Praxe Académica - Ask Jarod - Insígnias Pessoais: o Grelo

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

O que entendi é que o grelo,usa-se apenas se a pessoa tem condições de terminar o 1º ciclo num determinado ano lectivo.
A partir daí é que se usa o resto,mas há tópicos específicos para se discutir.
O ponto que interessa é que agora usa-se o grelo ao fim dos 3 anos.
Love hurts

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Pois bem,do que eu li no novo código e entendi, o grelo à lapela leva-se na queima das fitas.
Ou seja,quem está em condições de terminar o 3º ano(1º ciclo) em maio de 2010, (parto do principio que tem 3 matriculas ou se nao tem 3,está no 3º ano e pode acabar o 1º ciclo em maio) usa o grelo à lapela em maio de 2010.
Aqui está novamente:

Artigo 3º
IX- CANDEEIRO - pertencem à categoria de Candeeiro:
a) Todos os que, sendo estudantes do 1º ciclo de cursos de três anos, tenham três matrículas.
b) Todos os que, sendo estudantes do 1º ciclo de cursos com quatro anos, tenham quatro matrículas.
X - CANDEEIRO GRELADO - pertencem à categoria de Candeeiro grelado:
a) Os estudantes que, preenchendo os requisitos da alínea anterior, ou um número superior de matrículas, tenham posto
grelo em cerimónia de imposição de insígnias ou cortejo da latada, no início do ano lectivo.
b) Só poderão pôr grelo, os que estiverem em condições de terminar o 1º ciclo nesse ano lectivo.
Repito:
O que entendi disto é que uma pessoa que vai para o 3º ano,tem as três matriculas e em maio de 2010 pode terminar o 1º ciclo na queima das fitas coloca o grelo à lapela.
Na latada se eu não estou em erro,não coloca nada.

http://www.forumcoimbra.com/codigopraxe2007.pdf
Love hurts

QuimRoscas
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registado: terça-feira, 05 agosto 2008 21:10
Localização: Pombal

Mensagem por QuimRoscas »

Boas...eu vinha mesmo esclarecer essa duvida do grelo xD Porque eu estou na 3ª matricula e estou a fazer conta de acabar o 1º ciclo este ano lectivo(espero não deixar nenhuma no 1º semestre) tão sendo assim nesta latada não há nada que se "tenha que levar", cert?
Já agora alguém sabe com o bolonha em que ano se vai no carro? é que já me disseram que era na 3ª matricula, outros dizem que é na 4ª. Ando todo baralhado nisto :roll:

Cumps :D

HintrY
Estreante
Estreante
Mensagens: 17
Registado: quarta-feira, 27 setembro 2006 11:34

Mensagem por HintrY »

Boa tarde. Segundo o post inicial há uma cerimónia solene de "Imposição das insígnias" Às 10h do dia do cortejo da latada (amanhã), esta cerimónia realiza-se efectivamente? Pode parecer estupidez esta pergunta mas a verdade é que nunca ouvi referência a ela... e hoje quando falei aos meus colegas que a imposição segundo o código é as 10h todos ficaram admirados com este dado...
Obrigada e boa latada!

Tomas Moura
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: sábado, 28 abril 2012 14:45

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Insígnias Pessoais: o Grel

Mensagem por Tomas Moura »

Boa tarde,

Já fui lendo os vários posts, mas não consegui, de certeza por culpa minha, ficar com uma ideia clara da forma como se processam as coisas. Assim sendo, ficava eternamente agredecido se alguém pudesse explicar como se desenrola todo o processo de imposição de insígnias num curso de 4 anos. Desde já, obrigado.

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Insígnias Pessoais: o Grel

Mensagem por Byssa »

Sendo um curso de 4º anos certamente não fará parte da UC, logo, o supracitado código não se aplica. O meu curso é de 4 anos, portanto será a mesma coisa. O grelo coloca-se na lapena no cortejo da queima das fitas da 2º matricula; No cortejo da queima seguinte queima-se o grelo e metem-se as fitas na pasta; No cortejo da 4º matricula, é-se cartolado (cartola e bengala).

Avatar do Utilizador
TaniaVargas
Experiente
Experiente
Mensagens: 252
Registado: quarta-feira, 30 julho 2008 19:11
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Insígnias Pessoais: o Grel

Mensagem por TaniaVargas »

Byssa Escreveu:Sendo um curso de 4º anos certamente não fará parte da UC, logo, o supracitado código não se aplica. O meu curso é de 4 anos, portanto será a mesma coisa. O grelo coloca-se na lapena no cortejo da queima das fitas da 2º matricula; No cortejo da queima seguinte queima-se o grelo e metem-se as fitas na pasta; No cortejo da 4º matricula, é-se cartolado (cartola e bengala).

Direito na UC tem 4 anos. Penso que (atenção pois não tenho certeza) que eles procedem da mesma forma que descreveste.
A música é capaz de reproduzir, em sua forma real, a dor que dilacera a alma e o sorriso que inebria - Beethoven

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Insígnias Pessoais: o Grel

Mensagem por Carol »

Depende se quiseres seguir para o mestrado ou não. Em direito não é integrado por isso podes fazer como foi dito, ou, se quiseres seguir para mestrado podes por o grelo na lapela na 3ª matrícula, na quarta matrícula queimas o grelo, pões as fitas e vais no carro, e na quinta matrícula (primeiro anos do mestrado) pões cartola e bengala.
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Insígnias Pessoais: o Grel

Mensagem por Byssa »

TaniaVargas Escreveu:
Byssa Escreveu:Sendo um curso de 4º anos certamente não fará parte da UC, logo, o supracitado código não se aplica. O meu curso é de 4 anos, portanto será a mesma coisa. O grelo coloca-se na lapena no cortejo da queima das fitas da 2º matricula; No cortejo da queima seguinte queima-se o grelo e metem-se as fitas na pasta; No cortejo da 4º matricula, é-se cartolado (cartola e bengala).

Direito na UC tem 4 anos. Penso que (atenção pois não tenho certeza) que eles procedem da mesma forma que descreveste.
Tens razão. Nao me lembrava do curso de direito. Mas deve ser o unico com a duração de 4 anos.

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Insígnias Pessoais: o Grel

Mensagem por Byssa »

Carol Escreveu:Depende se quiseres seguir para o mestrado ou não. Em direito não é integrado por isso podes fazer como foi dito, ou, se quiseres seguir para mestrado podes por o grelo na lapela na 3ª matrícula, na quarta matrícula queimas o grelo, pões as fitas e vais no carro, e na quinta matrícula (primeiro anos do mestrado) pões cartola e bengala.
Nao é à vontade de cada um. O código é bem explicito sobre as insignias e separa o 1º do 2º ciclo independentemente de se tratar ou não de um mestrado integrado. Tem é falhas no que toca aos cursos de 5 anos, os tais mestrados integrados. O proceso da imposição de insignias é o mesmo. Os estudantes de 3 matriculas vão no carro, no 4º ano (a estupidez), era suposto cartolarem - acho que ninguem faz isso - e quando estiverem em condições de terminar o curso, supostamente no 5º ano, cartolar novamente.

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Insígnias Pessoais: o Grel

Mensagem por LIC »

Uma pergunta estúpida em jeito de observação:

O grelo só é usado na pasta a partir da Imposição de Insígnias, no dia do Cortejo da Latada. Contudo só deve ser usado quando o seu possessor estiver de capa e batina.
Acho que estou certo até aqui.

Então porque raio, as raparigas andam com o grelo na pasta enquanto estão à futrica?
Será que gostam de mostrar o gerlo? :D :mrgreen: :D :mrgreen: :D :mrgreen:
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

Avatar do Utilizador
|zype|
Experiente
Experiente
Mensagens: 220
Registado: segunda-feira, 12 setembro 2011 0:13
Localização: Santa Clara

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Insígnias Pessoais: o Grel

Mensagem por |zype| »

LIC Escreveu:Uma pergunta estúpida em jeito de observação:

O grelo só é usado na pasta a partir da Imposição de Insígnias, no dia do Cortejo da Latada. Contudo só deve ser usado quando o seu possessor estiver de capa e batina.
Acho que estou certo até aqui.

Então porque raio, as raparigas andam com o grelo na pasta enquanto estão à futrica?
Será que gostam de mostrar o gerlo? :D :mrgreen: :D :mrgreen: :D :mrgreen:
não tens de estar de Capa e Batina para o usar, apenas o podes é ter visivel em Coimbra e em determinadas horas, algo assim !
ESEC

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Insígnias Pessoais: o Grel

Mensagem por LIC »

Ah, ok. É que entretanto eu com as fitas (já não as tiro da Pasta desde o 8 de Dezembro) também me criticaram por isso; apesar de eu criticar inicialmente quem o fazia :)
Deve ser durante as horas da Praxe; possivelmente aí das 8 da manhã às 8 da noite
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

Responder