Universidade e Politécnico com menos vagas sobrantes

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Universidade e Politécnico com menos vagas sobrantes

Mensagem por Pedro »

Universidade e Politécnico mantêm a tendência de descida das vagas sobrantes

Pelo terceiro ano consecutivo, o número de vagas sobrantes na Universidade e no Politécnico de Coimbra diminuiu. Ou seja, a partir do ano letivo 2015/2016, as duas instituições passaram de valores como 381 e 760 vagas para números muito mais simpáticos: 41 na Universidade e 279 no Politécnico. Em termos percentuais, a UC preencheu 99 por cento das vagas, enquanto o IPC conseguiu 83 por cento.

Em declarações à Agência Lusa, o ministro do Ensino Superior Manuel Heitor defendeu que os resultados “mostram uma evolução favorável na trajetória de qualificar a população portuguesa”.

Apesar do balanço “muito positivo”, o governante entende que “o ensino superior tem que crescer”. “Portugal ainda só tem quatro em cada dez jovens de 20 anos no ensino superior, é uma média ainda baixa face às regiões mais desenvolvidas da Europa”, afirmou. Manuel Heitor realçou o aumento da mobilidade dos estudantes para “zonas de menor densidade populacional” e o “maior interesse” dos jovens pelos cursos dos institutos politécnicos.

Fonte: As Beiras
A notícia não esclarece se houve menos vagas sobrantes devido a um grande aumento no número de candidatos ou diminuição nas vagas... podemos estar perante um ajuste à procura ou perante um potencial problema futuro de escassez de oferta.

Responder