Dúvida no Código

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Hilário13
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: terça-feira, 23 outubro 2007 17:53

Dúvida no Código

Mensagem por Hilário13 »

Boas...

Não sou aluno da UC mas tenho muito respeito pela mesma, queria apenas que me tirassem uma pequena dúvida.

Sou aluno da Escola Superior de Desporto de Rio Maior e ao longo dos anos que temos vinda a crescer a nível de tradição académica, sempre com atenção ao que se passa por ai... (UC)

Devido a esse facto venho por este meio solicitar que me retirem a seguinte dúvida...

Um aluno quando trajado, de batina vestida, e que largue a sua capa em qualquer local (distante do mesmo) e esta seja recolhida por um aluno com mais matriculas, que procedimento fazer?

Comprar uma nova???
Submter-se a uma pequena praxe por parte de quem lhe retirou a capa???

Agradecia que me respondessem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Ir à polícia? Se o outro se recusar a devolver, é roubo... e, que eu saiba, o código da praxe não serve como desculpa para roubar (aliás, que eu saiba, em lado nenhum vem algo referente a essa situação).

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

:lol: :lol: :lol: Epá desculpa estar a rir mas é a pergunta mais cómica que já vi. Já agora, se segues a tradição de coimbra devias saber que a capa não é para abondonar :P

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

lol! essa situação é complicada.. eu se estivesse no teu lugar ia ter com ele directamente e pedia-lhe a capa.. não acredito que sejas praxado só por te esqueceres (caso tenha sido apenas um esquecimento)

se ele se recusar a entregar passa a ser caso de polícia e não de praxe..

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Exacto. Mas a capa não se pode distanciar da batina. Há quem fale dos 3 passos, mas é treta...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

isto é o cúmulo da subserviência!

Fuzzy
Experiente
Experiente
Mensagens: 251
Registado: terça-feira, 30 novembro 2004 3:19
Localização: Coimbra

Mensagem por Fuzzy »

Se conseguires provar que a capa é tua, só tens é de lha tirar, a bem se ele a quiser dar ou a mal atraves da Policia. São poucos em Coimbra que respeitam a tradição. Já que falaste em capas, começa aqui o desrespeito, fazendo da capa uma autentica caderneta de cromos, cheia de porcarias . O verdadeiro estudante de Coimbra, tem a capa negra, só negra.

Avatar do Utilizador
the_celtic
Regular
Regular
Mensagens: 163
Registado: sábado, 22 janeiro 2005 22:52

Mensagem por the_celtic »

O verdadeiro estudante de Coimbra vai todos os dias trajado para as aulas e não é por isso que vejo pessoas trajadas todos os dias.
Deixem-se de tretas sim? :)

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

O verdadeiro estudante vai às aulas todos os dias! Independemente da indumentária :D :P
Hakuna Matata

blehbleh
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: domingo, 23 setembro 2007 2:11

Mensagem por blehbleh »

JulesS Escreveu:isto é o cúmulo da subserviência!
ibidem!

é mesmo por coisas destas que a praxe não faz sentido para mim.
essa obsessão com o cumprimento de artigos engendrados por meia dúzia de malandros não entra na minha cabeça, quando há coisas tão mais importantes em que pensar. a praxe não é mais que uma espécie de recruta para crianças, para quem tem sérios complexos de superioridade e/ou inferioridade...
estou na uc há 4 anos, tendo tirado um ano sabático (lol) o ano passado. estou num curso novo, só vejo caras novas, tratam-me lindamente, mesmo sabendo que não sou da praxe e já conheci mais pessoas e bem melhor do que nos 2 anos que lá passei como caloira e doutora. aliás é curioso que no meu primeiro ano, durante a praxe, não conheci realmente ninguém. os doutores fizeram logo uma clara distinção entre os "bons" e "maus" caloiros e ostracizaram os últimos. eu comecei como "boa", antes do primeiro semestre acabar fartei-me do comportamento deles. fui esquecida pela maior parte (excepto a minha madrinha e algumas doutoras mais velhas), e ainda bem.
não quero com isto dizer que todos os que estão na praxe são maus, até porque o meu namorado e amigos que lá estudam usam capa e batina com o orgulho e respeito que lhes é devido, e isso é o mais importante. apenas não consigo entender nem respeitar quem está na praxe para rebaixar ou tirar partido dos outros, quem se acha superior por estar na praxe e quem vive obcecado com ela.

Avatar do Utilizador
Crums
Novato
Novato
Mensagens: 40
Registado: terça-feira, 09 outubro 2007 0:19
Localização: Eterna Cidade dos Estudantes
Contacto:

Mensagem por Crums »

Cúmulo dos cúmulos.

Infelizmente existem muitos doutores que pensam que lá por terem autoridade para poderem praxar pensam que podem fazer tudo o que lhes vai na cabeça!
Enganam-se! Há que respeitar as tradições existentes. Honrar quem as criou e acima de tudo deixar o seu legado, no verdadeiro espírito conimbricense.

Não se deixem iludir! As praxes são para ser cumpridas, mas SEMPRE dentro da tradição. Se não respeitam, há que ir a tribunal.
Imagem

"Nunca se deve subestimar a assertividade da estupidez" by "Bullet Tooth" Tony

Avatar do Utilizador
golo
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 90
Registado: quarta-feira, 31 outubro 2007 14:03
Localização: Coimbra

Mensagem por golo »

pois convem n largares a capa assim...
assim n terás problms B)

sou
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 77
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

the_celtic Escreveu:O verdadeiro estudante de Coimbra vai todos os dias trajado para as aulas e não é por isso que vejo pessoas trajadas todos os dias.
Deixem-se de tretas sim? :)
a meu ver não são tretas, com efeito a capa e batina tem sido alvo de um crescente desrespeito capaz por si só de fazer cair as bolas de D. Dinis. conhecendo a origem do traje e seu propósito é de facto uma lástima ver essas capas cada vez mais enfeitadas, mas partirá dos mais velhos incutir nos mais novos esse respeito.
É também responsabilidade dos mais velhos zelar para que as normas sejam cumpridas, o titulo de veterano não é só para dar nas vistas. E se assim fosse não aconteceria os caloiros verem em plena noite do parque as dras trajadinhas a rigor com umas belas de umas botas de cano alto PRATEADAS BRILHANTES! (é verdade é um trauma meu :p), ou com umas lindas pinturas de halloween em dia de fecho de latada...

Avatar do Utilizador
coelho voador
Estreante
Estreante
Mensagens: 11
Registado: domingo, 25 novembro 2007 15:28
Localização: Coimbra

Mensagem por coelho voador »

A capa à partida não deve ser largada a menos que retires a batina também. um aluno com mais matrículas do que tu não te pode tirar a capa só porque te esqueçeste dela, é obrigado a devolver-ta podendo contudo executar a sanção das unhas, ou seja, pede-te o teu sapato e vai-te às unhas com ele. este é o procedimento previsto no código da praxe.terá contudo de estar trajado ou então ser veterano. dura praxis sede praxis (a praxe é dura mas é a praxe)

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Quando usava traje acabei por arrancar os emblemas todos... não faz qualquer sentido.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Responder