suspender prescriçoes...

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Yahiko
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 76
Registado: quarta-feira, 05 setembro 2007 15:29

Mensagem por Yahiko »

*Di Escreveu:entao ja alguem recebeu alguma carta?

Nao. tb estou a espera. houve uma reunião ontem para decidir se nos podiamos matricular antes da resposta ao requerimento. vou agora me informar com uns colegas e ver se nos podemos ir matricular finalmente!

Gnz
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: quarta-feira, 17 outubro 2007 16:31

Mensagem por Gnz »

Acabei de ligar para a secretaria geral e indicaram me ke me podia inscrever normalmente.Contudo esta incriçao e provisória estando condicionada pela aprovação do reitor que chegará via carta ou e-mail(fornecido na carta do requerimento)
Espero bem k esta aprovação do reitor n passe de uma burocracia tipica de coimbra(podiam muito bem ter feito como lisboa mas enfim),vamos la ver se n se poe ai a rejeitar os pedidos....

espero ter ajudado hasta

hmiguel
Novato
Novato
Mensagens: 41
Registado: sexta-feira, 02 maio 2008 16:59

Mensagem por hmiguel »

Mais um ano lectivo que chega ao fim...chega a dor de cabeça das prescrições...pela 2ªvez safei-m à tangente...pó ano tenho que dar o litro.

Sinto mais uma vez alguma injustiça por alguns colegas quando olho para algumas pautas e vejo mais de 300 e tal alunos inscritos e apenas 20 passam, portanto cerca de 6%!!! Será que o problema será só dos alunos?Se calhar está na hora de prescrever também alguns professores!

Outra coisa que tive a discutir com uns colegas são as disciplinas isoladas e cheguei a estes números:

Preço por cada cadeiras isolada no 1ºciclo:

Ciencias - 480€ (6 creditos)

Psicologia - 240€ (6 creditos)

Direito - 200€(cadeira)

Economia - 180€ (6 creditos)

Desporto - 150€ (cadeira)

Letras - 100€(cadeira)

Será que há alguma justiça nestes valores, quando falamos de alunos da mesma universidade?

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Mensagem por yELLOW »

oh my god...

100€ pa letras e 480€ pra Cieências??? k roubalheira oh pá.....

eu axo que a dificuldade dos cursos é que influencia bastante nas prescrições....

de ciências conheço uns quantos prescritos mas de letras por exemplo não, nem nunca ouvi falar....

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Mensagem por Byssa »

Não entendo, isso são os valores para o quê?

A universidade de coimbra já começou a aplicar a lei da prescrição? Peca por vir tarde.

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Mensagem por yELLOW »

Byssa Escreveu:Não entendo, isso são os valores para o quê?

A universidade de coimbra já começou a aplicar a lei da prescrição? Peca por vir tarde.
Julgo eu que foi no meu ano de caloiro que entrou em vigor, ou seja, 2006 pois foi quando começou Bolonha.

Esses valores, apesar de estares prescrito, tens a possibilidade de fazer cadeiras isoladas, mas tens de pagar esses valores para as poderes fazer.

Cumps

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Mensagem por Byssa »

Entre o entrar em vigor e o aplicar a lei vai uma grande distancia. Tanta gente que já devia ter prescrito e anda por aí.


Isso é legal? Depois de prescrito pagar para fazer cadeiras isoladas? Não será mais um mecanismo inventado pela UC para ganhar mais uns euros à custa de prescrições? Digo isto com toda a ignorância, porque não sei quase nada sobre a legislação no que toca a prescrições.

hmiguel
Novato
Novato
Mensagens: 41
Registado: sexta-feira, 02 maio 2008 16:59

Mensagem por hmiguel »

Byssa Escreveu:Entre o entrar em vigor e o aplicar a lei vai uma grande distancia. Tanta gente que já devia ter prescrito e anda por aí.


Isso é legal? Depois de prescrito pagar para fazer cadeiras isoladas? Não será mais um mecanismo inventado pela UC para ganhar mais uns euros à custa de prescrições? Digo isto com toda a ignorância, porque não sei quase nada sobre a legislação no que toca a prescrições.
É legal em portugal desde 20 Novembro de 1952, em todas as universidades.

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Mensagem por yELLOW »

lol sim é legal...

e tanto quanto sei sim a lei das prescrições já está em vigor e já está a ser aplicada...

em que mundo vives? não conheces ninguém que tenha prescrito? ou alguma história de alguém?

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Mensagem por Byssa »

Conheço pelo menos duas pessoas que estavam em risco de prescrever, escreveram uma carta dirigida ao reitor da universidade, penso eu de que, a fazer o habitual choradinho e por lá continuam.
Nunca conheci ninguém que tivesse prescrevido.

Avatar do Utilizador
nunorfa
Regular
Regular
Mensagens: 178
Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45
Contacto:

Mensagem por nunorfa »

Byssa Escreveu:Conheço pelo menos duas pessoas que estavam em risco de prescrever, escreveram uma carta dirigida ao reitor da universidade, penso eu de que, a fazer o habitual choradinho e por lá continuam.
Nunca conheci ninguém que tivesse prescrevido.
Pois eu conheço uma serie de pessoas que presescreveram e ficaram um ano em casa! não sabia dessa possibilidade de escrever uma carta ao reitor...
Imagem

Melaguiar3
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: quinta-feira, 03 maio 2012 17:16

Re: suspender prescriçoes...

Mensagem por Melaguiar3 »

Boa tarde,

Sou estudante da Universidade do Porto e não encontrei nenhum forum que eu pudesse pedir algumas informações acerca do tema de prescrição. Minha matricula corre o risco de ser prescrita este ano e eu gostaria de pedir a voces informações de como recorrer. Já busquei em varias paginas e não encontrei nada além de " o aluno não poderá inscrever nos dois seguintes semestres". Gostaria de saber se vocês da Universidade de Coimbra já passaram por isso e como fizeram para reverter essa situação.

Obrigdão se puderem me ajudar. :)

Fico a espera de respostas, pois estou mesmo procupada com tudo isso.

AntonioDias
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: sexta-feira, 06 julho 2012 13:44

Re: suspender prescriçoes...

Mensagem por AntonioDias »

Olá Melaguiar3,
O regime de prescrições já é aplicado salvo erro de desde 2007.
A forma de recorreres desta aplicação de regime à tua matricula pode ser 1 de 3, mas apenas e só se estiveres abrangido por este regime no proximo ano lectivo, ou seja: os serviços administrativos da tua universidade/faculdade têm que te informar por carta que nos próximos dois semestres ficas impedido de te matriculares.
Caso fiques abrangido, tens algumas hipóteses:
1º Assim que fores informado que te encontras abrangido por este regime, escreves uma carta ao reitor da tua universidade, na qual invocas algumas "desculpas" para justificares a(s) razão(ões) pelas quais estes 3 anos não tenhas conseguido fazer as cadeiras e pedes-lhe um regime de excepção para te poderes voltar a inscrever no proximo ano lectivo,
2º Inscreveste em cadeiras isoladas na tua faculdade e por cada uma consoante valha em termos de créditos pagas o correspondente valor e ficas inscrito nas que te inscreves e se fizeres a cadeira com sucesso no final do semestre ou ano elas são creditadas no teu plano de estudos normal e no ano seguinte voltas a matricular-te como se nada tivesse acontecido,
3º Esperas 1 ano lectivo, repensas bem a tua vida e se te sentires motivado no ano seguinte voltas a inscrever-te normalmente e levas o curso até ao fim.

Abraço e força nisso.

Responder