Dúvida Caloira Estrangeira

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Dani_UC
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: quarta-feira, 26 agosto 2015 14:06

Dúvida Caloira Estrangeira

Mensagem por Dani_UC »

Boa tarde :)

Tenho umas dúvidas relativamente ao código de praxe, será que alguém me poderia esclarecer?
Sou aluna da FLUC e no ano anterior fui Caloira Estrangeira. Nunca cheguei a compreender muito bem o que acontece ao certo com as minhas matrículas anteriores. Li o código mas fiquei ainda mais baralhada. A partir desta 2ª matrícula na UC, prossigo na hierarquia como se tivesse sido caloira pela primeira vez (tirando o grau de veterano), ou não? Há uma frase em particular no código que ainda não consegui entender:

"Todo aquele que foi Caloiro Estrangeiro, é considerado, para efeito deste Código, como tendo até um máximo do número de anos do 1º ciclo do curso em que se
encontra menos uma matrícula. "

Na prática, o que significa este ponto para mim?

Obrigada desde já pela ajuda.

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Dúvida Caloira Estrangeira

Mensagem por LIC »

Basicamente tiveste uma primeira matrícula algures e o ano passado (parece-me 2014/15) estiveste na FLUC, certo?
Pela minha lógica (CP 2003) segues na hierarquia da praxe. E caso nacionalizes a matrícula no Conselho de Veteranos ficas com mais uma que o limite do curso, o que faz com que fiques veterana.
Mas não te rales muito com isso.
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

Dani_UC
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: quarta-feira, 26 agosto 2015 14:06

Re: Dúvida Caloira Estrangeira

Mensagem por Dani_UC »

Sim, tinha em anos anteriores estado matriculada no ISEC e no ano passado fui para a FLUC. Só agora percebi que podia ter nacionalizado as matriculas anteriores e, já não me sendo possível (pelo que eu percebi), estava na dúvida que grau hierárquico teria. Não que faça grande diferença, só mais para ter a noção e não cometer infracções digamos assim.

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Dúvida Caloira Estrangeira

Mensagem por LIC »

Dani_UC Escreveu:Sim, tinha em anos anteriores estado matriculada no ISEC e no ano passado fui para a FLUC. Só agora percebi que podia ter nacionalizado as matriculas anteriores e, já não me sendo possível (pelo que eu percebi), estava na dúvida que grau hierárquico teria. Não que faça grande diferença, só mais para ter a noção e não cometer infracções digamos assim.
Ui! Não te preocupes mesmo.
Desde que não mandes a caloirada comer relva, ou andarem a arrastar-se na lama :D
Em termos de infracções, há uma que é muito comum na malta grelada. Usarem a porra do grelo na pasta quando não estão trajados.
Epáh, as insígnias é só quando estão trajados e penso que até às 8 da noite, a partir dessa hora devem estar recolhidas.
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

Dani_UC
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: quarta-feira, 26 agosto 2015 14:06

Re: Dúvida Caloira Estrangeira

Mensagem por Dani_UC »

Vim só deixar aqui a resposta que me foi dada pelo Conselho de Veteranos caso alguém tenha a mesma dúvida. Segundo me foi dito, independentemente de não terem sido nacionalizadas, as matrículas anteriores contam na mesma. A única diferença é que não nacionalizando não podemos chegar ao grau de Veterano, ficando pelo de Marquez.

Responder