Praxe Académica - Ask Jarod - A Capa: como usar

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

gunky, bem-vindo ao fórum. Parece que não percebeste a questão.

A ideia é que, se a Capa estiver suja, não há nenhuma regra que proíbe que ela seja lavada.

Do mesmo modo, não é obrigatório lavá-la se ela se sujar, mas convém apenas e só porque parece mal!

(E às vezes até CHEIRA mal!!!)
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Conheço uma pessoa que quando era caloira, vomitaram-lhe na capa na primeira serenata dela. :shock:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
knight
Regular
Regular
Mensagens: 123
Registado: quinta-feira, 16 março 2006 0:21
Localização: Coimbra

Mensagem por knight »

LOL, acho que nesse caso justifica-se perfeitamente a lavagem :)

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

knight Escreveu:LOL, acho que nesse caso justifica-se perfeitamente a lavagem :)
Pois e foi lavada e relavada e trelavada...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Leny
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: domingo, 30 abril 2006 11:54
Localização: Coimbra/Portugal
Contacto:

Mensagem por Leny »

eu sou caloira em coimbra e sinceramente n entendia nd nem de como se usava a capa nem dos codigos de praxe....mais uma vez vim aki usufruir da vossa preciosa ajuda. em relaçao ao como usar o traje disseram-me que se tinha k usar o ultimo botao do colete desapertado, o primeiro da camisa sempre apertado e nao se pode usar alfinetes ou o k ker k seja.....isto é td verdade???obrigado :)

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

a mim disseram tambem do colete desapertado e eu disse logo q nao q nao fazia sentido nenhum...
da camisa,uso-o sempre apertado pq nao curto ver o primeiro desapertado... o que ja sao questoes pessoais...
e disseram tambem q o ultimo botao da batina tb era para estar desapertado..eu achei ridiculo... as pessoas inventam muitas coisas,mas ja agora, tirem-nos a duvida.
e AH! o alfinete so se usa no 2º ano? e aqueles chapelinhos das cores do curso q tambem se colocam na lapela? é no segundo tambem? e o grelo?... nunca entendi bem essa parte....
outra coisa: vi uma rapariga de psicologia(o curso tem 5 anos) que ja estava com o grelo à lapela no segundo ano, quando é 3º que se põe certo?
visto o curso ter 5 anos... se fosse 4 estava certa...
e alegou que o facto de por grelo foi ter feito todas as cadeiras, o qual nao achei viavel visto q é na terceira matricula(supostamente tb deveria ser o 3º ano, isto num curso de 5 anos) que se coloca...
(agora aturem-me :P :oops: )
Love hurts

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Pin penso que é só o do curso. Grelo ao peito, num curso de 5 anos, é só no 3º que se coloca.
Sobre o botão da camisa, só o desaperto quando estou com muito calor ou já sinto a necessidade de ter espaço para a garganta. Mas agora como laço já não é bem assim... eu uso a batina desapertada muitas vezes, só aperto quando preciso mesmo, quando ao colete, deixo o primeiro e último desapertado (não sei se é assim).
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Al Capone
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

voces têm que deixar d acreditar em mitos, o q é correcto ta no codigo da praxe, basta ler e fazer cm la ta, a unica coisa q vem la sobre botoes é que onde houver casa do outro lado tem q haver botao!apenas isto! tar apertado ou nao é irrelevante! outro aspecto importante é o botao do luto que tb tem q existir!
qnt ao alfinete n tnh a certeza, mas sei q os patranos n o podem usar.
esse chapelinho n vem contemplado do codigo da praxe, n faz parte da capa e batina nem das insiginias pessoais, grelo e fitas!
o grelo poes qnd es puto, 3ano em cursos de 5, 2ano em cursos d 4!
anda ai 1link po codigo da praxe, basta ler q n custa nd

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

eu nao disse q acreditava....
ate disse q nem liguei...
Love hurts

[^spoon^]
Regular
Regular
Mensagens: 152
Registado: quinta-feira, 09 dezembro 2004 21:57

Mensagem por [^spoon^] »

Umas pequenas correcções:
1º não é traje, é fato académico.
2º quando se anda com o fato académico não se deixa nem capa nem batina , a batina é para estar sempre vestida caso contrário parecem um empregado de mesa de qualquer restaurante.

Sem mais,
cumprimentos,
Bruno Almeida
Eu sou eu...tu és tu!

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

Amigos: Esclarecimentos.

1. Esqueçam os pin's na Lapela. Os "chapeuzinhos" não fazem parte da tradição académica de Coimbra.
2. Não é "traje", nem "fato académico". É Capa e Batina.

Orgulhem-se de estudar na Universidade de Coimbra, porque apesar de tudo é a mais bela Universidade de Portugal. Por favor, visitem o Museu Académico, a Sala dos Capelos, a Biblioteca Joanina... e o vosso sentimento especial pela UC irá engrandecer.
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

obrigado jarod...
admito que so quando tu respondes é q fico sem duvidas...
isto porque disseste q fizeste parte do conselho de veteranos e apesar de conhecer uma pessoas q ainda la esta, nao falamos muito sobre a UC
Love hurts

TFMUC
Regular
Regular
Mensagens: 115
Registado: sábado, 08 janeiro 2005 20:44
Localização: Coimbra

Mensagem por TFMUC »

se lerem o codigo nao ha restriçoes pra essas coisas!
ng ker saber se apertam ou nao botoes...
agora brinkinhos de argolas gigantes e sapatos de fivelas e tal isso sim já eh mais que contra indicado!!

ali em cima foram referidos cursos de 4 e 5 anos mas não esquecer os cursos de 6 anos como é o caso do meu em k pomos o grelo no 4º ano!!!
Taditos...

podem lavar o que quiserem... realmt tb ouvi dizer k "a capa nao se lava" mas isso n vem no codigo. se for tradiçao... cada um faz cm entende.

Na tuna temos certos padroes e principalmente em actuaçoes e passa calles: nao ha ca oculos de sol nem brincos nem sapatinhos pipis nem SAPATILHAS cm eu ja vi!!!... é o traje e somente o traje sem porcarias a enfeitar.

Mas apertar os botoes... isso é que ja nao! principalmente qdo visto mais o traje por ano que a minha roupa normal... isto exagerando claro. mas em coisas da tuna tem mm k ser...

Avatar do Utilizador
Miffy
Experiente
Experiente
Mensagens: 324
Registado: quarta-feira, 26 dezembro 2007 15:22
Localização: Tondela / Coimbra

Mensagem por Miffy »

Al Capone Escreveu:voces têm que deixar d acreditar em mitos, o q é correcto ta no codigo da praxe, basta ler e fazer cm la ta, a unica coisa q vem la sobre botoes é que onde houver casa do outro lado tem q haver botao!apenas isto! tar apertado ou nao é irrelevante! outro aspecto importante é o botao do luto que tb tem q existir!
qnt ao alfinete n tnh a certeza, mas sei q os patranos n o podem usar.
esse chapelinho n vem contemplado do codigo da praxe, n faz parte da capa e batina nem das insiginias pessoais, grelo e fitas!
o grelo poes qnd es puto, 3ano em cursos de 5, 2ano em cursos d 4!
anda ai 1link po codigo da praxe, basta ler q n custa nd
podes me dizer qual é o link
Miffy, a Sweet Little Bunny!

mistertes
Novato
Novato
Mensagens: 37
Registado: segunda-feira, 27 novembro 2006 10:55

Mensagem por mistertes »

viewtopic.php?t=1845

Aqui tens muita informação.

Para o Código em vigor:

http://www.forumcoimbra.com/codigopraxe2007.pdf

Responder