Grande Dúvida No Código!!!

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Avatar do Utilizador
D@MP
Experiente
Experiente
Mensagens: 265
Registado: domingo, 07 outubro 2007 22:55
Localização: Condeixa/Condeixa

Grande Dúvida No Código!!!

Mensagem por D@MP »

Ou melhor, são duas!!!

Art. 20 do Código:

"Os caloiros estão sujeitos à PRAXE de trupe, e só a esta, após a meia-noite (ou zero horas) e até à hora do primeiro toque matutino."

Estou com dúvidas na interpretação deste artigo. Os caloiros só estão sujeitos à praxe após a meia noite? Ou a praxe de trupe só pode ser efectuada após a meia noite???

Art. 77 do Código:

"Debaixo de tecto só pode exercer-se PRAXE em Repúblicas oficializadas, casas comunitárias reconhecidas pelo Conselho de Veteranos, nas Instalações Universitárias e na Sede da Associação Académica."

As instalações universitárias incluem as cantinas??? E a praxe pode ser efectuada mesmo sem estar trajado (debaixo destes mesmos tectos)???

Agradecia esclarecimentos

Coimbra Sempre!!!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Em relação à primeira questão, quer dizer que, entre a meia-noite e o primeiro toque, apenas trupes podem praxar. Fora desse horário, são as regras normais da praxe.

Quanto à segunda, se forem cantinas da universidade... penso que se incluem. Para todos os efeitos, são instalações universitárias.

Avatar do Utilizador
D@MP
Experiente
Experiente
Mensagens: 265
Registado: domingo, 07 outubro 2007 22:55
Localização: Condeixa/Condeixa

Mensagem por D@MP »

E em relação ao facto da praxe debaixo de tecto académico: um doutor pode praxar, sem estar trajado, alegando que está debaixo de tecto académico???

HintrY
Estreante
Estreante
Mensagens: 17
Registado: quarta-feira, 27 setembro 2006 11:34

Mensagem por HintrY »

para praxar é necessário estar de Capa e Batina, seja debaixo de tecto ou nao. excepto os veteranos...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Veteranos usam a capa, penso eu...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Mensagens: 383
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Lino Escreveu:Veteranos usam a capa, penso eu...
Usam pasta.

Avatar do Utilizador
MorpheusPT
Novato
Novato
Mensagens: 42
Registado: segunda-feira, 15 outubro 2007 1:13

Mensagem por MorpheusPT »

ya, os veteranos so precisam de pasta para praxar.
Reparação de Xbox360 -> Envie PM para detalhes!
Imagem

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Mensagem por winger »

Para praxar é preciso "estar na Praxe". Inda não li o código novo mas no meu tempo era bem explícito. Por exemplo os semi-putos tinham que praxar sempre com a capa sobre os ombros (e não é dobrada como penso já ter ligo algures aí num post), pasta académica na mão e só podem mobilizar um caloiro de cada vez. Os putos já não precisavam da capa aos ombros e da pasta (penso eu) e por aí fora...
Nada melhor que ler o código :)

Agora quanto ao pessoal que anda em colete e mangas de camisa a praxar pelas cantinas (penso que seria a isso que te estavas a referir), claro que não "estão na Praxe". Mas habitualmente fecham-se os olhos a essas coisas. Infelizmente há infracções muito maiores que essas. Tenho mesmo pena de sentir que o espírito académico e o sentido de tradição se esteja a perder. Mas de momento não vejo grande solução. Talvez seja preciso um grande abanão como foi o último luto académico. Hoje em dia é tudo tão "fácil" que não se dá valor a estas pequenas coisas B)

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

winger Escreveu:Para praxar é preciso "estar na Praxe". Inda não li o código novo mas no meu tempo era bem explícito. Por exemplo os semi-putos tinham que praxar sempre com a capa sobre os ombros (e não é dobrada como penso já ter ligo algures aí num post), pasta académica na mão e só podem mobilizar um caloiro de cada vez. Os putos já não precisavam da capa aos ombros e da pasta (penso eu) e por aí fora...
Nada melhor que ler o código :)

Agora quanto ao pessoal que anda em colete e mangas de camisa a praxar pelas cantinas (penso que seria a isso que te estavas a referir), claro que não "estão na Praxe". Mas habitualmente fecham-se os olhos a essas coisas. Infelizmente há infracções muito maiores que essas. Tenho mesmo pena de sentir que o espírito académico e o sentido de tradição se esteja a perder. Mas de momento não vejo grande solução. Talvez seja preciso um grande abanão como foi o último luto académico. Hoje em dia é tudo tão "fácil" que não se dá valor a estas pequenas coisas B)
Exactamente alias basta andar agora na rua e ver as coisas... Na serenata nao se fez silencio, as doutoras andam de colete algumas todas revoltadas porque pagaram e tem direito a usar, etc etc......

Porto em termos academicos ja ta muito a frente de coimbra..... Já há muito muito mias respeito pelo fato académico do que cá...

Responder