Ser anti-praxe e estudar em Coimbra

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
ilostmynewunicorn
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: domingo, 26 julho 2015 15:33

Ser anti-praxe e estudar em Coimbra

Mensagem por ilostmynewunicorn »

Boa tarde :)

Decidi registar-me neste forum porque em principio entro na UC no proximo ano lectivo (à qual dediquei 5 das 6 opções, tendo média para todas) e o assunto da praxe é algo que me preocupa. Já fui praxado noutro estabelecimento, e foi uma experiência da qual, pessoalmente, não gostei. E então após ler o vosso código de praxe a ideia de fazer praxe na UC foi ainda mais posta em questão. Sem querer ofender ninguém e dando apenas a minha opinião honesta, o vosso código de praxe tem muita coisa que não se entende. Desde "jogar à pancada" a levar com qualquer tipo de objecto nas unhas, a ser agarrado por desconhecidos nas ruas, entre outras.

Em principio no próximo ano não vou completar a praxe. Sou capaz de lá aparecer para ver se gosto, mas a partir do momento que não gosto, saio. Não dou justificações a ninguém, nem vou assinar papel nenhum. Simplesmente sigo a minha vida sem chatear nem importunar mais ninguém. E a partir do momento em que, após tomar a decisão de sair da praxe, sou abordado por alguém com agressividade ou com ameaças para me "obrigar" a assinar um papel, mudo de atitude e passo a considerar a situação como situação de ameaça à minha integridade fisica e moral.
Excusado será dizer que também não vou limitar a minha liberdade e respeitar o recolher obrigatório estipulado no código da praxe.

Dito isso, como é que é estudar na UC, em termos de condições, docentes, e material disponivel para os estudantes? Pela vossa experiência, acham que a Universidade tenta contribuir ao máximo para o sucesso académico dos alunos, ou o foco está mais no estudo em casa? E em relação a "office hours", qual costuma ser a disponibilidade dos professores?

Agradeço desde já todo o tipo de opiniões e contribuições!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Ser anti-praxe e estudar em Coimbra

Mensagem por Pedro »

A menos que as coisas tenham mudado muito desde que saí, não vejo necessidade de chegar ao ponto de considerar a praxe como ameaça à integridade. É daquelas coisas em que entras se quiseres e, se não quiseres, não entras. Tenho ideia que só costuma haver pessoal a chatear-se (e com razão) com aqueles que se recusam a ser praxados e que, nos anos seguintes, vão praxar outros.

Quanto a office hours de professores... boa sorte com isso. :p No meu tempo, havia uma hora semanal. Tirando isso, só por email ou no final da aula. Há professores mais disponíveis e há outros que consideram ser primeiro investigadores e só depois professores... é o normal. Sobre condições e material, não havia grandes problemas quando lá andei, tirando a questão dos computadores. Mas já foi há muito tempo, pelo que pode ter mudado bastante entretanto.

ilostmynewunicorn
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: domingo, 26 julho 2015 15:33

Re: Ser anti-praxe e estudar em Coimbra

Mensagem por ilostmynewunicorn »

Pessoalmente não acho muita piada ao conceito da praxe. Sei que há quem goste e respeito, eu é que não me vejo nem a praxar nem a ser praxado. Em termos de ameaças à integridade, depende muito. Pelo que tenho lido e ouvido, há pessoal que parece levar muito a sério desistentes da praxe. Há uns anos foram agredidas duas alunas que se recusaram a assinar o papel anti-praxe: http://www.publico.pt/sociedade/noticia ... ra-1540221, ainda antes da confusão e explosão dos media no caso do Meco.

Ainda o ano passado tive amigas minhas em Coimbra que só agora se chegaram à frente e disseram que foram forçadas a assinar o papel anti-praxe sob pena de agressões físicas, ou pelo menos das sanções fisicas estipuladas no codigo da praxe que se recusaram em aceitar. Na hora não se chegaram à frente nem agiram porque tinham medo de criar uma reputação negativa à sua volta. E eu já vou para Coimbra com a ideia bem assente de que não vou assinar papel nenhum, pois esse papel só faria sentido se houvesse um papel para entrar na praxe, onde o aluno aceitava submeter-se ao estipulado no código de praxe. Da maneira como a praxe está, o papel anti-praxe na minha opinião pessoal (sem querer desreispeitar ninguém) é uma piada tirada fora do contexto.
Tirando estas situações extremas, vive e deixa viver. Cada um tem a sua maneira de ver as coisas e não quero estar a generalizar.

Em relação aos professores, é o normal potanto :p já estou habituado. Pensei que com todo o espírito e fama académica atrás de Coimbra a coisa fosse variar, mas também não é nada que não se aceite e ao qual não se possa dar a volta.

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Ser anti-praxe e estudar em Coimbra

Mensagem por Carol »

Quanto aos professores e a forma como se estuda e se faz o trabalho depende imenso de faculdade para faculdade, elas funcionam de forma muito diferente dentro da própria UC.

Quanto à praxe não vás com atitude parva que ninguém te tratará com atitudes parvas. Nesta área acho que é importante ir descontraidamente, sem pré-juizos. Se gostares gostaste se não vais embora sem cenas.
Não acredites em todas as versões que se vêem nos jornais e televisão, o caso do Meco não tem nada a ver com a UC. É claro que por vezes acontecem situações lamentáveis, mas há ovelhas ranhosas em todos os ramos da sociedade.
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

ilostmynewunicorn
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: domingo, 26 julho 2015 15:33

Re: Ser anti-praxe e estudar em Coimbra

Mensagem por ilostmynewunicorn »

Eu não planeio faltar ao respeito a ninguém. Tal como disse, na eventualidade de não gostar da praxe, vou-me embora. Agora não concordo que para ir embora tenha de chegar ao pé de alguém e dizer "Epah olha não me estou a sentir bem, achas que posso ir para casa?". Não. Sinto-me no direito de fazer uso da minha liberdade de movimento, assim como do meu direito de me recusar a assinar um documento sem qualquer legitimidade. Eu não considero isto "atitudes parvas". Atitude parva seria ir para lá só para causar confusão ou ficar lá a estragar da praxe dos outros que realmente a querem vivenciar até ao fim.

Analisando por outro lado, "Quanto à praxe não vás com atitude parva que ninguém te tratará com atitudes parvas". Também tenho algo a comentar em relação a isto. A maioria das pessoas que entram para a Universidade têm 17-19 anos, e são recebidas por pessoas de 21-25. O que o teu comentário me leva a crer, é que pessoas que são 2+ anos mais velhas que eu não conseguem lidar comigo duma maneira superior à minha. Ou seja, vamos imaginar que eu sou era gajo parvo e que só quero ir para lá ser abacalhar. O que sou induzido a acreditar por esse comentário, é que pessoal com mais experiência de vida do que eu não tinha outra maneira de tratar com a situação do que a escalar. Sendo assim acho que isso é uma situação muito mais vergonhosa para a pessoa de 24 anos do que para a de 19.

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Ser anti-praxe e estudar em Coimbra

Mensagem por Carol »

Não foi nada disso que eu disse. Eu nao disse que atitudes é que eram parvas.
Quem tem atitudes parvas não merece o respeito dado a outras pessoas que não as têm. Analisa como quiseres.

Depois, a maioria do pessoal que praxa tem 19/20 anos.

Acho que estás demasiado preocupado em não assinar papeis. Em 6 anos na UC nunca vi ninguem pedir para assinar ou assinar um papel.

É tudo uma questão de atitude, se vais para lá a achar que és o maior e que sabes tudo mais vale não ires, porquequem esta
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Ser anti-praxe e estudar em Coimbra

Mensagem por Carol »

(Carreguei no enviar sem querer)

Porque quem está a praxar não vai ter paciencia para isso e vão fazer pior, e quem está a ser praxado e quiser realmente estar lá também nao vai gostar. E com isto não estou a dizer que esta é a tua atitude, é apenas a titulo de exemplo.
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Responder