Adaptação do código a Bolonha

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
espirituosa
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: sexta-feira, 12 outubro 2007 11:01

Mensagem por espirituosa »

mas é q a questão nao é a tradiçao,ate pq tradiçao é tradiçao o q nao implica a nao evoluçao e acho puro machismo as mulheres nao poderem usar o colete,mas adiante.como estava a dizer,nao é só a tradiçao,o facto é q eu sou estudante de coimbra e nao da UNIVERSIDADE de coimbra.e como na minha escola nao se pode entrar de traje negro,logicamente tb nao há info no seu codigo de praxe.mas ja ouvi dizer q nos devemo-nos seguir pelos codigos de praxe de outros IPC's,como o da esec por ex.so queria q m confirmassem.mas la esta se o politicamente correcto for nao usar colete,a ideia desagrada-me,mas vou ter de aceitar.

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Mensagem por winger »

Podes explicar melhor a parte de ser machismo as mulheres nao usarem colete? Pelo que eu percebi (foi o que ouvi, atencao...), a razao por ter sido abolido foi: tornou-se facultativo o uso do colete no traje feminino; algumas raparigas usavam, outras nao; um dos objectivos da Praxe é a uniformizacao, de maneira a que quando estamos trajados nao se consigam distinguir classes sociais (por exemplo); já que nem todas usavam resolveram regressar aos moldes anteriores e nao permitir o uso a ninguem.
De qualquer forma acho alguma piada dar-se tanta importancia ao uso, ou nao, do colete feminino quando ha coisas bem mais graves a passarem-se na Praxe de Coimbra...

Avatar do Utilizador
armagedalbeebop
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registado: segunda-feira, 28 agosto 2006 2:16

Mensagem por armagedalbeebop »

alguem me sabe dizer se eu ao adquirir estatuto trabalhador estudante ,neste segundo semestre fico livre daquela regra dos creditos que nos impede de nos inscrever durante um ano?

maldita bolonha anda-me a perseguir :o

tintomaduro
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 73
Registado: quinta-feira, 04 outubro 2007 23:58

Mensagem por tintomaduro »

armagedalbeebop Escreveu:alguem me sabe dizer se eu ao adquirir estatuto trabalhador estudante ,neste segundo semestre fico livre daquela regra dos creditos que nos impede de nos inscrever durante um ano?

maldita bolonha anda-me a perseguir :o
nao,se tivesses metido esse estatuto no inicio do ano,primeiro semestre era valido para o ano inteiro(os 2 smestres) e neste caso a matricula conta menos,nao sei se conta como 0.5 matricula ou mesmo 0.

no caso de meteres no segundo semestre,a unica vantagem que podes ter é ter acesso aos exames da epoca de trabalhador estudante,mas apenas em relação aos exames do segundo semestre e apenas podes ir aos exames se fizeres no minimo 2 cadeiras no segundo semestre.conta como 1 matricula na mesma.

estas informações foram dadas nos serviços académicos no polo2.
mas convem sempre confirmar,porque conforme as pessoas,as informações variam.são os serviços que temos...

sou
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 77
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

winger Escreveu: De qualquer forma acho alguma piada dar-se tanta importancia ao uso, ou nao, do colete feminino quando ha coisas bem mais graves a passarem-se na Praxe de Coimbra...
se havia quem não usasse e o interesse era uniformizar então que tornassem obrigatório o uso do colete acho que já se tornou claro face à contestação que a minoria era quem não usava o colete e não quem usava.

quanto à importância do colete, é o que nos distingue de um estudante do porto ou lisboa por exemplo (e todos iguais todos difentes! a riqueza dos trajes é exemplificativa da riqueza de costumes por este nosso portugalinho fora e assegurando que somos estudantes (iguais) assegura que pertençamos todos a um microcosmos específico contribuidor desta riqueza!).

mais importância tem ainda quando foi com ele que eu ouvi a minha primeira serenata, quando foi com ele que tracei pela primeira vez a capa, quando foi com ele que pela primeira vez me senti verdadeiramente uma estudante da academia. o traje não é apenas um fato pelo menos para mim, é uma parte indissociável da minha pessoa estudante, tirarem-lhe um bocado e tirarem um pouco dela também.

quanto a questões mais práticas também é suposto sentir-mo-nos bem e aconchegadas no nosso traje... ora trajadas e sem coletes não fosse a camisa à saco de batatas e mais valia andarmos a servir jantares (não que tenha algo contra isso). Finalmente... agora sou obrigada a passar as camisas a ferro!

aí tens muitas razões a evidenciar a sua importância

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

O traje do porto é diferente do de coimbra, assim como do de lisboa

Porto: casaco direito, sem colete, saia femea

Coimbra: casaco cintado, sem colete, saia macho

Lisboa: casaco cintado, com colete, saia femea. Agora estou com duvidas se é o casaco que é = ao porto ao se a saia...

No entanto, nenhum traje é exactamente = ao outro.

sou
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 77
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

Leia Escreveu:O traje do porto é diferente do de coimbra, assim como do de lisboa

Porto: casaco direito, sem colete, saia femea

Coimbra: casaco cintado, sem colete, saia macho

Lisboa: casaco cintado, com colete, saia femea. Agora estou com duvidas se é o casaco que é = ao porto ao se a saia...

No entanto, nenhum traje é exactamente = ao outro.

qual é exactamente a diferença entre uma saia femea e uma macho? ( se juntarmos as duas podemos abrir uma TOga de sais? :p)

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

É o tipo de racha. Femea quando é aberta (não tem pano a tapar) e macho é como a tua, com racha mas "tapada".

sou
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 77
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

uhm... m tb... que diferenças mais explicitas...

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

É claro que as diferenças não sao extraordinárias, já que partem todas de um mesmo traje, mas dá perfeitamente para distinguir a olho de onde é cada traje.

sou
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 77
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

para os atentos... eu ja estive junto a sais femeas e machas pelos vistos e não dei por nada... mas eu admito a minha falta de visão... a falta de colete é que não :p

Exilada
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

Eu era do ISEC e lá ninguem proibiu o colete, felizmente foram inteligentes o suficiente pra não obrigarem as raparigas que pagaram pelo colete (e que eramos praticamente todas) a deixarem-no em casa tornando-se inútil. Agora que ando na FCTUC sinceramente estou-me nas tintas e vou usar o colete! E sim são machistas! Se não fossem machistas e tivessem bom senso teriam tornado o uso do colete OBRIGATÓRIO!...
Vamos Mover-nos pela Esclerose Múltipla!

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Exilada Escreveu:Eu era do ISEC ...
Será que fomos colegas?
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Mensagem por winger »

Lol era por isto que eu dizia que achava a discussao sobre o uso do colete um pouco fútil. Nao é o facto de demonstrarem a opiniao no sentido de ser incluído ou nao. É mesmo o tipo de argumentos que se usa e a atitude em si. E depois ha pessoas com 50 emblemas na capa e já ninguem fala disso :) Se querem assim tanto distinguir das outras universidades deviam saber que por tradicao a capa de coimbra é essencialmente negra. Mas este é só mais um aspecto. Se formos ver ha muitos mais...

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

winger Escreveu:Mas este é só mais um aspecto. Se formos ver ha muitos mais...
Mete muitos nisso!
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Responder