Praxe Académica - Ask Jarod - Pasta da Praxe

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Praxe Académica - Ask Jarod - Pasta da Praxe

Mensagem por Jarod »

O uso da pasta da Praxe apenas é permitido aos doutores e doutoras da Praxe.

Quando se usa a pasta, tem que se trazer dentro dela pelo menos um livro de estudo, uma sebenta ou um caderno de apontamentos. Na falta destes, deve-se ter um papel com um mínimo de 5 palavras escritas pelo seu portador. A ideia por detrás disto é que a Pasta é algo que tem como função transportar material de estudo e deve ser usada como tal. Não é para "passear" com vaidade. Simplicidade acima de tudo.

Os Caloiros e os Caloiros estrangeiros não podem pegar na pasta da Praxe, salvo se interpuserem entre ela e as suas mãos qualquer peça do seu vestuário ou lenço.

Os Semi‑Putos e os Pastranos podem usar a pasta da Praxe na mão tendo o braço completamente estendido, sendo‑lhes vedado dobrar a pasta, virar a abertura para cima ou usar monograma. Obviamente que estes não têm que ter os braços estendidos SEMPRE que manuseiam a Pasta, mas apenas quando a transportam.

Os Putos podem ter monograma na pasta, dobrá‑la em espiral e virar a sua abertura para cima. O Monograma é o nome ou assinatura em prata do dono da pasta. Nas ourivesarias de Coimbra (e não só) ainda se fazem estes elementos embelezadores das Pastas.

Os Quartanistas podem dobrar a pasta de modo a que as suas abas se inclinem para dentro.

Temos assim que o uso da pasta da Praxe é um ritual próprio da Academia de Coimbra, mais propriamente dos estudantes da Universidade de Coimbra, pois pelo modo como os estudantes a trazem se pode "detectar" qual o ano que frequentam.

Os selos das Queima das Fitas que são colocados no interior da pasta também são uma forma de decifrar em que ano o seu dono anda. Algumas pastas têm selos dos dois lados!!!

Uma nota importante: ponham o vosso nome e um número de telefone de contacto caso percam a pasta! Acreditem, conheço pessoas cujas pastas foram recuperadas graças a isso (e graças às boas pessoas que as encontraram) !

(referências: Código da Praxe da Universidade de Coimbra)
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Bem, sou veteranito (mais uma matrícula que os anos do curso). Imagino onde os dux's transportam os selos... :P (brincadeira).
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

azuKi
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registado: quinta-feira, 08 setembro 2005 15:05

Mensagem por azuKi »

A partir de que altura é que se pode usar a Pasta?
Última edição por azuKi em quarta-feira, 06 maio 2009 21:37, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

depois da 1ª queima das fitas....
Love hurts

azuKi
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registado: quinta-feira, 08 setembro 2005 15:05

Mensagem por azuKi »

Eu sou caloira e na minha Universidade já fizemos a queima das fitas, posso então já usá-la para levar os cadernos e os livros?
Última edição por azuKi em quarta-feira, 06 maio 2009 21:37, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Kika2
Veterano
Veterano
Mensagens: 539
Registado: quarta-feira, 28 setembro 2005 23:01

Mensagem por Kika2 »

azuki, ja fizeram queima das fitas?? :shock:


Que eu saiba, em todo o pais, as queimas das fitas e as semanas do Enterro são em Maio!! :x

Mas penso que sim....que podes!

azuKi
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registado: quinta-feira, 08 setembro 2005 15:05

Mensagem por azuKi »

Sim, já fizemos, e o cortejo também. Foi este fim-de-semana. Eu estou na Universidade Internacional da Figueira da Foz.
Última edição por azuKi em quarta-feira, 06 maio 2009 21:38, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

azuKi Escreveu:Eu estou na Universidade Internacional da Figueira da Foz.
Uh... azuKi, se estudas na Universidade Internacional da Figueira da Foz, e se há Praxe Académica na tua Universidade, deves informar-te junto aos eventuais responsáveis pela mesma.

Aqui falamos da Praxe Académica da UNIVERSIDADE DE COIMBRA, e esta aplica-se unica e exclusivamente aos estudantes da Universidade de Coimbra.

Por isso lamento mas não te sei ajudar com as tuas dúvidas. Todavia se tiveres alguma dúvida relativa à Universidade de Coimbra e as suas tradições, podes perguntar no respectivo tópico.

Obrigado!
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

azuKi Escreveu:Eu sou caloira e na minha Universidade já fizemos a queima das fitas, posso então já usá-la para levar os cadernos e os livros?
Isso foi no fim de semana não foi? É que passei pela figueira e vi cartazes mas estudantes é que ão os vi :lol:
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

azuKi
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registado: quinta-feira, 08 setembro 2005 15:05

Mensagem por azuKi »

Jarod Escreveu:Aqui falamos da Praxe Académica da UNIVERSIDADE DE COIMBRA, e esta aplica-se unica e exclusivamente aos estudantes da Universidade de Coimbra.
Ah... tá bem!
Última edição por azuKi em quarta-feira, 06 maio 2009 21:38, editado 1 vez no total.

azuKi
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registado: quinta-feira, 08 setembro 2005 15:05

Mensagem por azuKi »

usaralho Escreveu:É que passei pela figueira e vi cartazes mas estudantes é que não os vi.
A queima foi na 5ª feira à noite. 6ª e Sábado havia o FITAFF. No Domingo houve o cortejo académico. Se estiveste cá no Domingo dificilmente não terias visto, pois durou a tarde toda. :roll:
Última edição por azuKi em quarta-feira, 06 maio 2009 21:39, editado 1 vez no total.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Ah.. passei no sabado à noite.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

usaralho Escreveu:Ah.. passei no sabado à noite.
No sabado a noite era so copofonia :D eu tive no FITAFF para não variar muito e pronto, foi muito animado!

azuKi já podes levar a pasta, a menos que tenham alterado o código da praxe, mas a minha irmã quando lá andou começou a usar a pasta a seguir à queima.

azuKi
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registado: quinta-feira, 08 setembro 2005 15:05

Mensagem por azuKi »

:wink: Obrigada duffy.
Última edição por azuKi em quarta-feira, 06 maio 2009 21:39, editado 1 vez no total.

jps_seq
Estreante
Estreante
Mensagens: 17
Registado: sexta-feira, 11 janeiro 2008 22:47

Mensagem por jps_seq »

sou caloiro este ano. depois da queima das fitas, ja posso usar a pasta? ou tenho de esperar ate ao proximo ano?

Responder