecido pela UNESCO.


Será uma mais valia para a cidade!!!

Quanto à regulamentação da Praxe aos caloiros, neste momento não sei se é ou não interrompida.....
Saudades

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

os caloiros na serenata passam a pastranos (agora n sei se ainda é), logo deixa de haver praxe nos caloiros :)

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Os caloiros passam a pastranos no dia do cortejo.

ladeira
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 84
Registado: quinta-feira, 11 outubro 2007 20:36
Localização: Coimbra

Mensagem por ladeira »

{mineirinha} Escreveu:Duvido que isso seja verdade.
1º Como leste o código, não está lá.
2º Não faz sentido, pois a bênção das pastas e dia 25 de Maio. Sendo nesse dia os caloiros nem poderiam usar traje até lá para continuarem a serem praxados.
Isto sou eu a pensar... para mim não faz sentido...
Até porque a queima é a ocasião em que não existem mais caloiros.
desde quando é que os caloiros nao podem usar traje? os caloiros podem usar traze a partir do momento que estao matriculados se assim o entenderem

Avatar do Utilizador
Megane
Veterano
Veterano
Mensagens: 618
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22
Localização: Quem vem de la para cá, fica do lado direito

Mensagem por Megane »

Errado, no dia da serenata passam de caloiros a pastranos, daí irem já trajados, e de ser traçada a capa, o traçar da capa é um baptismo, o caloiro passa após o traçar da capa a pastrano, podendo usar o traje, e a pasta. O facto de ser pastrano não implica que não possa ser praxado, e enquanto pastrano não pode praxar ainda que devidamente trajado.
Nunca acuses ninguém, sem antes o ouvir...
Nunca sabes se a verdade dele é a tua ou não...
Em todas as histórias há no mínimo duas versões....sempre....

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

ladeira Escreveu:
{mineirinha} Escreveu:Duvido que isso seja verdade.
1º Como leste o código, não está lá.
2º Não faz sentido, pois a bênção das pastas e dia 25 de Maio. Sendo nesse dia os caloiros nem poderiam usar traje até lá para continuarem a serem praxados.
Isto sou eu a pensar... para mim não faz sentido...
Até porque a queima é a ocasião em que não existem mais caloiros.
desde quando é que os caloiros nao podem usar traje? os caloiros podem usar traze a partir do momento que estao matriculados se assim o entenderem
Eu disse "nem poderiam",como suposição.
Se me interpretaram mal lamento,poderia ter explicado melhor.
E se tivesses lido os meus post's anteriores,verias que eu quis dizer que de facto podem trajar,mas que a situação não era bem essa em questão.
Era se podiam ser praxados do cortejo até a benção das pastas....
Porque trajar eu sei que qq pessoa pode,mas lamento se causei confusão,embora na página anterior eu julgava que tivesse ficado esclarecido. :)
Love hurts

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Megane Escreveu:Errado, no dia da serenata passam de caloiros a pastranos, daí irem já trajados, e de ser traçada a capa, o traçar da capa é um baptismo, o caloiro passa após o traçar da capa a pastrano, podendo usar o traje, e a pasta. O facto de ser pastrano não implica que não possa ser praxado, e enquanto pastrano não pode praxar ainda que devidamente trajado.
Como disseste, no dia da serenata passam de caloiros a pastranos,mas no novo código diz assim:
V – CALOIRO(A) PASTRANO(A) - pertencem à categoria de caloiros(as) pastranos(as):
Os estudantes com uma matrícula na Universidade de Coimbra, no espaço de tempo entre o início do Cortejo da Queima das Fitas e
a realização da 2ª matrícula.
Então,até ao cortejo são ainda caloiros e só depois do cortejo é que passam a caloiros pastranos.
Enquanto pastranos,procurei no novo código e não diz nada a respeito de não poderem praxar,mas como o tempo do cortejo,até à segunda matricula apanha um periodo em que ninguém é praxado,porque não há "caloiros" logo, acabam por não praxar.
Quando se inscrevem no segundo ano é que vão ver qual a hierarquia e o que podem fazer com a segunda matricula.
Love hurts

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Megane Escreveu:Errado, no dia da serenata passam de caloiros a pastranos, daí irem já trajados, e de ser traçada a capa, o traçar da capa é um baptismo, o caloiro passa após o traçar da capa a pastrano, podendo usar o traje, e a pasta. O facto de ser pastrano não implica que não possa ser praxado, e enquanto pastrano não pode praxar ainda que devidamente trajado.
Isso está errado... Tanto no novo código como no antigo os caloiros passam a pastranos a partir do cortejo da Queima. O facto de irem trajados não os torna pastranos... Até porque caloiro pode trajar.

Avatar do Utilizador
Megane
Veterano
Veterano
Mensagens: 618
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22
Localização: Quem vem de la para cá, fica do lado direito

Mensagem por Megane »

Pode ate ser, depende do codigo, no codigo que conheço(isec) é diferente....
Nunca acuses ninguém, sem antes o ouvir...
Nunca sabes se a verdade dele é a tua ou não...
Em todas as histórias há no mínimo duas versões....sempre....

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Sempre se falou aqui do código da Universidade.

Avatar do Utilizador
Megane
Veterano
Veterano
Mensagens: 618
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22
Localização: Quem vem de la para cá, fica do lado direito

Mensagem por Megane »

Aqui?
Nunca acuses ninguém, sem antes o ouvir...
Nunca sabes se a verdade dele é a tua ou não...
Em todas as histórias há no mínimo duas versões....sempre....

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Aqui neste tópico.

Avatar do Utilizador
Megane
Veterano
Veterano
Mensagens: 618
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22
Localização: Quem vem de la para cá, fica do lado direito

Mensagem por Megane »

peço desculpa, pois nao vi nenhuma menção explicita a um codigo, e falei do que conheço....e como ha por aí muita gaf relativa ao codigo, pensei que se tratasse do mesmo...
Nunca acuses ninguém, sem antes o ouvir...
Nunca sabes se a verdade dele é a tua ou não...
Em todas as histórias há no mínimo duas versões....sempre....

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Não tens de me pedir desculpa, ora essa... Era só mesmo para explicar porque já tava a achar estranho que dissesses que eu estava errada e tu certo quando no codigo da UC diz o contrario...

Por mim tudo na boa :p

Responder