Para onde está a ir o dinheiro das propinas

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Para onde está a ir o dinheiro das propinas

Mensagem por Pedro »

Universidade investe 4,7 milhões das propinas

Um Centro de Emprego para Licenciados e uma nova residência de estudantes, a construir no Observatório Astronómico, são dois dos projectos prestes a arrancar. Estádio Universitário e Teatro Paulo Quintela também vão ser contemplados

A Universidade de Coimbra (UC) aprovou, ontem, a constituição de um fundo de investimento anual, no valor de 4,7 milhões de euros, que lhe vai permitir fazer um conjunto de obras (em edifícios e equipamentos) e apoiar projectos de ensino, de investigação e de estímulo ao emprego.

Entre os mais significativos, destaca-se a criação de um Centro de Emprego para Licenciados – financiado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, deverá funcionar num edifício próximo da sede da Associação Académica de Coimbra (AAC) –, e a construção de uma residência para estudantes projectada para a margem esquerda, no Observatório Astronómico.

Segundo o reitor, Seabra Santos, a UC espera, com esta nova residência, que terá cerca de meia centena de camas, «dar mais vida» àquele espaço, dependente do Departamento de Matemática da Faculdade Ciências e Tecnologia.

Proveniente do dinheiro das propinas – corresponde praticamente à diferença entre o valor da propina mínima e da máxima (que passou a vigorar no presente ano lectivo) –, este fundo de investimento vai, ainda, ser utilizado para melhoramentos no Estádio Universitário (por exemplo, nas tribunas e no campo de rugby) e para obras no Colégio da Trindade e no Teatro Paulo Quintela (Faculdade de Letras) – as verbas para estas duas últimas intervenções correspondem a 30% do valor estimado de cada uma.

Além destes projectos, o Senado universitário destinou também parte do fundo de investimento para intervenções noutros edifícios: no Instituto de Coimbra, que vai acolher a Imprensa da Universidade; no Museu de Arte; na Casa das Caldeiras; e no denominado edifício do Patronato (pertencente ao Departamento de Zoologia e de Ciências da Terra).

Os 4,7 milhões de euros vão permitir, ainda, à instituição, atribuir dez bolsas de doutoramento por ano (isto, depois de ontem ter sido aprovado o regulamento do bolseiro de investigação na UC) e 100 bolsas para estudantes Erasmus (a somar às cerca de 550 financiadas todos os anos por fundos comunitários).

O fundo de investimento pretende, também, apoiar programas de investigação interdisciplinar (que envolvam estudantes dos últimos anos de licenciatura) e a intervenção na certificação pedagógica de cursos (para já, os de Matemática, Engenharia Informática, Economia e História).
Também a publicação de manuais escolares e a candidatura da UC a património da humanidade serão, de alguma forma, contempladas com este fundo.

Recorde-se que, em Outubro último, o Senado da UC já canalizara cerca de 400 mil euros de receitas próprias da instituição – estão incluídos nestes 4,7 milhões – para um fundo de apoio social (que dará para atribuir bolsas a mais 1200 alunos carenciados).

Nessa altura, foi, igualmente, decidido beneficiar os segundos filhos do mesmo agregado familiar e os funcionários não docentes da UC inscritos numa licenciatura com o pagamento da propina mínima.

Fonte: Diário de Coimbra
Hmmm... o reitor continua a dizer que o dinheiro das propinas é para beneficiar os estudantes, mas com estes planos apenas estou a ver uma minoria a ser beneficiada. Sinceramente, acho que os meus 880 euros vão ser muito mal utilizados...

Avatar do Utilizador
Yagami
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41
Contacto:

Mensagem por Yagami »

Tenho ideia que os meus 880 euros eram melhor aplicados em equipamento para o DEI, mas pronto... Ao menos há coisas em que me parece que o dinheiro vai ser bem aplicado (realmente, metade do pólo I precisa de obras :P).

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Pois... o problema é que as obras realizadas no Pólo 1, na sua maioria, não serão para beneficiar as condições dos alunos...

Avatar do Utilizador
Oka_Game
Veterano
Veterano
Mensagens: 952
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 15:04

Mensagem por Oka_Game »

Pedro Escreveu:Pois... o problema é que as obras realizadas no Pólo 1, na sua maioria, não serão para beneficiar as condições dos alunos...
Esse é que será mesmo o grande problema... :?
Imagem

Avatar do Utilizador
Yagami
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41
Contacto:

Mensagem por Yagami »

Pedro Escreveu:Pois... o problema é que as obras realizadas no Pólo 1, na sua maioria, não serão para beneficiar as condições dos alunos...
Hmm, bem visto. Em nenhum lado são mencionadas obras em salas de aulas, anfiteatros e afins...

Já agora, alguém sabe o que é que eles querem dizer com "intervenção na certificação pedagógica de cursos"?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Provavelmente pagar algumas taxas para isso, assim como pagar bónus incrivelmente altos aos professores e funcionários envolvidos na preparação da documentação para esse efeito (ou subornar alguém ;)).

Basicamente, as propinas continuam a não ser usadas para melhorar as nossas condições de trabalho, que é o fim para o qual são anunciadas... ou seja, pagamos para nada.

Uzumaki
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: quinta-feira, 06 janeiro 2005 5:29
Localização: Coimbra

Mensagem por Uzumaki »

Boas!

Também gostei da expressão "intervenção na certificação pedagógica de cursos"... o que quer que queira dizer!!!

Parece-me que o dinheiro das propinas podia ser um bocadinho mais bem utilizado do que numa residência no Obs. Astronomico... tipo melhorar as condições das salas do DARQ, ou acção social! Aliás, acho que esta última é a principal carência que esta Universidade tem, tendo em conta o actual valor das propinas... o resto arranja-se! Do que conheço, que confesso também não ser muito, acho que as condições, tirando um departamento ou outro, nem são muito más.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Re: Para onde está a ir o dinheiro das propinas

Mensagem por JulesS »

Pedro Escreveu: Universidade investe 4,7 milhões das propinas


Entre os mais significativos, destaca-se a criação de um Centro de Emprego para Licenciados – financiado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, deverá funcionar num edifício próximo da sede da Associação Académica de Coimbra (AAC) –, e a construção de uma residência para estudantes projectada para a margem esquerda, no Observatório Astronómico.


Fonte: Diário de Coimbra
Se conseguirem que isto funcione, em vez de simplesmente existir um centro que emprego que so serve para coleccionar CV em bases de dados mal formuladas e que nunca ´serão utilizadas acho que já será um grande passo...
Pelo menos não gastamos dinheiro nas propinas, e os nosso preciosos neuronios para chegar ao fim do curso e ir fazer trabalhos da treta, com remuneraçoes que dao vontade de rir!

Ou então o IEFP cria mais umas formações para reconversão de licenciados, ou seja em vez de rever os programas curriculares e torna-los mais orientados para o mercado de trabalho, fica tudo na mesma e no fim logo se vê...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Duvido que o Centro de Emprego venha fazer muita diferença. Provavelmente será usado por empresas que queiram contratar pessoas pagando salários abaixo da média, usando a desculpa de se tratar de um recém-licenciado sem experiência. Penso que também já existe um Gabinete na Universidade que é suposto servir para isto (pelo menos já vi os panfletos) e, se estão a planear outra estrutura para o mesmo objectivo, é porque não está a conseguir grandes resultados.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

quando me referi ao "centro de emprego que apenas colecciona CV .... "
estava-me a referir ao que já existe e não funciona, pelo menos pela experiencia que tenho
GASP - Gabinete de Apoio ás Saidas Profissionais da Universidade
Univa da AAC

Esses acordos com empresas não são bons, mas muitas vezes são melhor que nada, para estagios curriculares, etc
Se houver uma entidade que faça um intercambio é mais facil do que uma pessoa sozinha a fazer os contactos...

Mas empresas de recrutamento há por ai aos montes, uma em cada esquina e não tem resolvido grande coisa....

Se conseguir o local para fazer o estágio pode sempre concorrer ao financiamento do IEFP que para licenciados dá uma Bolsa de 2 SMN , um pago pelo IEFP, outro pela empresa... não é nada mau ..

Responder