Qual o vosso curso?

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Dementor
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: terça-feira, 28 dezembro 2004 11:27
Localização: Vila Nova de Famalicão/Lisboa

Mensagem por Dementor »

mustiness Escreveu:Sou de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e concordo com quem disse que geografia era um curso geograficamente mal colocado!
Ocupa demasiadas salas! :P
Se calhar porque é um curso com aulas de teor muito prático e por isso as turmas têm que ser divididas. Já história se calhar não é bem...

É um curso geograficamente mal colocado porque é uma ciência e por isso não deveria estar nas Letras. Aliás, temos cadeiras que são leccionadas na e por profs da FCTUC.

:evil:
"A Geografia não é o saber enciclopédico de nomes e lugares."

Avatar do Utilizador
bruno
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: terça-feira, 01 março 2005 15:31
Localização: FLUC

Mensagem por bruno »

Bem..
Em relação à Geografia tenho a dizer que:
Tem disciplinas de diferentes categorias como por exemplo da Economia à Cartografia(Desenho, etc..), Física, Humana, etc.....
Existe disciplinas com uma parte teórica (bastante intensiva) e outras com aulas mais práticas..
Só sei que até na Faculadade de Medicina tenho aulas! E há quem vá para outras Faculdades... Geologia por exemplo tb se tem essa disciplina..
Acho que o que falei já dá para reflectir e entender...

Sem +..
Abraços!

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

A maior parte das nossas cadeiras não são divididas em turmas por serem práticas mas por permitirem a avaliação contínua.

E só estava a brincar em relação à geografia! Tanto mais que este ano era para ter uma cadeira do vosso curso, se não tivesse o horário sobreposto a cadeiras obrigatórias... Mas acho que vocês estão óptimos nas letras. A geografia pode ser encarada como ciência assim como a história, e acho que o curso de história não ia fazer nada para a FCTUC! Não que tenhamos aulas com profs de lá, mas deviamos, tal como os cursos de historia de outros países têm...

Em relação às Faculdades, eu tb ando a ter aulas pelo Polo I todo.. Física, S. Jerónimo, Matemáticas e não vou à Medicina porque não calha...
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
bruno
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: terça-feira, 01 março 2005 15:31
Localização: FLUC

Mensagem por bruno »

Só será bom quando geografia sair da FLUC e ter a sua própria faculdade...

Sem mais.
Abraços.

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Eu também queria muita coisa e não tenho... :cry:
"My body lie, but still I roam..."

eradumvelhinho
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: sexta-feira, 03 dezembro 2004 21:00

Mensagem por eradumvelhinho »

Não é a questão da Geografia ser encarada como uma ciência.
A Geografia é uma ciência! Por isso é que devia estar na FCTUC (e ter o seu departamento próprio)

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

já agora um departamento pra cada curso, nao ? lá que viessem pra fctuc, compreendo... e acho que ficavam bem no mesmo departamento que geologia...

Avatar do Utilizador
bruno
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: terça-feira, 01 março 2005 15:31
Localização: FLUC

Mensagem por bruno »

Por exemplo... Geografia Economica é alguma ciência natural?!! Aproveitem e levem o pessoal da Fac. de Economia para a FCTUC... ;) Ao menos cabe lá tudo! :)
Há mais exemplos! -> Geografia Industrial, Geografia dos Transportes e das Comunicações, Geografia Urbana, Geografia da População, Teoria e Metodologia da Geografia, Estatística Aplicada, Geografia da União Europeia, SIG (Informática), Geografia das Actividades Terciárias, Geografia do Turismo, Geografia da Saúde, Geografia Politica etc.. etc.. :)
A Geografia está dividida nas partes física e Humana.. e não existe uma definição exacta de Geografia, mas sim várias. É o que se aprende nas aulas.. Já agora saliento que geografia vem do tempo do Heródoto.
Ainda mais, geologia, mineralogia, climatologia, etc.. "secções" que vieram do desenvolvimento da Geografia, ou seja, suas áreas de especialização...


Abraços!

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Os cursos de letras sao cursos de ciencias humanisticas....
A propria FCTUC nao devia englobar os cursos todos que já engloba, como por exemplo, arquitectura ou engenharias, já deviam ter estruturas proprias.

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

pedrotuga Escreveu:Os cursos de letras sao cursos de ciencias humanisticas....
A propria FCTUC nao devia englobar os cursos todos que já engloba, como por exemplo, arquitectura ou engenharias, já deviam ter estruturas proprias.
Concordo com uma possivél FAUC, mas uma FEUC já nao sei... quando foi decidido a faculdade chamar-se FCT foi resultado de uma votação em que tb constava a opção de uma faculdade de engenharia, além do mais as licenciaturas leccionadas na fctuc iam pra onde ?

A nossa uni é um bocado esquezita quando comparada com aveiro, porto ou lisboa.... mas elas tb divergem tnto umas das outras!

Aveiro é toda divida por departamentos e tem uns institutos superiores...
Porto é faculdades a trambolhão.
Lx sei lá, aquilo é quinhentas universidades que n tneho opinião sequer!

Opinem Praí!

Ghost
Regular
Regular
Mensagens: 120
Registado: sexta-feira, 24 dezembro 2004 16:12

Mensagem por Ghost »

epá eu podia ter jurado que já tinha postado neste topic mas pronto.
Eu sou de História e sou da equipa do BRUNO no torneio de futebol-misto da FLUC(que é que isto têm a ver com o topic) e é obvio que vamos ganhar já na 3º :lol:

Avatar do Utilizador
cmoreira
Novato
Novato
Mensagens: 39
Registado: terça-feira, 15 março 2005 17:52
Localização: Póvoa de Varzim / Coimbra
Contacto:

Mensagem por cmoreira »

Aqui vai um curso completamente diferente dos vossos:

Comunicação e Design Multimédia...

pois é.. cada um tem o que quer :\

fikem bem






--------------------------------------
www.rascunho.net

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

cmoreira Escreveu:Aqui vai um curso completamente diferente dos vossos:

Comunicação e Design Multimédia...

pois é.. cada um tem o que quer :\

fikem bem
nao é assim tão diferente do meu ...

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Ghost Escreveu:epá eu podia ter jurado que já tinha postado neste topic mas pronto.
Eu sou de História e sou da equipa do BRUNO no torneio de futebol-misto da FLUC(que é que isto têm a ver com o topic) e é obvio que vamos ganhar já na 3º :lol:
Que engraçado! Nunca pensei encontrar um colega de curso aqui! 8)
Hakuna Matata

Nolasko
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: quinta-feira, 07 abril 2005 10:16

Mensagem por Nolasko »

se tudo correr bem em setembro so mais um em geografia !!!! se nao vou parar a direito ! heheheheeh


=)))) :P :P

Responder