Transferencia de UC para ISEC!!

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Florero
Banido
Mensagens: 31
Registado: quinta-feira, 07 fevereiro 2008 3:26

Transferencia de UC para ISEC!!

Mensagem por Florero »

Frequento o 3 ano de eng.informatica na UC e quero pedir transferencia po ISEC!! Isto deve-se ao facto de eu tar prestes a acabar a licenciatura em Eng.Informatica na FCTUC e não me sentir minimamente preparado para o mercado de trabalho!!
Tenho amigos do ISEC que sabem muito mais que eu de programação,instalação de redes etc..
Gostava de saber se o ISEC me da creditação das disciplinas de eng,informatica da FCTUC???

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Se estás a acabar a licenciatura aí, o que vais fazer para o ISEC? Nem sequer há mestrados, então o pessoal do ISEC está a acabar e a ir para o Polo II, e tu queres ir para o ISEC? :lol:

Avatar do Utilizador
Gold
Experiente
Experiente
Mensagens: 207
Registado: segunda-feira, 31 janeiro 2005 13:34
Localização: 3rd Rock From The Sun

Mensagem por Gold »

O duffy tem uma certa razão... e além do mais quero crer que tanto no ISEC como na UC sais mal preparado para o mercado de trabalho. :twisted:

Respondendo à tua pergunta... tenho quase a certeza que sim. Se não for a todas as disciplinas será à maior parte. Isto porque eles estão sempre receptivos a receber mais um aluno para pagar propinas.

Mas o melhor é mesmo deslocares-te à secretaria e confirmar.
Deixa para amanhã, o que não te apetece fazer hoje.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Há algo importante a reter... não podes estar dependente unicamente do que aprendes da Universidade se estás interessado no mercado de trabalho. Eu tirei o curso na FCTUC, quando ainda era 5 anos (e não esta "pseudo licenciatura" de 3 anos) e só me senti preparado porque comecei a trabalhar durante o 4º ano e fui adquirindo experiência profissional. Pelo menos no meu tempo, uma boa parte da matéria leccionada até que era interessante do ponto de vista teórico, mas impraticável ou inútil na vida real (é o mal de muitos cursos)...

Se não te sentes preparado, tenta arranjar um part-time na área, onde possas ir aprendendo e crescendo como profissional. Faz-te melhor que a mudança de curso.

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Acho que não existe nenhuma licenciatura* que nos prepare de imediato para entrar no mercado de trabalho. Isso é um coisa que depois se vai adquirindo dentro do próprio trabalho. É a experiência que vamos adquirindo. Mesmo os médicos (é aquela licenciatura que, de momento, estou a ver assim com mais prática) podem ter muitas aulas práticas e tal, mas com o tempo é que se vão aperfeiçoando e ganhando experiência.

* Licenciatura de jeito, claro. Não estou a falar em tangas.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Florero
Banido
Mensagens: 31
Registado: quinta-feira, 07 fevereiro 2008 3:26

Transferencia de UC para ISEC!!

Mensagem por Florero »

Tenho um amigo meu que tirou o curso no ISEC(com notas medianas) e sabe muito mais que eu que estou quase a acabar o curso na UC com media 16.4!! Faltam-me 3 cadeiras que nao devem alterar mt a media!! Vao ser feitas este semestre! O ISEC por enquanto nao tem mestrados em informatica mas vai ter para o ano!!
Pessoal sejamos realistas em informatica o ISEC ganha em condições e no ensino! o departamento de informatica do ISEC é fabuloso não é como o nosso que ta a cair aos bokados!!!
O isec está muita mais especializado em engenharia que a UC!!Ja me decidi vou mudar po ISEC!!!! :D

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Re: Transferencia de UC para ISEC!!

Mensagem por carlacs »

Florero Escreveu:Tenho um amigo meu que tirou o curso no ISEC(com notas medianas) e sabe muito mais que eu que estou quase a acabar o curso na UC com media 16.4!! Faltam-me 3 cadeiras que nao devem alterar mt a media!! Vao ser feitas este semestre! O ISEC por enquanto nao tem mestrados em informatica mas vai ter para o ano!!
Pessoal sejamos realistas em informatica o ISEC ganha em condições e no ensino! o departamento de informatica do ISEC é fabuloso não é como o nosso que ta a cair aos bokados!!!
O isec está muita mais especializado em engenharia que a UC!!Ja me decidi vou mudar po ISEC!!!! :D
que parte do Dei é que está a cair aos bocados?

Acho que qualquer departamento do Polo 2 dificilmente pode estar a 'cair aos bokados'..tu estudas mesmo lá? lol

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Transferencia de UC para ISEC!!

Mensagem por Pedro »

Florero Escreveu:Tenho um amigo meu que tirou o curso no ISEC(com notas medianas) e sabe muito mais que eu que estou quase a acabar o curso na UC com media 16.4!!
É o problema destas novas licenciaturas... se nem com 5 anos ficas preparado para o mercado de trabalho (porque falta experiência em contexto prático), estás à espera de fazer 3 anitos e estar pronto? :? Acrescente-se ainda que o curso do DEI não está feito para preparar as pessoas com 3 anos, mas sim com 5... é suposto acabares o mestrado, em vez de terminares a licenciatura e ir logo para o mercado de trabalho. Pessoalmente, nem considero isso um engenheiro... mas a mania de querer licenciar toda a gente depressa e facilmente para aumentar artificialmente o nível de escolaridade leva a estes casos.

Outra hipótese é que estás a concentrar-te demasiado nas disciplinas e a esquecer o resto. Sinceramente, eu aprendi mais em trabalhos fora da Universidade do que propriamente com os trabalhos do curso, que muitas vezes não têm grande relação com a vida "real". Vendo a tua preocupação pela média leva-me a deduzir que este pode ser um dos factores que levaram à tua situação.

O meu conselho é simples: acaba o curso na UC (o curso mesmo, não apenas os 3 anos). Mas, e isto é extremamente importante, começa a trabalhar antes de acabares o curso. A tua média provavelmente vai sofrer com isso, mas de que serve uma média alta se depois não tens qualquer preparação real? Eu comecei a trabalhar no 4º ano como programador e, ao fim de alguns meses, já era gestor de projecto... e garanto-te que a experiência que eu adquiri nesse período foi muito mais relevante do que o que aprendi nos 4 anos da universidade que já tinha feito. O curso da UC, tal como a maioria dos cursos, sofre de algum desfasamento da realidade (agora não sei se a situação melhorou, mas quando eu tirei, nem era "algum", era imenso)... se queres evitar isso, tens de procurar uma experiência de trabalho em condições reais.

Caso contrário, não interessa para nada o local onde tiras o curso... se não tentas obter essa experiência por fora, vais sempre sentir-te limitado.

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Transferencia de UC para ISEC!!

Mensagem por Chong Li »

Pedro Escreveu:.. e garanto-te que a experiência que eu adquiri nesse período foi muito mais relevante do que o que aprendi nos 4 anos da universidade que já tinha feito.
Isso faz-me crer que podias ter saltado do 12º ano logo para o trabalho. Era escusado desperdiçar esses 4 anos na Universidade.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

A universidade serve (ou serviu, no meu caso) para adquirir conhecimentos teóricos. Para conhecimentos práticos (que é aquilo a que ele se refere), ainda não há substituto de trabalho real. Deveria haver, isso deveria ser um dos componentes de qualquer curso universitário... mas os trabalhos práticos costumam ser tão desfasados da realidade que acabam por se revelar inúteis.

Eu vejo o ensino superior actual como algo que aponta os alunos em determinada direcção e diz vagamente o caminho a seguir, dando algumas bases. Mas se o aluno não trabalha por si próprio, não obtém experiência fora da universidade... dificilmente dará um engenheiro decente (neste caso específico). É por isso que, por vezes, vemos pessoal com o 12º que sabe mais do que muitos engenheiros.

dif88
Lendário
Lendário
Mensagens: 1033
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
Localização: Lisboa

Mensagem por dif88 »

Concordo com o Pedro, por vezes acaba-se o 12º a saber mais que muitos doutores.

Eu estou a acabar o 12º numa escola profissional, a tirar um curso de jornalismo. Estou até neste momento a estagiar num novo jornal que irá brevemente para o mercado. E tenho a certeza que tenho muito mais prática jornalística do que muitos/todos que saiem da faculdade. Conheço pessoal em Comunicação Social e Ciências da Comunicação que nunca escreveu uma notícia na vida :? Quando eu já as escrevo desde a primeira semana do meu curso! Já fiz notícias variadas, e já fiz projectos de maior dimensão: um telejornal (de turma), uma revista (de turma) e 2 programas de rádio (um em grupo, outro sozinha).

Acho a Universidade demasiado teórica, sendo que (quase) ninguém sai de lá preparado para o mercado de trabalho. Mas infelizmente o canudo ainda conta muito hoje em dia.

Falo por experiência própria, os jovens que saiem das escolas profissionais são muitas vezes desvalorizados. Mas levem a uma entrevista um jovem saído de um curso profissional e um recém licenciado e vejam quem se safa melhor a níveis práticos!

(Desculpem o off topic)

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Pedro Escreveu:A universidade serve (ou serviu, no meu caso) para adquirir conhecimentos teóricos. Para conhecimentos práticos (que é aquilo a que ele se refere), ainda não há substituto de trabalho real.
Então, mas se nós, na vida real, trabalhamos é "com a prática" e não com a teoria... lá está, basta praticarmos desde o 12º e seremos melhor que qualquer um que saia com a lienciatura....
Pedro Escreveu: Deveria haver, isso deveria ser um dos componentes de qualquer curso universitário... mas os trabalhos práticos costumam ser tão desfasados da realidade que acabam por se revelar inúteis.
Pois mas o curso ser mais prático é mais o conceito do Politécnico.
Com Bolonha, agora, é isso que se pretende. Ao fim de 3 anos estar apto para entrar no mercado de trabalho. A teoria tem um papel ínfimo na formação da pessoa. Por outras palavras: uma cagada em 3 actos.
Pedro Escreveu: Eu vejo o ensino superior actual como algo que aponta os alunos em determinada direcção e diz vagamente o caminho a seguir, dando algumas bases. Mas se o aluno não trabalha por si próprio, não obtém experiência fora da universidade... dificilmente dará um engenheiro decente (neste caso específico).
A experiência também pode ser obtida após a licenciatura. Não tem que ser necessariamente durante. Até porque não é durante 1 ano ou 2 de trabalho que te dá a experiência... Sai-se da universidade, claro, não é saber tudo da área, mas enquanto tu tens bases para continuar a estudar e a evoluir, o outro fica-se por ali.
Pedro Escreveu: É por isso que, por vezes, vemos pessoal com o 12º que sabe mais do que muitos engenheiros.
É difícil isso acontecer, mas depende do 12º ano e depende da escola onde tiraste o curso. Há escolas superiores que pura e simplesmente deviam ser fechadas, mas o ensino (secundário) hoje em dia, também não está muito melhor.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Já agora, isto parece que aquela história do merceeiro que é um craque a matemática... só porque é um espectáculo a fazer contas de cabeça!! Fá-las muito mais rápido do que qualquer engenheiro, contabilista, economista ou matemático. Alguém duvida??

Logo sabe mais de matemática que qualquer um deles.... pois, tá bem, tá.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Exilada
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

Rapaz, não te enganes. Eu tirei o bacharelato de eng. informática no ISEC e agora estou a tirar o mestrado no PoloII. Sinceramente não vejo grande diferença entre PoloII e ISEC. Acho que vais fazer uma idiotice em mudares! Acaba a licenciatura pós bolonha e depois mete-te no mestrado. Eu estou no PoloII a fazer o mestrado e até estou a achar porreiro. E isso de o ISEC vir a ter mestrado de informatica no próximo ano, bem eu fartei-me de esperar que o ISEC fizesse as coisas que promete fazer e há uma quantidade enorme de pessoal do ISEC que agora anda no PoloII.
E errm... o PoloII está a cair aos bocados?!... Não entendo o que queres dizer com isso... :|
E digo-te uma coisa, toda a gente que sai do ISEC ou do PoloII a não ser que seja uma pessoa que explore por si mesma ou que já tenha sido trabalhador-estudante sofre SEMPRE um choque quando entra no mercado de trabalho. No curso aprende-se um pouco de tudo, o que te dá bases para poderes especializar-te no que quiseres.

Acho que devias levar em consideração as opiniões que te estamos a dar, principalmente de pessoas como eu que já experimentaram ISEC e PoloII.
Vamos Mover-nos pela Esclerose Múltipla!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Chong Li Escreveu:Então, mas se nós, na vida real, trabalhamos é "com a prática" e não com a teoria... lá está, basta praticarmos desde o 12º e seremos melhor que qualquer um que saia com a lienciatura....
Mas precisas de bases teóricas para te poderes ir adaptando às mudanças (acho que isso é óbvio). Tens também é de as equilibrar com experiência prática, porque da teoria à prática vai uma longa distância e, muitas vezes, o pessoal não consegue fazer essa transição. Além do mais, o que se aprende na universidade é apenas uma pequena parte do que devemos saber... por isso é que lhe disse que, ficando-se pelo que aprende no curso, é óbvio que se sente "inferior" em termos de conhecimentos.

Chong Li Escreveu:A experiência também pode ser obtida após a licenciatura. Não tem que ser necessariamente durante. Até porque não é durante 1 ano ou 2 de trabalho que te dá a experiência... Sai-se da universidade, claro, não é saber tudo da área, mas enquanto tu tens bases para continuar a estudar e a evoluir, o outro fica-se por ali.
Sim, podes perfeitamente obtê-la após a licenciatura. Pessoalmente, acho mais benéfico obtê-la durante. Para além da vantagem tremenda que te dá mais tarde na procura de emprego (deixas de ser apenas mais um recém-licenciado), pode também abrir-te portas para o estágio ou projecto de final de curso (foi o que aconteceu comigo) e, acima de tudo, permite-te analisar bem as diferenças do que tu aprendes e do que ocorre numa situação real. Acrescente-se a isto a tal experiência prática que os cursos não te dão - eu também acabei por ser um privilegiado, porque o trabalho que arranjei permitiu-me passar por imensas situações (gestão de equipas, gestão de projectos, coordenação de outsourcing, trabalho com equipas multidisciplinares e de múltiplas nacionalidades, prazos limitados, clientes importantes, etc etc etc), mas o importante é fazer qualquer coisa. Dedicarmo-nos apenas à universidade durante a totalidade do curso é, na minha opinião, um erro tremendo. Se eventualmente vieres a ter essa experiência, vais entender o meu ponto de vista.
Chong Li Escreveu:É difícil isso acontecer, mas depende do 12º ano e depende da escola onde tiraste o curso. Há escolas superiores que pura e simplesmente deviam ser fechadas, mas o ensino (secundário) hoje em dia, também não está muito melhor.
Oh, espera até começares a ver a realidade do mercado de trabalho. As universidades estão a transformar-se em fábricas de licenciados, que querem é despejar o maior número de alunos possíveis para a rua, para ir facturando, mesmo que a qualidade baixe. Eu já vi imensas coisas que nem sei como são possíveis em licenciados... desde aqueles que sabem como funciona um processador mas nem sequer sabem abrir um computador até aos que sabem imensos conceitos teóricos sobre engenharia de software mas revelam-se uma autêntica catástrofe a gerir projectos, passando por muitos mais casos pelo meio.

O nosso sistema de ensino está a caminhar no sentido do indiano... o pessoal que sai das universidades de lá sabe a teórica e tal, mas quando chega a altura de pensar por eles próprios, espalham-se por completo (e um dos meus trabalhos actuais é, precisamente, coordenar equipas de lá, pelo que considero estar a ver todos os dias um pouco do que vai acontecer a Portugal por causa destas mudanças - e não é um futuro agradável).

Bloqueado