Esec, uma vergonha

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Fuzzy
Experiente
Experiente
Mensagens: 251
Registado: terça-feira, 30 novembro 2004 3:19
Localização: Coimbra

Esec, uma vergonha

Mensagem por Fuzzy »

As propinas na ESEC, e falo apenas desta escola porque é onde estudo, são uma miseria. Não pelo valor, porque esse nem se fala, mas pela forma como são pagas. Agora as propinas estão divididas em prestações mensais. Até aqui tudo bem, facilita a vida dos estudantes em pagar este exagero. O mais incrivel é que nessas mensalidades, há um prazo ( até dia 11 de cada mes ), e quem não pagar leva com uma multa em cima. Eu agora pergunto, e se eu quiser pagar tudo no fim do ano??? Não estou dentro do prazo? Multas!!!! Mas eu estou a pagar alguma prestação a um banco. Já agora metam taxa de juro.É uma vergonha o que se passa nesta escola, todos os anos aumentam as propinas, as instalações essas não mudam. Fazem um edificio novo, praticamente para gabinetes dos professores. Atão mas os alunos pagam para que? Aquele Polo 2 é o escandalo, agora até uma das salas serve de refeitorio para um infantário. É lindo estar em aulas ( com aquelas paredes de madeira que não deixam passar o som ) e estar a ouvir crianças aos gritos. Depois digam que os alunos são maus, que os professores não prestam. Se não há condições, como é que se faz ensino SUPERIOR de qualidade?? Enfim esta Escola tem muito para mudar e se não existir nenhuma pressão dos estudantes para alterar este cenário, a vergonha continua.

PRO
Experiente
Experiente
Mensagens: 307
Registado: segunda-feira, 20 agosto 2007 12:12

Mensagem por PRO »

Quanto às multas na ESEC não tenho conhecimento, no ISEC é vergonhoso. No outro dia, assisti a uma pessoa a pagar 150€ de multa pois pensava que o pagamento era trimestral. e não pagava desde Outubro. Ora, sendo cada prestação 75€, pagou exactamente o dobro.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Não vou comentar as instalações ou a falta de condições, nem o valor das propinas...

Apenas queria dizer que é normal as propinas serem pagas no incio do ano, nas matriculas, e não no final.
Quanto às multas... dói a quem paga, é verdade.... mas temos que nos informar das coisas. Nós estamos muito habituados à desculpa do "não sabia, ninguém me disse"

PRO
Experiente
Experiente
Mensagens: 307
Registado: segunda-feira, 20 agosto 2007 12:12

Mensagem por PRO »

Mas as multas são uma anedota. Pois as multas para os estudantes são a dobrar em relação aos professores. Aliás, no ISEC chegou a ser proposto duas tabelas de preços para a secretaria, uma para professores e outra para alunos. A relação de preços dos alunos era aproximadamente o dobro que a dos professores. Engraçado, não? Por acaso, houve gente com bom senso e a coisa não foi avante.

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

PRO Escreveu:...assisti a uma pessoa a pagar 150€ de multa pois pensava que o pagamento era trimestral. e não pagava desde Outubro
Na FCT por cada mês que te atrasas pagas 3€..

Enfim, supostamente as multas deviam ter um valor simbólico (como na FCT) para a pessoa tomar atenção que não se pode atrasar.. agora pagar 150€ de multa?? isso são 30 contos..
Voces nao tem uma associação, que possa tomar alguma atitude?

PRO
Experiente
Experiente
Mensagens: 307
Registado: segunda-feira, 20 agosto 2007 12:12

Mensagem por PRO »

Basta atrasares um dia ou um mês é igual, pagas logo 50€. No caso referido anteriormente, atrasou-se 3 meses. Temos uma AE, à qual eu pertenço, mas temos um presidente teimoso que nem um burro. Já as propinas serem faseadas em várias mensalidades de 75€ é uma sorte. Não há milagres. Ter-se conseguido uma só tabela de preços já foi uma grande vitória, acredita.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

O que a senhora da tesouraria me disse é que as multas eram de 20€... se ele levou 50€ é bem feito, o que não falta por lá são papeis afixados a avisar, só não vê quem não quer, e se as multas fossem aplicadas pela tabela que está em vigor ele devia ter pago 300€.

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

duffy Escreveu:..só não vê quem não quer, e se as multas fossem aplicadas pela tabela que está em vigor ele devia ter pago 300€.
LOL, o aluno está sujeito a pagar 300€ de multa (pelos vistos pode baixar, consoante a boa disposição da secretária?) e tu, duffy dizes "ha papeis afixados, so nao vê quem quer" ?

Tipo e se a multa em vez de 300€, fosse de 500€ (e afixassem papeis a avisar até na portaria)? Acho que é viavel porque afinal de contas estamos a incutir responsabilidade no aluno, estamos a dar-lhe uma lição para ele se preocupar mais com as coisas...no fundo isto nem se trata de dinheiro, é para a sua boa formação.

Eish, tenho de abrir um Instituto superior..lol

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Mensagens: 383
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Pelo menos na UC dão-nos um papel com o valor de cada prestação e até quando pagar. Acho muito bem que paguem multas por não pagarem na altura certa mas não podem ser multas de "3euros" porque senão estes nunca vão aprender. Os portugueses tem a mania de deixar tudo para a última da hora ou de usar a desculpa "não sabia!". Onde vamos chegar assim?!

Lembro-me dum caso na FLUC: Uma rapariga deixou passar a época de inscrições de recurso. Resultado: teve de ficar um ano a fazer uma cadeira e por causa disso perdeu um emprego na área de arqueologia. A desculpa foi: "Não sabia quais os prazos de inscrições!" (Não tem nada a ver com propinas mas com responsabilidade)

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Bem isto já depende da importância que cada um dá ao dinheiro.. Para alguns acreditem que 3€ ja é dinheiro e o bastante para aprenderem a lição.

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Mensagens: 383
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por CriCri_BlaBla »

carlacs Escreveu:Bem isto já depende da importância que cada um dá ao dinheiro.. Para alguns acreditem que 3€ ja é dinheiro e o bastante para aprenderem a lição.
Sim, realmente 3 euros pode ser dinheiro para algumas pessoas mas a verdade é que não é para todas e a lição tem de ser dada no conjunto e 150 euros deixam marcas na carteira de toda a gente.

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

CriCri_BlaBla Escreveu:Sim, realmente 3 euros pode ser dinheiro para algumas pessoas mas a verdade é que não é para todas e a lição tem de ser dada no conjunto e 150 euros deixam marcas na carteira de toda a gente.
Segundo se percebe pelos posts, a multa oficial é de 300€, e tendo em conta que as prestações são mensais, todos os meses todos os alunos estão sujeitos a apanhar essa multa. Isto para mim é impensável.. na FCT existem 3 prestações ou paga-se tudo no inicio e ponto final.

Mas se os próprios alunos da Isec estão de acordo com a politica, então as coisas devem-se manter..

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Fica aqui um excerto da tabela e emolumentos em vigor no isec, no que respeita as multas,

Imagem

E sim, é verdade que há papeis a explicar os modos de pagamento assim como os prazos. Só não vê quem não quer, além do mais ninguém se matriculou sem pagar a primeira propina, e para saber o valor tiveram que ler um desses papeis...

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

carlacs Escreveu:
CriCri_BlaBla Escreveu:Sim, realmente 3 euros pode ser dinheiro para algumas pessoas mas a verdade é que não é para todas e a lição tem de ser dada no conjunto e 150 euros deixam marcas na carteira de toda a gente.
Segundo se percebe pelos posts, a multa oficial é de 300€, e tendo em conta que as prestações são mensais, todos os meses todos os alunos estão sujeitos a apanhar essa multa. Isto para mim é impensável.. na FCT existem 3 prestações ou paga-se tudo no inicio e ponto final.

Mas se os próprios alunos da Isec estão de acordo com a politica, então as coisas devem-se manter..
A multa aqui seria 300€ por ele ter falhado 3 prestações, logo seriam 3 meses, e pela tabela de emolumentos, a partir do 30º dia após o ultimo dia do prazo são 100€.

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Ah, segundo a tabela atrasam-se no maximo 10 dias e têm de pagar 50€. Okay, pensei que fosse pior..!!

Responder