Acesso ao ensino sup.

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Exilada
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Acesso ao ensino sup.

Mensagem por Exilada »

No meu tempo não era nada assim!
Bem, eu estava a tentar entender esta porcaria de provas de acesso ao ensino superior ms n percebo nada, é que o meu irmão vai-se candidatar no final deste ano lectivo, mas eu não percebo nada disto e gostava de o ajudar, por exemplo Medicina, vi em http://www.acessoensinosuperior.pt/
Diz lá o seguinte:

Provas de Ingresso
Candidatura de 2007:
Um dos seguintes conjuntos:
02 Biologia e Geologia ( B )
07 Física e Química ( Q )
ou
02 Biologia e Geologia ( B )
16 Matemática

Candidatura de 2008:
02 Biologia e Geologia ( B )
07 Física e Química ( F )
07 Física e Química ( Q )
16 Matemática

Ok, primeiro, agora pra 2008 o q é q é preciso fazer?? São aqueles exames todos? Biologia, Geologia, Física, Química e Matemática??... Ou escolhe-se? Se se escolhe, como é que se escolhe??
Em segundo lugar, o que raio são os ( B ), ( F ) e ( Q ) em frente dos nomes das disciplinas? Já andei a ver se percebia o q raio era aquilo, mas pode ser do sono, não percebi nada...

Sinto-me mesmo ignorante e velha neste momento... :roll: Alguem me ajuda??

Um comentário: Alguem também não vê sentido nenhum entre Física--->Medicina?? É que daqui a bocado metem como específica de Informática Português, pah o pessoal em informática dá muitos erros ortográficos e tal...
Vamos Mover-nos pela Esclerose Múltipla!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Pelo que entendo, na candidatura de 2008 tem de fazer quase tudo (só escapa Geologia).

As letras que surgem à frente parecem identificar a disciplina específica. Por exemplo, "Física e Química (F)" indica que tem de passar a Física (ou seja Física e Química são disciplinas separadas - pelo menos eram no meu tempo - mas são escolhidas no início do ano como se fossem um par). Seguindo este raciocínio, em 2008 ele tem de fazer Biologia, Física, Química e Matemática (Geologia tem como parte do par Biologia, mas não conta como específica). Esta é a leitura que eu faço dessa informação... não garanto que esteja certo, mas é o que me parece.

Avatar do Utilizador
Nuno Valente
Experiente
Experiente
Mensagens: 414
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:27
Localização: São Martinho do Bispo

Mensagem por Nuno Valente »

nao...n tem k fazer todas...segundo o k entendo...tem que fazer um conjunto...ou seja..por exemplo fisica e quimica ou so matematica...eu penso k é isso....por exemplo no meu curso podiam entrar com matematica so, ou com matematica e economia, ou so economia...

mas isso depende tb depende da escola onde se queira cadidatar acho eu...
n sei s ajudei mas...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

A escolha de conjunto parece ser apenas na candidatura de 2007... pelo menos é a leitura que eu faço.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

É assim: para Medicina, os candidatos têm de ter 9,5 de nota mínima no Exame Nacional em todas essas disciplinas: Física e Química; Biologia e Geologia; Matemática.

Já não existem Exames Nacionais e, consequentemente, específicas como "Quimíca" e os (F) ou (Q) são referentes a quem se quer candidatar com o exame de, no caso de (Q), Quimíca de há dois anos, o último ano em que houveram esses exames. Desde então, juntaram Física a Química e Biologia a Geologia numa mesma disciplina.

Espero ter ajudado!
Última edição por RuiSantos em sábado, 26 janeiro 2008 1:02, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O que o Rui disse faz sentido... I stand corrected. :p

Exilada
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

Já não há exames nacionais??? Oh meu deus, estou ainda mais confusa... :shock:

Então apenas significa que os alunos têm de obter aprovação a essas cadeiras Fisica e Quimica, Biologia e Geologia e Matemática?...

Eu peço desculpa, eu sei q tou um bocado lerda, mas só dormi 5h e tive exame hoje, portanto têm de dar aquele desconto... :?
Vamos Mover-nos pela Esclerose Múltipla!

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Há exames nacionais na mesma, como sempre, só que de há dois anos para trás fazia-se de "Biologia", "Química" e/ou "Física" mas, agora, os exames são de "Biologia e Geologia", "Física e Química" e "Matemática" porque juntaram duas antigas disciplinas numa só.

Assim, para Medicina os alunos vão a exame com a nota que tiveram à cadeira e fazem o exame, no qual para utilizarem como específica, têm de ter 95 pontos. Logo, para a candidatura de 2008, os candidatos terão de realizar todos esses exames descritos em cima (Biologia e Geologia; Física e Química e Matemática), com mais de 95 pontos em cada uma das provas. Caso contrário, nem vale a pena colocarem esse curso nas opções!

Exilada
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

Eish, q cena :S
É que o meu irmão só tem biologia, português e matemática (e uma paneleirice chamada area projecto q deve ser o equivalente à área escola do meu tempo)... Eu bem achei estranho que ele tivesse tão poucas disciplinas, é que "no meu tempo" eu tinha uma carrada de disciplinas português B, matemática, química, biologia, psicologia, tlb e acho que não me falta nenhuma...

A única hipótese que ele tem, se não estou em erro, é tentar a velha técnica Dentária ---> Medicina... Ou então espanholandia...
Vamos Mover-nos pela Esclerose Múltipla!

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Então, pelo que percebo o teu irmão está no 12º ano, certo?

Se sim, faz este ano o Exame de Matemática e já fez o de Biologia/Geologia e Física/Química no ano passado, não?

Exilada
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

Sim, esta no 12º, fez esses exames no ano passado.

Não sei se ele consegue entrar com as médias cm andam tão altas, a ver vamos...

Bem obrigada pelas vossas respostas, já estou esclarecida... :)
Vamos Mover-nos pela Esclerose Múltipla!

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

De nada!

Boa sorte então!

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

O teu irmao pode melhorar as notas que obteve nos exames do ano passado. O que eu aconselho a que ele faça. O unico exame nacional que irá fazer este ano para prova de ingresso é o de matemática.

Tal como disseram a letra que está entre parentises refere-se aos alunos da antiga reforma, ou seja, esquece isso para o caso do teu irmão.

Para medicina é mesmo necessário fazer os exames todos e ter nota superior ao mínimo exigido pela faculdade (na maioria delas é 14, mas a FML pede 16)

Sem querer fazer publicidade, diz ao teu irmão para passar por este forum que conseguirá obter ajuda de outros colegas, de outras pessoas que já estão no superior, poderá esclarecer as suas duvidas acerca da melhor faculdade para ele e ter contacto com as coisas más de cada faculdade (o que se diz poucas vezes :P) : www.exames.org/forum

No entanto, qualquer duvidas, estás a vontade para me perguntar.

sou
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 77
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

Exilada Escreveu:Eish, q cena :S
A única hipótese que ele tem, se não estou em erro, é tentar a velha técnica Dentária ---> Medicina... Ou então espanholandia...
só uma pequena nota... a técnica M. dentária »» Medicina já não está tão adequada... com bolonha axo que vai ser mais dificil obter as equivalências, não sei bem pois não estou em dentária, mas os colegas que mudaram este ano e que têm caloiros em dentária têm comentado isto. se calhar ( e se não for mesmo dentária que ele quer) é melhor tentar obter primeiro um pouco de mais informação acerca das equivalências

Avatar do Utilizador
Miffy
Experiente
Experiente
Mensagens: 324
Registado: quarta-feira, 26 dezembro 2007 15:22
Localização: Tondela / Coimbra

Mensagem por Miffy »

hum... no meu entender devem ser grupos... mas como nos diz 'ou' ficamos um pouco à nora... acho um pouco exagerado mesmo para um curso como o de medicina os alunos terem que realizar tantas provas para serem especificas no ingresso... cá par mim isso é um erro e que devem corrigir quando se aperceberem dele... mas isto na mh opinião!

Responder